Um processo em contínuo desenvolvimento, by Alexandre C. Aguiar
Na noite deste dia 12 de dezembro, diferente do que muita gente pensa, não se encerra um ciclo, mas permanece um projeto que obteve êxito, tirando o Avaí Futebol Clube do amadorismo e o colocando na vitrine do futebol brasileiro, como um clube de futebol com possibilidades. E é isso o que importa.
Não tenho nenhum pudor ou vergonha em dizer que a administração Zunino foi das mais vitoriosas de nossa história, nos tempos modernos do futebol no Brasil. Se em outros anos, antes dessa administração, dependíamos da venda do almoço para pagar a janta, porque era assim que funcionava o futebol no Brasil, agora andamos com nossas próprias pernas, graças ao caráter empreendedor da última gestão. E não estou falando do dinheiro investido pelo presidente Zunino no clube, até porque qualquer pessoa em sua condição e com o amor que tem pelo clube, faria. Estou falando da estrutura administrativa, feita no silêncio, sem alardes, sem o cacarejar típico que fazem os incompetentes. Hoje, qualquer um que assumir o Avaí, desde o atual grupo de gente responsável até alguns perdedores vingativos, terá condições de tocá-lo adiante. Por isso, dou salvas ao presidente Zunino pela sua iniciativa.
Todos os erros e acertos listados pontualmente aqui e ali fazem parte do processo e algum outro dirigente teria os mesmos resultados, ainda que seria difícil suportar as dificuldades sem nunca abandonar a causa. Dedicar estes anos na formatação da estrutura interna, sacrificando títulos e campanhas, poucos fariam. E é algo que não ganha votos, por incrível que pareça, mas é o que dá viabilidade e musculatura ao clube.
É visível, contudo, que durante este período, um massa disforme e interesseira quis impor regras e condutas baseadas num ótica romântica de se fazer futebol, completamente fora do contexto de nossa realidade. Gente que dizia torcer para o Avaí, mas focava seus escopos em times europeus, como se as regras de lá valessem naturalmente para cá, e torcia para o fracasso quando isto não era atendido, numa forma de validar suas teses e imposições. E, não obtendo êxito, disparou durante anos a fio uma saraivada de rancores, ofensas e insultos, dos mais cascudos aos mais covardes. Claramente essa postura tem uma origem identificável, partindo de derrotados em eleições passadas e aliciando adolescentes submissos ao longo do tempo. Se tivéssemos críticas propositivas, que norteassem para um objetivo comum, o crescimento do Avaí Futebol Clube, ao invés de exposições de cunho meramente pessoal, seria um avanço indiscutível na condução de uma estrutura cada vez mais forte, sem arroubos preconceituosos ou levianos.
Entretanto, apesar dessa torcida contrária, o Avaí segue firme e em desenvolvimento.
A etapa que se consolida nesta noite de quinta-feira garantirá mais um processo ao crescimento do Avaí, para alegria de sua imensa torcida e para desespero de uns poucos.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC
Sim, sim....em continuo desenvolvimento !! R$ 50.000.000.....51.000.000
52.000.000....53.000.000....54.000.000.....55.000.000....desenvolve que é uma maravilha !! ......e parabens pelo trabalho, a Ressacada tá linda !!
(Marcelo Alves)
Conheço duas boas farmácias do Centro que vendem lencinhos a preços camaradas.
Deve ser no mesmo lugar que tu comprou para secar um saco e durante 12 longos anos.......O mesmo saco que enfiou estes R$ 50.000.000, aí encima no traseiro do Avai......fora a meia centena de açoes trabalhistas que estao vindo por aí.......e mais as denuncias de falcatruas que deixaram muito pombo na muda !! ....e se tú conseguires me provar que o que eu escrevi aí encima "É TUDO MENTIRA", eu me calo e te peço desculpas !!
Pode começar........eu espero !! ..............................................................
(Marcelo Alves)
Marcelo Alves, ter dívidas no futebol é algo naturalmente comum. Sabes que a maioria dos clube no futebol brasileiro vive assim, é do próprio sistema. Da mesma forma em relação às ações trabalhistas. A gente acaba parindo um elefante de indignação por causa disso, mas lamentavelmente é da cultura de nosso esporte. E segundo um amigo teu, muito conhecido, e que queria assumir o Avaí por estes dias, a dívida é administrável. Assim, bates um tambor pro santo errado.
Agora, dizer que isto é decorrente de falcatruas, aí o negócio é mais sério. Muito sério. E eu não tenho que provar nada, quem está dizendo és tu. Segundo um velho aforismo do Direito, que deves conhecer, o ônus da prova é de quem afirma.
Vais ter que provar o que acabastes de afirmar, caso contrário, sabes que isso gerar problemas, né, mô nego.
E te garanto uma coisa que ouvi ontem, lá no Majestic: a nova administração não vai perdoar nada. Entenda como quiser.
"Mô nego" Nao fala besteira, porque nao me borro com ameças e nao to nem aí....leia direito......eu falo em "denuncias de falcatruas".......e nao é isto que esta rolando por aí ?? Pois é disso que estou falando e estas noticias estao sim espalhadas aos sete ventos.
O que eu acho engraçado é a defesa de tudo aquilo que escrevi lá encima e pergunto.....como podem defender isto ??
Nao bato tambor para santo nenhum, mas sei muito bem oque é certo e o que é errado. me ensinaram isso....e tudo aquilo lá encima ta errado e ponto final !! Ou vaix dizer que tá certo ??
Eu nao duvido !!
(Marcelo Alves)
Nem estou pensando em te ameaçar, Marcelo Alves, o homem "daquela moto". Imagina.
És bem grandinho e não vestes calças curtas.
Só estou te dando a letra. Be care!
Ahhhhh, esqueci.....processa o CACAU !! Quero ver !!
Eu sou AVAIANO mô nego....e apaixonado sim senhor....e a unica coisa que eu torço é para que o novo presidente faça tudo completamente ao contrario do que foi feito até agora !!
(Marcelo Alves)
.....and take it easy !!
Ridiculo como todo o sempre !!
(Marcelo Alves)
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.