segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Bom dia, Azurras

DESIGUALDADE 

Neste último domingo, o Flamengo acabou faturando o título do triangular no Torneio de Manaus ao vencer o São Paulo por 1 a 0, competição que também teve a participação do Vasco da Gama, que volta à elite do futebol brasileiro em 2015, juntamente com o nosso Avaí.

O triangular, antes de mais nada, serviu para as três equipes faturarem algum "trocado" a mais por conta do prestígio que tem por esse Brasil, e obviamente, para "esquentar" as equipes de estão com seus estaduais por começar.

No entanto, o que me chamou atenção não foi o pouco público presente na Arena Amazônia, mas o que li antes do jogo de abertura, Flamengo x Vasco da Gama. A rivalidade entre os cariocas segue em alta, principalmente pelo retorno do polêmico presidente vascaíno Eurico Miranda, que desbancou o artilheiro Roberto Dinamite na última eleição em São Januário...

Independente da polêmica, e tendo encontrado o clube atolado em dívidas, o cartola do Vasco da Gama não se fez de rogado e procurou o atual e o futuro presidentes da CBF, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, e com a ajuda da entidade, levantou R$ 12 milhões para fazer com que o clube da Cruz de Malta pudesse conseguir suas certidões negativas de débito, a famosa "CND", e respirasse mais aliviado...

Não lembro de ter lido nada na imprensa nacional, muito menos por aqui, criticando tal auxílio ao Vasco da Gama, mas vi muita gente por aqui torcer o nariz quando o Avaí foi indenizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por um terreno nos arredores da Ressacada, que servirá de acesso ao novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Como podemos perceber, há muita distância nas tratativas do nosso futebol, e não vamos nos iludir, nem o fato de termos quatro equipes na principal série do futebol brasileiro vai fazer com que essa diferença se equacione. Os clubes tradicionais do eixo Rio-São Paulo, sempre serão aquinhoados com uma parcela mais generosa, ao passo que os demais, Santa Catarina incluso, terão que ralar muito mais... 
Foto: Gazeta Press  


DE VOLTA PARA ÁGUAS MORNAS
Após o amistoso de sábado contra o Jacobina, quando empatou em 0 a 0, o elenco avaiano recebeu folga para o resto do dia, mas se reapresentou na tarde de ontem, indo para Águas Mornas na sequência, onde permanecerá com seus treinamentos até a estreia no Campeonato Catarinense, dia 1º de fevereiro, contra o Joinville, no Norte do Estado. 

Será a última semana que o técnico Geninho terá para armar a equipe que joga no domingo, e como comentei na semana passada, o treinador avaiano vai ter que tirar da "cartola" o novo time do Avaí, tal o número de desfalques que a equipe tem, além de outros jogadores que ainda não estão incorporados ao time.

Ainda que, teoricamente, tenha ficado com uma boa base de 2014, as contusões do zagueiro Antônio Carlos e do meia Marquinhos, bem como o período de recuperação do volante Eduardo Costa, fazem com que o treinador avaiano forme uma outra escalação, passando necessariamente pelos jogadores que chegaram recentemente ao Sul da Ilha, casos de William Rocha, na zaga, Uelliton, Claudinei, Renan Oliveira no meio.

Mesmo assim, após quase um mês de treinamento e três movimentações contra outras equipes, a torcida avaiana ainda não sabe quem é o time titular. Ao que parece, o time que saiu jogando no último sábado deve ser base, mas não duvido que até domingo aconteçam alterações.

Capricha, Geninho! 


MARÉ BAIXA
Para quem ainda está lamentando o empate em 0 a 0 com o Jacobina, o "doladelá" empatou pelo mesmo placar com o Guarani de Palhoça, assim como várias equipes pelo Brasil frustraram suas torcidas...

Ontem, o Grêmio foi até Cascavel e empatou com o time da casa, 1 a 1, mesmo placar para Cruzeiro e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Porém, ninguém foi tão "competente" quanto o Botafogo de Diego Jardel e Carleto na sua volta ao Engenhão, derrota por 1 a 0 para o chinês Shandong Luneng, novo time do atacante Diego Tardelli e comandado pelo técnico Cuca.

Até acertarem o "", vai um bom tempo...


DURA REALIDADE 
Dia desses, quando o Avaí ainda estava participando da Copa São Paulo, conquistada pelo Corinthians ontem, apesar do bom desempenho do Botafogo de Ribeirão Preto, o avaiano Rogério Cavallazzi, que dispensa apresentações, escreveu no twitter que tal competição era boa apenas para os empresários. Acho que ele tem razão...

Numa matéria da ESPN, consta que o artilheiro da Copa SP, Isaac Prado, do tricolor de Ribeirão Preto, passou a ter sua carreira administrada pelo empresário uruguaio Juan Figer, com larga história no mundo do futebol. Seu destino pode ser o Atlético-PR.

Fico imaginando se isso acontecesse no Sul da Ilha, e um de nossos jogadores tivesse o mesmo destino e matéria no consagrado site. Certamente a diretoria avaiana passaria por maus momentos, sujeita ao apedrejamento... 


MUITA ATENÇÃO
Como coloquei na Bom dia, Azurras de domingo, ainda que não tenha faturado o título da Copa Santiago, o Avaí fez uma bela campanha, superando a dupla gaúcha Gre-Nal, vencendo o colorado em duas oportunidades.

Além disso, como ressaltei, o bom futebol do Avaí foi lembrado pela transmissão da rádio daquela cidade, ao ponto de alguns dos nossos jogadores terem feito parte da "Seleção da Copa", assim como o Leão ter o artilheiro da competição.

Dessa forma, para que esses mesmos atletas não tenham o mesmo destino do botafoguense Isaac Prado, seria interessante nosso dirigentes ficarem alertas em relação aos jogadores que foram comandados por Emerson  Nunes e se destacaram na competição, como foi o caso de Guga, lateral direito, os zagueiros Eduardo e Gabriel, o lateral esquerdo Lovat, e Vinicius foi o artilheiro da Copa Santiago. 


LEÃO EM ALEGRETE
Essa é a equipe infantil do Avaí, que está participando da 35ª EFIPAN, Encontro de Futebol Infantil Pan Americano, realizada em Alegrete, Rio Grande do Sul, e que até o presente momento não mereceu uma linha no site do clube...

Como disse ontem, o Avaí está no Grupo B, cujas equipes enfrentam as do Grupo A, e agora, salvo engano, faltam apenas dois jogos para o Leão, contra duas equipes uruguaias, Defensor e Liverpool.

As chances de classificação para a fase seguinte, Quartas de Final, são boas, visto que o Avaí está na 7ª colocação e classificam as oito melhores equipes, independente do grupo. Como o "craque" Flávio Roberto (muito chegado na raposa felpuda) está na área, fica ainda mais estranho essa omissão sobre a competição, ele que gosta tanto de um Facebook...
Foto: Facebook da 35ª EFIPAN



Saudações AvAiAnAs! 

6 Comentários:

Adenilson disse...

Bom dia, André!
Nossos garotos do sub-13 e sub-15 também estão em competição, na Taça Saudades 2015, ambos venceram o primeiro jogo, mas também nenhuma informação site.

André Tarnowsky Filho disse...

Obrigado pela informação, Adenilson!

Teus filhos estão jogando?

Anônimo disse...

Parece que nessa foto o Eurico tá fumando um Dinamite, se é que me entendem. Cosa horrorosa. hehehe A

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Pode ser, mas o que está valendo é que ganhou as eleições e faturou um bom din-din na CBF...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo