terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bom dia, Azurras

91 ANOS BENS COMEMORADOS
Aproveito esse espaço do blog para voltar a cumprimentar o nosso Avaí Futebol Clube e todos os envolvidos na programação de aniversário dos 91 anos do mais vezes campeão de Santa Catarina, que elaboraram uma programação enxuta, que começou no último sábado, com a tradicional Feijoada e vai até o próximo sábado, com o jogo Avaí x América-RN, onde haverá a estreia do nosso novo manto sagrado.

Verdade seja dita, além de tudo o que ocorreu até aqui, ainda haverá, no dia 25 de setembro, uma visita dos jogadores do clube ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, um evento que ocorre todos os anos por iniciativa da diretoria de Ação Social, Comunitária e de Filantropia, capitaneada pela dona Nesi Furlani.

Mas vamos ser francos: o alto astral da segunda-feira azul e ensolarada, contrastando com aquele último domingo casmurro que tivemos, foi anunciado no sábado com aquele presentão que chegou do Rio de Janeiro...

5 a 0 no Vasco da Gama em São Januário, feito jamais conseguido por qualquer clube, praticamente na véspera do aniversário do Avaí, não poderia resultar numa comemoração tão descontraída quanto a de ontem, na qual, por razões particulares, não pude estar presente, ainda que convidado, mas com alguns relatos fidedignos...

Que venham muito e muitos outros anos de glória! Parabéns, Avaí!
Foto: Avaí FC, via twitter


EXPECTATIVA DE PAGAMENTO
Apesar das comemorações da segunda-feira, um quero-quero muito bem informado sobre os bastidores do Avaí, comentou que a grande notícia da semana poderá chegar até a próxima sexta-feira, quando o patrocinador master do clube, a ICT, deve colocar a "casa em ordem"...

Se dentro de campo o técnico Geninho já conseguiu dar um padrão de jogo ao time e até colocá-lo dentro do G4, fora dele, essa expectativa de uma resolução sobre o pagamento da ICT, ou não, acaba fazendo com que os dirigentes avaianos fiquem ainda mais atentos e ansiosos pelos próximos lances...

Todavia, como já havia comentado no texto "A reunião esclarecedora", o presidente do clube, Nilton Machado, entende que a empresa deve cumprir com o que foi acordado, deixando o ambiente no Sul da Ilha ainda mais leve, o que deixa alguns secadores de plantão com muito mau humor...


É LINDA
Para quem achava ótima a camisa da Kappa, gostava da Champs, e elogiava a da Fanatic, não seria uma camisa da "internacional" FILA, fabricada em Saudades, lá no Oeste de Santa Catarina, que me faria reclamar do novo manto sagrado do Leão...
Aliás, diga-se de passagem, sempre gostei muito de todos os uniformes do Avaí e considero que este lançado ontem, lindíssimo. Mas preparem-se: linda ou não, sempre haverá uma costureira para reclamar de algum ponto mal dado...

Agora já voltamos a ter três modelos de uniforme outra vez. Diga-se de passagem, até caberia um número quatro, em azul celeste, como foi aquele no início dos anos 70. Quem frequentava o saudoso estádio Adolfo Konder vai lembrar, certo, professor André Gil?
Foto 1: FILA Sport Line
Foto 2: Leandro Boeira / Avaí FC


HOMENAGEM MAIS DO QUE JUSTA
Como devidamente programado, na noite de ontem, no restaurante da Ressacada, houve uma sessão solene do Conselho Deliberativo do clube, que entregou a Medalha de Honra Saul Oliveira ao avaiano e diretor de projetos de engenharia e arquitetura do clube, o professor David Ferreira Lima.

Como já disse em outra oportunidade, quando falamos no estádio do Avaí, quando falamos do estádio Aderbal Ramos da Silva, a nosso bela Ressacada, não há como desvincular do nome do professor Davis Ferreira Lima, responsável pelo planejamento do estádio desde o início da construção, bem como de todas as outras ampliações.

Essa medalha se reveste de uma justa homenagem. Parabéns avaiano David Ferreira Lima!


BOCA DE MINA NA CALÇADA DA FAMA
Quem também viveu uma noite repleta de emoções foi o ex-volante do Leão nos anos 70, Lourival de Souza, mais conhecido como "Lourival Boca de Mina", que ontem colocou seus pés na Calçada da Fama da Ressacada.

Como já disse, tive o privilégio de ver jogar esse volante raçudo, campeão pelo Avaí em 1975, que estava longe de ser craque, mas que simbolizava aquilo que a torcida avaiana pensa sobre o Leão, o time da raça.

Lourival vai se juntou a Rubão, Zenon, Balduíno, Orivaldo e Veneza, campeões juntamente com ele, além de outros tantos que marcaram na história do Avaí, como Adilson Heleno, Cavallazzi, Adolfinho, Belmonte, Jacaré, Décio Antônio e Marquinhos, além de outros dois que escreveram seus  nomes na história do futebol mundial, Bellini e Ronaldo Nazário.

Parabéns, Lourival!


DIEGO JARDEL É FERA
Assisti a entrevista do presidente do Avaí, Nilton Machaco, no programa da TVCOM, onde também mostraram uma entrevista de Diego Jardel após a partida contra o Vasco da Gama. Ele revelou que naquele momento da partida, seu avô estava sendo velado e que procurou se concentrar apenas na partida, onde acabou fazendo sua melhor partida com a camisa do Leão. No domingo, o camisa 10 de sábado passado deixou a seguinte mensagem em seu twitter:

"Primeiramente queria agradecer a Deus por tudo e segundo pelo meu avô que se foi no dia de ontem para uma bem melhor do que onde estamos. Foi um dia de tristezas e alegrias pra mim e histórico para o nosso Avai. Essa data ficará marcada pra sempre na minha memória. Tbm queria deixar meu agradecimento a todos amigos, familiares, torcedores e que simpatizam pela minha pessoa o carinho e a força que vcs tem me dado. A honra e a glória é para Deus. Valeu de coração!"

Depois de algumas assistência e um belo gol de falta, Diego Jardel levou seu terceira cartão amarelo e está fora da próxima partida. Uma coisa é certa: mostrou que tem futebol para estar no time de Geninho.
Foto: Dhavid Normando / Futura Press


COISAS DO FUTEBOL
Durante todo o Chevettão, bem como nesta Série B, é comum ver o torcedor avaiano, e até este blogueiro, dizer que o Avaí está precisando de um home de referência na defesa, um xerife, e que era preciso uma contratação pontual para o setor. Aliás, no sábado, antes do jogo contra o Vasco da Gama, escrevi na Bom dia, Azurras:

"Outro dado curioso para este jogo, o Leão e seu adversa´rio de hoje possuem as defesas menos vazadas da competição, com o Avaí tendo sofrido 15 gols e o Vasco da Gama apenas 12."

Terminados o jogo e o turno da Série B e a defesa do Avaí, com uma zaga basicamente formada por Antônio Carlos e Pablo, além de Bocão e Marrone nas laterais, é a menos vazada da competição...

Quem vai entender?


ATAQUE FORA DO G4
Se temos a melhor defesa e atualmente o melhor saldo da competição, com 10 gols, juntamente com o América-MG, nosso ataque não está entre os mais positivos, tendo marcado 25 gols, o sétimo mais positivo ao lado de Joinville, Vasco da Gama, Ponte Preta e Luverdense.

Desses 25 gols, os atacantes marcaram 11 vezes: Roberto, com 3, Paulo Sérgio, 2, Anderson Lopes e Willen,1 cada um. Os demais gols foram marcados por: Diego Felipe, 6, Diego Jardel, 2, Pablo, 2, Antônio Carlos, Eduardo Costa, Eltinho, Revson, Carleto, e Cléber Santana, 1 cada um...

Temos que melhorar a pontaria!


NA ÁREA
Durante o dia de aniversário do Avaí, recebi uma mensagem do meu amigo e arquiteto Silvio Lemos do Prado, intitulada "Avaí, 91 anos de glórias". Diz ele: 

"Grande André,

Dentre os grandes do nosso Avaí ainda temos entre nós Bitinho (Cel. Milton Lemos do Prado), que completará 86 anos em outubro próximo e acompanha nosso Azulão.

Centro avante dos velhos tempos, jogou com seu irmão Niltinho, que era meia, Bentevi, Nizeta, Saul, galego Becker, entre outros.

Saudações Avaianas!"

Dando uma rápida "ispiada" no livro "O TIME DA RAÇA - Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube", de Adalberto Klüser, Felipe Matos e Spyros Diamantaras, encontrei os irmãos Lemos do Prado às fls. 107/108, e na seguinte, 109, encontrei a escalação do time campeão citadino de 1949: Adolfinho, Honduras, Danda, Quido, Boos, Jair, Bentevi, Nizeta, Bitinho, Niltinho e Saul.

Bitinho é o pai do meu amigo Silvio


9º SANGUE AZUL
Nunca é demais lembrar, que além de todas as festividades do aniversário do Avaí, ontem também foi dada a largada para 9º Sangue Azul, campanha realizada pelo site SouAvaiano.com.br, do Esteves Júnior, com apoio do Avaí e que faz parte da programação do clube.

A doação de sangue ocorre no HEMOSC da Avenida Othon Gama D'Eça, 756, no Centro, que funciona das 7h15min às 18h15min, e vai até sexta-feira, dia 5. Na hora em que estiver fazendo o cadastro, diga "sou avaiano" ou "Avaí".

Participe!


CARA NOVA NO AR
Ainda não vi, mas ao que tudo indica, quando esta Bom dia, Azurras estiver entrando no ar, também estará acontecendo a estreia do novo site do Avaí Futebol Clube, conforme anunciou o presidente do clube numa entrevista concedida no domingo à noite.

Vamos torcer para que seja um site ainda mais completo e ágil, com todas as informações que o torcedor avaiano merece e que o site oficial do clube seja, efetivamente, a fonte mais confiável para qualquer informação sobre o Leão.


OLHO NA TELINHA
A primeira rodada do returno, ou a 20ª do Campeonato Brasileiro da Série B, começa nesta terça-feira com realização de três jogos, mas o torcedor avaiano e o Avaí, precisa estar de olhos abertos em apenas um, Portuguesa x Joinville, em São Paulo.

A atenção fica por conta da pontuação do JEC, que está com 33 pontos ganhos, e se vencer a Lusa, ultrapassará o Leão. Caso haja empate, as duas equipes ficaram com o mesmo número de vitórias, 10, mas o Avaí supera o time de Hemerson Maria no saldo de gols, 10 a 5...

Os demais jogos são Atlético-GO x Boa, em Goiânia, e Paraná x Sampaio Corrêa, em Curitiba.

Bora secar o JEC!



Saudações AvAiAnAs!

8 Comentários:

Fábio disse...

Bom Dia, André!!!

O dia de ontem foi especial pela comemoração do 91º aniversário do nosso Leão.
A programação foi legal desde sábado, onde alguns profissionais jogaram futebol com a criançada, depois uma vitória histórica no RJ, as honrarias durante todo o dia na Ressacada, o Lançamento da linda camisa, o novo site e a campanha do Sangue Azul, a qual infelizmente não posso participar.
Parabéns Leão!

O Diego Jardel ganhou ainda mais o meu respeito pela maneira como superou o momento difícil.

Em muitos momentos duvidei desse time do Avaí, da gestão, enfim, apesar de tudo eles tem demonstrado vontade de vencer.
Se continuar assim, creio que temos boas chances de alcançarmos o principal objetivo do ano.

Abraço!

Anônimo disse...

Caro andre, se nossa defesa e a menos vazada , credite esse feito tambem ao nosso grande arqueiro wagner! valeu, ze dos ingleses.

André Tarnowsky Filho disse...

Zé dos Ingleses,

Não tenho como tirar a tua razão pelos últimos milagres que vem fazendo, mas também já errou bastante e engoliu alguns franguinhos...

Abraço!

Anônimo disse...

Carlos Avaiano
Não existe goleiro perfeito, intransponível .
Curtamos o bom momento, pois é disso que o esporte vive.

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano.

Sei disso, por isso estou curtindo os milagres desse grande goleiro, mas também lembro de suas falhas. Simples assim.

Anônimo disse...

André bom dia, leio bastante seu espaço democrático para a torcida avaiana mas pouco comento aqui. Gosto de acompanhar as opiniões.

Gostaria entretanto de agradecer a iniciativa da Diretoria no evento do ultimo sábado onde alguns jogadores do clube fizeram uma partida especial com os sócios mirins. Meu filho estava entre eles, e meu testemunho aqui é de que a iniciativa foi espetacular. Nenhum daqueles meninos esquecerá do dia em que jogaram bola no estádio da Ressacada com ídolos como Marquinhos e outros jogadores como Eltinho que já nos deram títulos, acessos e campanhas inesquecíveis e ainda podem nos dar mais, além de outras jovens promessas.

Fico as vezes decepcionado com alguns torcedores que não dão o devido valor as pessoas, talvez por minha formação religiosa. Muitas vezes o jogador não passa por uma fase boa e muitos querem escorraça-lo do clube. Foi assim com o Pablo e o Diego Jardel, também fazem com o Marquinhos Santos. São humanos, erram e acertam como todos nós, mas posso conferir que estão se dedicando com muito afinco pelo nosso time mesmo quando as contas estão vencendo em casa e o dinheiro não vem na hora certa. Muitos só veem um lado. É preciso mais incentivo e menos pedras por parte de alguns torcedores.

Obrigado aos atletas, pessoas simples com quem conversei depois do evento e a Diretoria pois plantou uma marca inesquecível no coração da garotada.

Parabéns.

Antonio Carlos Richenbach

André Tarnowsky Filho disse...

Antonio C. Richenbach,

Essa ação foi realizada pela primeira vez no aniversário de 90 anos. Ótima iniciativa e excelente testemunho esse teu.

Vai virar postagem!

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo