Afogadores de estrelas, by Alexandre C. Aguiar
Há uma estrela em ascensão no futebol carioca. Não se sabe se é uma daquelas anãs-marrom, de brilho opaco e que pouco aparece, ou uma supernova, deslumbrante, que enche o céu com sua magnitude. O tempo dirá. Mas neste fim de semana ofuscou algumas lamparinas no elenco do Botafogo.
Trata-se de Diego Jardel.
Alguém se lembra dele? Aquele que jogava no Camboriú e que fez um jogo na Ressacada acabando com nossa defesa? Acabando com o jogo? Naquela oportunidade eu dizia para alguns amigos na arquibancada (sim, eu acompanho jogo de arquibancada!): “pensa nesse cara no nosso time, jogando ao lado do Marquinhos, ou do Cléber Santana”.
Então, na temporada seguinte, ele veio para o nosso time. E jogou ao lado de Marquinhos e de Cléber Santana. Quer dizer, várias vezes entrou em campo. Mas não jogou. Não deixaram. Foi intimidado. Queriam um novo Messi. Queriam um Zidane. Cada vez que pegava na bola era mais visado que os demais, não podia errar nem a respiração. Mas, hoje, ouvindo ruminações e murmúrios de colunistas do século 18 e de torcedor que pensa com o fígado eu entendi a razão.
Quando Diego Jardel jogou sozinho e comandou o meio de campo do Avaí, assumindo as responsabilidades, destroçou o time do Vasco da Gama em jogo pela Série B. Única partida em que jogou como o dono da posição. Todo mundo viu isso, até os vascaínos. É o cara? É o craque como opção aos galácticos da Champions League? Ganhará a bola de Ouro da UEFA? Nada disso. Aliás, é um bom jogador, mas sem alardes. A questão não é essa.
Robinho, o do Coritiba, sofreu com isso. Está no Palmeiras. É um absurdo de jogador? Nada, apenas queria um espaço. Lembram de Marquinhos Gabriel? Joga pelo Santos, emprestado pelo Al-Nasser. Bom jogador, habilidoso, mas jogava na vaga de…
Nenhum deles é craque, mas foram execrados impiedosamente. Demais além da conta.
Alguém já notou que o “craque” da vez, Renan Oliveira, já está sendo cobrado primeiro aos sussurros, mas depois será aos brados e palavrões? E já percebeu de onde vem o comando da orquestra que será tocada por meia dúzia de bocas-moles? No lugar de quem o Renan “ainda” joga (sim, logo vai pro banco)?
Jorge Henrique, que não é craque, mas é bom jogador, está para vir para o Avaí. Depende de acertos pra lá e pra cá. Mas já há uma manifestação ruidosa contra isso. Alguns dizem que é da imprensa para incitar torcedores. Bom, os nossos jornalistas não têm esse tutano todo. Mal sabem fazer as continhas de adição e subtração.
Há algumas virgens vestais por aí que dizem que eu tenho ódio do dono da tal camisa dez. Escondem-se, evidentemente, atrás das cuecas dos guerreiros azuis da internet e lançam suas toupeirices.
Temos, isto sim, um cemitério de jogadores na camisa dez. É só prestar atenção.
Diego Jardel, brilhe como deve! Aqui jamais conseguiria. Aqui não deixariam. Essa camisa tem dono e quem esquecer de quem é eles tratam de lembrar.
Mas quanto rodeio pra falar mal do Marquinhos cara.
Olha eu nem sou tão fã assim dele, portanto não venha com adjetivos ofensivos.
Desapega cara.
Devias procurar um analista. Vais achar coisa, podes crer.
Humberto. Barreiros
É verdade, Diego Jardel arrebentou no jogo com o Vasco lá no Rio e depois foi direto pro... banco de reservas, se não me engano só entrando alguns jogos depois. Deve ter sido broxante prá ele, mas no conjunto da obra, era meio travado. Espero que acabe com a dismenorréia por lá e quiçá renda algum pro Avaí. A
Estranho essa negociação, o botafogo deve tudo e mais um pouco, foi de graça??? Sacanagem...
Humberto, me indique o seu. Deve ser bom para teres tanta lucidez.
Que belo post. Acompanho esse excelente blog, mesmo sendo torcedor rival. Lembro que execraram um jogador no continente, jovem e habilidoso. Nao podia errar que os torcedores que "pensam com o fígado"já o xingavam. Seu nome era Roberto Firmino. Hoje vale uns 40 milhoes de Euros. Parabéns pelo blog!
O Blog do Guto anuncia que não houve acordo para a liberação de Jorge Henrique. Acho um bom jogador, mas o preço estabelecido pelo Inter não era razoável. Concordo.
Queriam preferência de cem por cento no passe de três juniores e mais o empréstimo do Rômulo. Isto para liberar um jogador veterano, com redução de parte das despesas salariais desse veterano, que seriam assumidas pelo Avaí.
Por que a Chapecoense, com um teto salarial baixo conseguiu tantos bons jogadores, alguns dos quais estão sendo negociados com grandes clubes?
Roberto Costa
Diego Jardel, tinha momentos brilhantes, mais na maior parte, se apagava no jogo, e característica dele não vai mudar! Edu
Saiu a condenaçao das expulsoes referentes ao jogo com o joinville. Os caras do tjd sc devem ler esse blog. So pode. E por isso odeiam o avai.
nao vou nem falar da pena do william rocha.... mas eduardo neto e rogerio com penas diferente????? Piada de mau gosto.... o avai nao vai fazer nada??? Cada um deu um tapa no outro....... e vamos peedendo sempre no extracampo.
Humberto de Barreiros,
Creio que acabaste desvirtuando a essência do texto do Aguiar. Aliás, um belo texto, que retrata uma realidade no Sul da Ilha, fomentada por gente sem estatura física e moral.
O exemplo do Renan Oliveira é típico.
O espaço está aqui para deixares tua opinião, não para colocares desavenças pessoais.
Grande "A",
Concordo com esse "meio travado", mas como já jogamos bola, sabes bem que só se destrava na medida em que haja ritmo de jogo...
O que está acontecendo com o André Lima? É por aí...
Anônimo,
Salvo engano, coisas de Eduardo Uram, mas não ouvi ninguém da diretoria comentar sobre o assunto.
Aguiar,
Tem gente que se perde por muito pouco...
Anônimo 2,
Obrigado pela generosidade das palavras em relação ao blog. Quanto ao Roberto Firmino, tanto "doladelá", quanto no Sul da Ilha, tem muita gente que se deixa emprenhar pelo ouvido...
E os dirigentes não tomam atitude, pior que isso, enchem os caras de agrados...
Roberto Costa,
Não sei de valores, mas se foi nessas condições, melhor ficar com o que temos...
Sobre a Chapecoense, ouvi dizer que mesmo com todas essas contratações, reduziram a folha salarial. Muito estranho...
Edu,
Desculpes, mas está mudando justamente pelo ritmo de jogo e ter assumido a titularidade, independente do número da camisa...
Rosalbo Jr,
Uma vergonha! Aliás, mais uma...
Quanto a lerem o blog, ano passado fui ameaçado por um auditor, dizendo que iria me processar...
Aguiar,
excelente texto!!! Concordo em gênero, número e grau!!! Quando a torcida do time além pontes fazia isto com o Fernandes (que por sinal é uma excelente pessoa e com POSTURA DE ÍDOLO - nunca saiu agredindo covardemente um companheiro de profissão e nem falando merda nos microfones) muitos dos que defendem com unhas e dentes o Marquinhos os chamavam de tolos, cegos, malucos.... Resumindo, é muita paixão!!!
Detalhe, não é só a camisa 10, a 9 também, tem muita viúva do Batoré em nossa torcida.
Abraço
Kadu
Kadu,
Muito bem lembrado. Sobre a "muita paixão", tem muita gente que foi cooptada nessa brincadeira, se é que me entendes...
Abraço!
Creio que podemos ter nossas preferências por jogadores, mas a idolatria cega e tendenciosa é doença. Aconselho a se tratarem com o analista aí do tal de Humberto.
Prezado Andre, nao sao desavenças pessoais. A desavença se ha, e parece que ha, é entre este sr. e o jogador, visto que é recorrente o arcabouço de citações que, via de regra, tem sempre o mesmo fito.
Falo com respaldo técnico pois sou profissional da área. Também, denegrir com palavras ofensivas a opinião dos que são contra é prática de quem tem poucos argumentos serenos e racionais para sustentar uma opinião.
Obrigado pelo espaço, embora acompanhe mas comente muito pouco percebo que não é uma opinião, é uma recorrente retórica sempre com o mesmo propósito, provavelmente por fatores outros que necessitam uma avaliação melhor do caso.
Abraços
Humberto.Barreiros
É divertido o sujeito dar consultoria ruidosa por internet. Não lhe ofendi, meu caro, nem lhe conheço ( e nem faço questão). Apenas me defendo da agressividade por aí, por ter uma opinião e expressá- lá. Então quer dizer que discutir essa idolatria deaenfreada ao tal ídolo é ser maluco. Me diga onde é a tua clínica que vou recomendar distância aos amigos.
Ah, e recomendo ler o meu blog antes de dizer que faço perseguição ao teu ídolo. Vá lá e entenda a razão.
Dois homens velhos se pegando por causa de outro.
Estranho! Não, comum nos dias de hoje.
Juca!
Este tal de humberto deve ser novo por aqui devia saber que o maluco em questão, é beleza. não faz mal a ninguém.
Beto
Juca,
Estranho foi tu chegares nessa conclusão pois para mim, é apenas uma questão de ponto de vista mais acirrado!!!
Como tu enchergou isso???? Hmmmm......conhecedor da causa de certo..... bem, vindo de um torcedor do BIBIFC, era de se esperar.
Aguiar,
Creio que a melhor pedida seria priorizar a torcida pelo clube. Jogadores vão e vem sem deixar muita coisa. E no caso específico, acabou faturando quinhentinhos a mais que todos os outros...
Humberto de Barreiros,
Posso imaginar o quanto seria interessante uma boa gelada com vocês dois. Pelo que parece, és bom de papo e o Aguiar conheço há bastante tempo.
Fica a dica!
Meu email está no lado direito do blog.
Abraço!
Aguiar,
A gelada está de pé!
Juca,
Não é por causa de outro homem, mas questão de ponto de vista, coisa que não acontece "doladelá", que é um Reino da Fantasia...
Beto,
Também vou te convidar para a gelada. Aliás, as geladas...
Maurício LSM,
Ele se faz de doido para andar de ambulância...
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.