segunda-feira, 22 de abril de 2013

O regulamento é bom, by Roberto Costa


Como se sabe, em 98 o Avaí foi campeão dos dois turnos do estadual. Foi para a fase decisiva e não repetiu o sucesso, não conquistou o título. Os torcedores avaianos acharam-se prejudicados, críticas foram feitas em relação ao regulamento, todos entendendo que mais lógico seria o vencedor das duas fases ser declarado campeão, a crônica também endossou essa forma de ver.
 
Ano passado, catorze anos após, a história se repetiu, o tombense ganhou os dois turnos e não levou, sendo derrotado fragorosamente nos dois jogos finais e decisivos. Como se recorda, o chororô foi imenso, a mídia alugada condenou a posteriori e com todo o rigor a forma aprovada pelos clubes participantes, da qual estavam todos cientes e não podiam alegar ignorância, e mesmo assim o clube dito "prejudicado" lamentou-se diante daquilo que ajudara a estabelecer, em decorrência do amargo desfecho.
 
Este ano, ensaiaram os aluguetes no início do certame renovadas críticas à forma de apuração do vencedor, recomendando mudanças etc. Como a Chapecoense logo disparou, jogando um futebol bem superior aos demais participantes, e vencendo o turno, fazendo crer que pudesse repetir a façanha no segundo, a mídia alugada amoitou-se, não teceu novas críticas ao mesmo regulamento, porque a manutenção do sistema agora interessava também ao clube que ela, mídia, apóia. Ouso mesmo dizer que, tivesse ano passado ao invés do tombense, a Chapecoense vencido os dois turnos, sem ser declarada campeã, os "problemas" de regulamento passariam desapercebidos.  A contundência das críticas ao sistema de apuração do vencedor no ano passado deveu-se em muito ao sentimento de derrota, que contagiou ao final os deformadores de opinião, os festeiros de véspera, os que apregoaram pelos ares que certo time voava, e coisas outras do gênero. Não vejo a razão de tanta condenação do regulamento, acho que os seus críticos não raciocinam o suficiente.
 
O Campeonato tem de visar dois fatores essenciais, os quais interagem entre si: muita emoção nos espetáculos e o rendimento econômicoQuanto mais emoção, mais público, quanto mais público, mais rendimento. É a equação que deve prevalecer, é a mais inteligente. Sob a ótica pretendida, de declarar-se campeão o vencedor dos turnos, a campanha brilhante de um clube que vença-os, acarretará o esvaziamento precoce, o murchamento do campeonato, em emoção e em rendimento, pois o filé mignon do quadrangular final, que é o point da emoção e do rendimento, não acontecerá.
 
Portanto, acho que o regulamento é bom e não deve fugir muito dessa forma em vigor. Os que o querem alterado, mídia incluída, são os ressentidos das duas sonoras sovas do ano passado, na Ressacada e no Remendão.

* Roberto Costa é associado do Avaí Futebol Clube

7 Comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Concordo plenamente. Mas não é apenas a mídia ressentida que desaprova isso. Alguns avaianos bons de papo esbravejam aos quatro ventos que o campeonato do ano passado não valeu, porque nos caiu no colo.

JulioAzzurra disse...

Se imaginarmos que em SC temos um time de série A e quatro de série B, este regulamento aponta que em dois turnos, um da B será eliminado.
Desta vez, quem dançou foi o time do Bolshoi. No ano passado o Criciúma.

Anônimo disse...

o regulamento é tosco, há formas mais inteligentes de ter uma campeonato com maior rendimento e mais emoção.

é regulamento é horrível, por isso que não tem público no campeonato. Regulamento é bom pra quem tem time ruim.


Juca!!!!

Anônimo disse...

Se o regulamento é bom pra quem time ruim, não há porque reclamar o Tombense.
Dizer que o campeonato passado caiu no colo do Avai e, até, como disse uma blogueira "o Avai foi beneficiado pelo regulamento", não passa, com todo respeito, de uma imbecilidade.
Existe um regulamento, sob o qual todos os participantes atuam, atendo-se, estritamente ao que foi acordado por todos com a devida antecedência.
Não há, deste modo, como o regulamento beneficiar qualquer dos participantes, ele apenas existe e norteia o desenrolar do campeonato.
O Avai jogou o campeonato e foi campeão dentro do que foi anteriormente acordado por todos os participantes, sem infringir qualquer item do regulamento.
O benefício para algum dos participantes ocorreria se fosse feita alguma modificação.
Isso é mais ou menos como deixar cair um copo e culpar a lei da gravidade.
Bighal.

Anônimo disse...

O JUCA MOSTRANDO OS RECALQUES, MOSTRANDO QUE AINDA SENTE AS DORES DO PARTO QUE SOFREU NO ANO PASSADO.
COM O TEMPO PASSA, JUCA.
MAS REZA, PORQUE O LEÃO TÁ DE NOVO NA PARADA.
Roberto Costa

Anônimo disse...

REGULAMENTO BOM PRO JUCA TEM QUE TER BASTANTE JANELA E MUITO TAPETE. João da Tapera.

Anônimo disse...

Não tem regulamento que dê jeito em campeonato ruim. Continuo insistindo: campeonato estadual é torneio de mata-mata, do começo ao fim, jogos de meio de semana. 16 clubes, 8 datas e deu pra bola.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo