Bom dia, Azurras!
Na Bom dia, Azurras! de ontem, recebi um comentário do avaiano Diego Cordeiro, que não conheço pessoalmente, mas está sempre presente aqui no blog e em toda a blogosfera avaiana com comentários consistentes. E infelizmente ele comentou sobre mais uma promessa que deixou o Sul da Ilha...Segundo Diego, depois de perder Léo Campos, Renan Oliveira e Peu, emprestar Rodinei para o Corinthians e outras duas joias para o Grêmio, além de outros que foram parar no Fluminense e Cruzeiro, agora chegou a vez de Matheus Favarin deixar o Sul da Ilha e tentar a sorte na... Itália!
Confesso que não lembrava de Matheus Favarin, mas o Diego tratou de refrescar minha memória ao enviar o link de uma postagem que fiz em 23 de setembro de 2010, por sugestão de José Tiago Martins de Albuquerque, que o amigo leitor pode conferir aqui.
Pela reportagem da CATVE, de Cascavel, Paraná, que pode ser conferida aqui, Matheus, de apenas 19 anos, será avaliado pelo Chievo, da primeira divisão italiana.
Concordo com o Diego: depois dos bons resultados conquistados pela base avaiana no ano passado, é natural que haja alguém de destacando e inclusive sendo aproveitado pelo time principal. No caso de Matheus Favarin, quem poderia explicar o que realmente aconteceu e tecer mais comentários sobre a qualidade do atleta, seriam o professor Mesquita, técnico do Júnior, e Diogo Fernandes da Rosa Otacílio, gerente de futebol das categorias de base.
Sem explicação
Na nebulosa e inexplicável passagem de Marcelo "Arroz" José, ex-gerente de futebol do Avaí, pelo Sul da Ilha, independente de não ter conseguido contratar nenhum jogador para ser titular do Leão, sua primeira "grande negociação" foi o empréstimo (se é que foi emprestado...) do lateral direito Rodinei, ao Corinthians.Só para lembrar, no Campeonato Catarinense do ano passado, Rodinei defendeu o Marcílio Dias, de Itajaí. Lembro das palavras do meu amigo Abelardo Nunes Lunardelli, então presidente do Marinheiro, sobre a estreia do lateral por lá: "Em 45 minutos de jogo, o Rodinei já fez mais que o lateral trazido pelo Jamelli..."
Por aqui, o Avaí investiu em Arlan, que não vem fazendo um bom campeonato, e trouxe Gustavo Buso, que Sérgio Soares preteriu, preferindo improvisar na ausência do titular...
No outro lado
Já escrevi em algumas oportunidades sobre as carências que tem o time do Avaí. A lateral esquerda é uma delas. Aelson não conseguiu se firmar na equipe titular do ano passado, mas em função da reformulação no elenco para este ano, acabou titular. A alternativa para a posição foi a contratação de Paulinho, que até agora não mostrou qualidade suficiente para vestir a camisa 6 do Avaí, apesar de ter feito gol na derrota de sábado...
Não nos adianta nesse exato momento criticar as atuações de Aelson ou Paulinho. O que fica difícil entender é que o clube tinha uma solução em casa, mais barata, e que chegou a fazer um bom Campeonato Carioca pelo Bangu no ano passado, que era Renan Oliveira, que jogou a Série B de 2012 pelo Grêmio Barueri.
Além de Renan Oliveira, também pelo lado esquerdo, há o polêmico Léo Campos, que ano passado também esteve no Marcílio Dias e que posteriormente acabou se desvinculando do Avaí para ir para o Grêmio. Atualmente, está na lateral esquerda do Guarani, de Palhoça.
Posso estar enganado, mas creio que Renan Oliveira e Léo Campos não deixariam nossa ala esquerda tão limitada quanto Aelson e Paulinho. E sairia mais barato...
Telegráficas:
* A fumaça branca, ou azul como quer a querida Kátia de Paula, não apareceu no conclave da terça-feira na Ressacada. Por outro lado, pararam as especulações, visto que a lista de possibilidades foi exaurida. A tendência é fechar com o técnico Silas mesmo, que chega ao Brasil amanhã.
* Quando Silas veio para o Avaí pela primeira vez, era técnico do Fortaleza e não auxiliar do Zetti, como muitos afirmam. Perguntei ao avaiano e boa praça Luiz Fernando Amorim, do Banco do Brasil, Floripa Futsal e Cachoeira do Bom Jesus, o que ele pensava sobre aquela contratação do novo técnico. E ele sentenciou: "Devemos esperar e analisar o trabalho." A expectativa agora é enorme...
* Creio que nunca é demais repetir: Silas é apenas um técnico de futebol, não virá para fazer mágicas. Esse time do Avaí tem mais carências que o campeão Catarinense de 2012, também criticado por nós, que sempre pedimos contratações pontuais para aquele time na Série B.
![]() |
| Foto: Alceu A.Neves |
* O amigo e avaiano Fábio Makowieski Flora tem razão. Com 10 rodadas, todos os times deveriam ter entrosamento e jogadas ensaiadas. Desaparece aquela desculpa de estarem juntos há mais tempo, principalmente para aqueles que mantiveram ou mantém o mesmo treinador.
* De um ex-dirigente de futebol do Avaí, recebi a seguinte mensagem: "Hoje escutei na CBN que nosso ídolo do ano passado não virá enquanto Marquinhos estiver aqui. Duvido que isso seja verdadeiro e se fosse da direção, checaria isso para fazer um desmentido público. É muita maldade e maucaratismo." Concordo plenamente.
* O saudoso Adolfo Zigelli, certa vez, disse que a tudo se deveria ler e ouvir para que, ao criticar, o fizesse com conhecimento de causa. Desta forma, pelo que disse o eminente jornalista, nossas críticas às fofocas não são um protesto vazio, mas observações de torcedores cansados dessa falta de profissionalismo de alguns "jornalistas" do meio esportivo ilhéu.
* Ao que parece, não funcionou o lobby feito para o professor Mesquita assumir o comando técnico do Avaí. Aliás, lobby denunciado por quem colocou no ar, o pessoal da CBN. O mesmo pessoal que divulgou sobre o tal "avião russo" e que depois virou chacota entre eles mesmos...
* Quem se apregoa uma virgem vestal, deveria agir assim sempre. Diz o dito popular, que pau que bate em Chico, também bate em Francisco...
* Sem Rodrigo Thiesen e sem Marrone, o Avaí perde muito na marcação, sobrecarregando nossa zaga, formada por zagueiros ainda verdes. Além disso, nem é preciso dizer sobre a falta de "fôlego" de alguns jogadores do meio de campo avaiano...
* Com a saída de Sérgio Soares, seu auxiliar e o preparador físico, o Avaí ficou "desfalcado". Será que apostará nos trabalhos do auxiliar Emerson Nunes e um preparador físico da base, ou vamos ter que engolir mais um "pacote completo"?
Saudações AvAiAnAs!







Quer dizer então que as joias eles escondem e vendem na surdina enquanto a bagaceira é colocada para jogar no time?, é muito para essa torcida que vem sofrendo ano após ano.
Eron
Eron,
Se as joias são vendidas na surdina, não sei, mas os exemplos dados mostram que perdemos não só os jogadores como muito dinheiro "importando" cabeças de bagre...
Acho que a base pode e deve ser utlizada para negociações que melhorem a vida financeira do clube. O que nos causa imensa preocupação é vermos tanta movimentação de atletas sem uma unica explicação.
Quem foi, pra onde foi, por quanto foi, o que o clube ganhou, QUEM ,alem do clube, tb ganhou e quanto.
respostas transparentes a serem dadas ao Conselho.
E porque nao são?
A relação do conselho com a diretoria executica do clube parece aquela máxima que existia no exército americano para esconder os casos de homossexualismo na tropa: "não perguntamos e voce não precisa responder". Don`t ask don`t tell.
Silvio;
André, Leo Campos foi desligado do Guarani da "Paióça". Parece que faltou comprometimento.
Nos livramos de um "naba".
Começo a duvidar do retorno do Silas. Não me causaria surpresa se aparecer um treinador local.
Ontem brinquei no Twitter (chique véééiooo - rsrs) com um setorista que acho bom:
"Saí Chuva e vem Pingo".
Eles postou que o clube não investiria alto no treinador. O Silas não é barato, certo?
Minha opinião se aparecer o Pingo ou alguém de fora sem conhecer a realidade do Avaí, série B e mercado: Pode ser bom, mas é aposta.
Como está tudo no campo das especulações, o mínimo que podemos fazer é manter o bom humor, como bem falou o Adriano Assis, somos diferenciados por conseguir manter esse nível num momento delicado. Evidente que em breve pode vir um bombardeio, but...
Nos resta saber quem será anunciado primeiro: Papa ou técnico do Leão. Façam suas apostas.
Abraço
Somente eu que acho ridículo o Avaí não trabalhar mais com um Preparador Físico próprio? Depois reclamam que os jogadores parecem mortos em campo, não há continuidade nesse trabalho que é muito importante, pois é preciso muito tempo e as vezes não há continuidade no trabalho de um profissional para outro, por diferenças na metodologia.
Silvio,
Justamente surge essa imensa preocupação em função de tanta confidencialidade. Não há dúvidas de que muitos da base teriam que se negociados e sustentar o clube. Porém, dessa forma, o Avaí alimenta cobras com sucrilhos, mas não vê qualquer retorno. Ao menos aparentemente...
E ainda "importam" esses "Gustavos da vida", que nunca jogam...
Fábio,
O Léo Campos sempre teve problemas com aquela água que passarinho não bebe. Parece que faltou acompanhamento. Achei estranho ele ter saído do Grêmio para o Bugre e mais estranho ainda tua informação. Recaída?
O nome do técnico que recebi era o de Givanildo Oliveira. Não vingou. Alegaram ser muito caro. Mas Silas não é barato e não tem o mínimo da bagagem que tem Givanildo...
Aposto que o Papa é escolhido antes... hehehe
Abraço!
Giane,
Se tu dizes, eu acredito. O Tiago da JP já havia comentado sobre ele. Uma pena para o Leão! Boa sorte para ele!
E o Avaí fica mantendo quem dificilmente será aproveitado na equipe profissional...
Rodrigo Ferreira,
Tens razão. Um dos erros da diretoria do Avaí do ano passado para cá, naquele rol de dispensas, foi abrir mão do trabalho do prep.físico José Carlos Rodrigues, que chegou ao clube indicado por Antônio Lopes e vinha fazendo um bom trabalho.
OS CLUBES HOJE SÃO PREDOMINANTEMENTE ENTREPOSTOS DE MERCADORIA, E MERCADORIA VALIOSA. GLÓRIAS, EMOÇÕES, TUDO SECUNDÁRIO.
CAIXÕES DE SURPRESAS NO FUTEBOL DE HOJE, SÃO AS CONTABILIDADES DESSES CLUBES, QUE DIZEM SEREM EMPRESAS.
CLÁUSULAS DE CONFIDENCIALIDADE SÃO MEDIDAS QUE TRAZEM INTRINSECAMENTE A SEMENTE DA SUSPEIÇÃO.
Roberto Costa
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.