terça-feira, 25 de novembro de 2014

O pacto de mediocridade, by Alexandre C. Aguiar

Está havendo uma conclamação para os avaianos apoiarem o time que joga com a camisa do Avaí neste jogo de sábado, o último da temporada, que poderá colocar o clube na série A de 2015, ou sacramentar um período de muitos fracassos. O chamamento aos brados pede, até, que se esqueça tudo o que passou, todas as picuinhas, todas as sandices, todas as tiradas de pé de boleiros, a impostura do silêncio, a hipocrisia generalizada, as festas, bebedeiras, os conchavos entre dirigentes e empresários da bola para se usar jogadores “pra ver se dá certo”, as caras feias de jogadores, a falta de torcida, as promoções de ingressos oportunistas e, principalmente, a falta de compromisso com uma instituição quase centenária.
A ordem é apoiar pela torcida pura e simples.
Evidentemente que isso faz um sentido do tamanho da galáxia. Estamos falando de clube de futebol, de um esporte onde paixão impõe lançar uma pedra sobre qualquer resquício de razão. A razão, no futebol, não é atestada pela realidade. Nunca foi.
Mas, no meio da torcida, existem pessoas. Existem homens, mulheres, crianças, seres que têm sentimentos, desejos, aspirações, disposições e capacidade de raciocínio. E isso nos diz quando seguir adiante ou quando parar. Nos dá sinais de alerta ou nos abre portas misteriosas. Embora a emoção seja atributo da massa torcedora, cada qual é dono do seu nariz.
Por isso, eu, particularmente, não apoio isso. Não vou torcer para este bando de ordinários que nos privaram de um sonho. Não vou apoiar quem pensou, antes, em seu umbigo. Não admito que um jogador do clube para o qual torço desde criança refugue. E minha postura pessoal é a de alguém cansado desta pantomima. Importa alguma coisa para a coletividade avaiana? Claro que não e não estou preocupado com isso.
Quero dizer, antes, que não vou admitir que qualquer um duvide de minha avaianidade. Que confunda postura do coletivo com interesses pessoais. A questão é que eu não consigo aceitar o que aconteceu, porque eu sei o que fizeram.
Há quem afirme que o elenco avaiano é limitado, que não é culpa deles e que os dirigentes são os principais responsáveis. Sim, todos têm a sua parcela de culpa, afinal, ao se tomar uma decisão deve-se assumir as consequências. No entanto, nenhum dirigente, em qualquer parte do mundo, monta um time para perder, porque estaria roubando do próprio bolso. Teria que ser internado como um louco varrido. Um boleiro, contudo, pode simplesmente errar um alvo na hora de fazer a jogada consagradora. Chutar um pênalti para fora. Tomar um frango antológico. Afrouxar a marcação. Ou mesmo viver nas noitadas orgásticas sem se preocupar com condição física, treinamento ou jogo decisivo. A Lei de Vampeta está aí para comprovar a lenda.
Assim, minha bronca não é e nunca foi com a diretoria. Aliás, dirigentes de futebol, em sua maioria, são abnegados. Deixam famílias, negócios, vida privada para se dedicarem ao clube que amam. Há exceções, mas para estes a seleção natural dá um jeito. Os que querem fazer bem, tentam, mas esbarram em falta de dinheiro, em federações falidas, em legislação burra como a Lei Pelé, ou em cartéis montados por redes de TVs, que chupam dos clubes e não lhes devolvem nada. Além de ter que “administrar” boleiros egocêntricos e com padrinhos oportunistas.
Torcedores irão à Ressacada neste sábado, sim, senhor, a festa deverá ser bonita, é possível que o time que joga com a camisa do Avaí vença e se consagre. Ou não, dependendo das circunstâncias. Mas, eu não vou. Não torcerei contra, jamais, porque é o meu clube, porém, para este grupo também não torcerei a favor.
O meu clube merece mais respeito e estes jogadores jamais tiveram isso conosco. Não faço pacto de mediocridade.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SCFoto acima: Bernardo Jardim Ribeiro / Sul 21

20 Comentários:

Anônimo disse...

CARLOS AVAIANO

SIMPLES ASSIM.

Anônimo disse...

Pra falar em mediocridade de fato não há ninguém melhor!!!

Anônimo disse...

É, o mundo da voltas.

Não era o Alexandre que urrava contra as pessoas que ele dizia que torciam pelo quanto pior melhor para o AVAI por questoes contra o Zunino???.

Agora ele, nao quer que o AVAI suba por questiunculas com alguns jogadores.

Quando a gente aponta um dedo contra alguém, os 4 outros apontam para a gente.

Medíocre és tu. Pequeno.

Anônimo disse...

AGUIAR, licença para um pequeno aparte. Entendo o teu ponto de vista, é coerente, mas há um ângulo de ver a coisa, que pode ser interessante. Um ângulo que a torcida do Vasco soube enxergar. Eles, os vascaínos, separaram as coisas, torceram pelo clube, estimularam os boleiros, mas assim que o jogo terminou e o acesso foi sacramentado, caíram de vaia, de apupos, chamaram os caras de time sem vergonha. Mostraram que a importância está no clube. Assim também o Avaí. Ninguém vai torcer pelos boleiros, a ordem é torcer pelo Avaí. Abraço. Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Só precisas votar com o relator: simples assim!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 1,

Pra falar no anonimato, qualquer medíocre serve...

Rosalbo Júnior disse...

Verdade...
Certo que no fundo todos torcem pelo milagre....
mas ver eles chamando a torcida, agora, depois de tudo... é piada.

Sugiro ao avai, como forma de pedido de desculpa a sua torcida pelo ocorrido nos últimos 2 anos, que deixe os portões abertos no sábado.

Vai quem quer. Não precisa pagar. Se querem o apoio, deixem os portões abertos.

Chamar esses jogadores de mercenários, faria Maquiavel levantar ... são hipócritas (adjetivo). Verdadeiros, hipócritas.

Diretoria: Liberem os portões e vejam a resposta da torcida..... #e agoraAvai?

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 2,

Resposta pra ti serve como a do primeiro: pra falar no anonimato, qualquer medíocre serve...

Fica a pergunta: vestes calcinha ou cueca?

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

É fácil encontrar em ti a digital da sensatez, bem diferente do que pregam esses "anônimos anônimos", aqueles paridos por uma qualquer...

Concordo contigo, ainda que não consiga me contagiar. Como disse o "brother" Byghal (agora com 'Y'), vamos torcer, mas sem nos empolgarmos...

André Tarnowsky Filho disse...

Rosalbo Jr,

Em relação ao time, não tenho como tirar tua razão, até porque concordo plenamente...

Mas liberar os portões, fica meio difícil, e até é objeto da BDA de amanhã...

Quanto a campanha do presidente do CD, ele tem que colocar o rabinho entre as pernas e pedir desculpas...

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Anônimo me chamando de medíocre? Quem é covarde e esconde os chifres é o que? Sim, porque pra mim anônimo é um corno que esconde a cara que é pro Ricardão não cobrar a conta da mulher mal comida.
Bom, respondendo a quem sabe ler, eu nunca apostei contra o Avaí. Não torço pelo quanto pior, melhor. Tenho bronca de quem chama o Avaí uma merda. E não torcerei contra no sábado, mas não darei meu apoio a estes jogadores. Tá muito claro isso.
Se subir, o que eu não acredito, ganha o clube e não eles, coisa que o Roberto Costa foi feliz em dizer.
Agora, não me obriguem a bater palmas para Marquinhos e cia. Não sou hipócrita.

Adenilson disse...

Deixo aqui o mesmo comentário que fiz no força azurra.

Ir à Ressacada porque alguns estão conclamando, realmente, não. Mas ir, sim, porque é o Avaí que estará jogando. Realmente, o fato de alguns jogadores estarem em campo são motivo pra não torcer por eles, mas não encontro nisto motivos para não ir lá e apoiar o Avaí. Não podemos generalizar e achar que todos os jogadores do Avaí são uns “m…”. Provavelmente há entre eles jogadores que querem algo diferente, e melhor, para o Avaí, mas que infelizmente foram “engolidos” pela boleirada que não tá nem aí. Estes, os “bons”, não sei quais são, mas devem existir no grupo atual, e merecem pelo menos nossa presença na Ressacada. Se subirem, que bom, gritarei bem alto “Avaí”, não gritarei nome de jogador, nem os chamarei de “guerreiros”. Se subirem, que bom, pois com este dindin a mais, quem sabe, a diretoria consiga fazer uma reformulação no grupo e mandar os jogadores de “m…” pra bem longe da Ressacada.

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Alguns anônimos são mais iguais que os outros. Só não sei se veste cuequinha ou calcinha, mas certamente é de cor rosa...

André Tarnowsky Filho disse...

Adenilson,

Muito bom teu comentário, que certamente aproveitarei como postagem.

Aproveito o espaço para dizer que teus filhos foram muito elogiados aqui no blog e no Facebook. Quer dizer que tens dois craques em casa? Poderemos vê-los com a camisa do Leão dentro de campo? Sim, porque na Feijoada eles já estão vestindo, né?

Abraço!

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Na verdade, meu camarada, homem ou mulher, pouco importa. São frouxous, covardes e gentalha que não tem moral alguma. Por isso não mostram a cara, porque tem vergonha deles.
Respondendo ao Adenilson, sim, concordo e já fi muito disso. Tu, que és um sujeito inteligente, sabes perfeitamente que clube só sobrevive com sua torcida. Cobrei muito torcida no estádio e já me acusaram de pôr culpa na torcida pelo mal desempenho do time. Pra ver como isso funciona.
O caso agora é atípico. Temos um bando no que se chama de time, e que não merece o nosso respeito. Pelo menos não o meu.

Adenilson disse...

Olá André!
Já é uma felicidade imensa estar na Ressacada com eles vendo os jogos do Avaí, imagina se um dia for com eles em campo. Mas são novos ainda e estou deixando as coisas acontecerem ao natural, sem forçar nada. Já tiveram o prazer de trainar no sub 11 do Avaí, mas questões de logística não nos deixam continuar. Como falei, tem tempo ainda, e tê-los ao meu lado torcendo já testá legal.

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Sei disso e já tinha respondido para todos eles no mesmo tom que utilizaste.

André Tarnowsky Filho disse...

Adenilson,

Nada como dar tempo ao tempo, mas certamente vamos estar nas cadeiras torcendo pelo êxitos dos dois.

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo