domingo, 28 de setembro de 2014

Bom dia, Azurras

DEVER DE CASA CUMPRIDO
Avaí voltou a vencer em seus domínios e como não dependia apenas de suas forças para assumir a liderança, acabou terminando a 26ª rodada na segunda colocação, mas com a mesma pontuação da líder Ponte Preta, 49 pontos ganhos

O mais importante que a vitória em mais uma rodada neste Campeonato Brasileiro da Série B, apesar de não ter alcançado a liderança, a diferença para o quinto colocado aumentou de três para seis pontos, que é o Ceará

Como era de se esperar, não foi um jogo fácil, bem pelo contrário, e apesar do Leão ter saído na frente no placar com um gol de pênalti de Marquinhos, no primeiro, o Coruja veio muito embalado para a segunda etapa e acabou complicando a partida , mas quando a partida se encaminhava para o final, num rápido contra-ataque a bola chegou para Júlio Cesar, que chutou, a bola foi rebatida pelo zagueiro, mas bateu na cabeça do goleiro e entrou: Avaí 2 a 0.

O Boa até dominou as ações na segunda etapa, mas não criou muitas chances de gol, e quando conseguia chegar ao gol avaiano, encontrou Vagner numa grande tarde. 

Avaí tratou de buscar seu objetivo, partindo para cima do adversário e dominando as ações desde o primeiro minuto. O pênalti sofrido por Anderson Lopes foi muito bem marcado pelo árbitro paulista e convertido por Marquinhos, dando aquela tranquilidade que a equipe precisava, e momentaneamente assumindo a liderança. 

A partir do gol, diria que o Avaí foi quase absoluto, mas perto dos últimos 20 minutos finais do primeiro tempo permitiu que o Boa reagisse, equilibrando as ações. Mesmo assim, a diferença mínima no placar foi justa em favor do Leão.

Se não chegou a fazer um grande jogo, o Avaí fez de tudo para vencer sua sétima partida em 13 jogos na Ressacada e seguir mais vivo do que nunca dentro da competição.

Vitória merecida! Dever de casa cumprido!

Que venha o Náutico!
Foto: Jamira Furlani / Avaí FC


O TIME DE GENINHO
Pelo terceiro jogo consecutivo, o técnico Geninho não modificou a equipe, entrando em campo com o mesmo time que empatou com o Ceará e o Paraná. Assim, o Avaí saiu jogando com aquele time que tínhamos anunciado na Bom dia, Azurras de ontem: VagnerBocãoAntônio CarlosPablo Marrone; João Filipe, Eduardo NetoDiego Felipe e MarquinhosAnderson Lopes e Roberto

Para no decorrer do segundo tempo, Geninho colocou Eltinho no lugar de Marrone. Depois foi a vez de Júlio Cesar no lugar de Bocão. Verdade seja dita, as alterações não surtiram o efeito desejado, ainda que Júlio Cesar tenha participado ativamente na segundo gol da equipe.
Foto: Jamira Furlani / Avaí FC



ATENTO
Mesmo com o bom trabalho da defesa avaiana, além de todo o sistema de marcação, o goleiro Vagner teve muito trabalho, mas fez o que se esperava dele, dando tranquilidade ao time com suas boas intervenções.

Principalmente na segunda etapa, quando o Boa foi mais atrevido, Vagner fez ao menos duas grandes defesas, o que garantiu a diferença mínima no placar, até que saísse o segundo gol do Leão.


ZAGA SÓLIDA

A zaga avaiana mais uma vez fez uma boa partida, não permitindo muito espaço ao teimoso time do Boa, que anão conseguiu marcar, deixando que o Avaí siga na competição com a defesa menos vazada até aqui.

Pablo foi muito bem, o que já não é mais novidade, e seu parceiro de zaga, Antônio Carlos, também teve uma atuação que merece ser destacada. Dessa vez foram eficientes, não permitindo que os atacantes do Coruja evoluíssem, criando obstáculos em todos os lances para os mineiros.


ALAS COMPROMETIDOS

Diria que os dois alas do Avaí, tanto Bocão, pela direita, sem ser um grande destaque, quanto Marrone, na esquerda, podem até não serem muito efetivos no ataque avaiano, mas não há dúvidas de que defensivamente estão se saindo muito bem.

O aproveitamento de Bocão nos cruzamentos continua falho, o que também não é novidade. Marrone, surpreendentemente, tem feito bons jogos tanto defensivamente quanto no ataque, ainda que ofensivamente não tenha tido destaque ontem.

No entanto, já comentei esses dias, o "fato novo" para Geninho resolver é tirar Marrone dessa improvisação. A entrada de Eltinho não melhorou o time como se esperava...


MEIO DE CAMPO MELHOROU
Avaí venceu e dessa vez podemos dizer que o meio de campo avaiano fez uma boa partida, outra vez sob o comando dcamisa 10Marcos, que criou as melhores jogadas do Leão, além de ter feito o primeiro gol avaiano, de pênalti.

Aliás, a partida poderia ter tido outra cara se Diego Felipe tivesse aproveitado um lançamento curto de M10, que encobriu a zaga do Boa, deixando o camisa 8 avaiano de frente para o gol, mas ele desafinou...

Mesmo assim, creio que Diego Felipe melhorou um pouco seu futebol, ainda que não tenha reeditado suas jornadas mais brilhantes. 
Na marcação, méritos para
 
 João Filipe, bem outra vez, e
 
 Eduardo Neto, sempre muito regular, que jogaram uma boa partida. 






ATAQUE SEM SINTONIA
O atacante Anderson Lopes, ainda que não tenha marcado na partida de ontem, sofreu o pênalti convertido por Marquinhos. Por outro lado, Roberto outra vez ficou sem espaço para jogar, visto que o Boa não dava condições para os lançamentos visando sua corrida. 

A vitória chegou, mas o ataque avaiano não reeditou seus melhores dias. A novidade ada semana poderá ser o aproveitamento de Bruno Mendes, já inscrito no BID, mas ainda não apresentado oficialmente pelo clube.


INVENCIBILIDADE AUMENTANDO

Se  nas duas últimas partidas fora de casa o Leão trouxe dois empates, já podemos dizer que nos últimos três jogos dentro da Ressacada, Vila Nova, Sampaio Corrêa e Boa, o Avaí obteve três vitórias. 

Só para lembrar, com a vitória de ontem diante do Boa, 2 a 0, o Avaí segue no G4, com 49 pontos ganhos, e a invencibilidade  de Geninho e seus comandados chega aos 12 jogos...

Foram doze jogos, agora com sete vitórias e cinco empates, o que deixa o Leão numa posição muito cômoda, absoluto no G4, além de ter recuperado uma posição em relação a última rodada.


TRÊS PONTOS PRECIOSOS
Há que se considerar que essa vitória do Avaí sobre o Boa tem um  caráter todo especial. Como havíamos dito durante a semana, a 26ª rodada da Série B marcava os confrontos diretos entre os seis primeiros colocados da competição.

Dessa forma, o Vasco da Gama enfrentou o então líder Joinville e venceu por 2 a 0. Ontem foi a vez da Ponte Preta fazer 3 a 1 no Ceará e assumir a primeira colocação pelo número de gols marcados, visto que tem a mesma pontuação que o Leão. E o Avaí fez seu dever de casa, 2 a 0 no Boa, se consolidando no G4 e aumentando a diferença para o quinto colocado.

Rodada ótima para a Macaca, o Leão e o Almirante, e só não foi ruim para o Coelho do Norte do Estado em função de seguir entre os quatro...


GANHO MAIOR
Se escrevi após o empate de Paraná 1x1 Avaí, que o pior que poderia ter acontecido ao Leão não foi só o gol de empate do Paraná, no final da partida, mas o fato de ver o "bolo" dos primeiros colocados crescendo e a diferença para o quinto colocado ter diminuído na rodada, de cinco para três pontos, ontem a equipe do técnico Geninho teve um ganho ainda maior...

Sim, como aconteceram os confrontos diretos entre os seis primeiros colocados, e tivemos três vencedores, Vasco, Ponte e Avaí, a diferença do Leão para o quinto colocado, o Ceará, agora é de seis pontos, o que garante mais duas rodadas tranquilidade absoluta...


QUATRO VAGAS PARA OITO CLUBES
Considerando que os quatro clubes integrantes do cobiçado G4 abriram uma boa vantagem para o quinto colocado, destaque para Ponte e Avaí, com seis pontos, e Joinville e Vasco, com quatro, não podemos fechar os olhos para Ceará, quinto com 43, Boa, sexto com 41, Sampaio, sétimo com 40 e Náutico, oitavo, com 38 pontos ganhos.

A 27ª rodada apresenta os seguintes confrontos dos oito primeiros colocados: Sampaio Corrêa x Portuguesa, Vila Nova x Ceará, Ponte Preta x Paraná, Vasco da Gama x Bragantino, América-RN x Joinville e Avaí x Náutico.

Posso estar enganado, mas Ponte, Vasco e Leão entram como favoritos na rodada e tem tudo para disparar...


HOMENAGENS COMOVENTES
Belíssimas,  sob todos os aspectos, as homenagens da torcida avaiana, do clube e jogadores, ao avaiano João Augusto Grah, na partida de ontem, vítima da violência de insanos.

Aquele minuto de silêncio coberto por palmas, a entrada do Avaí vestindo branco, as faixas da torcida, enfim, tudo contribuiu para mais uma reflexão. É preciso dar um basta nesse absurdo que vem tomando conta dos estádio e se espalha por todos os cantos.

Infelizmente, João Grah não estará mais no nosso convívio, mas que essa situação sirva para que se acabe com esse movimento inconsequente de violência com a exemplar punição dos envolvidos, já identificados.
Foto: Jamira Furlani / Avaí FC



Bom domingo!

Saudações AvAiAnAs!

12 Comentários:

Anônimo disse...

Não gostei do Avaí no segundo tempo, acho que o recuo excessivo pode sim ser pelo cansaço da maratona de jogos como disse o Geninho. Bom que agora temos uma semana inteira para descansar e se preparar.
Eduardo Neto suspenso pelo terceiro amarelo é uma grande perda (quem diria!). Se vira gênio Geninho!
E só lembrando, ano passado sofremos o empate do BOA nos acréscimos com um gol de cabeça do goleiro, esse ano o gol de cabeça do goleiro do BOA no final decretou nossa vitória, seria uma justiça divina? Hehehe

Daniel Salles

André Tarnowsky Filho disse...

Daniel Salles,

Credito esse recuo a maratona de jogos, como disse o Geninho após a partida. O elenco só se reapresenta amanhã, numa folga de quase dois dias, coisa que não vinha acontecendo o mês inteiro.

Sobre o E.Neto, é verdade: quem diria!

Quanto ao gol de cabeça do goleiro, houve um equívoco teu: foi contra o Oeste, em Itápolis, na estreia da Série B de 2013.

Abraço!

Anônimo disse...

Resultado fantástico! Nosso time tem significativas limitações técnicas. Tirando o goleiro e o Galego somos um time pra brigar do meio pra baixo, mas Geninho encaixou o time é isto tem feito toda a diferença, agora temos bons retornos como Eduardo Costa e Carleto e o Bruno Mendes pode substituir uma das duas portas lá da frente que não sabem chutar no gol,

Estamos no páreo mas vai ser difícil até o fim!

Para terminar, o tosco, mal informado e mal intencionado marcos castiel correu pra redação ao final do jogo querendo imputar ao AVAI a pena recebida pelo Grêmio. Como ele não sabe mas é paga para saber há um artigo no código desportivo que tipifica claramente que o ato errado do zagueiro Antônio carlos só pode pesar sobre o jogador e não sobre o clube.

Não deu 7 mil

Bora pra Ressacada.

Beto

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Concordo plenamente contigo. O Geninho está tirando o máximo desse elenco limitado e a coisa tem funcionado. Uma semana para descansar e correr atrás do nosso objetivo...

Quanto ao Castiel, um imbecil de primeira linha, se fosse dirigente avaiano já tinha enquadrado esse moleque...

Foi o que respondi ao Ewerton, na postagem de ontem à noite: a leitura labial é bem clara: "macaco do caralho"!

Porém, não está na súmula, o jogo seguiu normalmente, e o BO é contra o Antônio Carlos, o que deve exime o clube de qualquer punição.

Podemos, sim, perder o zagueiro, mas não acredito...

Esse gaúcho FDP posa de intelectual, mas não passa de um outro baixinho um pouco mais alto...

Anônimo disse...

ANDRÉ, o time vem bem, as dificuldades podem se dar pelo fato de não termos um banco de melhor qualidade. Sem revesamento há jogadores jogando todas e sentem o final de campeonato, mesmo porque o time vem jogando a todo vapor em todos os jogos. A defesa ontem esteve de novo bem, Vagner impecável, João Felipe, que surpresa, foi guerreiro, deu uma caneta preciosa num adversário e começou a fazer lançamentos longos e precisos, que eu acho que vão deixar o Galego preocupado. Faltou um pouco de inspiração para o ataque, mas o importante foram os 3 pontos. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

É verdade. Geninho não tem opções no banco, o que acaba complicando. Até amanhã o grupo terá folga e uma boa semana para enfrentar o Náutico no próximo sábado. Quem sabe, um bom descanso e recuperação do oxigênio...

Com a lambança do Antônio Carlos, creio que o João Filipe vai acabar na zaga, visto que a gauchada já começou a campanha para penalizar o Avaí...

Vamos com o que temos!

Vamos subir, Leão!

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Eu fico pensando é como seria se fosse um zagueiro do Figueirense que tivesse feito esta lambança, qual seriam as reações, de lado a lado. Cada qual com suas coerências.

Anônimo disse...

Bem lembrado, falha minha André.
Abraço
Daniel Salles

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Vou te antecipar uma pauta: se o "doladelá" perder hoje, num certo programa televisivo noturno de um canal fechado, o assunto será apenas e tão somente o zagueiro Antônio Carlos...

Acabará sendo inspiração para a ta Granja! hehehehe

decio disse...

Interessante o torcedor avaiano. O time tem os mesmos pontos do lider. E eles continuam achando que do time tem somente dois jogadores. O goleiro e o numero 10. Tenho comprado brigas defendendo a dupla de zaga. Tenho brigado defendendo o Eduardo Neto, Diego Felipe, os centroavantes, etc.
Mas os Migueis da vida continuam a achar que não temos time para ganhar de ninguém, se não jogar o numero 10 e o goleiro. Esqueceram que sem esse 10 ganhamos de 5x0 do Vasco, em são Januário.
abs

André Tarnowsky Filho disse...

Décio,

Faz parte!

Na semana passada, quando o Avaí ainda não tinha acertado os salários, comentei com um amigo que "se o clube não conseguisse o din-din", o Pablo iria para um time de São Paulo...

Ele me chamou de maluco!

E olha que o Pablo tem feito um belo campeonato...

Sim, bem como ganhamos do JEC lá, sem o M10 também. E nem lembram das besteiras do goleiro, como contra o Luverdense e as falhas contra o Sampaio...

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo