terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estádios grandes e vazios: a crise de público vivida pelo futebol português

Por ESPN.com.br com Agência EFE
             Cadeiras vazias no duelo Braga x Porto - Foto: Getty Images

Só um quarto dos assentos dos estádios portugueses foi preenchido durante a última rodada da primeira divisão local, um reflexo da tendência de baixa vivida nas praças esportivas do país nos últimos tempos.

Nessa rodada, a décima, foram registrados dois recordes na temporada: o número mínimo de espectadores - apenas 900 pessoas assistiram ao empate entre Paços de Ferreira e Marítimo; e o de menor percentagem da capacidade de um estádio ocupada - 4,52% no duelo entre Beira-Mar e Vitória de Guimarães.

O número total de presentes diminuiu muito, entre 10,6% e 17,8%, desde os 100 mil a 150 mil espectadores das últimas cinco temporadas. Para o presidente da Associação Portuguesa de Torcedores (APA), Costa Pereira, existem três razões principais para essa queda: o preço dos ingressos, o calendário e horário dos jogos e as transmissões televisivas.

Sobre o valor das entradas, apesar de equipes modestas, como o Estoril, oferecerem entradas que custam 8 euros, as do clássico lisboeta entre Sporting e Benfica, na próxima semana, custam de 25 a 55 euros, e o próximo jogo do Porto, de 15 a 30.

Para muitos são preços impossíveis de se pagar, comenta Pereira, no meio da grave crise econômica do país, onde o salário mínimo é de 485 euros e o desemprego aflige 16,3% da população.

Na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), responsável pela primeira divisão, aponta-se a alta do IVA nos esportes como fator determinante dos altos preços.

Para Pereira, os outros dois fatores da redução de público, os horários e as transmissões televisivas, estão relacionadas entre si, já que são decididos pelo proprietário dos direitos, o Olivedesportos.

O presidente da APA considera ser insustentável encher estádios com rodadas do campeonato que em algumas oportunidades acontecem de quinta-feira a terça-feira, e com partidas disputadas tarde, à noite, antes de um dia de trabalho. "É uma forma de organizar o torneio entendendo o futebol como um negócio e não como um espetáculo", criticou.

No entanto, a LPFP apela à forte presença dos clubes portugueses em competições europeias e a seus tempos de descanso para justificar essas rodadas "esticadas".

A influência dos direitos televisivos pode variar, segundo os especialistas, caso sua negociação seja centralizada, e não individual, e ser administrada pela Liga, com uma repartição mais equitativa da receita. Segundo a LPFP, a centralização duplicaria o que recebe cada clube e permitiria criar condições para que fossem desenvolvidas políticas que levem mais torcedores aos estádios, uma medida esperada por Pereira para superar o atual círculo vicioso.

"Os próprios jogadores dizem que sem espectadores não estão motivados, e se não estão motivados, o espetáculo sofre, e se não há espetáculo, os torcedores não vão a campo", analisou o presidente da APA.

Entretanto, embora o público tenha diminuído, os grandes vazios nas arquibancadas portuguesas não são novidade em seus estádios gigantescos em pequenas cidades.

Entre eles, o caso mais paradigmático é o do Beira-Mar, com uma capacidade de 31.100 pessoas para a cidade de Aveiro, que só conta com 78.450 habitantes.

Também chama a atenção a casa do Académica, com quase 30 mil poltronas para as pouco mais de 140 mil pessoas que vivem em Coimbra; ou a capacidade do estádio do Vitória de Guimarães, que só ficaria lotado se um da população da cidade fosse ao jogo. Por sorte, o Vitória conta com a quarta torcida que mais vai às partidas, só atrás das grandes equipes do país, Benfica, Porto e Sporting.

Essa fidelidade ao estádio, segundo Pereira, se deve à sábia política do clube de Guimarães, que cuida e fomenta a torcida presenteando-a com ingressos e realizando ações promocionais.
Fonte: Estadão/ESPN.com.br

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo