segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bom dia, Azurras!

Primeira parte cumprida
Higor estufa a rede do Tigre - Foto: Jamira Furlani
Eu escrevi na Bom dia, Azurras! de domingo que Leão x Tigre seria um jogão. Quem acompanha o blog e assistiu ao jogo, constatou exatamente isso: Avaí 3x2 Criciúma foi daquelas partidas que vai ficar para sempre na memória do torcedor avaiano. Um jogão!

Até me atrevo a dizer que o Avaí fez por merecer o placar, mas jamais poderia omitir que tivemos um adversário de altíssimo nível, tal qual o Leão, que vem subindo de rendimento a cada rodada.

Se o Tigre começou melhor, foi o Leão quem criou as melhores oportunidades, inclusive com a bola beijando o travessão do Criciúma, com Roberson. Logo em seguida ao susto que o time do Sul do Estado levou, Higor encontrou Arlan na direita, que cruzou com açúcar, com afeto, na cabeça de Roberson, sem chances para o goleiro do Tigre: Avaí 1 a 0.

A vantagem avaiana não durou muito tempo. Numa saída de bola, Julinho perdeu a jogada por duas vezes seguidas, originando um escanteio para o Criciúma. Na cobrança, sem dificuldades e numa falha de marcação da zaga avaiana, o zagueiro Ewerton, também de cabeça, empatou a partida.

No último lance do primeiro tempo, quando o Avaí estava melhor na partida, Marquinhos cobrou uma falta na frente da área do Criciúma, mas a bola explodiu na barreira. Na sobra, Julinho dominou e alçou para dentro da grande área do Tigre e Eduardo Costa ganhou de cabeça dos zagueiros, deixando Higor libre para desempatar. Avaí 2 a 1, aos 46 do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Avaí voltou pressionando, tentando ampliar a vantagem no placar. Todavia, numa contra-ataque rápido, a defesa do Avaí estava mal posicionada e Alef ficou assistindo Lins dominar e cruzar para Giancarlo empatar o jogo outra vez: 2 a 2.

Mesmo com o gol de empate, o Avaí não se intimidou e partiu para cima do Criciúma, e quase foi penalizado. Em outro contra-ataque, Giancarlo colocou a bola no travessão avaiano.

Com o empate no placar, brilhou a estrela do técnico Ricardinho, que tirou Danilo para colocar Tauã. E numa bola alçada para a grande área do Criciúma, Marquinhos disputou com a zaga e a bola sobrou limpa para o jovem atacante avaiano, que concluiu como gente grande: Avaí 3 a 2.

Com esse placar, o Leão reverteu a vantagem que o Tigre tinha de jogar por dois empates. Agora o empate favorece ao Avaí, mas pelo futebol apresentado, o negócio é continuar buscando outra vitória.

Dá-lhe, Leão!


Telegráficas:

* Não faltou luta para as duas equipes. Foi um jogão, daqueles que todos os torcedores gosta de assistir. Várias oportunidades foram criadas e prevaleceu a maior garra do Leão, que sempre se superou nos detalhes, fazendo por merecer o placar de 3 a 2.



* Quando duas equipes priorizam o ataque, acaba acontecendo o que vimos na tarde de ontem: um jogão! Jogar para vencer é o melhor remédio, a melhor fórmula de se obter êxito nas conquistas. O Tigre tentou ampliar sua vantagem, mas não conseguiu. Havia um Leão no meio do caminho...



* Ninguém pode dizer que foi uma vitória do acaso. O Avaí venceu com a nova cara e determinação que vem apresentando nos últimos jogos, sabendo exatamente o que precisa para construir um placar que lhe seja favorável. Agora quem tem que correr atrás do prejuízo é o Tigre.


* E foi exatamente essa determinação que faltou ao atacante Danilo, que substituiu Reis, contundido. Na primeira chance que teve, tentou dar uma "cavadinha", permitindo ao zagueiro cortar para escanteio. Na segunda etapa, ao invés de tabelar com Marquinhos, desafinou no chute ao gol.


* A defesa do Avaí continua deixando a torcida com o coração na boca. Logo no início do jogo, uma saída errada com os zagueiros, fez com que o goleiro Diego entregasse a bola de graça para o ataque do Tigre, que não abriu o placar por detalhes.


* Já comentei acima sobre a estrela do técnico Ricardinho. Não há dúvidas de que essa evolução no desempenho do time está ligada ao seu comando. Os jogadores estão demonstrando comprometimento com o objetivo do clube, que é chegar ao bicampeonato Catarinense. Não duvidem!


* Ricardinho encontrou a forma do Avaí jogar. Não estou afirmando que não temos deficiências, pelo contrário. Elas existem. Porém, é esse time que está se candidatando a conquistar o 17º título de sua história, para ratificar a alcunha de "mais vezes campeão de Santa Catarina!"


* Outra vez o Avaí fez uma bela partida onde o coletivo sobressaiu sobre as individualidades. Porém, não posso deixar de destacar as atuações dos dois jogadores mais experientes do time, Eduardo Costa e Marquinhos. Ainda que muitos façam piadas, com os dois temos talento em campo.

Tauã corre para comemorar o gol da vitória - Foto: Jamira Furlani
* Semana passada, elogiando o futebol do raçudo Tauã, cheguei a fazer uma brincadeira perguntando se alguém lembrava do Carreirinha. Houve um comentário de que Laércio fazia gols. Correto. Tauã começou ontem. Só espero que no próximo gol não tire a camisa outra vez, economizando cartão...


* Um bom público compareceu ao Sul da Ilha na trade de ontem, exatamente 10.025 torcedores. Ainda assim, pensei que teríamos um público melhor. Todavia, antes que algum gaúcho resolva fazer comparações entre os públicos dos dois jogos, Leão e Tigre teve transmissão pela TV aberta. Se permitem...

Foto: Jamira Furlani
* E por falar em torcida, não duvido que o Tigre reclame da partida de ontem. Afinal, o Leão jogou com um jogador a mais, que foi a incansável camisa 12. Nem mesmo quando o Criciúma conseguiu empatar por duas vezes, a torcida avaiana desanimou. Mais um show em Azul & Branco!


* Faltam 90 minutos para o Avaí chegar a mais uma final de Campeonato Catarinense. Na partida de sábado em Criciúma, basta o Leão não levar gols para garantir sua presença. Mesmo assim, pelo que vem jogando, não se pode ir até o Sul do Estado apenas para se defender. Dá-lhe, Leão!


* Lamentável sob todos os aspectos as declarações do técnico Vadão sobre a atuação dos gandulas na Ressacada. O experiente e respeitado técnico do futebol brasileiro tentou empanar a vitória avaiana com uma justificativa pra lá de idiota. Não colou. Te liga, Vadão!


* Não assisti ao jogo de sábado porque estive neste fim de semana em Itajaí e Balneário Camboriú, numa festa da família, 90 anos da Tia Zuga. Porém, comentário de um torcedor do Marinheiro após os dois jogos: o campeão Catarinense deste ano sai do confronto entre Avaí e Criciúma.


* E por falar em jogo de sábado, quer dizer que o Real Madrid genérico não conseguiu superar o Verdão d'Oeste. Mas, não devem ficar preocupados. Ano passado, a Chapecoense também empatou na Ressacada e perdeu a classificação em casa. A questão é que do outro lado estava o Avaí...


Saudações AvAiAnAs!

20 Comentários:

Unknown disse...

É, o comentário do Laércio foi meu, também escrevi que o Avaí era o único dos três que poderia vencer o Criciúma... e agora parece que eles perderam o Leandro Silva deles, deu mais uma nivelada... para mim, além do Marquinho, que jogou muita bola, o Eduardo Costa também jogou muita bola, jogando mais adiantado, quase como meia (8), o que por consequëncia acabou deixando o Alê um pouco sobrecarregado (passou trabalho ontem, limpando para brisas) e foi esse detalhe, na minha opinião, que deixou o jogo mais bonito (aberto)... agora é esperar para ver se isso irá se repetir em Criciúma, a lógica diz que não... mas quem sabe?!?

Raniere disse...

André, um jogaço. Avaí e Criciúma protagonizaram a melhor partida do futebol catarinense neste ano, sem sombra de dúvidas. Lá no HH tudo pode acontecer, mas que não seja uma vitória do tigre.
O Julinho quando colocar a cabeça no lugar, será um ótimo jogador, mas há insistência em faltar-lhe sensatez.
Sobre as declarações infelizes do Vadão, que mostrou que não sabe perder, pergunta para ele por que o goleiro deles ficava com dodói toda a vez que o jogo estava empatado, sem que houvesse nenhum choque ou dividida com qualquer outro jogador? A velha mania de olhar só pro rabo dos outros macacos e não olha para o seu próprio.
A semana começa azul, "côsa linda", e o Avaí tem uma semana inteira para se preparar.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Jogaço. Reclamar do gandula é coisa de mau perdedor. E o goleiro do sul que simulou contusão DUAS VEZES quando o jogo estava empatado???

Dificil manter a vantagem lá com um sistema de marcação que ainda bate cabeça. Ei...bolinha pingadinha de escanteio na nossa área não pode perder por cima né...gol tolo.

AVAI vem crescendo, é importante. Quanto aos reforços para a série B, por enquanto muito tímidos.

Torcida decepcionou em numero, mas no gogó deu outro show quando o time mais precisava.

TV aberta pra praça é sacanagem, ainda mais pelas migalhas que pagam aos clubes. Mas eles aceitam...

Silvio;

Fábio disse...

Jogão!
O Vadão, assim como os grandes treinadores do Brasil, buscou tirar o foco do jogo em que foi derrotado. Infelizmente "pra ele", a desculpa foi ridícula.
1 - Achei que o Diego falhou no primeiro gol;
2 - o Julinho precisa de humildade, saber das suas limitações, para então jogar bem;
3 - Falar que o Marquinho é craque, é chover no molhado;
4 - Higor: Tem sido muito importante;
5 - Eduardo Costa tem jogado muito bem;
6 - Arlan, o fenômeno (menos), mas tem jogado o futebol de 2012;
7 - Roberson, voltou a jogar bem;
8 - Tauã: Entrou fazendo a diferença. Espero que continue evoluindo.
9 - Ricardinho: Encontrou a maneira de jogar.
10- A nossa torcida quando quer, simplesmente é a melhor.

Lá em Criciúma será mais difícil, não resta dúvida, mas estamos no páreo.

SdX

encontrequasetudoaqui.blogspot.com disse...

Foi realmente um jogão, pena o Avaí tomar 2 gols, principalmente o 2º ao meu ver, pane geral dos defensores.
Pontos negativos:
Ao meu ver o ponto negativo da partida, foi Julinho, que não foi o mesmo contra o Volta Redonda, e Danilo, não sabe o que faz com a bola, na sua chance de concluir em gol, quis dar por cobertura (igual ao Felipe Alves, lembram, o que houve com ele mesmo? Serpa que vai acontecer o mesmo com Danilo?) e assim facilitou a vida do goleiro do Criciúma.
Um outro ponto negativo que quero destacar, é o que fez Marquinhos, ao empurrar o jogador deles, sei que realmente ele não deveria fazer o Fair-Play, mas o que os jogadores do Tigre querem é que o Avaí perca Marquinhos, felizmente, o bom árbitro, entendeu o ocorrido e amarelou os dois protagonistas. Cabeça no Lugar galego, o Avaí precisa do seu serviço.
Pontos Positivos:
Torcida Avaíana, parabéns, apoio o time e ajudou os guerreiros em campo.
Roberson vem numa grande crescente.
Ygor vem se firmando.
Marquinhos, com toques(que chapeú) e enfiadas de bola maravilhosas.
Eduardo Costa, com bom domínio e tranquilidade, boas investidas ao ataque e excelente combate no meio.
Arlan, vem crescendo o seu futebol (mais um Chapeú, assim vai abrir uma chapelaria, rsrsrs), um cruzamento perfeito para Roberson.
Tudo está aberto, temos esta consciência, porém é inegável que o Avaí evoluiu e cresceu muito nesta reta final. vamos com tudo para o Sul do Estado e espero que voltamos de lá bem felizes.

gustavogrb disse...

Bom dia André,

Jogaço! Só acho que perdemos a chance levar uma vantagem maior. Não desmerecendo o Tigre, mas tivemos muito mais oportunidades.

Ricardinho definiu o time titular e a maneira de jogar, hoje nosso time efetivamente cria chances de gol! Do meio pra frente está entrosando muito bem. Tem a cara do futebol que ele apresentava quando jogador, com toque de bola e inteligência.

Precisamos melhorar a parte defensiva! Urgente!

Abraço!

Vai pra cima deles, Leão!

André Tarnowsky Filho disse...

Xará Rodrigues,

Quando fiz menção ao Laércio, lembrei do comentário, mas não exatamente de quem. De qualquer forma, Tauã começou a fazer gol. Tomara que continue...

Estive em Itajaí e Balneário Camboriú este fim de semana e por lá o comentário era como o teu: o Avaí era o único dos três que poderia vencer o Criciúma...

Ratifico o que coloquei na BDA: o campeão sai no próximo sábado. Os outros estão muito mal...

No mais, concordo contigo.

André Tarnowsky Filho disse...

Raniere,

É isso mesmo. Vadão estava sendo considerado um Deus e perde o jogo da semifinal. Tinha que vir com uma merda dessas. Caiu no meu conceito!

E tem tudo pra perder outra vez lá. Se Ricardinho conseguir arrumar nosso sistema defensivo, Vadão vai morrer pela boca...

Abração!

JulioAzzurra disse...

Bom dia Azurras!

Sobre ontem:
1- Mais um show da torcida do Leão.
2- 3 x 2 foi o placar que o Celinho não deixou no último LeãoxTigre. O Turno seria nosso e a vantagem também. Agora a vantagem é nossa.
3- Jogão, times nivelados. Quem tiver mais raça, mais inteligencia e sorte vai levar a vaga.
3- Eduardo Costa e Marquinhos estão se entendendo muito bem.
4- Higor está em uma crescente, mais confiante e versátil.
5- Julinho continua o mesmo: Besta ou bestial.
6- A saída do Fabio Ferreira foi melhor para o Tigre. O Páscoa está melhor e faz gol todo jogo.

Vai ser avaiano (difícil e raça), mas vamos para final.

André Tarnowsky Filho disse...

Silvio,

Em todos os tópicos abordados por ti, sou obrigado a concordar. Também vi falha do Diego, não só da defesa...

Quanto a TV, nem vou comentar mais alguma coisa. Eles se merecem, dirigentes de clube e TV.

André Tarnowsky Filho disse...

Fábio MF,

Estás a cada dia mais telegráfico... hehehe

Sim, depois de um jogão, a desculpa foi ridícula, que não é nenhum cabaço...

1 - Diego também falhou no segundo gol, estava mal posicionado;

2 - Sobre Julinho, concordo. Estava disperso e por causa dele saiu o escanteio do primeiro gol;

3 - Marquinhos é craque mesmo, apesar da "oposição" de alguns especialistas;

4 - Higor, concordo. Rápido e objetivo;

5 - Eduardo Costa, também concordo;

6 - Arlan, Sim, bem isso. Vou fazer a reprodução de um texto da AV Assessoria às 14 horas, falando dele;

7 - Roberson, sim, mas não estava jogando mal nas outras partidas;

8 - Tauã, e além disso, está com vontade de mostrar serviço;

9 - Ricardinho, sim, foi o que escrevi;

10- Sobre a torcida, não há o que comentar: show!

Saudações AvAiAnAs!

Unknown disse...

Bom Dia Andre
Nao esquecem de 2 coisas, os valores dos ingressos doladela era 50% mais barato, e o acesso no remendao e mais tranquilo que o sul da ilha. Alem da transmissao.
Sabado e so marcar um gol para o desespero dos felinos.
Abraço

André Tarnowsky Filho disse...

Thiago TL,

Pontos negativos: concordo contigo. Na questão do Marquinhos, confesso que fiquei preocupado com aquele empurrão. Seria mais uma polêmica se tivesse sido expulso. Ao Danilo, faltou objetividade, e ao Julinho, entrar no jogo.

Pontos positivos: sem reparos, concordo plenamente.

Para sábado, cravo Leão, seco!


André Tarnowsky Filho disse...

Gustavo GRB,

Sim, exatamente isso. Tivemos mais oportunidades e se o Reis estivesse em campo, certamente teriam mais trabalho com nosso ataque.

Também entendo que Ricardinho achou a fórmula...

Vai pra cima deles, Leão!

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Júlio Azzurra,

Outro telegráfico... hehehehe

1- Sem dúvida: mais um show da torcida avaiana;

2- Retuitei o que escreveste no twitter. Absolutamente correto;

3- Concordo, e sou mais o Leão;

4- Felizmente Eduardo Costa entrou no Catarinense. Marquinhos sempre esteve bem;

5- O Higor ainda vai crescer mais, pela rapidez e objetividade no toque de bola;

6- Depois do jogo contra o VR, pensei que o Julinho tinha se encontrado;

6- Aquele F.Ferreira é tão ruim quanto aquele cabelo...

Sábado vamos carimbar o passaporte para a final!

André Tarnowsky Filho disse...

Ewerton S,

Muito bem lembrado. Mas como nossos dirigentes concordaram com a transmissão, nem discuto...

Sábado o Leão vai surpreender ainda mais!

Abraço!

Anônimo disse...

Mauricio Avaiano disse:
Há um detalhe sutil, que acho que pouca gente pode estar observando, nos últimols jogos no remendão a câmera da CBN vem se omitindo de dar uma panorâmica da torcida barbye, só mostram os gambás daquela faixa um pouco acima dos painés de publicidade. Estariam tentando escondender os verdadeiros números de torcedores? Pelo jeito, o compromisso com o "Russo" abrange os mínimos detalhes.

André Tarnowsky Filho disse...

Maurício,

Deve ser porque lá eles não conseguem torcer, nem vibrar, por isso são chamados de "torcida geladeira"...

De tão frio, vai que congele a câmera...

Unknown disse...

André ! Sempre fui taxativo quanto a dizer que Laercio carreirinha, felipe Alves, Danilo e Medina, nunca jogaram nada, pois nunca souberam o que fazer com a bola. Poram este jogador Taua, se mostra muito diferente. O cara alem disso, se movimenta muito bem, procurando espacos e nao se esconde do jogo. BOM JOGADOR.
Nosso goleiro falhou ontem nos dois gos do criciuma. Primeiro estava adiantado e nao pegou uma bola que foi encima dele....e no segundo, estava no primeiro pau (viajando na maionese) na hora do cruzamento. Nao fossem suas falhas gritantes de posicionamento, este jogo seria 3x0 ou 3x1 no maximo !!

Marcelo Alves

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo A,

Sobre o Tauã, tenho a mesma impressão que tu. Danilo foi mal, apesar de ver nele um bom brigador, como contra o Tigre, no turno.

Sobre o Diego, durante o jogo não achei, mas depois revendo os gols, concordo contigo.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo