terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Desenhando o jacaré, by Alexandre C. Aguiar

São muito curiosas as alegações do pessoal que adora jogar pedras, mas não quer ser vidraça. Ou de quem se importa com miçangas, badulaques e ornamentos, fantasias, alegorias e adereços, e não com o conjunto da escola de samba. A árvore ao invés da paisagem. A vírgula ao invés do texto. Tirar as partes do todo e transformar esta parte no principal assunto. 
Ora, há uma discussão tola, improdutiva e sem noção quanto às camisas confeccionadas pela Fila® para o Avaí. Há gente defendendo tese de araque sobre uma simples manga, um selinho, uma gola que “invadiu os espaços”. Vamos combinar, verão é época de férias, por isso eles não tem nada para fazer mesmo. E, o que é pior, a mãe de todas as sandices, ainda querem alegar que se está arruinando a carreira de um jogador como Marquinhos Santos e não se importando com os ombros largos da camisa. Chama a mãe que o pai tá doido!
Quando eu vejo isso, estes argumentos toscos e sem qualquer conduta lógica, eu começo a perceber que estamos longe, mas muito longe de  ser um clube de futebol representativo no cenário nacional, graças a estas conversas de comadre. As pessoas estão gastando energia desnecessária com costuras e cerzidos, mas não querem que se cobre mais volume de jogo deste ou daquele jogador.
Ou não têm mesmo o que fazer ou querem posar de críticos, achar sempre um defeito para ter o que dizer. A Fila® que não se importe, pois amanhã vão achar que as cores da camisa são diferentes ou que ela tem cheiro de… tecido. E se não forem as camisas serão os meiões e se não forem os meiões serão os calções.
Dizem que futebol é difícil. Não, não é. O que é difícil é agüentar isso, estas tolices.
Ora, para que alguns analfabetos funcionais entendam, não se está deixando de lado os detalhes da camisa para bater em Marquinhos Santos. O problema é que eles são menores agora. Não estamos com essa bola toda para rejeitar uniformes, com a qualidade que for, e contemporizar em relação à má disposição dos atletas avaianos. Ou de alguns deles.
É bom que se diga que Marquinhos Santos não será, jamais, execrado por qualquer torcedor. Ao menos pelos avaianos. Marquinhos Santos não tem que provar nada para ninguém. Ele está na galeria dos maiores ídolos deste clube. Faz parte da nossa gloriosa História. Tem lugar de destaque em qualquer discussão a respeito do Avaí. Se tornou uma lenda em nosso futebol e é temido por todos os adversários em nosso quintal, mesmo que não admitam. Uma jogada só, um passe, um toque, uma virada de pé e ele pode fazer o inominável, o assombroso, o indistinguível. É daqueles jogadores super-dotados, com uma inteligência acima da média. Ninguém tem o direito de acabar com a carreira deste jogador. Acho que nem ele mesmo.
Ocorre que ele jogando como tem jogado, de mal com técnicos, jogadores, com torcedores, com dirigentes e com a imprensa só tem a perder. E o Avaí junto com ele. Não nos serve. É dele que se espera os gols espíritas e os antológicos. É dele que se quer o calção sujo da grama e a canela sangrando. É ele que se quer extenuado e cansado, mas com sucesso escorrendo no rosto por ter levado o Avaí a mais uma vitória. Eu não quero jogador com má vontade no meu time, que isso fique bem claro. Até o senhor Marcos Santos. Ele pode ter todos os argumentos louváveis da vida, os existentes e os inventados, mas eu o quero sendo efetivo dentro dos noventa minutos de uma partida. Ou pelo menos em um só, mas sendo o suficiente para vencermos.
E eu quero Marquinhos Santos jogando e sendo efetivo com a camisa mais feia do mundo, porém nos fazendo vibrar por mais um título.
Se alguém quiser que fique com o jacaré com todas as alegorias e adereços, pois eu prefiro ficar com toda a lagoa e o Leão soberano sobre ela.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC

17 Comentários:

DISKCERVAGELADA disse...

Quer dizer que ninguém pode reclamar de nada?? Tudo que a turma do chefinho faz esta certo?? Aguiar, vai no mato pra ver se o urubu te pinica oooo!!!

Norton

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Putz e o cara não lê e já vem criticando, hehehe
Norton, lamento dizer, mas o analfabeto funcional serve pra ti também. Se tu leres o texto, bem lidinho, acho que vais entender. Ah, e pode ir pro mato na frente que depois eu vou atrás.

Anônimo disse...

Aqueles avaianos que vivem chutando um dos maiores jogadores da história do clube, senão o maior, devm estar querendo quem sabe a volta do Jesse, ou do Marcos Tora...quem sabe Camilo?

Que eu saiba, quem chuta seus maiores ídolos era a torcidinha do outro lado.

Apareceu agora uma tal de amial se achando o último mosquito da floresta que um libelo de ódio.

Parabéns! Deixa ele ir embora e colca ela no meio!

Beto

Anônimo disse...

Marquinhos é nosso grande jogador, é ídolo junto com Cleber, o que fica
difícil é quando a torcida quer o máximo do jogador, que já tem certa idade,
não é junior, em um ambiente infernal para se jogar futebol. E também
quando o cara olha para e frente e não vê alguém que resolva! Se não
dosar fica difícil! EDU

Unknown disse...

"Quando eu vejo isso, estes argumentos toscos e sem qualquer conduta lógica, eu começo a perceber que estamos longe, mas muito longe de ser um clube de futebol representativo no cenário nacional, graças a estas conversas de comadre"
Essa foi PACABÁ !! Foi para assinar embaixo de todos os apelidos que te chamam.......e eu me recuso a comentar isso !! Nao vou perder meu tempo. Estas pior do que antes.....no tempo do teu patrao.
Estas tao sozinho lá no "TEU LITTLE CORNER" que estas escrevendo merda para poder ser lido........em outro local.
Que decadência......Desiste mô quirido porque esta cada vez pior !!

Marcelo Alves

Alexandre Carlos Aguiar disse...

É isso que eu adoro, minhas fãs. Eu escrevo para vocês, comadres.

Anônimo disse...

a picuinha com o cara do marketing... se faz de intelectual e pensa que todos são tolos. Aguiar , já estais no mato??? O galego tá contigo? Quem fala o que quer escuta o que não quer.

Norton

Anônimo disse...

Quanta hipocrisia e falta de critério nos posts desse senhor.
Deve ser o convívio intenso com a turma da Bunda Arrombada, antes dos jogos, onde um defende a opinião do outro, custe o que custar.
Luiz

IVAN disse...

E ele acha que está abafando.... Ah Coitado!
Caro Aguiar (tento evitar o teu nome da mesma forma que evito o nome do time do lado de lá), mas hoje, e somente hoje, abri uma exceção, VAI TE CATAR CARA PÁLIDA! Muda logo de postura, para com essa implicância com a torcida avaiana, cobre (faz tempo que deverias cobrar) atitudes das cabeças que mandam dentro do AVAÍ. Responsabilize o teu chefe por estarmos vivendo situação tão vergonhosa. Responsabilize o teu chefe por deixar pra outro uma dívida quase impagável. Responsabilize o teu chefe por ter feito e/ou permitido um infindável número de "MARACUTAIAS E NEGOCIATAS". Que é Deus no céu e Zunino na terra, todos sabem, mas também não precisa escancarar a tua idolatria. E já te alertei, você não tem muitos fãs não, daria pra contar nos dedos de uma mão (sobrando dedos, é claro). Sinceramente, acredito que você receba algo mais pra postar tantas besteiras, mas sempre livrando qualquer insinuação sobre o chefinho. Como escrevi em outra ocasião, você que é o "CHATO" nessa história toda.
Vira o disco Mané!
Inté.
IVAN

André Tarnowsky Filho disse...

Caro Luiz,

Não vejo qualquer hipocrisia ou falta de critério no texto do camarada Aguiar...

Deverias, se tens cacife pra isso, é mostrar a tua cara, fugir do anonimato,e quem sabe conseguirias explicar quem é a turma da bunda arrombada... Os que ficaram sem bar? Os que não conseguiram vender camarotes? Os que não estão no marketing do clube?

Sobre defender a opinião do outro, custe o que custar, deves ter errado de blog. Tem um blogueiro, sim, que sabe de vários absurdos cometidos pelos "boleiros", mas se cala feito guri mijão para depois vomitar em festinhas de família. Conheces?

André Tarnowsky Filho disse...

DISKCERVAGELADA (Norton),

O espaço está aqui justamente para colocares tua opinião, independente de concordares ou não com o que está no texto. E de preferência, sem agressões...

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Creio que as coisas não são exatamente assim. Afinal, independente de ídolo, não há ninguém infalível. Além disso, muita coisa tem que cair nas costas dos que mais recebem e tem mais identificação com o clube e a cidade.

E nessa cobrança, coloco até mesmo uma "dura" nesses Camilos da vida, que nem isso foi feito por quem deveria ter assumido seu papel...

André Tarnowsky Filho disse...

Edu,

Assino contigo. Domingo, por exemplo, Arlan estava nitidamente sem confiança. E olha que recebeu alguns bons lançamentos...

André Tarnowsky Filho disse...

Norton,

"Picuinha com o cara do marketing"? Qual? Aquele que se aproxima das pessoas quando lhe é conveniente?

E outra coisa: não é nesse blog, nem no do Aguiar, que vai encontrar aduladores de jogador de futebol...

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Agradeço imensamente por estes caras terem sempre me dado este feedback. A minha proposta é exatamente essa, escrever o que penso e sem papas na língua. Vou polemizar, sim, vou provocar e não abro mão disso, do jeito que eu quiser e da maneira que achar melhor. Meu discurso é esse. Se fosse para agradar a alguns de vocês não seria eu e aí teria que ser roteirista de filmes da Disney. Pena que haja uma porção de analfabetos como alguns de vocês que não possuam argumentos dignos e aí entram nessa da agressividade. Mas, tá valendo também.
Repito, não vou agradar a nenhum de vocês. Quem não gostar que vá pescar, chupar um picolé de mamão com mel, ou vá à merda mesmo. Ou monte um blog e passe a jogar pedras no Avaí do seu jeito.

Mas eu não poderia deixar de responder a alguns.

Ivan, a gente nunca deve deixar um fã sem resposta, não é mesmo. Vai que ele fique traumatizado, tenha um surto qualquer e aí a gente se sente responsável.
Bom, Ivan, mô quirido, meu fã de muito tempo, queria saber onde eu impliquei com a torcida? Você chama essa meia dúzia de Zé ruelas de torcedores, incluso você? Não, essa gentinha, incluso você, não me representam como torcedores e, portanto, vou dar nos dedos, sem dó. Não gostou? Azar seu. Vá chorar debaixo das saias do bispo.
Sobre a tal dívida, te garanto que nenhuma dívida, em lugar algum, é impagável. Ela pode ser ruim de pagar, difícil, onerosa, mas não é impagável e o nosso presidente Nilton já deu essa declaração. Consulte as bases, se você souber ler, é claro. Dívida impagável é quando a organização entra em falência, o que não é o nosso caso de longe.
Agora, você fala abertamente sobre MARACUTAIAS E NEGOCIATAS. Lamento, você vai ter que provar.
E você mente quando diz que eu não tenho fãs. Você é o caso mais exemplar, me segue desde o Souavaiano, lembra? É muita idolatria sua para um rancor que aponta. Reconheço que não sou um sujeito bonito, mas desconfio que as tuas carências sejam grandes demais. Agora, lamento, não vou poder satisfazê-las.
Sobre ser chato é uma questão de ponto de vista, pois tenho engordado bastante, o que, de perfil, dá pra perceber que o volume abdominal tem aumentado.
Sobre a escrever besteiras você está sendo exigente demais. Você escreve uma porção de merdas e eu não te critico, poxa, que falta de consideração.

Caro Norton, como assim “se faz de intelectual”? Você acha que estas minhas mal traçadas linhas são coisas de intelectual? Se estes são teus critérios de leitura precisas rever alguns conceitos. Recomendo uma visitinha à biblioteca pública, pois ali, sim, há bons textos. Claro, você tem que se alfabetizar primeiro.

Ah, sim e temos o Luiz. Luiz, tens blog, não tens? Se não, tens um irmão gêmeo e que por sinal é muito famoso. Teu texto não me engana.

IVAN disse...

Pô de Galocha! Pelo jeito ficou brabinho. Mas não perderei tempo pra responder cada ponto dessa infindável réplica. Somente uma merece um comentário. Voce questiona se sei ler ou não, eu acredito que vc as vezes se comporta como um analfabeto funcional, vc não foi capaz de perceber que a expressão MARACUTAIAS E NEGOCIATAS está entre aspas. Vc sendo um cara de nível superior não sabe o que significa isso? Se não sabe é melhor repetir o primeiro grau. Se voce quizer, também posso te orientar onde, quem e quando um cidadão usou essa expressão (várias vezes). Talvez seja uma decepção pra vc, daí quero ver vc exigir as provas.
Inté seu chato.
IVAN

IVAN disse...

Voltando ao assunto, pra responder um chato é preciso ser chato tb. Pois bem, onde foi que vc leu a AFIRMAÇÃO da dívida impagável? Não percebeu o QUASE? E sabe o significado?
Sobre a época do S.A. lembro muito bem, vc rebatia todos que criticavam o chefinho. Daí qdo vc foi desmascarado, descobriram que eras funcionário dele, simplesmente saísse ou corresse todo magoadinho.
Sobre a tua perseguição nos "meiaddúzia de Zé Ruelas" sinceramente, perder tempo condenando esses gatos pingados, destinando 99% dos posts, é ser um bebezinho momado, e chato!
E pra encerrar, acredito que precisas de um tratamento urgente, fala com o chefe, talvez ele te recomenda algum profissional de confiança.
Tchauzinho!
IVAN

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo