PREDICADOS PARA UM BOM PLANTEL, by Roberto Costa
Certa vez, na Ressacada, participava de conversa em um grupo em que Áureo Malinverni estava presente. A certa altura, Áureo disse algo que pode parecer o óbvio do óbvio, mas que nem sempre éobservado nas diversas equipes, em especial nas de médio porte, essas que vivem na gangorra entre as séries A e B.
Disse o Áureo: "O ideal para um treinador é trabalhar com um grupo formado não de boleiros, mas de atletas jogadores de futebol".
Não só pela força da sonoridade, mas também em razão do seu significado, a palavra atleta sobressai na frase. Atleta é o esportista que realmente se cuida, que já ouviu, entendeu e acreditou no ideal latino "mens sana in corpore sano" e fez dele a sua síntese, o princípio base da preservação de seu capital inicial, que é feito de sangue, músculos e nervos.
A chegada de Chico Lins, que foi atleta e de sucesso, é alvissareira neste aspecto. Que não tenhamos no próximo ano de ouvir os desagradáveis comentários de que determinado jogador é parceiro da noite. Esperemos que a supervisão de Chico Lins seja determinante para que se contrate bem, que se gaste de forma inteligente o dinheiro do Clube. Esperemos, sobretudo, que Chico Lins não durma no emprego.
A presença de dois, no máximo três figurões pode fazer bem ao grupo, mas os demais, que vão ser o motor do time, que sejam atletas jovens e ambiciosos de vencerem na vida, dispostos a engrossar seus currículos com conquistas, e não mercenários de mentes decadentes, imediatistas, incapazes de se empolgarem com algum sonho.
* Roberto Costa é associado do Avaí FC
* Foto: Alceu Atherino Neves






Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.