quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O fim da era Zunino, by Paulo Branchi

Avaliar um período de 12 anos de uma administração de um clube de futebol não é tarefa simples. A instabilidade da gestão , provocada pelos resultados imprevisíveis dentro de campo, tornam complicada a condução do processo e complexo o resultado geral.
Para fazer uma boa análise é importante ver o todo, mas necessário explicitar as partes, para buscar uma conclusão mais precisa possível. Não se trata de uma avaliação das coisas boas ou ruins da pessoa , mais sim dos resultados de sua atuação.
Vai muito além de ser contra ou a favor, pessimista ou otimista, simpático ou antipático. É perceber o que melhorou ou piorou, onde era possível chegar e se chegou , onde dependia apenas de suas forças ou não.
Considerando estas observações é possível afirmar que , João Nilson Zunino, desenvolveu uma administração marcante na história do Avai.
Positivos
Em nenhum momento , apesar das falhas dos primeiros anos , o time deixou de participar da Série B, divisão que estava quando assumiu. Vários clubes do mesmo porte , neste período, caíram para as Séries C ou D.
Reconquistou a hegemonia estadual. Hoje, o Avai é o mais vezes campeão de Santa Catarina.
Apesar de permanecer apenas três edições , levou o clube de volta á Série A, divisão que não frequentava havia 30 anos , fazendo a melhor campanha de um Catarinense, até agora, na elite.
A clube conseguiu projeção nacional e  internacional  de uma maneira que , até então, não tinha atingido.
A modernização da Ressacada e a construção do CFA deram grande valorização ao patrimônio.
O clube também mudou sua estrutura interna com melhorias no departamento médico e de preparação física , além de gestão profissional no Marketing, planejamento e administrativo. Ganhando , com isso , o certificado ISO 9001.

Negativos
A dívida , que só com Zunino passa de R$ 12 milhões, é o maior problema que fica para a próxima gestão.
O trabalho de formação de atletas muito deixou a desejar. Troca constante de profissionais, estrutura e investimentos precários , impediram o Avai de formar atletas de alto nível , como fizeram Figueirense e Criciúma , no período. Somente agora, já no final da gestão, a base ganha prioridade. Os resultados ainda demorarão para acontecer.
Os financiamentos do próprio presidente muito ajudaram , mas tornam-se problema por não ter possibilitado a busca de outras soluções.
O longo tempo no comando desgastou o presidente , que com problemas de saúde, perdeu força no comando e sofreu com protestos por atrasos de salários.
Fica um legado positivo , mas que precisa de ajustes. Esta será a missão de Nilton Macedo, presidente que assume hoje, como sucessor alinhado com a gestão de Zunino.
* Paulo Branchi é narrador e comentarista na CBN Diário e TVCOM, do Grupo RBS

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo