sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bom dia, Azurras!

DERROTA NOS ERROS DENTRO E FORA DE CAMPO
Foto: Ricardo Petcov/Infoesporte
Pelas declarações do meia Marquinhos na tarde de ontem, as coisas no Avaí parece que não estão em seu curso normal. A insatisfação nas palavras do Galego estavam claras, explícitas, dando conta que os salários estão atrasados e que o clube vem tendo problemas desde fevereiro para deixar a casa em ordem.

Diferente do que diz a imprensa, a quem M10 rotulou de "covarde e safado", a parte do que ele recebe pelo clube, inclusive os salários de CS88 e EC5, também estão atrasados. Ele esclareceu que o Grêmio paga parte de seu salário, não a totalidade.

Dia desses, meu amigo e parceiro do blog Roberto Costa, comentou na Bom dia, Azurras! que havia um vácuo de autoridade dentro do Avaí, após o afastamento de João Nilson Zunino para tratamento de saúde. Não duvido.

Sempre disse aqui, que não considerava ideal para o departamento de futebol do clube as presenças do professor Ênio Gomes e Júlio Rondinelli. Por mais que respeite o professor Ênio, seu negócio nunca foi o futebol, mas planejamento. Quanto ao Rondinelli, há um percentual enorme de erros em contratações, ainda que isso seja muito relativo.

Ao que parece, a questão salarial pode ter incomodado o elenco avaiano, assim como incomoda a todos nós. Porém, ainda que haja salário atrasado, há algo que precisa e deve ser esclarecido: qual a razão para um declínio tão acentuado no futebol do Avaí após aquela aula dada na partida contra o Bragantino?

Pelo visto, o Avaí acabou perdendo para suas próprias deficiências, principalmente pela falta do canal aberto entre a direção e o vestiário.


A ARTE DE DETURPAR AS COISAS
Para quem não sabe, deturpar, segundo o dicionário, é alterar, corromper, desfigurar, estragar. E foi isso o que fizeram alguns torcedores "doladelá" nas redes sociais, ao pegar meia frase do meia Marquinhos numa entrevista que durou 18 minutos...

Dizer que os salários estão atrasados desde fevereiro não passa de falácia. O que M10 disse foi que os problemas começaram em fevereiro: "Esse problema de salário atrasado vem desde fevereiro..."

Caso o clube tivesse três meses de salários atrasados, perderia toda a razão e os jogadores buscariam a quebra contratual na "dona Justa", com 100% de chance de ter o pedido acolhido. Porém, isso não aconteceu e não está acontecendo...

Curioso é que, como estamos em época eleitoral, tem blogueiro avaiano (ao menos se diz...) entrando na marola criada "doladelá"...


UM AMIGO CHAMADO NILTO
Ontem pela manhã, tive o prazer de receber uma ligação do conselheiro do Avaí, Nilto Osvaldo Rodrigues, que faz parte da chapa AVAÍ MAIS FORTE. Bom papo, Nilto é uma figura ímpar, daquelas em que a conversa fluiu fácil, sempre com o intuito de ver o Leão cada vez melhor.

Para minha satisfação, ele confirmou tudo o que escrevi na Bom dia, Azurras! de ontem, sem mexer numa vírgula, inclusive sobre a puxada de seu tapete. Aliás, para não dizer que concordamos em tudo, ele comentou considerar desnecessário a divulgação do valor da mensalidade de conselheiro no edital de convocação da eleições.

Além disso, confirmou que recebeu o convite de outro conselheiro, seu amigo Francisco José Battistotti, para integrar a chapa SEMPRE AVAÍ, mas já estava fechado com o ex-presidente Flávio Ricardo Félix.

Uma conversa assim, ponderada, madura, consistente, é o que muitos precisariam ouvir para conter um pouco essa pose máscula que alguns sempre despejam nos teclados...


GOLAÇO DO AGUIAR
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

No final de 2011, quando o Avaí havia sido rebaixado da Série A, meu camarada Alexandre Carlos Aguiar montou um dossiê dividido em nove captulos, todos devidamente reproduzidos neste blog.

Como não deve nada a ninguém, nem ao seu empregador, Aguiar fez uma análise crítica da situação do Avaí Futebol Clube, em todas as áreas, inclusive sobre o Conselho Deliberativo, onde colocou textualmente: "CD em qualquer entidade, tem um caráter fiscalizador e inquisidor. Ele define quais ações da Diretoria Executiva são interessantes e quais as que darão uma ré estrondosa. E delibera, ou seja, de acordo com o Estatuto em voga na entidade, dá as cartas e aprova ou não o que lhe cair às mãos. Ele é quem determina quais são as linhas de ação a serem conduzidas pela administração."

A íntegra desse texto foi utilizada pela chapa AVAÍ MAIS FORTE, mas com intuito de desdenhar do que disse Aguiar. Melhor seria terem assumido que vamos fazer um CD tal qual a receita prescrita por ele. Afinal de contas, para uma chapa repleta de ex-conselheiros e presidentes, antes de se colocar à disposição do CD, melhor entender seu papel...

Pisaram na bola os "teenagers" candidatos ao CD, que querem ficar mais fortes. Talvez cresçam...


REGISTRADA
Tenho notícias de que a chapa SEMPRE AVAÍ já está, com os nomes de seus 200 candidatos ao Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube, devidamente registrada, fato este que aconteceu no final da tarde de ontem.

Como havia mencionado na Bom dia, Azurras! de ontem, fiquei impressionado com o elevado número de novos conselheiros que se colocaram à disposição da chapa. É uma renovação considerável. Gente bem preparada, que não colocou seu nome apenas para fazer figuração.

Na verdade, quem ganhou com esse processo eleitoral foi o próprio Avaí Futebol Clube, que antes mesmo de qualquer posição, desse ou daquele lado, precisa ser preservado para ter um futuro ainda mais glorioso.


CHEVETTÃO 2014, BARATINHO, BARATINHO...
O avaiano gente boa Gilberto Rateke Júnior, ontem, no portal Todo Esporte SC, escreveu um texto bem interessante, "Campeonato Catarinense 2014, uma fonte de renda". Nele, Rateke lembra que:

1) Criciúma ainda briga para se manter na Série A;

2) Chapecoense vai disputar a Série A, em 2014; e

3) Figueirense, Joinville e Avaí estão na páreo para disputar a Série A, ano que vem.

Como Rateke disse, o futebol catarinense está com sua visibilidade em alta. E este é o melhor momento para "vender" o seu produto, que além de valorizado tem um público fiel e consumidor por natureza.

Infelizmente, o direito de transmissão do Chevettão 2014 já foi vendido até 2017, e ainda que tenha um valor progressivo, saiu baratinho, baratinho...


PARABÉNS, RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!
Inaugurada em 15 de novembro de 1983, a nossa Ressacada, o estádio Aderbal Ramos da Silva, está completando seus 30 anos nesta data.

Nos seus 30 anos, a nossa casa está a cada dia mais bela, sendo motivo de orgulho para todos os avaianos.

Como sempre digo, lugar de avaiano é na Ressacada, e hoje, mais do que nunca, nosso belo reduto merece nosso abraço!


Saudações AvAiAnAs!

4 Comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Grato pelas palavras do amigo. Ainda que do alto de meus 52 anos já tenha visto cometas amarelos e sóis vermelhos a rodo, sempre penso no que Darwin pensaria das toupeiras, bichos que cavam buracos embaixo dos próprios pés e comem a raiz por baixo.

Sobre a questão do financiamento de nosso campeonato, agora devidamente gabaritado, queria, muito, que a chapa Avaí Mais Forte apresentasse uma proposta digna de méritos, haja vista que dois de seus valorosos membros participam alvissaramente do rede que nos oprime.

Claro, nesta hora, calam-se césares e cleópatras, afinal, o Nilo pode secar.

Sergio Nativo disse...

Não adianta dar entrevista e não responder o que todo torcedor avaiano quer saber: - Qual a razão para um declínio tão acentuado no futebol do Avaí após aquela aula dada na partida contra o Bragantino? Eu sei, mas não posso dizer, caso contrario teria que fazer como você fez, mesmo que tivesse 100% certo, por falta de provas teria que me reparar publicamente. Não existe bobo no futebol, no Avaí não é diferente. É por essas e outras que a partir de hoje estou dando um tempo em tudo relacionado ao Avaí. Chega de estressar por quem não te da prazer. Futebol socializa, é prazer, lazer e diversão. Nada no Avaí é fácil, mas três anos seguidos de bagunça é dose. Foi tempo suficiente para alguma coisa ter sido mudada. So volto a viver do dia a dia do Avaí com novo elenco, novo técnico, novos ares na ressacada.

Paulo disse...

Sergio, acho simples, esses meninos (putz), com salários atrasados, e ainda com a ausência do Zunino em função de grave doença, ficaram sem o dim dim prometido, e o presidente em exercício estava de ferias em Pernambuco... ou seja...amadorismo...por isto que eu acho que em função da saída do Zunino da presidencia, temo pelo futuro do Avaí, pois embora não seja um presidente com 100 % de acertos, ainda era um presidente presente, e tem um ditado no meio empresarial, que diz "Os olhos do dono, engorda o gado" !! simples !!! AMADORISMO !!! deixaram a casa ruir !! (minha sincera opinião)

Anônimo disse...

Como sempre o principal responsável , herói quase santo, nao teve responsabilidade alguma pelos 40 milhões de ROMBO, salários atrasados há vários meses, um caminhão de processos trabalhistas nas costas do clube, deve ter sido culpa do vice

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo