domingo, 26 de outubro de 2014

PORRADA, GENINHO! by Roberto Costa

Tenho simpatia pelo sistema de jogo denominado 3-5-2. Me parece bastante equilibrado e bem adequado a equipes de porte médio, como são os grandes clubes de Santa Catarina.

Como o próprio enunciado numérico demonstra, este sistema prioriza o domínio do meio-campo através da saturação de jogadores nessa região, daí partindo tanto cobertura para a retaguarda quanto apoio para o ataque, com destaque também para o apoio pelas laterais realizado pelos alas, laterais sem função de marcação e autorizados a lançarem-se à frente.

Foi a partir da adoção deste sistema pelo Silas, que o Avaí encaixou o jogo e partiu para aquela célebre campanha de acesso e depois para a campanha brilhante na série A, conquistando um honroso sexto lugar.

Não sei se as coisas ventiladas neste Blog chegam ao conhecimento do intra-muros da Ressacada, pois gostaria muito de ver Geninho dar um descanso para a mesmice, para o que não surpreende mais ninguém, para o manjado. 

Quando esse senhor anunciou mistérios para este fim da semana confesso que esperava muito, esperava revolução, coisas para confundir a cabeça do treinador Hemerson Maria, esperava uma mudança tática, ou estratégica, uma loucura qualquer. Fui para a Ressacada cheio de esperanças, e Geninho, como quem não se deu conta ainda do real desespero do torcedor, como quem tenta estancar sangria desatada com homeopatia, sacou da cartola Willem, Wilker e Bocão. 

Geninho, um fato tem de ser criado, um giro de 180 graus, um salto mortal, a escalação só de jogadores inteiros, uma mudança de mentalidade, de atitude, de sistema, o 3-5-2, por que não? Só não podemos é pecar por omissão, é morrer sem ousar, é seguir, nesses derradeiros jogos, fazendo mais do mesmo, insistindo no que não traz resultado, como temos feito, porque ficaremos no meio do caminho. Porrada, Geninho!

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Arte acima: Internet

10 Comentários:

Anônimo disse...

Está nos faltando UM QUE de sangue nos olhos e faca nos dentes. Nenhum, repito, nenhum dos times da série B tem jogado nada (os da serie A tb não), então o que tem decidido muito dos jogos eh uma raça do capeta, e isto deveria sobrar neste time de operários montado pelo Uram.

Se os que sabem jogar bola já tem uma certa idade, os que ainda são muito jovens deveriam se espelhar no zagueiro Pablo, jogador com limitações técnicas visíveis, mas que joga com a alma de quem deveria vestir este camisa.

Claro, não estou me referindo aos jogadores Bocao, Jean e Willien Motta, pois estes são tudo, pedreiros, carpinteiros, funileiros, MENOS JOGADORES DE FUTEBOL.

UM POUCO MAIS DE VOLÚPIA E TESAO MEUS CAROS JOVENS JOGADORES, SEM AMBIÇÃO E SANGUE NOS OLHOS VCS NÃO IRÃO PRA LUGAR NENHUM,

Beto

Anônimo disse...

Concordo, Beto, Pablo é o jogador símbolo desse time, é a encarnação da raça, exemplo pra todos os demais. Grande profissional da bola. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Por mais incrível que possa parecer, tuas palavras vão ao encontro do que disse um amigo, que esteve hoje pela manhã naquele evento para motivar nossos jogadores: "Não vejo sangue nos olhos desse elenco!"

Ao que parece, cabisbaixo como entraram para o gramado nessa manhã, todos estão cientes e conformados da enrascada em que se meteram...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Quem diria, hein?

Mas assino com vocês dois. Quero ver esse time reagir e tem condições para tal, mas...

Anônimo disse...

No Clube da Bola, programa da Record, de ontem, o Chico Lins, posando de muito convicto, disse não existir nada de conflito em função de premiação. Coisa que não bate com o recado do conselheiro Sardá. Está instalado o contraditório, em quem acreditar? - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Não assisti ao Clube da Bola, mas não vejo que esteja instalado o contraditório. Conforme postagem que fiz na última sexta, às 12 horas, intitulada "TUDO AJUSTADO PARA O ACESSO", a premiação segue a mesma acordada no início do campeonato e o bicho sofreu um reajuste após a vitória contra o Icasa, na Ressacada.

Ao que parece, não gostaram muito porque depois vieram 3 derrotas consecutivas...

Segue o barco!

Anônimo disse...

GENINHO,BOTA O DIEGO VIANA PRA JOGAR! NÃO PODE SER PIOR QUE O JEAN SILVA,WILLEN MOTA,ANDERSON LOPES EOUTROS TANTOS ENGANADORES QUE ESTÃO NA RESSACADA! OBRIGADO CARO ANDRÉ!
JERONIMO ALVES,

André Tarnowsky Filho disse...

Jeronimo Alves,

Até por curiosidade, visto que nunca vi jogar, queria ver Diego Viana em campo. Afinal, foi indicação do próprio Geninho...

Vou aproveitar teu comentário na Bom dia, Azurras!

Abraço!

Anônimo disse...

Este time do Avaí precisa novamente focar no seu forte, voltar a ter uma marcação pontual, compactar, e partir para frente com força. Seria necessário também o apoio de um lateral mais eficiente e tenho ainda esperanças no Eltinho, nosso meio tem que marcar mais, e não esquecer de cavar faltas próximas a área, mais cavar não é se jogar e sim conduzir a bola entre dois jogadores adversários. Agora a união é fundamental no elenco, pois eles querem ou não o sucesso futuro. Edu

André Tarnowsky Filho disse...

Edu,

Todas as tuas observações são pertinentes, mas será que esse elenco sabe de suas responsabilidades. Será que eles querem fazer história?

Hoje estamos no limite: é vencer ou vencer!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo