domingo, 27 de julho de 2014

Com força e dignidade, by Alexandre C. Aguiar

Às vezes eu escrevo sobre os urubus e hienas que permeiam em nosso futebol, desde jornalistas a torcedores. Dou nos dedos de quem torce contra, ou de quem tenha as soluções para tudo. Não que eu seja superior a alguém, ou seja movido pela arrogância. Quem me conhece pessoalmente sabe que não sou assim. Mas me incomoda, sobremaneira, quem se acha dono da verdade e tenta – só tenta – impor suas regras aos outros.
Ora, todos sabemos quais são nossas dificuldades. Já dissemos, inúmeras vezes, que no Sul da Ilha, se vende o almoço para pagar a janta. Fazer futebol em Florianópolis é para os fortes e eu valorizo, com toda a sinceridade, quem senta nas cadeiras da administração do clube para fazê-lo andar. Nosso clube, o Avaí, anda empurrado, capengando nas bengalas, se arrastando num piso ensaboado, mas consegue, passo a passo, comer os metros e polegadas desse caminho.
E há quem torça contra. Ou não vai ao estádio porque “nosso futebol é medíocre”. Ou diz que faria diferente, porque no “seu tempo” era campeão.
Tolos!
A rodada deste sábado mostrou um valor que poucos reconhecem. Atualmente uns 3.500 torcedores estão juntos, porque não são esnobes. São fiéis torcedores. Gente da melhor estirpe que não larga o pé e não abandona seu time, mesmo engolindo sapos e largando uma lágrima de sofrimento. Pois a rodada nos colocou numa situação invejável. Somos, atualmente, o quarto melhor time da série B, um campeonato do nosso tamanho, duro e encardido, e que um dia vamos superar. Como diz meu amigo Assis, salvamos a semana. E caminhando assim, um ponto atrás do outro.
Vários e vários clubes do futebol brasileiro desejariam estar ali, na nossa vaga. Muita gente de calibre e poder nos olha com ciúmes. Há quem esteja em vias de fechar as portas. E nós estamos ali, lutando com as forças que nos restam e comendo o pão que o diabo amassou.
Quando criticamos e até vaiamos nossos jogadores é porque sabemos que podem. Que um esforço a mais os levará mais longe. E, consequentemente, toda a nossa história e nosso passado de glórias vai junto. Por isso exigimos, porque sabemos que podem. Porque sabemos que corpo mole é para fracassados.
O que não tolero é gente sentada confortavelmente em seus sofás, à frente de seus computadores top de linha, sem sequer gastar um centavo com o clube, levantando mitos do futebol brasileiro e execrando as conquistas do nosso clube. Ou mesmos os reis e rainhas de camarotes. São pessoas cuja mente é um absoluto terreno baldio. Porque o nosso futebol é medíocre? Porque o futebol se tornou nivelado por baixo? Ah, com licença ao torcedor que me lê neste domingo, mas vou mandar essa gente ao… Não, o diabo não merece.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC. Foto acima: Jospe Carlos Fornér / JEC

4 Comentários:

Anônimo disse...

tacali o pau Avai, tacali o pau tacali o pau no jecville, o Avaí descendo o morro da vó sovelinha

Anônimo disse...

..."nao que eu seja superior a alguem ou movido pela arrogancia"...porra nao tens espelho em casa, ou nao les o que escreves...so pode.

Paulo Roberto

André Tarnowsky Filho disse...

Paulo Roberto,

O espaço está aqui para colocares tua ideia. Estás perdendo a oportunidade...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo