quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O umbigo nosso de cada dia, by Alexandre C. Aguiar

Estamos na iminência de se iniciar mais um temporada de futebol. E especialmente para nós, torcedores do mais querido de Santa Catarina, pode ser uma temporada especial. A expectativa é enorme. Subimos de série do jeito avaiano de ser. Mudamos de mentalidade para a disputa do estadual, dando o seu valor devido. E os ventos na área financeira, até que enfim, são-nos favoráveis.
Creio que os jogos amistosos realizados nos últimos dias deram a dimensão exata do quanto ainda há por fazer. Soube, por amigos, que vários jogadores estão travados e alguns corriam o risco de uma contusão. Algo perfeitamente normal e que reflete a carga de trabalho físico sendo efetuada. Isso vai melhorar, pode acreditar!
Também tenho expectativas quanto aos jogadores contratados. O perfil cabe exatamente na nossa mão e nos dará condições para fazer uma boa figura daqui por diante.
O estadual, por sua vez, será cascudo. Os clubes de nosso quintal estão se organizando como o esperado. Até aqueles que apenas competem, mas não têm muitas pretensões, estão ajeitando elencos de bom nível. Isso é ótimo. Valoriza nosso campeonato e força os favoritos a se organizarem melhor.
Confesso que estou ansioso. O cheiro de carro zero do time do Avaí que vem aí me dá esperanças. Todavia, a caminhada será dura, árdua e recheada de muitas dificuldades.
Bem do jeito que a gente gosta. Bem do jeito que o Avaí adora jogar.
Mas é preciso manter a calma e o recato. Não dá pra sair reservando os fogos e já marcando o alfaiate para providenciar aquela beca para a festa de campeão. Alto lá!
É claro, também, que não vou na onda de desocupados e fracassados existenciais que sempre veem problemas para detonar o Avaí. Torcedores do rival? A mídia local? Nada! É fogo amigo, mesmo. Ou inimigo, já não sei mais. Eu torço para o clube e não para meus umbigos. Assim, não sigo a sanha por cobranças indevidas ou montagens de elencos galácticos. Vou aguardar as melancias se ajeitarem na carrocinha para emitir OPINIÕES de torcedor, como sempre faço, e não PALPITES de corneteiro oportunista.
Mas, apesar das promessas de um ano combativo, ainda assim os corvos de mau agouro e os comedores de carniça vivem procurando pentelho em sabonete para emparedar o clube. A última agora é sobre a exposição de camisas que o Avaí fará, em espaço reservado e com participação mínima de torcedores. Evidentemente que o clube tem os seus motivos. Se seria interessante fazer no estádio, com casa cheia, todo mundo colado nas arquibancadas e disputando a tapas um lugar na primeira fila para assistir ao espetáculo? Sem sombra de dúvidas, é óbvio que seria. Mas, não deu. Então, consolemo-nos e bola pra frente. Mas, não! Não pode ser assim. Como eu já disse que a moda é pegação no pé, vai mais uma pra sacolinha.
Só para se ter uma ideia, alguém se preocupa em divulgar o Clube de Benefícios ou mesmo a campanha de sócios, por acaso? Um ou dois blogueiros mandam isso na rede. Alguns torcedores esparsos. Ótimo! E é só! Aqueles outros supostos torcedores, tão zelosos com as coisas do clube, saem por aí repercutindo isso? Sim, quirido, eu sei que o clube divulga pouco. Mas algum destes metidos a entender de tudo, sempre ocupados em pegar o que pode para “manter o clube na linha”, divulgam isso? Claro, que não, afinal, falar bem do clube gera um desconforto na manada e aí acaba faltando aquela cervejinha no copo. Não convém arriscar.
Há os que não querem passar sufoco de jeito algum, insistem em times do Real Madrid para ganhar todas e sonham com camisas da Nike ou Adidas para alegrar seus olhos remelentos. E botar a culpa no clube pela falta de torcida é a chamada bola de segurança. Que beleza! Sempre dá certo, sempre angaria votos nos mal-amados. Isso, sim, fazem muito bem. E que o clube faça tudo conforme eles querem, não como as coisas são. O balde está aí para ser chutado mesmo?
Então, bora mandar mais uma bicuda.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC e proprietário do blog Força Azurra. Foto acima: Cláudia Conceição dos Santos

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo