domingo, 23 de novembro de 2014

É CHEIRAR O GELOL, by Roberto Costa

O Avaí, se não fosse administrado por burocráticos amadores,  já estaria garantido na série A, tal a facilidade que esse campeonato ensejou. Esse mesmo grupo que aí está, com dois atacantes de média qualidade, e não com oito chutadores de abóboras, teria classificado o Clube, uma ou duas rodadas atrás.

Ney Viegas, ex-diretor do Avaí, um dos responsáveis pela campanha do título de 88, falou-me certa vez sobre as dificuldades que teve de superar no trato com a boleirada naquele ano. Segundo Ney, visando evitar os reflexos negativos que podiam respingar para dentro de campo, o Clube às vezes viu-se obrigado a resolver problemas pessoais de jogador. Ele, Ney, teve de acalentar mimados, receber telefonemas em casa pela madrugada, sem perder a calma, e outras coisas mais. 

É claro que o grupo de 88, sob todos os aspectos, dispensa comentários, mas ainda assim, sem esse acompanhamento muito de perto quem pode garantir que tivesse conquistado o título? A preocupação com o detalhe naquele ano chegou ao nível da coisa mística. Consta que uma cozinheira, que preparava refeições para os atletas ainda no tempo de João Salum, vinha reclamando um atrasado salarial e rogara uma praga, segundo a qual o Avaí jamais conquistaria outro título enquanto não saldasse essa dívida. Informado dessa história, na semana do jogo decisivo Pico, então presidente, mandou chamar a dita cozinheira e pagou-lhe o que reclamava.

É claro que o olho do dono engorda o gado. É claro que o calor da presença de um presidente junto dos atletas, a conversa olho no olho, a arte de saber ouvir suas histórias pessoais e de, mesmo que não possa de imediato atender algum reclamo, explicar cortesmente as razões, enfim, a arte de pular o fosso e tornar-se íntimo do grupo, tudo isso gera energias positivas. O vácuo do poder gera falta de referência e um grupo sem referências não chega a lugar algum. O presidente, no momento em que a rotina do preparo físico permita, deve mesmo dispor-se a saborear uma "carninha" acompanhada de uma gelada, com os boleiros, que todos são filhos de Deus e a sede é sempre muito grande. É tirar o paletó, presidente, é cheirar o gelol no vestiário.

Acho até que um presidente de clube de futebol que nunca chutou bola, que nunca quebrou um osso em dividida, mesmo em pelada de fim de semana, sai em desvantagem na função.

Ano passado, critiquei com rigor o presidente Nilton, seguramente um homem de gabinete, quando afastou-se a passeio, num momento em que jogadores atravessavam momentos de aperto. Talvez tenhamos relaxado de novo em 2014, a aproximação pode ter sido tardia. Então, pelo menos que se aproveite o aprendizado. Mas, como se trata de futebol, quem sabe a "Côsa" aconteça, apesar dos pesares.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: Internet

16 Comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Meu caro, não creio que seja esse o problema. Se fosse assim, durante a gestão Zunino o Avaí seria campeão da Libertadores. Ele frequentava por demais os vestiários. O Marquinhos chegou a revelar dias destes que ele recebia os jogadores e treinadores em seu gabinete ou em sua casa constantemente. Sabes, obviamente, que muitos o chamavam de pai.
Portanto, o que falta no Avaí é compromisso. Falta é um Émerson, o zagueiro, este sim um dos últimos ídolos que passou pela Ressacada.

Anônimo disse...

Pois é, Aguiar, se com o presidente participando junto aos atletas já havia problemas, imagina com ele sempre ausente. É claro que não é o grande problema do time, mas é um deles, e o mais grave deles apontei logo no primeiro parágrafo, e não isenta quem manda, a falta de dois atacantes, pelo menos de qualidade mediana. Aí faltou visão, trouxeram oito que não valem um. Aliás, trazer oito atacantes de qualidade duvidosa, para um clube combalido financeiramente, para ficarem no come-dorme, é no mínimo curvar-se à imposição de empresário.
Por falar nisso, quem assistiu pela TV ao jogo GrêmioXCruzeiro, viu no time gaúcho um volante de nome Walace, de excelente porte físico e bom futebol, que o narrador informou ter vindo do Avaí, de Santa Catarina. No time principal do Avaí nunca jogou, sua transferência e o valor da negociação não foram noticiados pela mídia esportiva, pelo menos que se saiba. Quem explica? - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Belo exemplo! Aliás, sempre tive grande admiração pelo nosso ex-zagueiro artilheiro Emerson, inclusive nos tornamos amigos.

Lembro que em 2010, como capitão do time, e o Avaí penando para fugir da degola, ele me disse: "O Avaí não vai cair comigo sendo o capitão!"

E efetivamente naquele ano não caímos, mas no ano seguinte, quando ele já estava no Coxa, a coisa desandou...

Compromisso! Essa é a palavra chave.

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

No que concerne a falta de visão em trazer reforços, principalmente um atacante "9", concordo contigo. Em relação a questão presencial, é tudo muito relativo e o Aguiar fez uma bela colocação.

Sobre o Wallace. também ouvi o Luiz Carlos Jr. fazendo esse comentário, e como tu, fiquei surpreso.

Aliás, vou fazer esse questionamento no blog esta semana: onde está Wallace? Quem é? Quando começou? Qual foi a negociação?

Mistérios...

Paulo disse...

Ta bom, como dito, "os olhos do dono engordam o gado", e vai e volta,os culpados são os atletas.....mas, porra, em qualquer empresa tem ao menos uma ficha ponto para garantir que eles cheguem no horário !!!! o problema do Avaí é de gestão sim senhor.......André, lembra de um cometário que eu fiz anteriormente, sobre 2013, onde o Zunino estava doente, o Nilton, então interino ESTAVA DE FERIAS, e ficou no hotel apenas o Hemerson maria para cuidar da boleirada....sim, e este ano a merda se repetiu.......concordo plenamente com o Roberto costa..........

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Não digo que o Avaí não tenha problemas de gestão. Tem e muitos. A questão é que essa cobrança presencial de pouco resolve quando os tais "profissionais" não querem nada com a hora do Brasil...

Este ano, por exemplo, não fosse a tolerância de um dirigente avaiano, tinja jogador nas páginas policiais. Deveriam ter rescindido o contrato no mesmo instante.

Quanto as férias do Nilton ano passado, completamente impróprias ainda que HM não estivesse absolutamente só. Havia Rondinelli e ouros dirigentes, que acabaram não agindo com o rigor necessário.

José Antônio disse...

André, se não me engano o Walace foi pra lá quando o Marquinhos veio emprestado do Grêmio.

André Tarnowsky Filho disse...

José Antônio,

Nessa transação, sei que o Avaí colocou 3 jogadores da base à disposição do Grêmio, mas não lembro os nomes. Poder ser, sim.

Anônimo disse...

ANDRÉ, vejo um pouco de contradição no que dizes. Neste jogo contra o Santa Cruz vimos um time valente, querendo ganhar. Algo foi feito, alguma aproximação, pra se ter esse resultado, então pergunto, por que esse algo não foi feito antes, para estarmos já classificados?
E por que se continua acreditando em um jogador que deveria ter seu nome nas páginas policiais? Por que segurar dentro do cesto mais essa maçã podre? Para preservar interesse de empresário? Não queimar seu produto de segunda classe? E o interesse do Avaí e do sócio e do simples torcedor que paga ingresso? Você mesmo deu a resposta, "deveriam ter rescindido o contrato no mesmo instante." É claro, os outros sentiriam a mão forte e disciplinadora. Falta garra fora de campo, como exigir dentro?
É o que digo, ausência, vácuo de poder, seja pra ganhar no papo, seja pra impor a ordem.. Por isso, talvez, é que tenhamos de conviver com as notícias de jogadores jovens aparecerem misteriosamente no Grêmio. A coisa é dirigida, jogador sai com destino, para o Grêmio. É claro que alguém trabalha para o Grêmio dentro do Avaí.
É muito séria, a "Côsa" Avaí, pra ser tocada secundariamente, sem tempo disponível, sem real interesse, à distância. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Entendi tuas colocações, mas não vi qualquer contradição no que escrevi.

Para teres um ideia, depois da merda que fizeram ano passado, os jogadores "ainda tentaram" vencer os últimos jogos, mas mesmo com boa vontade, não foi possível...

Essa história de fazer antes, imagino que a diretoria tenha se acautelado para garantir o tal "suporte", reclamado ano passado por alguns. Este ano nada faltou, apesar de estarmos em o patrocínio master.

O jogador em questão é o Héber, que nem vem sendo relacionado. Creio que o Chico Lins deveria ter tomado uma medida mais enérgica, se não o fez, deve ter suas razões. Eu teria rescindido o contrato. Porém, duvido que esse caso tenha chegado ao presidente...

Sobre o Wallace, apareceu o José Antônio dando conta de que foi na transação com o M10, informação que vou verificar mais tarde.

De uma coisa podes ter certeza: quando os tais boleiros resolvem não fazer, nem com a presença do "pai" as situações se resolvem...

Para finalizar, saliento o que colocou o Aguiar: falta compromisso, e além disso, lamentavelmente o Avaí deu que se criasse dentro do clube algumas "coisas" que precisam ser extirpadas.

Anônimo disse...

POIS É ANDRÉ, QUE FALTA COMPROMISSO, FALTA. O AGUIAR NÃO DISSE NADA DE NOVO.
POR ISSO ESSA GENTE TINHA DE SER TRABALHADA, COM BOAS CONVERSAS, MAS TAMBÉM COM PRESSÃO, QUANDO NECESSÁRIA, FOI ISSO QUE FALEI. E QUANDO NENHUMA DAS DUAS HIPÓTESES RESOLVESSEM, A CIRURGIA, A EXTIRPAÇÃO DAS HERNIAS. MAS CONTEMPORIZARAM. NESSE ASPECTO O DOLADELÁ NÃO BOBEIA.
- Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Exatamente. No caso do Héber, por exemplo, teriam que rescindir o contrato do irresponsável e jogá-los às piranhas, mas preservaram...

Tempos atrás pedi a punição do Carleto, que em 3 minutos levou amarelo e vermelho contra o JEC. Não puniram e ainda deixaram que suas asas crescessem nas discussões internas...

E assim vai...

ney.lf disse...

Concordo plenamente com o Roberto Costa, o problema não são os jogadores e sim a Diretoria. Se há jogadores descompromissados é por que temos uma Diretoria fraca, sem pulso, sem conhecimento do futebol e que não tomou as decisões quando deveria.
Jogador problema não pode ficar no clube até a última rodada. Não quiseram dispensar para não ter ação judicial no final do ano e depois dizer que fecharam o ano sem problemas na justiça no entanto, do que adianta se não alcançamos o objetivo do acesso?
E cá para nós, terminar o ano sem dívidas fruto da perda patrimonial por desapropriação de imóvel não pode ser motivo de orgulho para nenhuma administração. Retirem o que receberam da indenização e façam o balancete final do ano e vejam como ficou as contas.
Com oito atacantes inoperantes no cbd e mais um monte de baladeiros jogando do "jeito" que quiseram o ano inteiro, dúvido que não tiveram prejuízo. E não estou falando o moral e sim financeiro pelo que gastaram a mais e pelo que deixarão de ganhar se conseguissem o acesso.

André Tarnowsky Filho disse...

Ney L. Félix,

Respeito tua opinião, mas não concordo. Da forma como estás colocando, deixas um rastro meramente de oposição...

O maior erro dessa diretoria foi ter renovado com alguns jogadores, que repetiram as mesmas merdas do ano passado. Agora esses mesmos caras estão tentando remediar e nem sei se será possível...

Sobre jogador problema, concordo, não pode ficar no clube após a primeira lambança. Temos vários exemplos nesse elenco que passaram a mão na cabeça e o cara não se endireitou...

Vale o que disse ao Roberto Costa: se eu te contrato para seres meu gerente de futebol é porque vejo em ti condições para tal, e certamente não vou ficar 24 horas por dia te controlando. As pessoas precisam saber de suas funções e assumi-las, coisa que faltou...

Quanto a desapropriação,querias que o clube não recebesse o que lhe é de direito? "Menas"!

ney.lf disse...

André,

Não sou oposição a nada nem a ninguém!
sou Avaiano e quero ver o meu time sempre ganhando e conquistando títulos e alcançando os objetivos sonhado por todos, série A, no entanto, não comungo com a opinião que os culpados são os jogadores. Se já no ano passado tinham jogadores descompromissados e estes permaneceram para este ano a culpa é única e exclusiva da Diretoria afinal, errar é humano insistir é teimosia...
Foram afastar dois jogadores baladeiros somente nas duas últimas rodadas e após o Marquinhos praticamente fazer a função de Gerente de Futebol, uma vergonha para todos os profissionais da Área.
O fato é que faltou o murro na mesa, faltou cobrança, faltou satisfação para a torcida, faltou o boi de piranha no início dos acontecimentos e, principalmente, faltou competência para contratar.
Esta é a minha opinião, assim como é minha opinião que já devemos PLANEJAR 2015 por que este ano já foi para o saco e não acredito em milagres.

André Tarnowsky Filho disse...

Ney L. Félix,

Sempre respeito tua opinião, e continuarei respeitando, ainda que não concorde com ela.

No entanto, achamos algo em comum: sempre disse aqui que não renovaria com muitos jogadores, como CS88 e M10.

Disse ainda, que seria a forma de se livrar deles sem passar pela "dona Justa", mas a diretoria apostou e perdeu...

Alguns, não eu, aplaudiram a renovação...

Assim como tu, quero ver o meu time ganhando, conquistando títulos, alcançando a série A. No entanto, divergimos quando dizes que os jogadores não são culpados. Foram e são!

A diretoria errou nas renovações, e até em contratações. Muito badalado pelo bom papo, Chico Lins deixou a desejar. Se eu te contrato para seres meu gerente de futebol é porque vejo em ti condições para tal, e certamente não vou ficar 24 horas por dia te controlando. As pessoas precisam saber de suas funções e assumi-las, coisa que faltou...

O afastamento foi tardio e deveria começar por Héber, mas nem vou entrar em detalhes. Falha do Chico Lins.

Ao que parece, mais que um murro na mesa, a diretoria precisa se misturar com a torcida. Não os vejo em bares, nem cadeiras, apenas nos camarotes, que não frequento, diga-se de passagem...

2015 já começou, e espero que tenha começado certo, com alguns deligamentos pontuais.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo