sábado, 14 de setembro de 2013

Bom dia, Azurras!

TIME E TORCIDA JUNTOS
Foto: Jamira Furlani
Não é a primeira vez que escrever e torna algo um tanto quanto difícil, fazendo com que a gente se perca até em como começar. Poderia começar analisando sobre o melhor sistema de jogo a ser adotado pelo comandados de Hemerson Maria, ou se deveria tecer algumas críticas sobre a última atuação do Leão. Além disso, também há a promoção de ingressos mais uma vez e seria de bom alvitre conclamar a torcida para comparecer ao nosso belo reduto...

Verdade seja dita, o que deveria ser uma invasão da Ressacada neste sábado, de tempo bom, de horário tranquilo, acabou ganhando contornos de um  certo receio em relação ao que o Avaí almeja neste Campeonato Brasileiro da Série B, principalmente após a derrota para uma equipe que vai brigar para não cair, como aconteceu na última terça-feira.

Entendo perfeitamente a desconfiança da torcida avaiana, mas creio que há muita gente querendo jogar a toalha muito antes do tempo, o que não é uma característica dos torcedores do Leão, principalmente para quem está acostumado a acompanhar o Avaí sempre e conhece suas conquistas.

Nunca é demais lembrar, esse mesmo Avaí, até a 10ª rodada do turno, namorou com a zona da degola, para depois dar uma arrancada que mudou conceitos e opiniões, trazendo-o de volta para a briga por uma das vagas do G4.

Nunca é demais lembrar, hoje o time de HM entra em campo com o que tem de melhor, com seus titulares absolutos, até porque não se pode dizer que os desfalques de Rodrigo Thiesen e Aélson afetem o rendimento do time, ainda que sejam peças importantes no esquema do técnico avaiano. Hoje, outra vez teremos as presenças de Marquinhos, Cléber Santana e Eduardo Costa, o que convenhamos, poucos equipes n o futebol brasileiro consegue ter um trio desse quilate.

É óbvio que o Avaí não se faz apenas de M10, CS88 e EC5. O time é composto por onze jogadores e além desses, ainda aparecem aqueles que estão de prontidão para substituí-los, como será o caso de Héracles e Anderson Uchôa, que substituem os dois citados anteriormente. E não tenho dúvidas, quem entrar em campo vestindo o nosso manto sagrado, colocará aquela raça característica do Leão, cantada em verso e prosa no nosso hino.

Além disso, dos onze que começarão jogando, há um 12° jogador que não pode faltar nas nossas cadeiras azuis: a torcida. O que aconteceu na última terça-feira já faz parte do passado, das estatísticas. Faltam dezessete jogos, 51 pontos por disputar e muita coisa pode mudar  até o final da competição, como muito bem salientou o Gilberto Rateke Júnior no texto "Há muito campeonato pela frente!", publicado aqui na última quinta-feira.

A torcida tem que se fazer presente, independente de quem sejam os jogadores escalados pelo técnico Hemerson Maria. Nossa torcida é pelo clube, e não apenas por esse ou aquele jogador. Além disso, vale salientar, é preciso torcer sempre, em todos os jogos, independente de decisão ou quando acontece a chegada de uma nova estrela. a fase ou posição da equipe.

Se quisermos efetivamente chegar na elite do futebol brasileiro, o torcedor avaiano precisa começar a jogar com a equipe na partida de hoje, que marca uma nova e definitiva arrancada do  Leão na busca de seu objetivo maior. Talvez não seja o melhor jogo, nem a maior decisão. No entanto, para obter novas vit´rias em outras rodadas, o Avaí precisa começar vencendo hoje e a torcida precisa, mais do que nunca, estar presente.

Dá-lhe, Leão!


UM JOGO DE CADA VEZ
Meu amigo Guilherme Peressone Flemming deixou um comentários deveres interessante na Bom dia, Azurras! de ontem. Disse o Gui:

- A verdade é que os próximos 4 jogos darão uma bela pista do que almejaremos neste campeonato.

Nesse caso, seriam os jogos contra Icasa e Palmeiras, em casa, e Joinville e América-MG, fora, todos na sequência. O Gui não está errado, ainda que eu prefira ver a coisa num prazo mais dilatado, e nesse caso reporto-me ao texto publicado aqui, do avaiano Silvio Santos, onde ele aborda a sequência maldita: os jogos citados pelo Gui, mais São Caetano (C), Paraná (F), Sport (C) e Chapecoense (C).

Não tenho como tirar a razão do Gui nem do Silvio. Porém, uma coisa é certa: de pouco adiantam projeções para quatro ou oito rodadas. É preciso jogar uma partida de cada vez e sair vitorioso de cada batalha.

Começa hoje!


SEM MISTÉRIOS
Foto: Jamira Furlani
O Avaí treinou na manhã de ontem e o técnico Hemerson Maria mais uma vez fez um treino fechado. Não divulgou a equipe, mas deu certeza que Héracles será o lateral esquerdo, assim como Anderson Uchôa entra o lugar de Thiesen.

O time que começa jogando não foi divulgado, o que acontecerá momentos antes da partida. De qualquer forma, a dúvida de HM fica para o ataque: Diego Jardel e Márcio Diogo ou Márcio Diogo e Beto.

Como Reis está relacionado, eu tentaria um ataque com Márcio Diogo e Reis.


GOL  SOLITÁRIO
Beto marcou contra o Icasa no turno
Foto: Normando Sóracles
O Avaí fazia sua terceira partida por este Campeonato Brasileiro da Série B, justamente contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará e o técnico Ricardinho, depois de testar Márcio Diogo e Reis contra o Oeste, e repetir a dose contra o Guaratinguetá, resolveu mudar, escalando Márcio Diogo e Beto. Não lembro ao certo, mas creio que tenha sido por contusão de Reis que houve a  mudança.

De qualquer forma, era a vez de Beto estrear vestindo a camisa do Leão como titular. Lembro bem da partida e da atuação dele. Não fez nada do que tem feito ultimamente, exceto o gol, o segundo do Avaí na vitória por 4 a 3.

Se Beto jogar hoje, que tenha a felicidade de repetir a façanha contra o Icasa, fazendo seu segundo gol na competição e pelo Avaí.


HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DA COPA SC DE 1995
Ainda fazendo parte das comemorações dos 90 anos do clube, o Avaí fará uma homenagem aos campeões da Copa Santa Catarina de 1995, que conquistaram o título em plena Joinville, no antigo estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, batendo o Coelho da Manchester Catarinense por 3 a 1. Os campeões terão seus nomes estampados nas camisas dos jogadores que enfrentam o Icasa.

Muita gente boa naquele time. O goleiro era Alex, atualmente treinando o Juvenil do Leão. Belmonte, Régis, Mina, Jacaré, Dirlei... O técnico era o festejado Rui Guimarães, que atualmente se recupera de delicada cirurgia, e o presidente era Gerson Antônio Basso.

A final foi uma partida histórica. E até o retorno para a Capital, com o ônibus quebrando na estrada, virou parte do folclore avaiano. E dá-lhe cachorro quente para matar a fome!

Grande Avaí!


SEM MANCHA
Não estou aqui para defender a Mancha Azul, nem coisa parecida. No entanto, acho extremamente inoportuna e intempestiva a punição imposta pelo Ministério Público em relação à Mancha Azul, torcida organizada do Avaí, punida juntamente com outras duas torcidas.

Digo mais: um justiça que tarda em suas decisões, não serve para um mundo tão dinâmico como o que temos hoje. Outra coisa: a Mancha Azul já se envolveu em vários problemas ao longo de sua história, mas há quanto tempo não se ouve problemas em que ela esteja presente?

Está muito fácil obter manchetes demagogas acerca de determinadas punições. Aqui no TJD/SC, já pedi a punição de  vários "elementos doladelá", mas eles não conseguem se despir da camisa que vestem por baixo das gravatas...

No Ministério Público, parece que a toada deve ser a mesma, afinal de contas, desde a briga entre Coxas e Gaviões, passando pela descoberta de tráfico no meio da torcida "doladelá", resolveram colocar panos quentes e deixar todas as torcidas no mesmo valo, com a conivência, mais uma vez, daquelas conhecidas bocas alugadas...

Lamentável!


90 MULHERES E UM AMOR
Hoje também acontece aquela promoção que vai reunir 90 avaianas no gramado da Ressacada, quando da entrada do time do Avaí em campo.

Cada uma das 90 torcedoras avaianas vai levar um cartaz declarando o seu amor pelo Leão, o que será devidamente registrado pelas lentes da competente Jamira Furlani, e depois, através do Facebook, haverá a eleição da frase mais bonita e com maior apelo pelo clube.

A vencedora receberá um camarote com nove acompanhantes para assistir ao clássico no dia 2 de novembro.

Na foto, nosso amigo Odinho, que não vai participar, segura um cartaz juntamente com a Milene e a Maisa...


ADVERSÁRIO INDIGESTO
Apesar de vir de um empate em casa na última rodada, 1 a 1 com o América-RN, o Papagaio não está para brincadeira, visto que se encontra na sexta colocação, com 32 pontos ganhos. Tem um ponto a mais que o Leão, mas três posições na frente, o que torna a partida de hoje ainda mais decisiva: é confronto direto.

Além disso, o que vem chamando a atenção no Verdão do Cariri é seu aproveitamento fora de casa, de 43,33%. Vale salientar, fruto de 10 partidas disputadas longe do Romeirão, com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. Nas últimas três partidas disputadas longe de seus domínios, o Icasa bateu o Paysandu, 2 a 1, a Chapecoense pelo mesmo placar e o Sport por 2 a 0.

Vai dar trabalho!


VENCER OU VENCER
Concluo esta Bom dia, Azurras! após o término do primeiro tempo em Chapecó, onde a Chapecoense faz sonoros 3 a 1 no São Caetano. Por outro lado, o Paraná, que vinha embalado, perdeu na Vila Capanema para o Oeste, 2 a 1, e o Boa, também candidato, perdeu para o Atlético-GO, em Goiânia, 3 a 1. No interior de Alagoas, em Arapiraca, outro catarinense venceu: ASA 0x1 Joinville.

Com esses resultados, não há outra alternativa para o Leão: é vencer o Icasa e subir ao menos duas posições na tabela de classificação...


UMA VITÓRIA PARA ELA TAMBÉM
Claro que a torcida avaiana merece uma vitória para levantar o astra e seguirmos na briga por uma das vagas na elite do futebol brasileiro. Todos nós merecemos viver este sonho utra vez!

Porém, hoje, 14 de setembro, espero que a vitória avaiana aconteça até mesmo para alegar essa figurinha tão querida, a minha amiga Karolainy Coelho, que está soprando velinhas "nesta data querida"...

Parabéns, Karolainy, e nosso fraternal abraço!


RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!

Saudações AvAiAnAs!

3 Comentários:

Anônimo disse...

Realmente, temos, ainda, muito campeonato pela frente, e isso deveria ser, para nós, motivo de esperança no cumprimento do objetivo principal, que deveria ser chegar à Série A.
Entretanto, o que fica pra nós, torcedores, é que vem por aí ainda mais sofrimento e muita besteira pra ouvir.
Basta imaginar como estaríamos, hoje, caso tivéssemos ganho os dois jogos fáceis desse segundo turno; estaríamos encaminhando a chegada ao G4.
Claro que se ganharmos hoje vamos estar mais perto do tão desejado G4 e, voltarão as esperanças de dias melhores, mas sabemos que esse time, embora tenha três jogadores de primeira qualidade, não tem condições de chegar onde queremos que ele chegue.
O time da Chapecoense está muito bem e, virtualmente na Série A, porque quis ganhar cada jogo, fora ou em seu campo. Porque tem conhecimento do mercado do futebol e sabe contratar.
A Chapecoense não deve ter mais dinheiro que o Avai, mas sabe empregar bem o pouco dinheiro que tem.
Eu acho que está na hora de começar a planejar a Série B do ano que vem. Contratar quem sabe contratar, quem conhece o mercado.
Acho que está na hora de o Zunino deixar a vaga pra outro, mesmo considerando os sucessos que teve como presidente.
Claro, queremos outro que não dê continuidade a essa política de fazer, a cada ano, um time pior.
Temos o Marquinhos, o Cleber, o Eduardo Costa e o Diego, todos experientes e bons jogadores, mas não temos banco, não temos lateral direito, não temos centroavante, não temos defesa.
Isso é como ter um carro de fórmula um com motor de fusca.
RESSACADA A CASA DO AVAI (O REMENDÃO TAMBÉM)
Bighal.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Olha, Bighal, baseado no seu SE, se eu jogasse os números certos era vencedor da mega-sena toda semana.
Se eu, se eu, se eu... tem tanta coisa que eu queria na vida. Mas eu convivo com o que tenho e busco o que desejava, o que não é sinal de garantia de nada.
Claro que SE o Avaí tivesse ganhado todas este sofrimentos não estaria sendo sentido por nós agora. Mas isso é o futebol. O Internacional de Porto Alegre tem um baita time, um dos melhores do Brasil. E não deslancha. Tem dois fabulosos atacantes e não para de empatar.
O time do Avaí, que você agora desanca e destrói, é o mesmo que muitos davam como certo para subir, junto com Palmeiras e Sport. 99% diziam isso. Posso dar a lista?
Chapecoense, que agora você levanta alvíssaras, nem era cotada. Cavalo paraguaio, diziam. Nem vai chegar. Em todo começo de campeonato catarinense nem é cotada entre os chamados grandes. E agora eles sabem contratar?
Quantos jogadores do Verdão do Oeste você queria no nosso time? O Bruno, artilheiro? É um Zé Carlos que não cospe nos outros. Vai, Rodrigo Grall? Fabiano, na lateral, que é para o pessoal dizer que o Avaí não sabe contratar, que só improvisamos?
Lembro que trouxemos alguns jogadores da GRANDE CHAPECOENSE, alguns que foram destaque em suas campanhas. Só sobrou o Aelson e ainda assim não é unanimidade.
E quanto ao Zunino, fique tranquilo, com toda a certeza ele não passará mais perto da Ressacada.

Unknown disse...

Grande André,
grato pela lembrança. As pessoas esquecem que o Avaí-FC está onde está, porque no passado, alguns abnegados se dispuseram a dar um pouquinho do seu tempo pelo nosso CLUBE.Em 1995, por exemplo, eu era o Presidente do Conselho Deliberativo, Administrativo e Advogado do Clube. Hoje fiquei triste, pois fui olimpicamente ignorado na homenagem aos campeões da Taça SC.Abraços ao amigo. Gerson Basso.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo