quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bom dia, Azurras!

Derrota em atuação melancólica
No péssimo gramado do Ninho da Garça, num futebol de baixíssima qualidade, o Avaí conseguiu perder para uma equipe que é nitidamente inferior, o Guaratinguetá. Por melhor que fosse o Leão, foi o time da casa quem tomou as iniciativas da partida.

Logo no início do jogo, em falha de Vinicius Bovi, Diego salvou o Avaí de levar o primeiro gol logo aos 3 minutos. Um pouco mais tarde, num cruzamento para a área avaiana, o atacante do Garça cabeceou forte e o goleiro Diego operou um milagre, mais uma vez salvando o Leão.

A defesa de Diego parece que acordou o Avaí. Num lance de extrema categoria, Marquinhos tocou para Cléber Santana, que devolveu num toque de mestre encobrindo a zaga adversária, colocando M10 para chutar na melhor chance de gol do Avaí no primeiro tempo, obrigando o goleiro do Guará a colocar a bola para escanteio.

Num jogo que estava equilibrado, Aélson fez falta na lateral do campo do Avaí, resultado em mais um lance de perigo contra o gol de Diego. Mais presente no ataque, o Guaratinguetá quase chegou ao gol, mas Bruno Maia salvou o Leão.

No minuto final do primeiro tempo, Márcio Diogo disputou com o zagueiro, que ficou reclamando falta, tentou encobrir o goleiro, mas errou.

Para o segundo tempo, o Guaratinguetá voltou no mesmo ritmo, pressionando o Avaí. O que ninguém poderia imaginar, é que num ataque simples, com marcação da defesa avaiana, o atacante Alex Afonso chamou o zagueiro Leandro Silva para dançar e cruzou para Rodrigo, de cabeça, com a permissão de Alex Lima, fazer 1 a 0 para o Guará, sem chances para o goleiro Diego.

Um pouco mais tarde, outra vez a genialidade de Cléber Santana e Marquinhos, com M10 concluindo para o gol, mas o goleiro adversário defendeu bem. A partida continuava equilibrada, e aos poucos o Avaí foi tomando conta das ações, mas sem ser muito incisivo.

Aos 24 minutos, o Avaí teve uma boa chance através do atacante Beto. Um pouco mais tarde, num ataque rápido do Leão, a bola chegou no meio da área para M10, que não conseguiu concluir, ajeitou a bola para Beto, mas o atacante concluiu mal.

Já com a partida dominada, não permitindo que o Guaratinguetá chegasse ao gol de Diego, mas sem produzir muitas chances de gol, M10 e CS88 voltaram a tabelar e Cléber Santana concluiu de cabeça, obrigando o goleiro do Guará a novamente fazer boa defesa.

O Avaí ainda tentou chegar ao gol de empate, com Tauã, Alex Lima e Anderson Uchôa, mas o gol do Leão não saiu. Derrota inesperada com uma atuação muita abaixo da expectativa. Complicou!


Repetição de HM
O técnico Hemerson Maria não poderia repetir a escalação do Avaí na última partida em função do terceiro cartão amarelo de Ricardinho, e o que é pior, ainda teve a punição de Eduardo Costa, suspenso pelo STJD  na última terça-feira por dois jogos pela expulsão na partida contra o Ceará.

Quando fez o treino fechado e não divulgou o time que sairia jogando na partida de ontem, HM optou por Vinicius Bovi na lateral direita, mas não definiu o resto da equipe. Na verdade, era basicamente o mesmo time que não venceu o Oeste. O Leão saiu jogando com: Diego; Vinicius Bovi, Alex Lima, Bruno Maia e Aélson; Anderson Uchôa, Rodrigo Thiesen, Cléber Santana, Marquinhos e Diego Jardel; Márcio Diogo.

Para o segundo tempo, HM voltou com Leandro Silva no lugar de Diego Jardel. No decorrer dessa etapa, no mesmo instante, entraram Tauã e Beto nos lugares de Vinicius Bovi e Márcio Diogo, respectivamente.

No banco de reservas, HM ainda contou com Tiago, Alex Reinaldo, Héracles, Higor e Luciano.


Sem mudança
Outra vez as alterações feitas pelo técnico Hemerson Maria não surtiram os efeitos desejados. Para piorar a situação, na volta para o segundo tempo, HM sacou Diego Jardel da equipe para colocar o zagueiro Leandro Silva, que ainda está completamente fora de forma, sem tempo de bola, sem qualquer mobilidade para um zagueiro que se preze. Além disso, bom que se diga, o Guaratinguetá estava melhor no primeiro tempo e tirar Diego Jardel, que não estava bem para colocar um zagueiro, era abdicar de atacar.

As outras alterações, Beto a Tauã, deram aquele gás que a equipe precisava desde o início do jogo, coisa que não aconteceu. Mesmo assim, quando tirou Márcio Diogo para a entrada de Beto, HM trocou seis por meia dúzia, visto que ambos são atacantes, sendo MD mais habilidoso que Beto. HM perdeu a oportunidade de reforçar o ataque.


Sem culpa
Na última partida na Ressacada, 2 a 2 com o Oeste, o torcedor avaiano insatisfeito pelo empate, descarregou sua ira na mãe do goleiro Diego. Achei aquela atitude desse rapaz mais um desabafo intempestivo do que vi culpa de Diego nos dois gols que sofreu. Como o jogo já tinha terminado, ainda há que se considerar uma grande dose de exibicionismo do torcedor...

Ontem Diego fez duas boas intervenções, na cabeçada do atacante do Garça, aos 8 minutos, um verdadeiro milagre, e no gol que tomou, não há como deixar de creditar as falhas aos zagueiros Leandro Silva, que permitiu o cruzamento, e Alex Lima, que deixou o atacante cabecear. Diego levou o gol, mas saiu ileso.


Coisa horrorosa
Aos 24 minutos do segundo tempo, o atacante Beto obrigou o goleiro do Guaratinguetá a fazer boa defesa, colocando a bola para escanteio. No lance seguinte, porém, houve um outro escanteio para o time da casa, numa bola em que o zagueiro Leandro Silva, da intermediária avaiana, ao tentar colocar a bola de volta para o ataque, jogou pela linha de fundo...

Leandro Silva falhou no gol do Guaratinguetá. Está inseguro, não é nem sombra daquele zagueiro que foi capitão e conquistou o título Catarinense de 2012.  Sem tempo de bola, sem mobilidade, sem marcação, mais parece daqueles beques de fazenda em peladas nos finais de semana...


Brilho ofuscado
Nem é preciso dizer que o meio de campo do Avaí tem duas estrelas de primeira grandeza, Marquinhos e Cléber Santana, que outra vez mostraram que podem jogar juntos, criando as melhores chances do Leão, além de exibirem toques de extrema qualidade.

Ocorre que nossos adversários também sabem disso e a  marcação sobre eles está a cada jogo mais pesada. Para isso, é  preciso que os outros jogadores avaianos saibam que futebol é coletivo, que o Avaí não pode apenas depender de M10 e CS88.

Ou jogam para o Avaí ou de poco adiantará o brilho da dupla avaiana.


Cenas do próximo capítulo
Arte: blog da Chapa Quente/Internet
Não me lembro ao certo qual foi o jogo, mas Leandro Silva falhou e deu declarações após a partida assumindo a culpa pelo gol sofrido. No mesmo instante, Marquinhos disse que não adiantaria assumir a culpa depois de um resultado negativo.

Ontem, após nova falha de Leandro Silva, os craques do time Cléber Santana e Marquinhos não citaram o nome do zagueiro, mas deixaram bem claro de quem foi a culpa pelo gol sofrido pelo Leão.

Não tenho dúvidas de que até sábado, jogo contra o Icasa, a chapa vai ferver ainda mais...


Outra chance perdida
Ao que parece, o Avaí acaba perdendo para suas próprias carências. Os dois primeiros jogos no returno foram catastróficos, empate em casa com o Oeste e derrota fora para o Guaratinguetá.

Se na sexta-feira o Leão deixou de encostar definitivamente no G4, ontem parece que o fato se repetiu, e olha que estou escrevendo antes dos jogos das 19 e 19h30min.

Ocorre que à tarde, no mesmo horário da partida do Avaí, a quase líder Chapecoense perdeu para o Oeste, 1 a 0, e o Paraná, terceiro colocado, perdeu para o São Caetano, então na zona da degola. Isso sem contar que o Boa já havia empatado com o Bragantino na segunda-feira...

Uma vitória do Leão ontem poderia ser considerada uma rodada perfeita. Complicou!


Pisaram na bola
Sou um dos poucos blogueiros que "vestiu" essa ideia do Avaí homenagear as cidades catarinenses nas camisas do goleiro em partidas do Leão. Ontem, publiquei sobre a homenagem  que seria feita para a cidade de Papanduva, apesar da foto na postagem do site do cube ter saído muito distorcida. Clique aqui e confira.

No entanto, se era Papanduva a cidade homenageada, por que Diego jogou com a camisa referente a cidade de Trombudo Central?

Alô, marketing do Avaí! Acorda!


Presente de grego
Assim como o nosso eterno tenista número 1, Guga Kuerten, quem também fez aniversário no dia de ontem foi a querida amiga Rosana "Bonitona" Paganini, a esposa do ciumento Carlinhos "Bonitão" Alfredo Scmidt.

E assim como Guga, a Bonitona também recebeu um presente de grego do nosso Leão. Essa derrota de 1 a 0 para o Guaratinguetá é uma crueldade para quem como ela, está em todos os jogos e é associada...

Parabéns, Rosana, e nosso fraternal abraço!


RESSACADA, A CASA DO AVAÍ

Saudações AvAiAnAs!

22 Comentários:

Anônimo disse...

Leandro Silva nunca me enganou, sei reconhecer bons zagueiros, como este Bruno Maia, este sim é bom zagueiro. Leandro Silva o que fazia era tirar bolas da risca da trave, salvando gols, mais em quase todos os jogos cometia erros
grosseiros para um bom zagueiro, perdemos muitos
jogos por culpa dele. Espero que a partir de agora O Maria bote na cabeça que precisa achar o esquema com DOIS ATACANTES de oficio, que coloque Márcio Diogo e mais um. Sem Thiesen no próximo jogo que coloque em seu lugar, Diego Jardel, ou Ricardinho, deixando Uchôa se realmente for render. Para fazer com três zagueiros que era meu esquema favorito no inicio do campeonato, pois neste esquema jogaria com dois atacantes, não é possível
pois não temos três bom zagueiros. Disputamos uma vaga com o Joinville e temos condições,
basta acertar o melhor time, mais sem atacantes esquece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Maria! EDU

Anônimo disse...

André quanto a este "torcedor avaiano" insatisfeito pelo empate que descarregou sua ira na mãe do goleiro Diego só tenho a dizer que é um babaca, pois em todos os jogos ele se porta da mesma maneira. Um "torcedor" que vaia um time que estava sendo homenageado pela conquista da série B do Catarinense não tem respeito pela história do clube. Esse débil mental deveria ficar em casa lavando louça. Um Abraço.

Anônimo disse...

O Avaí tem elenco melhor do que os que estão acima dele na tabela excetuando-se o palmeiras, porem nosso treinador de classicos deixa muito a desejar.
Falo treinador de clàssicos porque ele é venerado por uma minoria de torcedores por ter ganho os clássicos ano passado na final e esse ano. Eu preferia perder e estar na série A, questão de gosto e de achar que serie A é o lugar do Avai.
o Hemersom Maria esta totalmente perdido, sem noção inventando (olha o professor pardal no nosso recanto) quando é fácil fazer o simples insistências com jogadores sem condições e com jogadores que não vingaram e o pior em posição que não é a dele.
Perdeu o rumo e o Avaí está deixando escorrer pelas mãos o acesso. E não me venham falar em contratações porque a 8 rodadas o time jogava redondinho marcando a saida de bola em cima do adversário (fez isso com o doladela) onde o Marquinhos era um segundo atacante. Porem sem saber o porque o time joga atrás com medo de adversários pífio. pode ter 3 atacantes nivel marquinhos e Cs ma se jogar atrás não adianta.
Mudar agora ... não sei se seria a solução mas eu mudaria pois não vejo ele com moral pra reagir. Mas quero que ele me queime a língua.

Murilo Moreira

Guilherme P. Flemming disse...

Que coisa horrorosa. O Hemerson Maria quando chegou no clube ajeitou o sistema defensivo do Avaí e vinha bem, sempre tendo a leitura correta do jogo. No entanto ontem ele inventou, ao colocar 3 zagueiros contra o Guará????? tax loco!!!
Ainda sobre a zaga, acho que o Alex Lima é um jogador para compor grupo, longe de ser um titular da zaga de um time que quer subir. Já Leandro Silva, com o futebol que vem apresentando a tempos, não serve nem para compor o grupo
abs

Anônimo disse...

ASSUSTADO fiquei com a novas manifestações do Hemerson Maria. Ao final do jogo, tentando explicar o inexplicável, justificava sua escalação do time assinalando os jogadores que entraram em campo para marcar determinados jogadores do Guará. É isso mesmo, preocupado em marcar.
Ora, se M10 e CS88 já seriam marcados em cima, os demais teriam é que procurar agredir a defesa adversária, suprir a ação dos dois craques, tentar os gols que nos trariam os três pontos. Com dois importantes jogadores marcados severamente e os demais preocupados em marcar, não sobra ninguém pra jogar. Por isso temos que aguentar um só atacante na área e um futebol de quinta categoria. Num texto anterior chamei HM de racional, mas parece que se perdeu, encagaçou-se. A diretoria precisa cobrar melhor postura do time em campo, fazer HM acordar. - Roberto Costa

Adenilson disse...

Bom dia, André.
Vou bater na mesma tecla, pois culpa maior pelo erro do Leandro Silva teve o HM por ter a infeliz ideia de colocá-lo em campo. Todo torcedor do Avaí sabe da infeliz fase que vive o LS (contra o Oeste escorregou bisonhamente e fez a falta que originou o primeiro gol do Oeste). Aí o HM retira um meia-atacante para por um terceiro zagueiro contra o poderoso Guará, sendo ainda este zagueiro o LS.
Grande parte do crédito pela saída da do Z4 e chegar na posição atual, com os 10 jogos invictos, deve ser dada ao HM. Mas esta derrota de ontem deve ser creditada "totalmente" ao HM.
Alem de tudo não assume os erros, pois disse que faria tudo novamente.
É claro que somos treinadores de pós jogo, e ele está lá tentando acertar, e pode errar como qualquer ser humano, mas dizer que fez a coisa certa...
Abraços. Ainda tenho esperenças.

Sergio Nativo disse...

André assim como admiro Bauduino e Rui Guimarães em suas antigas profissões, jogador e técnico, comentado futebol só dizem M. Admiro muito a pessoa de Hemerson Maria, mas por ser o Avaí time grande e sua ligação com a cidade, como técnico para time que busca o acesso é muito medroso. Sem ousadia não se chega a lugar algum. Portanto não peço a cabeça de Maria, mas se fosse para o Avaí figurar no meio da tabela e atrás de Chapecoense e Jec que se deixasse o comando técnico a cargo de Emerson Nunes. Pior que HM não faria e seria uma despesa a menos.
Ficar na rabeta de Chapecoense e Jec é ridículo para um capital que já teve dois time na serie A. Vergonhoso!

Anônimo disse...

GENTE, PERDEMOS PAR UM TIME QUE TEM GRANDES JOGADORES:TIAGO SILVY, PEDRO PAULO, PEIXE, MICHEL LOVE, QUEREM O QUE?
O DOLADELA TINHA O MOURINHO GENERICO, NÓIS AGORA TEMOS O GARDIOLA DO PARAGUAI. ELE CONSEGUIU JOGAR FORA EM 3 RODADAS TUDO QUE REMOU EM SETE RODADAS

Anônimo disse...

COMO NÃO VAI SER DEMITIDO APENAS QUERO QUE O AVAÍ JOGUE DAQUI PRA FRENTE, ATÉ O FINAL DA SERIE B FALTAM 17 JOGOS, SEJA EM CASA SEJA FORA DO MESMO JEITO QUE JOGOU CONTRA O FIGUEIRENSE, MARCANDO A SAIDA DE BOLA EM CIMA DA DEFESA DELES SÓ ISSO, NAQUELE JOGO NÃO TÍNHAMOS NADA MAIS QUE TEMOS HOJE NAQUELE DIA NÃO PRECISAMOS DE CONTRATAÇÕES DE REFERÊNCIAS DE MAIS DADA. APENAS JOGAMOS COM AS CARACTERÍSTICAS CERTAS PRO NOSSO ELENCO. PRA REFRESCAR A MEMORIA CURTA NOSSA O MARQUINHOS JOGOU COMO UM SEGUNDO ATACANTE NO PRIMEIRO TEMPO ERA UM PONTA DIREITA OS LATERAIS POUCO AVANÇARAM ERA UMA LINHA DE 4 ATRÁS ... NEM VOU REPETIR ESTÁ CHATO. O PROBLEMA É QUE ESSE CARA QUER PORQUE QUER ARRUMAR UM LUGAR PRO LEANDRO SILVA NO TIME.
JÁ JOGAMOS OUTRAS PARTIDAS COM A MESMA FORMAÇÃO DO CLÁSSICO, PORÉM O JEITO DE JOGAR FOI OUTRO TEMOS QUE JOGAR COMO JOGAMOS NO CLÁSSICO O TIME É AQUELE MUDANÇAS APENAS POR CARTÃO OU CONTUSÃO E A FORMA DE JOGAR TAMBÉM PRESSIONANDO O ADVERSÁRIO, TEMOS TRÊS MEIAS QUE JOGAM MUITO MAS PRA ELES JOGAREM TEMOS QUE TER A BOLA E FOI O QUE FIZEMOS NO CLÁSSICO.

OU O NOSSO TREINADOR É TREINADOR APENAS DE CLÁSSICO?????


MURILO MOREIRA

Unknown disse...

Complicado. Muito complicado. Eu defendo HM, mas ontem ele errou e feio. Alem disso ontem ficaram nitidas nossas imensas deficiencias.
Nosso time...este mesmo que torcemos muito para que suba, tem jogadores TITULARES como: Alex Lima, Ricardinho, Aelson, Marcio Diogo, Beto. Isso é "MEIO TIME" de jogadores "FRACOS" tecnicamente e no banco para substitui-los temos: Leandro Silva, Vinicius Bovi, Heracles, Taua, entre outros jogadores tambem tecnicamente FRACOS. Aí eu pergunto para mim mesmo: COMO VAMOS SUBIR DESTE JEITO MEU DEUS ?? Nao há a minima condiçao !!
Uma mistura de paixao, esperança e teimosia me fazem continuar fazendo contas e a parte lógica diz: Relaxa para o ano que vem mô quirido !!
O que vai acontecer eu nao sei, mas subir com "meio time ruim " vai ser muitoooo dificil !!

Marcelo Alves

Anônimo disse...

Para aqueles que adoram contestar reclamadores com a expressão "Teoria da Conspiração."
Bob Vasel enaltecia agora há pouco o bom trabalho de um diretor de futebol barbye, que também era locutor, (o nome me escapa), tempos de Prisco Paraíso, Miguel livramento arrematou: "Fazia bom trabalho principalmente dentro do vestiário da arbitragem."
Sem comentários. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Edu,

Concordo contigo. LS está muito mal, não é sombra daquele zagueiro do ano passado.

Também não temos 3 zagueiros que possam atuar juntos. Na verdade, nem temos 2...

Quanto aos atacantes, é M.Diogo com Beto ou com Reis. Ainda prefiro Reis.

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Assino contigo. Figura desprezível.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Murilo Moreira,

Concordo contigo, mas creio que o que precisa mudar é a cabeça de HM. Trocar d etécnico agora dificilmente nos levaria ao acesso. Além disso, quem estaria livre no mercado? Renê Simões? Olha o trabalho dele no Atlético-GO até mês passado...

Tá complicado!

André Tarnowsky Filho disse...

Gui,

É verdade. O que se percebe é que não temos dois bons zagueiros. Apenas Bruno Maia e olhe lá...

Esse Juliano d eve ser muito ruim. Nunca entrou!

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Todos nós ficamos assustados com HM no último jogo. O problema do AFC é que não tem ninguém dentro da diretoria para cobrar do técnico uma postura mais ousada...

André Tarnowsky Filho disse...

Serjão,

Hoje essa é a nossa realidade. E precisamos nos cuidar para não ficarmos mais cinco anos atra´s deles...

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Infelizmente, vou concordar contigo. HM arrumou tudo para começar a desmanchar...

André Tarnowsky Filho disse...

Murilo Moreira,

Treinador de clássico! Uma boa definição para o HM...

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo Alves,

Por mais que tivesse ficado invicto 10 jogos, ninguém ousou dizer que íamos subir. Depois de Oeste e Guará, ficou ainda pior...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Preparei uma charge. Vergonhoso!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo