quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bom dia, Azurras!

MAIS DO MESMO
Foto: Diário do Nordeste
Se a torcida avaiana estava ansiosa por uma reação da equipe na partida na noite de ontem, em Fortaleza, contra o Ceará, acabou vendo apenas uma equipe um pouco mais esforçada, mas sem exibir um bom jogo, e o que é pior, novamente sem conseguir ser contundente com o adversário. O resultado foi o mesmo dos últimos três jogos: derrota, agora de 2 a 1 frente ao Ceará, a quarta consecutiva nesta reta final do Campeonato Brasileiro da Série B.

Assim como em Arapiraca, o Avaí mostrou que entrou em campo para buscar os três pontos, mas dessa vez, não podia imaginar que os chutes de Márcio Diogo estavam tão descalibrados. O primeiro ataque foi do Leão, com MD7 chutando perto do gol cearense, mas longe de fazer tremer o Castelão.

Num jogo igual, o Ceará começou a dominar as ações, tomando as iniciativas da partida, até que Alex Lima cometeu uma falta tola, empurrando o atacante cearense na frente da área. Falta, que na cobrança foi na trave, e na volta, encontrou Mota, em posição irregular, sozinho, para de cabeça fazer 1 a 0 para o Vozão.

O primeiro tempo foi seguindo seu rumo, com as equipes jogando abertas, mas com um leve predomínio do Ceará. Aelson acabou evitando um gol cearense, num bola que foi em seu braço, onde o árbitro poderia ter marcado pênalti.

Para o segundo tempo, o jogo não mudou. A primeira tentativa foi do Leão, com Luciano deixando Márcio Diogo de frente para o gol, mas MD7 chutou longe outra vez. Na sequência, Alex Lima perdeu uma dividida na lateral direita do Avaí, a bola foi cruzada para a área e encontrou o rápido e veterano Magno Alves: Ceará 2 a 0.

Aparentemente, o jogo estava decidido. Porém, HM colocou Beto no lugar de Rodrigo Thiesen, mas o resultado não surgiu muito efeito. Mais tarde, aos 25, de uma só vez, saíram Luciano Marquinhos, para as entradas de Tauã Ricardinho, respectivamente. O Leão melhorou.

Aos 32, numa iniciativa de Cléber Santana, a bola sobrou para Beto, que girou e marcou para diminuir o placar. 2 a 1.

Até o apito final, o jogo apresentou oportunidades para ambas as equipes, mas nas vezes em que esteve perto do gol, o Avaí não conseguiu empatar.

Complicou. Agora é tentar fugir da mesmice...


SURPRESA INÓCUA
O técnico Hemerson Maria surgiu com uma surpresa na escalação do Avaí, ao sacar da equipe o lateral direito improvisado, Ricardinho, começando o jogo com outra improvisação, o zagueiro Juliano. Em termos práticos, nada de novo, pelo contrário, ainda que um chute de Juliano tenha sido a tentativa mais aguda do Leão no primeiro tempo.

O time de HM saiu jogando com: Diego; Juliano, Alex Lima, Bruno Maia e Aelson; Eduardo Costa, Rodrigo Thiesen, Cléber Santana e Marquinhos; Márcio Diogo e Luciano.

No início do segundo tempo, HM colocou Beto no lugar de Rodrigo Thiesen, e aos 25 minutos, de uma só vez, tirou Luciano e Marquinhos, para as entradas de Tauã e Ricardinho, respectivamente.


TEMOS GOLEIRO
O jogo de ontem no Castelão, apesar de muito corrido, não teve muita chances de gol, de lado a lado. No entanto, na segunda etapa, pode-se dizer com clareza solar que o goleiro Diego salvou o Leão em duas oportunidades.

Não tenho qualquer dúvida de que Diego é o titular absoluto da camisa número 1 do Avaí, mostrando outra vez muita competência.


DEFESA COMPLICADA
A defesa do Avaí não foi muito exigida, e quando foi preciso, até respondeu com boa desenvoltura. No entanto, tanto no primeiro gol quanto no segundo, as falhas de Alex Lima foram preponderantes. Bruno Maia foi regular,  mas ainda sem jogar aquele futebol quando de sua chegada.

Nas laterais, continuamos com problemas. Saiu uma improvisação que vinha dando razoavelmente certo, Ricardinho, para entrar outra, uma aposta, Juliano. O zagueiro improvisado estava fora de seu habitat. Era visível. Foi dele o chute de maior perigo contra a meta cearense. No outro lado, Aelson novamente fez um partida sem impor um apoio ao ataque e continuando limitado na marcação.


MEIO DE CAMPO SEM INSPIRAÇÃO
Não vou discutir as qualidades técnicas dos jogadores do Avaí. Eduardo Costa, Cléber Santana e Marquinhos não precisam provar nada para ninguém, mas está faltando algo para um melhor entrosamento, algo mais incisivo, mais agudo. Novamente ficaram devendo  e outra vez a presença de Eduardo Costa não garantiu uma melhor marcação, como em outras jornadas. Para piorar, seu parceiro Rodrigo Thiesen não esteve numa noite das melhores, errando muitos passes.

Da mesma forma, a estrela de Marquinhos tem brilhado apenas em lampejos, sem uma sequência que possa dar mais estabilidade ao time. Cléber Santana, por sua vez, foi o mais esforçado, fez uma boa partida, ainda que tenha contado com a pouca inspiração de seus colegas.

Ricardinho entrou no lugar de Marquinhos, e logicamente não foi decisivo, mas coincidentemente, o Avaí ficou mais ágil.


ATAQUE INOFENSIVO
Quando o Avaí entrou em campo com Márcio Diogo e Luciano, confesso que desanimei. MD7 não é nem sombra daquele jogador que nos impressionou antes da Copa das Confederações, perdendo gols incríveis, como contra o ASA e chutando na "lua", como em Fortaleza.

Luciano tem algum problema sério.Toda vez que começa jogando, e já escrevi isso aqui, não consegue fazer uma boa partida. Ontem, na primeira etapa, só lembrei que ele estava em campo quando li a escalação. Desaparecido, sem participação, ficou devendo.

Beto entrou, trombou e fez o gol. Menos mal. Não é habilidoso, mas está longe de fazer corpo mole ou pose. Tauã não teve tempo de chegar perto do gol cearense, sem nenhuma expressão na partida.


SOB APARELHOS
A rodada foi madrasta com o Avaí, mas há que se entender que ninguém fica impune com quatro derrotas consecutivas. Por três vezes deixamos de entrar no G4 e mais uma derrota fez o Leão cair para a oitava colocação.

Vale lembrar, restam três jogos, América-RN, na Ressacada, no próximo sábado, depois ABC, fora, em Natal, e finalizando contra o Boa, na Ressacada. Infelizmente, o Leão já não depende de suas próprias forças...

É jogar, vencer e rezar...


SOLIDARIEDADE
Interessante o comportamento das pessoas depois da retratação deste blogueiro, após a nota divulgada no último sábado. Recebi muitas mensagens, alguns telefonemas, todos enfatizando que fui precipitado, que errei, mas mesmo assim elogiando a postura por ter assumido o erro.

Evidentemente, existem aqueles que preferem ver o circo pegar fogo, e que após a divulgação da nota, não pararam de jogar gasolina no material que queimava...

Fico com as palavras colocadas no twitter pelo avaiano Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, ilhéu, médico, amigo de infância e radicado no Rio de Janeiro:

"Solidariedade ao amigo, avaiano apaixonado que nos põe em dia com as coisas do Leão Azurra. Todos erram, os grandes reconhecem."


RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!

Saudações AvAiAnAs!

18 Comentários:

Paulo Silveira disse...

Que jogo tu viste André?
Posição do Mota irregular no primeiro gol? Aí já é paranóia.

http://tinypic.com/r/2wdaarn/5
http://tinypic.com/r/2z6v3au/5

...
Falta, que na cobrança foi na trave, e na volta, encontrou Mota, em posição irregular, sozinho, para de cabeça fazer 1 a 0 para o Vozão.
...

fabricio disse...

acho que chegou a hora de o torcedor se mexer e fazer um protesto contra essa palhaçada q estão fazendo com o avai... temos q pegar os fdp ja no aeroporto. todo mundo tem culpa dessa merda todadesde o presidente até o último jogador q seja. todo mundo tem culpa dessa merda toda. se quer se redimir vai na tv e fala oque ta acontecendo. sejam homens cambanda de cagão. não é mole não... honra camisa do leãooo

Anônimo disse...

Bom Dia Andre.
Penso que ja era, Icasa venceu, doladela venceu, so uma catastrofe para um dos dois nao subri, nao sei o que e pior, ver Icasa na serie A ou doladela e aguenta gozacao ate eles forem pra zona...
HM errou em por Alex Lima, ja mostrou que nao tem capacidade, o time estava bem com a posse de bola, mas falta um matador e esse ano nao tivemos, se encaixaria como uma luva nesse elenco, e aquele acesso em homenagem a Heracles nao vira...
Abraco Andre
Ewerton

Raniere disse...

André, com Aelson na esquerda não chegaremos a lugar algum. Com Alex Lima na zaga não chegaremos a lugar algum.
Acho que o Avaí fez sua melhor partida desde o jogo contra o dragão goiano, merecia empatar ontem, mas como todos sabem, a bola pune a incompetência.
Ficou muito difícil, mas se analisarmos a tabela, Avaí e gambás tem os jogos teoricamente mais fáceis, e o Sport, assim como o Ceará, tem bom time mas é inconstante, ou seja, tudo pode acontecer.
O Avaí deixou escapar uma chance de ouro pra subir logo, mas agora é secar os adversários e ganhar os jogos que restam.
Tira o Alex Lima e coloca o Juliano, tira o Aelson e coloca QUALQUER OUTRO, deixa o Luciano para o segundo tempo, manda o Anderson Uchoa jogar com mais vontade e vamos pra cima do América-RN no sábado.
Grande abraço.

Túlio Carvalho disse...

Ficou difícil, mas não impossível.
Sinceramente não acredito no acesso, mas vai saber.

Minha escalação:
Diego
Alex Reinaldo, Juliano, Leandro Silva, QUALQUER UM MENOS AELSON
Eduardo Costa, Ricardinho, Cleber Santana, Diego Jardel, Marquinhos
Márcio Diogo

Anônimo disse...

MISTÉRIOS, COISAS DIFÍCEIS DE EXPLICAR.

Agora que, tardiamente, o HM se viu obrigado a sair da letargia, mudando esquema etc., ainda assim manteve a sina de não tirar quem vem jogando mal.

Alex Lima sozinho foi responsável pela perda de pontos preciosos em jogos anteriores, justamente os pontos que ora fazem a diferença e Luciano é um peladeiro irrecuperável. A insistência com esses dois foi uma tremenda sacanagem de HM para com o torcedor avaiano.

O Rangel, esse menino que veio do Camboriú, é mais jogador que Luciano, chuta de fora da área e só entrou contra o Asa pra quebrar galho na defesa. Fica de fora porque ameaça mais o adversário que o Luciano? É o que parece.

Quer ser titular no Avaí? Vai aqui uma dica, jogar bem não é o caminho.

Já corre um papo, (é claro que papos vão correr e muitos) de que há muita insatisfação dentro do plantel por conta desse privilegiamento do HM por esse grupo limitado de jogadores. Não venha alguém dizer que não se incomodou com isso. No popular chama-se panelinha.

Outra mancada foi não ver que o Galego está estropiado, que não vem aguentando o rítmo. Do jeito que está, o Galego atrapalha, tem de carimbar todas e vem perdendo todas. Depois que saiu, o time teve mais dinâmica, com Ricardinho, com Tauã, e quase fez o resultado, mas HM só se tocou tardiamente, adorando ver a vaca descer o barranco em direção ao brejo. Não quis largar do mesmismo em tempo hábil.

Hemerson Maria já adquiriu status de treinador, superou a fase subalterna de lidar com juniores, já tem um nome na praça, o Avaí já pode ser página virada em sua vida.

São contundentes as paixões que o futebol desencadeia na mente dos homens, dos torcedores como eu, não posso negar, mas também dos que trabalham dentro dele. Paixões desencadeiam desatinos, mistérios, coisas difíceis de explicar. - Roberto Costa

Anônimo disse...

Acabou...
Deu pra bola...
Só nos resta "agradecer" a esse plantel de jogadores que nos envergonhou e continua a nos envergonhar a até agora com o desempenho pífio nas últimas partidas...
Tirando o Diego, não ficaria com nenhum deles para 2014.
NENHUM!!
Ora, vão jogar em times sem tradição, que não tenham torcida, que não tenham chances de ganhar nada...que não aspirem nada no cenário nacional...
Não merecem o nosso reconhecimento...nenhum vestiu nossa camisa de forma convincente.
Aliás, pelo jeito que as coisas andam (ou melhor, não andam), acho que não vamos fazer sequer 60 pontos...
M10 e CS88 tiveram lampejos de bom futebol...mas foi muito pouco...também não sentiria falta dos mesmos no ano que vem...
Ao treinador, obrigado pelos serviços prestados, mas também precisa dar outra volta pelo mundo do futebol para apreder um pouco mais...
Para 2014, gostaria de ver um Avaí renovado, um Avaí que traga de volta o dna da raça em suas entranhas, do comprometimento, da vergonha na cara.
Obviamente, com muito PROFISSIONALISMO na gestão, acima de tudo...
Que o próximo presidente...seja um homem conheça do ramo, que tenha a linguagem do futebol, que seja um gestor moderno, que motive a todos no clube, mas que ao mesmo tempo possa ter "pulso" firme para dirimir as desavenças internas e para cobrar bons desempenhos da comissão técnica e jogadores quando for preciso...
Zunino foi sim um grande presidente...e a ele devemos agradecimentos...
Mas, é hora de renovar...de reclicar...de aplicar novas práticas e idéias...
Acorda Avaí!!!
É isso...
Eduardo

Anônimo disse...

O de sempre, bolinha pra la e pra ca improdutiva na intermediaria, sem penetração, sem finalizações.

Sentimento de frustração é maior do que quando fomos rebaixados. na epoca tinhamos um time fraco para a serie A. Hoje tem um time que chegaria na serie A.

quando o futebol ta ruim, tem de ganhar na garra. faltou...

perder para o ceara no castelao, nada demais. agora PERDER PARA O ASA REBAIXADO E A GENTE PRECISANDO DE UMA VITORIA SIMPLES E ANDANDO EM CAMPO...

deu...agora é secar os letrados.

Silvio;

Unknown disse...

Me perdoem, mas mesmo com Alex e Maia na zaga, Aelson na esquerda, Ricardinho na direita e o pior centroavante do mundo, Beto, nós chegamos no G4 e TODO MUNDO dizia que o Avai subiria.......TODOS !! Posso estar errado com alguns, mas imagino qual o problema de vcs em nao dizer o que pensam. Eu nao to nem aí e foi dinheiro SIM !! Tudo na vida é dinheiro para muitos e nao existe nenhum tolinho hoje em dia que pelo menos nao tenha ideia de como funciona o futebol no Brasil !! O problema é que na nossa casa fica dolorido !!
Entao quer dizer que alguns tambem nao foram á um bar com alguns da Mancha ?? Ahhhh, muito bemmmm !! Com licença que eu vou me retirar, porque é brincadeira o que ando lendo por aí !!

Marcelo Alves

Anônimo disse...

Infelizmente eu tinha razão.
Agora é pensar 2014 e nova Série B. O problema é que entra ano e sai ano e a mesmice continua, fazemos, sempre, um time fraco, capenga, cheio de pernas de pau que jogam no Avai porque são baratinhos, mas mostram um futebol coerente com o preço.
Significa que no ano que vem vamos assistir muito mais do mesmo, porque os cofres continuarão vazios, salários continuarão atrasados, não teremos centroavante nem laterais, além de ter que ir pra Ressacada assistir o Márcio Diogo, o Luciano, o Aelson, o Ricardinho, o Roberson, o Rodrigo Thiesen, Alex Lima e assemelhados.
O Alex Lima não poderia ser escalado nunca mais no Avai, porque é um inconsequente, pouco inteligente, destemperado e perna de pau que, novamente, prejudicou o Avai e, ainda, é pago pra fazer isso.
O Avai tem que começar contratando gente competente pra cuidar do futebol do clube.
Tem que ter um técnico que perca jogos, pelo menos, tentando vencer e, não técnico que entre em campo pra não ganhar.
Esse foi mais um ano perdido, que trouxe, apenas, mais prejuízo e nenhuma conquista, quero me enganar, mas acho que o ano que vem vai ser mais um replay desse Avai genérico.
Bighal.

Anônimo disse...

Bom Dia, André. Eu e muitos outros avaianos, com certeza não dormimos bem apos a partida contra o Ceara. Quando o sono não chega, ficamos matutando o que deve ter acontecido. Vem muitas ideias na cabeça, ai eu lhe pergunto.

1º - Em qual jogo que Luciano entrou jogando ou ne decorrer dos jogos que nós venvccemos.

2º - Em quel jogo Tauã entrou e nós viramos o jogo.

3º - Alex Lima , foi premiado na expulsão no Clássico.

Hermeson Maria teve duas otimas oprtunidades de subir com o AVAI em 2012 e 2012. Manda embora após o término do Campenato e traz outro com experiência pra 2014.

Faz uma limpa no depto de Futebol . Julio Romdinele, errou em 85% de suas contratações.

Abraços.

Marcos Aurelio.

Paulo disse...

Anonimo, tenho pena é do Avaí e de nós torcedores !!! a casa caindo, e o presidente em exercício e futuro presidente de férias em Pernambuco !!! Acho que entendi quando ao final do clássico, o Diego falou "nos abandonaram" ,,,sem salários e o presidente de ferias !!! "épacabá"

André Tarnowsky Filho disse...

Paulo Silveira,

Faço comentários pelo que assisto, não fico esperando o que dizem nas rádios...

Saudações AvAiAnAs!

André Tarnowsky Filho disse...

Fabrício,

É verdade. Se eles estão insatisfeitos com alguma coisa, ao menos tovessem hombridade para esclarecer a razão dessa fase rasteira...

André Tarnowsky Filho disse...

Ewerton,

Lamento em ter que concordar contigo...

Não creio que o "doladelá" chegue... Quanto ao Icasa, vai brigar com o Caerá pela quarta vaga. O Sport se recupera...

Sobre o HM, também frustrou minhas expectativas...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Túlio Carvalho,

Essa tua escalação vai aparecer na BDA de amanhã.

Ótima alternativa para o HM.

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo