segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

E o garoto imita Cristian. Cristian! Gol da Alemanha, by Luis A. Simon

Provocação de Cristian a rivais gerou polêmica seis anos atrás.
O Corinthians faz o segundo gol, praticamente garante passagem para a final e o garoto comemora. Pula? Grita? Salta? Ri? Chora? Não. O garoto faz cara de ódio e com os dedos das mãos faz o gesto americano. Fuck you. O garoto do mesmo time de Sócrates, Casagrande e tantos outros craques comemora como Cristian. Não no vigor físico, não na capacidade de produzir boas jogadas, mas apenas na capacidade de ofender.

Não se trata aqui de pedir por um futebol anódino, sem contato e sem provação. Apenas retratar o desânimo com o futebol brasileiro. Um garoto comemora com os braços cruzados, rendendo desde já seu tributo a delinquentes. Outro, mostra seu desprezo ao rival. Como se não pudesse defende-lo um dia.

Nem sei o nome do garoto, há anos não dou muito valor à Copa São Paulo, mas, com certeza ele tem um empresário. Tem alguém que ganha parte de seu salário. Alguém que deveria ensinar que esporte não se trata de ódio. Ou, que pelo menos, que lhe mostrasse que esse não é o caminho. Basta lembrar que, após o gesto ofensivo de Cristian, houve a ameaça de um procurador em prendê-lo. Não digo o nome do garoto porque não sei. Não digo o nome do procurador para não lhe dar um holofote a mais, que é o que ele mais gosta.

Na época, defendi Cristian. Falta de educação não deve ser punida com prisão em um país em que a Justiça falha e tarda.

O tempo passou e Cristian volta ao Corinthians, repetindo o mesmo gesto. Na foto, tem o apoio do coadjuvante Dentinho, que, desde que deixou o Corinthians, fez mais filhos – três – do que gols. Mr Samambaia posou ao lado de Cristian, a quem chamou de maloqueiro.

O garoto deve ter lido. Deve ter visto a foto. E o que é a foto? A tentativa de um jogador que nunca foi brilhante e que estava na reserva em uma liga menor de agradar à torcida corintiana. Alguma coisa do tipo “minha segunda pele''. O menino viu e fez igual. Pode ter futuro no futebol, mas por enquanto é apenas o garoto mal dirigido que resolveu homenagear o gesto ofensivo de um volante em baixa, que foi apoiado por um jovem ex-jogador em atividade.

Tudo cansa. Nada muda.

Gol da Alemanha.

* Fonte: Blog do Menon, Luis Augusto Simon, que como ele mesmo se intitula, engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Foto: Internet

16 Comentários:

Anônimo disse...

ANDRÉ, NO MESMO EMBALO, NÃO ME LIGUEI DE SABER O NOME DO JOGADOR AGRESSOR, NEM FAÇO QUESTÃO, VI APENAS O LANCE E NÃO POSSO CONCORDAR COM NADA DAQUILO, A AGRESSÃO SOBRE UM JOGADOR DO MURRINHA DENTRO DE CAMPO, COISA PRA SAIR PRESO DO ESTÁDIO. NINGUÉM EM SÃ CONSCIÊNCIA PODE APROVAR ESSAS COISAS. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Grande Roberto Costa!

Confio na tua análise e se estás dizendo, está dito. Não acompanhei os noticiários, nem vi as imagens, mas vindo de ti, vou acreditar.

ney.lf disse...

Pode até ter sido maldoso o lance, o que não acredito, acho apenas que foi imprudente.
Garoto da base do próprio figayra entrou em campo querendo mostrar serviço e por vontade excessiva acabou machucando o companheiro de clube.
O que me causa muita indignação é que quando fizeram o mesmo com o HERÁCLES do Avai pelo tal de Graxa do Bragantino, a croniqueta da capital não fez este escándalo todo. Não disseram que deveria ser preso, não o chamaram de criminoso, não pediram aos tribunais que o Graxa ficasse parado o mesmo tempo da recuperação do Herácles, etc. etc. etc.
Aos amigos as benesses da lei aos inimigos, os rigores, se é que me entendem...

André Tarnowsky Filho disse...

Ney L. Félix,

Não vi as imagens, como respondi ao Roberto Costa, mas pelo que estou ouvindo agora, não tenho como tirar tua razão.

Esses caras não se emendam!

Paulo disse...

Hoje, o colunista que se diz Avaiano, nativo com sotaque de carioca dos anos 70, no jornal do almoço, julgou, condenou o jogador do Guarani, debochou do empate do Avaí, falando que jogou com o poderoso Jacobina, mas não falou do honroso empate do figão, contra o também poderoso Guarani de Palhoça !!!

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Efeito "my little conrer", se é que me entendes...

Anônimo disse...

Cosa medonha que é esse meu cantinho.

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

É medonho, mas é eficiente. Eles estão uns verdadeiros cordeirinhos desde a "comida" da semana retrasada...

Anônimo disse...

Os indivíduos da mídia que comentam os jogos, conforme lista divulgada semana passada aqui neste blog são, na sua grande maioria, torcedores do figayrenc,

Então tudo o que é contrario aos interesses daquela agremiação vira um berreiro danado. Queriam botar na cadeia o jogador da chapecoense em cujo lance o jogador Heber quebrou a perna. Lembram? Teve debate, mil vezes a imagem repetida, pressão junto a uma posição do tribunal, etc.

Ontem, outro lance, lamentável, e infeliz, causou nova consternação exacerbada dos referidos torcedores/cronistas.

Não adianta gente, a camisa esta agarrada no peito destes caras, é impossível uma analise imparcial.

Ah...o TJD esta estudando o lance, quem sabe os auditores cogitem aumentar em mais dois jogos a pena do Marquinhos e do Eduardo Costa, pelo lance de ontem no curral. Vai que, né...

Beto

Anônimo disse...

Uma coisa que poucos tem coragem de comentar, é que muito do comportamento em campo é traduzido pelo comportamento do treinador, e os dois piores exemplos no banco de reservas este ano serão os técnicos de chapecoense e do time das letras. Ambos da escola do berreiro na frente do banco de reservas, para pressionar a arbitragem e esconder suas imensas limitações. O segundo mesmo é um péssimo ator (que o diga a Portuguesa de Desportos).

O exemplo de serenidade deveria partir deles, mas, ao contrario, são incendiários, por isso as cenas grotescas de jogadores de seus times cercando a arbitragem o tempo todo, ou correndo atrás dela, como foi o patético caso do final do ano passado.

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Assino contigo. São uns cretinos, uns vagabundos vendidos. O Paulo Branchi, está entrevistando o Ceará agora. Cara de pau!

Pega um guri de pouca instrução, de pouca educação, e tira vantagem. Picareta demagogo!

Anônimo disse...

Ainda me pauto pelo fato de o jogador do Guarany não ter visado a bola, visou a perna do adversário, mas isso não me impede de concordar com os comentários relativos ao Argel. E diga-se, o time do Argel, principalmente seus zagueiros de área, batem forte e por sorte ainda não aconteceu um acidente tão grave quanto esse, pra que a turma do Cantinho tenha de colocar panos quentes. - Roberto Costa

Anônimo disse...

CARLOS AVAIANO

SE DERAM 25 JOGOS PRO MARCOS, ENTÃO PRO JOGADOR DO GUARANY VAI SER 50 OU O PROMOTOR VAI ALIVIAR POR SER JOGADOR DO LETRADO?

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Agora já assisti ao lance e não sei se o Ceará deveria sair preso...

Foi imprudente, é verdade, usou força em demasia, também é verdade, mas não creio que se possa dizer que teve intenções de quebrar o colega de trabalho.

Lamentável, sob todos os aspectos, o comportamento venal dessa bocas alugadas de nossa mídia.

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 2,

Concordo contigo e vou utilizar teu comentário na BDA.

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Não sei quantos jogos o Ceará vai pegar, mas sei que já tinha gente do TJD-SC sando entrevista na CBN...

Gente rápida!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo