E o novo técnico do Avaí é …, by Gilberto Rateke Jr.

… não sei!
Só sei que gostaria de lembra algo que eu escrevi em 22 de setembro do ano passado:
“Na minha opinião existem quatro tipo de treinadores: 1) aquele que possui um sistema tático pré-estabelecido e que adapta os jogadores do elenco nesse esquema; 2) aquele que monta o esquema tático e as estratégias de jogo de acordo com o time adversário; 3) aquele que monta um sistema tático de jogo de acordo com as qualidades e características dos jogadores que estão a sua disposição; 4) e aquele que independente do esquema e da estratégia acredita no motivacional dos atletas para vencer uma partida. Podem haver treinadores que agreguem mais de um estilo ou até mesmo todos os acima…“
Então, eu posso até não saber quem será o novo treinador do Avaí. Mas sei que eu não gostaria que fosse um treinador apenas do tipo 1. Pois tal fato vai gerar muitas novas contratações e novos ônus aos cofres do clube. E, diga-se de passagem, não costuma ser a receita para o sucesso.
Apesar de no elenco do Avaí ser necessário fazer algumas dispensas e outras contratações, que devem ser “cirúrgicas” e “pontuais”, creio ser importante que o novo treinador tenha acima de qualquer outra característica aquelas presentes nos tipos 3 e 4 acima identificados. De preferência do tipo 3, ou seja, que saiba explorar adequadamente as qualidades dos atletas que estão sob seu comando.
Existe treinador com esse perfil disponível no mercado?
(A princípio não pretendo falar de salários no “mundo do futebol”, pois no Brasil algumas situações estão atingindo patamares imorais, que me fazem questionar a razão do próprio esporte)
* Gilberto Rateke Júnior é associado do Avaí Futebol Clube, proprietário do blog Alameda 1976 e colaborador do portal Todo Esporte SC






Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.