segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ponte Hercílio Luz, 87 anos

A ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis, Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na Ilha de Santa Catarina, à sua parte continental por via terrestre, vindo a substituir o antigo serviço de ligação por balsas.
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada pela arquiteta Adriele Goulart e pelo engenheiro Gustavo Goulart a 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão.1
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250  de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível da maré e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4 000 toneladas-força
Desde 1982, por segurança, a ponte está fechada para tráfego, servindo, no entanto, como importante cartão postal da cidade.

História
A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.
O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman, e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses.
A inauguração da ponte Hercílio Luz, numa tarde chuvosa, em 13 de maio de 1926, acabou com um antigo sofrimento dos então 40 mil habitantes de Florianópolis: depender de balsas para atravessar da ilha ao continente ou vice-versa. Monopolizado, o serviço sequer oferecia cobertura para proteger os passageiros do sol ou da chuva.
O governador Hercílio Luz resolveu construir a ponte para consolidar Florianópolis como capital de Santa Catarina. Àquela altura, as outras cidades do estado consideravam a ilha muito distante para ser o centro administrativo e político do estado e, em consequência, havia um movimento pregando a mudança da capital para Lages.

Depois de obter empréstimo equivalente a dois orçamentos anuais do Estado de Santa Catarina, o governo finalmente iniciou a construção da ponte em 1922. Todo o material foi trazido pelos norte-americanos, os engenheiros Robinson e Steinmann. O pagamento dos empréstimos, feitos junto a bancos norte-americanos, só foi concluído em 1978,  mais de 50 anos após a inauguração da ponte. 
Desde o princípio, o processo de financiamento foi complicado. O primeiro banco que havia emprestado os 20 mil contos de réis ao governo catarinense faliu. Assim, um novo empréstimo teve que ser obtido, atrasando as obras. Além disso, uma manobra dos banqueiros norte-americanos fez com que o Estado de Santa Catarina se responsabilizasse por dívidas da instituição falida. Ao final, o custo atingiu 14 milhões 478 mil 107 contos e 479 réis — praticamente o dobro do orçamento do Estado à época.



Tombamento
Desde que foi fechada, em 1982,  por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990. 
O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico.
O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz (Florianópolis) . Os governadores decidiram deixá-la pois é o simbolo de Florianópolis.

Restauração 

Uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz. O prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. Mas a burocracia, aliada à mudança no comando do governo do estado, fez com que as obras atrasassem. O novo prazo de entrega é para a metade de 2013.

Fonte: Wikipédia

6 Comentários:

Sergio Nativo disse...

Metade de 2013 nos ja estamos? E a entrega vai ser quando?

Fábio disse...

A data atual é metade de 2014, mas pago um pastel se ficar pronta mesmo.
Esses caras são uns brincalhões.
Pior que eles ganham pra tir arem onda das nossas caras.

Anônimo disse...

Desde 1982 servindo apenas como cartão postal da cidade?
Não tá servindo pra mais nada? kkkkkkkkkk....
Fala sério, ô!

André Tarnowsky Filho disse...

Serjão,

Copiei o texto do wikipédia porque não quis fazer uma pesquisa mais apurada. Como dados históricos, até que vai...

Quanto a inauguração, parece que será em meados de 2014...

Menos de quatro anos para construir e "trocentos" para restaurar...

Vergonha!

André Tarnowsky Filho disse...

Fábio,

Concordo contigo. Uma vergonha que vai engordando o bolso de muitos "espertos"...

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Como deves ter percebido, o texto não é meu. Serve apenas para registro de dados.

No mais, uma vergonha!

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