quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bom dia, Azurras

MAIS UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA NO FUTEBOL
Quando escrevi a postagem das 12 horas de ontem, "Mais uma vítima da violência" (clique e confira), que vitimou o avaiano João Augusto Grah, ainda não tinha visto as imagens que assisti no programa Jornal do Meio Dia, com Hélio Costa, na TV Record

Na verdade, no texto que escrevi, torcia para que tudo não passasse de uma tentativa de assalto. Como disse o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária FederalLuiz Graziano, eles trabalham com três hipóteses para esclarecer o caso: uma idiotice qualquer de alguém, tentativa de assalto, que não é comum naquela área, ou briga de torcidas.

Infelizmente, o vídeo liberado pela Autopista Litoral Sul é bastante claro: dois carros param, sobre o viaduto e saem mais de 10 pessoas, que atiram as pedras no micro-ônibus com torcedores do Avaí, e em seguida retornam aos seus carros em vão em direção ao bairro da Barra, em Balneário Camboriú, ou voltaram para a BR 101, sentido Norte.

O título da postagem de ontem estava incompleto: João Grah foi mais uma vítima da violência que dominam as torcidas organizadas de clubes de futebol. Um detalhe: ele não tinha nada com nenhuma delas...


PELO DIREITO DE IR E VIR
Já viajei muito atrás do Avaí, paixão pra toda vida, em boa parte das cidades de Santa Catarina e até do Brasil. A viagem de terça-feira para Curitiba, destino onde já estive acompanhando o Leão, era uma que gostaria de ter feito outra vez, como fez meu amigo Noair Otávio da Silva (na foto, segundo da esquerda para a direita), juntamente com mais três amigos, para assistir ao jogo Paraná x Avaí.

Noair, diga-se de passagem, além de conselheiro do clube, é outro que viaja muito para assistir aos jogos do Avaí. Para ele, para nós, assim como para a grande maioria, futebol é isso: diversãoviagensconfraternização, um momento para estarmos com os amigos e familiares torcendo para o nosso Leão.

Na medida em que esse tipo de ação criminosa acontece, as pessoas vão se acostumando a assistir aos jogo do conforto de seus lares, através do PPV, deixando a praça de esportes, que é lugar de confraternização. Simples assim. Ocorre que se continuarmos permitindo que esses bárbaros dominem nosso espaço, aqueles que gostariam de acompanhar seus clubes por esse mundo afora estarão sendo tolhidos em seu direito de ir e vir. 

Não quero saber se esses criminosos são dessa ou daquela torcida organizada. Torço é para que os fatos sejam apurados e que os sejam punidos com os rigores da lei.


ERRARAM O ALVO
Aparentemente, e disso não tenho dúvidas, os criminosos verificaram se era um micro-ônibus com torcedores do Avaí e nem se preocuparam em saber se o veículo transportava uma torcida organizada ou não.

Como se soube através das redes sociais, esse grupo que lotou o micro-ônibus, 22 torcedores, nem se conheciam. Foram colocando o nome numa lista e fizeram o contato com a empresa.

João Augusto Grah, de 27 anos, que tinha uma empresa de informática, que tinha uma bela namorada, que tocava guitarra numa banda de amigos da Santo Amaro da Imperatriz, The Rabbles, viajou apenas para acompanhar uma de suas paixões...


MURRO EM PONTA DE FACA
Venho escrevendo neste espaço desde 21 de julho de 2010, diariamente, abrindo espaço para a manifestações de todos, simpáticos ou não ao que escrevo. Ainda que férias, fora da Ilha, ou numa viagem qualquer, tento deixar o blog atualizado, sempre direcionado para o nosso Avaí Futebol Clube.

A atual fase do Leão, tanto dentro quanto fora de campo, deveria fazer com que a Bom dia, Azurras e em todos ou outros blogs, motivassem e promovessem nosso próximo jogo, sábado, contra o Boa, quando uma vitória pode nos deixar na liderança da competição outra vez.

Todavia, a notícia de ontem, com a morte de João Grah, serviu para "esfriar" esse momento e nos fazer refletir muito mais sobre o que vem acontecendo. É preciso que se de um basta nessa situação. Não podemos ficar reféns de um bando de marginais!


Saudações AvAiAnAs!

30 Comentários:

Murilo disse...

André

Está impossível não pensar nessa tragédia anunciada, até porque a vítima era um torcedor que tinha o Avaí apenas como diversão e mais nada.

Abraços

Murilo

Murilo disse...

André,

A situação está tão estranha que não lembrei de escrever que, quando acontece uma confusão com determinados grupos falamos que mexeram num vespeiro, porém essa situação mexeu com um vespeiro muito maior que é a grande e esmagadora maioria, mexeu com torcedores que tem o Avaí apenas como motivo pra diversão, confraternização, mesmo na fase ruim, até porque isso faz parte do esporte. Porém essa grande maioria não vai e não deve mesmo pagar na mesma moeda como minorias fazem. E como pessoas de bem e cidadãos de bem esperamos a apuração rápida, e ações mais rápidas ainda.

Abraços


Murilo

Anônimo disse...

André,


mais quantos "João" terão de morrer para isto ter fim? Quando algum membro do MP vai ser macho e acabar com todas (TODAS MESMO) torcidas (?) organizadas?
Em 95% (ou mais) dos casos de violência no futebol, lá estão elas... Seus membros tem mais prazer em dizer que pertencem a tal torcida do que dizer que torcem para o clube... Preferem ir para o estádio e gritar que a torcida X é foda, do que gritar que o time é campeão... Chega!!! É preciso dar um basta nisto!!! Quero poder ir e vir do estádio em paz, na boa...Ver meu TIME jogar e, independente do resultado, voltar para casa.

E que uma determinada torcida do Avai (aquela que foi responsável por algumas bárbaries) não tente "vingar" a morte do João.

Saudações avaianas (e não da torcida X)
Kadu

Anônimo disse...

Vamos começar com o exemplo dentro de casa? Vamos parar com cantos ofensivos contra adversários, e ainda justo na hora que fizemos um gol ou logo depois do apito final do árbitro. Ao invés de se louvar o AVAI um bando puxo um coro, acompanhado por meio estádio para lembrar...quem? O rival. Deu!

Repensem.

Beto

Anônimo disse...

Logo, logo, eles serão apanhados, não tenho dúvidas. E terão que pagar, um por um !!! E os nossos que se liguem, pois nós, os torcedores do bem, começaremos a não ver mais graça e no seu "apoio". E chegará um tempo que nós, que vamos ao estádio somente para torcer e vibrar, diremos: ou nós, ou eles !! Se já não está acontecendo.....
Pirão

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Eu sempre fui incisivo contra organizadas. Já fui ameaçado por causa disso. Eu sei exatamente como funcionam os métodos de bandos fascista e afirmo que não diferem em nada das organizadas do futebol, que usam a violência como forma de impor suas preferências. Enquanto não forem tomadas medidas para se banir de vez esses marginais dos estádios, vamos continuar lamentando mais mortes. Chega! Basta! Isso tem que acabar.

Adenilson disse...

Olá Beto!
Não é só a ofensa contra o rival. Os palavrões são, no meu modo de ver, uma ofensa pra nós torcedores do Avaí, que levamos os filhos (no meu caso crianças de 10 anos) e tem que ouvir aqueles palavrões. No jogo contra o Santa Cruz, pasmem, uma criança que estava com o pai próximo a nós e aparentava ter menos de 10 anos sabia de cor o grito e acompanhava-os.
Há um tempo atrás comentei aqui os motivos para nunca mais levar meus filhos à um clássico contra o Figueirense.
Tá ficando complicado ir à estádio e, com certeza, este também é um dos motivos para os baixos públicos nos estádios.

dominted disse...

Amigo André! Uma tragédia, estamos todos entristecidos. Lamentável!
Noair Otávio

Anônimo disse...

Acho que estamos usando o termo errado para as torcidas "organizadas" do Brasil.
Vou usar como exemplo a nossa.
A Mancha Azul dá outro espírito dentro do estádio, leva bateria, bandeiras, balões... faz uma festa muito bonita quando quer. E fora do estádio já fez muitas ações sociais muito bacana. Porém, ela não é organizada, pode possuir um registro de seus integrantes, mas não os seleciona, aí entram marginais que veem a TO como uma facção, inimiga de outras torcidas que não são aliadas, querem briga, vandalismo, gritos provocativos e ofensivos.
Quando existir uma torcida que faça apenas a primeira parte do que citei, banir arruaceiros, não promover, nem incitar o ódio ao próximo, talvez poderemos dizer que somos a favor de uma torcida, realmente, organizada.
Mas enquanto isso vamos continuar a ter medo de nos divertimos e acompanhar nosso time.
Espero poder sair do estádio conversando e rindo com torcedores adversários como já fiz algumas vezes.

Eduardo Alves

Anônimo disse...

Pois é Adenilson, eu não entendo. O AVAI faz gol e o coro é pra xingar o figueirense!

O juiz apita o final, ganhamos na raça, num gol no ultimo suspiro, e o coro é...para xingar o figueirense...porra, que é isso cara?

Na França ja dois clubes foram punidos por cantos semelhantes. logo o nosso clube estará na lista.

Deu, vamos gritar AVAI. Vamos ser do tamanho do nosso clube e não apequena-lo!

Vamos ser homens valentes e dignos, e não gado espumando raiva!

Quem sabe, em homenagem a mais um luto, façamos nosso dever de casa, e paremos com as ofensas.

Cantos para apoiar o próprio time são muito melhores.

Beto

Anônimo disse...

Bom dia Azurras, vamos aos fatos.

Gostaria de salientar que esse episódio mostra que foi causado por bandidos organizados, sejam eles pertencentes a torcida organizada ou não, eu disse BANDIDOS. E como tal devem ser punidos pelas autoridades. Mas, o que acontece:

Parte 1: Bandidos organizados cometeram um assassinato, tiraram a vida de um inocente.
Parte 2: São identificados, detonados nas redes sociais, condenados pela sociedade... etc etc etc, mas ficam vivinhos da silva, pois pela lei irão a julgamento.
Parte 3: Julgamento??? Vão julgar o que??? Depende de quem se trata paga uma pena mínima por um tempo e tchau, voltam a ficar livre leve e solto...
Parte 4 : E o rapaz João... a João...pra nunca mais...que Deus o tenha..

João foi apenas mais uma vítima de bandidos organizados. João vai virar número nos dados estatísticos das autoridades. Vai cair no esquecimento como tantos outros Joãos, Pedros, Marias...vitimas da brutalidade dos homens do mal. Chega. Se neste país existisse a PUNIÇÂO merecida (modelo de alguns estados americanos por exemplo...), metade desta violência seria dizimada. Para acabar com torcida organizada é preciso mudar as leis.

O que tem que se fazer é achar o ponto central da coisa. Temos Leis ultrapassadas, esse é o país da impunidade, bandido organizado mata e sai rindo, inocentes morrem e os famíliares é que choram a dor. Lares e famílias são destruídos diariamente por esses marginais, e nada se faz, apenas julgam, julgam, julgam...Advogados defendem bandido diante da realidade dos fatos...tá tudo errado gente. Os valores morais e de família estão cada vez mais se perdendo diante das telas de televisão, a droga predomina, a violência é apenas a consequência desta brutal realidade.

Lamentável.

A família de João, que Deus os conforte e dê forças para superar este momento triste.

Sócio Torcedor.

Sócio Torcedor.

Anônimo disse...

André,

É lamentável, muito triste ligar a tv e os teles jornais locais e até nacionais divulgarem um fato bárbaro como este ocorrido com este torcedor avaiano, poderia ser do rival ou outro time qualquer, chega me dar arrepios.
É inacreditável que ainda hoje em pleno século XXI temos que conviver com esse tipo de violência.
Tá mais que na hora das autoridades competentes acabar com isso, punir severamente os culpados.
O que não pode é depois que a coisa esfriar e a mídia para de noticiar e a população parar de cobrar, ficar no esquecimento , engavetar o inquérito e não punir os culpados.
É por essas e outras que eu já deixei de ir assistir aos jogos do Avaí quando é visitante, jogar em outras cidades de SC a muito tempo.
Eu como sou do bem e pra mim o futebol é mais um esporte que apenas me dá prazer, temo pela minha integridade física.
Lamento que a gente tem que se privar por causa de um absurdo desses.
Everaldo.
Abraços.

Anônimo disse...

Este tipo de fato é mais uma aberração lastreada na falta de cultura que é nossa marca registrada, infelizmente.
Estamos todos mais tristes e preocupados, porque sabemos a dimensão que pode tomar esse ódio burro e inexplicável que, pelo que se tem visto, pode ser repetido, ainda, muitas e muitas vezes.
E necessário, e já passou da hora, repensar o futebol, dentro e fora do campo, porque temos visto o encolhimento do futebol brasileiro, de forma bastante rápida e, fatos como esse assassinato gratuito, sem explicação e, muito menos justificativa, ajudam a detonar nosso futebol.
Bighal.

guilherme disse...

NA minha opinião banir TO é a mesma coisa que punir o clube. Quem tem que pagar é quem efetivamente comete os crimes, conheço integrantes de TO que não são violentos, assim como sei que existem vários bandidos infiltrados.

Acho que a punição deve ser severa com quem comete o crime e de forma geral:

Gremistas viram seu time ficar fora da CB opr causa de torcedores racistas, mas todo o gremista é racista?

Hoje ninguém pode tomar uma cerveja no estádio, em virtude de pessoas que bebem e ficam violentas, mas tem muita gente que bebe e fica de boa.

Banir as torcidas organizadas por causa dos marginais infiltrados nelas. mas e aqueles que vão para puxar o grito da torcidar e aquele integrante que quer apenas fazer uma linda festa, com faixas e bandeiras (não pode mais tb)?

Não pertenço a nenhuma TO (nos anos 90 fiz parte da
Comando Azul), mas acho que prejudicar toda a coletividade pela ação de parte dela, está longe de ser justo. o X da questão é: punição exemplar para os criminosos!!!

abs

André Tarnowsky Filho disse...

Bighal,

Acertaste na mosca! Essa falta de cultura é que emperra um crescimento maior e uma convivência mais sadia...

Virou postagem!

André Tarnowsky Filho disse...

Everaldo,

Concordo contigo, não podemos deixar engavetar esse caso, como fizeram em outras ocasiões. É preciso dar um basta!

Virou postagem.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Professor Murilo,

Sim, ou tomam uma atitude ou a tragédia anunciada vai ser grande...

André Tarnowsky Filho disse...

Professor Murilo,

As imagens são claras e espero que consigam fazer uma apuração o mais rápido possível para enjaular esses criminosos.

Abraço!

Anônimo disse...

O DC trouxe 10 casos de brigas por causa do futebol em SC. dos 10 casos, 8 tinham ao menos uma torcida de clubes de SC. Dos 8 casos, 5 tinham o nome "torcida do AVAI" envolvido. Ou seja, já passou da hora de dar um basta.

Beto

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Não li a reportagem, mas vou dar um "ispiada"...

André Tarnowsky Filho disse...

Kadu,

Sim, também quero ir ao está na boa, sem me preocupar em como vou voltar par casa, e se volto...

Assino contigo!

Virou postagem!

Saudações!

André Tarnowsky Filho disse...

Noair Otávio,

Lamentável! Assistir aos jogos fora da Ressacada está virando um drama de fim imprevisível...

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Concordo contigo plenamente e olha que temos um hino maravilhoso...

André Tarnowsky Filho disse...

Pirão,

Tem razão: esse pessoal que não se garante dentro das cuecas que se cuide, que a batatinha deles está assando...

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Infelizmente sou forçado a concordar contigo. Sempre dei espaço para a TMA no blog, mas já comecei a repensar...

Esse caso tem que ser creditado na conta deles!

Basta!

André Tarnowsky Filho disse...

Adenilson

Foi um prazer conhecer o amigo, esposa, filho e filha na Feijoada do Avaí. Imagino o constrangimento, tu com a família, e aquela musiquinha que não leva a qualquer lugar, recheada de palavrões...

André Tarnowsky Filho disse...

Eduardo Alves,

Estás absolutamente correto, inclusive tenho dado espaço para essas ações sociais, mas sempre vem uma lambança atrás...

Fica difícil!

Bons tempos em que tínhamos "Na concentração com o Leão"...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Perfeita a análise. Gostaria de fazer uma postagem com teu texto, mas o anonimato acaba esbarrando nos meus critérios...

André Tarnowsky Filho disse...

Gui,

Não tiro tua razão, mas esse pessoal das TO's precisam fazer uma depuração em seus quadros, mas preferem ficar nessa de confrontos imbecis...

Muito do que colocaste esta absolutamente certo, mas enfatizo que eles não tem maturidade nem responsabilidade por seus atos. São machos quando estão em grupo, mas não se garantem nas calças...

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Não duvido que o Avaí acabe punido por um ato desses...

Do jeito que o futebol está ficando chato, qualquer coisa será motivo para punição.

E por falar em cantos, lamentável não explorarem mais nosso hino...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo