domingo, 16 de fevereiro de 2014

Loureiro e Vicente: o sonho acabou, by Alexandre C. Aguiar


Talvez tu não conheças estes dois jogadores por estes nomes. Muitos disseram que eles jamais poderiam jogar juntos no time do Avaí. Embora de características diferentes, ambos ocupavam o mesmo lugar no campo, tinham interesses parecidos, disputavam a idolatria da torcida e os egos poderiam tolher-lhes a criatividade e as definições.
Evidentemente que grande parte destas análises vinha da mídia sonsa que nos serve e posa de inteligente, de torcedores metidos a sabe-tudo e de torcedores rivais, ora se não.
No mundo do futebol, qualquer time que tenha um maestro criador em seu meio de campo, um bom caminho para as vitórias já estará traçado. Para esnobar a patuléia ignara tínhamos dois. Que moral, hein!
Vicente foi formado no Avaí. Desde guri já despontava como um excelente meia, batedor de faltas e finalizador com habilidade ímpar. Cresceu no clube, jogou em outros, mas nunca deixou de referenciar seu amor às cores azuis e brancas do Sul da Ilha. Idas e vindas e seu amor era cada vez mais declarado como sem igual. Em 2008, na campanha maravilhosa do acesso, Vicente foi destaque e só não saiu do Avaí por dedicar-se àquele projeto de estar na série A. Foi considerado por Parreira como o craque do Brasileirão de 2009, ano no qual fizemos uma campanha memorável no campeonato brasileiro.
Em 2013 fez um ótimo campeonato catarinense e só não fomos campeões porque ali já começavam as picuinhas maiores que as paixões declaradas.
Por sua vez, Loureiro formou seu futebol em Olinda. Cresceu para a carreira no Sport Recife, passou por outros clubes brasileiros e foi tentar a vida na Europa. Destacou-se em meia temporada pelo Atlético de Madrid e escreveu seu nome no Mallorca. Disputou algumas partidas pelo São Paulo, depois Atlético Paranaense e veio para o Avaí, onde foi o craque da campanha vitoriosa de 2012. Saiu para o Flamengo sem muito destaque e voltou para a Ressacada.
Loureiro e Vicente compõem o meio de campo azurra, algo impensável anos atrás e que tornou um sonho, realidade.
O problema é que depois a realidade não virou o meio-campo dos sonhos, mas um pesadelo.
Coisas escusas, nebulosas e estranhas de bastidores, segundo dizem, têm atrapalhado o desempenho da dupla. Salários? Seria muita decepção se fosse apenas isso. Mas, é fato, não deu certo e a tendência é que se fique com apenas um deles, ou até nenhum.
Daqui por diante vou passar a chamá-los por seus sobrenomes, desconhecidos, como desconhecido se tornou o futebol da dupla. Quando passarem a jogar o futebol que nos fez sonhar, aí quem sabe eu os trate pelo nomes de batismo pelos quais ficaram bem conhecidos no mundo do futebol.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC. Foto acima: Mafalda Press

6 Comentários:

Anônimo disse...

Chatinho pra caralho esta perseguição einh Aguiar?

Quem sabe o laboratório atrasa 4 meses teu salário, a patroa ia querer teu couro em casa.

Melhor remar pra frente, tu só jogas contra !

M10 e CS 88 já deram títulos ao leão, e tu, fizestes o que, além de defender indefensável?

Chato!

Beto

Anônimo disse...

Sinceramente, acho que devemos respeitar todas os comentarios, mesmo que estes possam ser divergentes dos nossos. Esta dupla tem sim futebol, mas a fase no clube nao esta boa. E eles tambem sofrem com o reflexo deste clube desorganizado, desde a entrada do socio na catraca eletronica onde as carteiras sempre apresentam problemas. Respeito os atletas e funcionarios, o momento como disse nao esta bom, mas devemos acreditar na melhora, ou desistir, mas ficar martelando em comentarios, vaiando o time, criticando o jogador, idolo, desconhecido ou novato, eu penso estar sendo repetitivo e chato. Vamos torcer gente. Marcelo

Anônimo disse...

Quando imagino uma pessoa ranzinza penso no Aguiar daqui a 40 anos. Estale os dedos e o amor passa ao ódio. A proposito como vai seu amigo Zunino vem lhe pagando em dia?

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

O espaço está aqui para cada um colocar a sua opinião. Posso até concordar contigo em relação ao fato de M10 e CS88 serem ídolos, que deram título, mas também são responsáveis pela M do ano passado.

Quanto aos salários, creio que o acesso à elite teria facilitado muita coisa. Ou tu achas que não?

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo,

Muito bem colocado. O resultado de ontem mostra que poderíamos ter tido um melhor desempenho no final do ano passado. Ficamos reféns de moleques!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Creio que não é um estalo de dedos que fazem as coisas irem de um lado para o outro. Ou esqueceste o que nos aconteceu em 2013? Não me esqueço nem com a vitória de ontem...

Quanto ao salário do Aguiar, creio que estás desvirtuando as coisas...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo