sábado, 20 de dezembro de 2014

JOÃO SALUM, HUMORADO E HERÓICO, by Roberto Costa


João Salum, presidente do Avaí na década de 70
Falar de João Salum é revisitar um período quase folclórico da administração avaiana, e também heroico. Quem não lembra do célebre caso do cheque Buck Jones, quando em Chapecó, sem dinheiro para pagar a estada do time no hotel, ele o fez com cheque seu, onde assinou o nome daquele astro do bang-bang.

Não era efetivamente um calote, uma tentativa de golpe definitivo, mas uma maneira de procrastinar o pagamento, ganhar um tempo, em razão das dificuldades de momento. Enfim, uma ginástica das muitas necessárias a quem administrava um time amador, com nuances de profissional.

Salum dizia que o seu Avaí tinha três diretores, "eu, o João, e o Salum".

Certa feita, Balduino ainda jogava no Avaí, estando eu de férias, nesse período de remontagem de equipe, como o que estamos vivendo, fui ao Adolfo Konderassistir a um dos primeiros treinos e saber das novidades in loco.

Adentrei o gramado, os jogadores ainda se aqueciam brincando com a bola e alguém chegou junto ao Salum, no meio de uma rodinha de pessoas e falou: "Salum, o Balduino disse que só renova com luvas". "Ah, ele quer luvas? Então tu vai lá (apontou para a casinha/vestiário que dava fundos para a Mauro Ramos) e me trás um  par de luvas usadas que tem lá, embaixo do banco, que eu vou dar pra ele". Arrancou risos de todos em volta. Se as luvas foram pagas, não sei, mas a solução veio, Badu renovou.

Salum era um empresário, mas sem qualquer resquício de elitização boba, falava a língua do povo, que afinal é a dos boleiros, e por isso se entendia com eles. Salum frequentava treino, opinava, levava pra casa, no sapato, a clorofila do pasto do bode. Acho que não havia viagem aérea na época, para Chapecó, mas Salum ia junto à boleirada, no jumbo rasteiro.

Hoje, tudo se modernizou, os recursos são outros, mas a velha psicologia de bem ouvir e integrar-se ao todo, como intuitivamente fazia João Salum, é capaz de mover montanhas e de render dividendos sempre.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Texto publicado em 18/12]2013

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo