segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Bom dia, Azurras

EMPATE MAIÚSCULO
Na Bom dia, Azurras de domingo comentei que seria um jogo para uma vitória avaiana, ainda que considerasse o Joinville um adversário tradicional, que foi para o jogo com basicamente a mesma equipe que havia conquistado a Série B do Brasileiro no final do ano passado. Por sua vez, o técnico Geninho tinha um time formado com 72,72% de novos contratados, tornando o entrosamento e os trabalhos ainda mais complicados.

Quem acompanhou a deve ter ficado ressabiado com aquela falha do zagueiro William Rocha, que não percebeu a chegada de Rafael Costa para cabecear uma bola que era sua, abrindo o placar aos 8 minutos da primeira etapa. JEC 1 a 0.

O gol incendiou ainda mais a torcida joinvilense e fez com que o Avaí tivesse mais dificuldades para entrosar, mas perto dos 20 minutos, digamos que a partida já estava equilibrada. O que ninguém iria imaginar é que aproveitamento o bom volume de jogo que tinha, o Coelho chegaria ao segundo com Marcelo Costa, que pegou o goleiro Vagner muito distraído. JEC 2 a 0.

Não havia dúvidas de que o Joinville dominava as ações, mas também não transformou em oportunidades o domínio territorial da partida, do que se aproveitou o Avaí para começar a gostar do jogo. Dessa forma, o Leão tentava diminuir a diferença no placar. Rômulo cruzou para uma cabeçada errada de Anderson Lopes. Eduardo Neto chutou de longe e acertou a trave do goleiro Ivan. E o mesmo Eduardo Neto levantou uma bola para a  área com perfeição na cabeça de Anderson Lopes. Avaí 1 a 2, no finalzinho do primeiro tempo.

Antes mesmo de terminar a primeira etapa, o Leão chegaria na rede do Coelho outra vez, novamente em cobrança de falta por Eltinho para o cabeceio de Uelliton, mas a bela auxiliar Nadine Schramm Câmara Bastos anulou o gol e o placar do primeiro tempo terminou com vitória do JEC, 2 a 1.

Para o segundo tempo, sem mexer no time, ao menos em substituições, Geninho mudou a maneira do Avaí jogar e o time foi soberano durante toda a etapa. O gol de empate só saiu aos 16 minutos, mas antes disso o árbitro Rodrigo D'Alonso Ferreira mostrou que efetivamente não é feliz nos jogos que apita do Avaí, ao deixar de marcar uma penalidade máxima claríssima sobre o zagueiro Ronaldo Alves.

O segundo gol avaiano foi uma pintura de jogada, com a participação de muitos. Com a bola dominada, Renan Oliveira tocou com perfeição para Rômulo, que com o toque sutil de calcanhar, deixou Anderson Lopes na cara do gol, e o camisa 9 avaiano colocou com perfeição. 2 a 2.

Melhor na partida, o Avaí seguiu dominando o JEC e teve várias outras oportunidades para virar a partida, com Anderson Lopes, Ronaldo Alves, Claudinei, que obrigou o goleiro Ivan a fazer um milagre, e outra bola na trave chutada por Uelliton.

No final da partida, sem coibir entrada mais dura do atacante do JEC, D'Alonso acabou expulsando William Rocha pela "intenção" de acertar o adversário com uma cotovelada. Com um jogador a menos, o árbitro viria a expulsar mais dois por orientação do auxiliar Eli Alves, Rogério do JEC e Eduardo Neto do Avaí.

Para quem não acreditava no Avaí, é bom ter mais respeito porque o tal time "sem qualificação" mostrou um bom futebol para quem se conheceu ontem.
Foto: José Carlos Fornér / JEC


O TIME DE GENINHO
O técnico avaiano entrou em campo com a equipe que já saiu definida de Águas Mornas: Vagner;  Pablo, Ronaldo Alves, William Rocha e Eltinho; Uelliton, Eduardo Neto, Claudinei e Renan Oliveira; Anderson Lopes e Rômulo.

Para o segundo tempo, ele manteve a equipe, mas fez três substituições no decorrer da etapa. Tinga substituiu Renan Oliveira, depois Edinho entrou no lugar de Claudinei e Sander na lateral esquerda, saindo Eltinho.


SEM SERVIÇO
Como citei anteriormente, quando o Joinville mandava na partida, não criou muitas chances de gol, deixando o goleiro Vagner sem trabalhar. O primeiro gol foi uma falha do zagueiro William Rocha, mas no segundo, creio que Vagner estava desatento. Foi um chute forte, mas de muito longe...

Além disso, na segunda etapa, com menos trabalho ainda, pois o Avaí foi melhor, Vagner deu um daqueles sustos, característica sua, ao perder uma disputa de bola pelo alto, e olha que ele pode usar as mãos...


ZAGA ATENTA
Para um primeiro jogos, e considerando que o zagueiro Ronaldo Alves foi um dos últimos a chegar, até que o entrosamento com William Rocha não foi dos piores. Alves esteve bem, quase marcou em duas oportunidades, sendo que numa delas sofreu pênalti, não marcado por D'Alonso.

William Rocha não foi mal, mas errou no primeiro gol. Sua expulsão foi muito rigorosa, visto que ao ser atingido pelo atacante do Joinville, pensou em dar uma cotovelada, levantou o braço, mas efetivamente não atingiu o adversário.
Foto: José Carlos Fornér / JEC


LATERAIS MELHORES
Se fizermos um paralelo ao que tínhamos ano passado, não há dúvidas de que estamos mais bem servidos que ano passado, ainda que Eltinho seja remanescente. O próprio Eltinho parece mais "inteiro" na esquerda, enquanto Pablo não foi uma Brastemp, mas não comprometeu.

Verdade seja dita, ainda é cedo para uma análise mais incisiva, mas ambos os laterais não estão com muito fôlego. Por sua vez, Sander não teve muito tempo para atuar, mas mostrou que quer estar no time, não se intimidando com o adversário e partindo para o apoio.

Ah! Porra, Pablo! Que cabelo horroroso!


BRIGA BOA NA FRENTE DA ZAGA
Posso imaginar a dor de cabeça que Geninho terá para encaixar o meio de campo, principalmente pelos volantes que tem à disposição no momento. O estreante Uelliton, ainda que pareça  estar "reforçado", mostrou mobilidade e um bom chute, ameaçando o goleiro Ivan em duas oportunidades, uma delas chutando na trave.

Claudinei também foi bem, com muita movimentação nos deslocamentos e bom passe. O já conhecido Eduardo Neto, ontem capitão do time, não decepcionou. Brigou, armou, chutou, comandou o meio, até ser expulso ao revidar um tapa do adversário em Uelliton, nos acréscimos do jogo.

Ainda tivemos Tinga, que jogou pouco tempo, mas mostrou estar em boa forma, podendo ser utilizado pelo técnico sem qualquer receio.


ESTRELA SOLITÁRIA
Único meio de campo efetivo do time, o estreante Renan Oliveira não decepcionou. Tem bom toque de bola, diria até com certo refinamento, mas me pareceu um pouco preso, ou sentou a falta de entrosamento com seus companheiros. A jogada do gol de empate começou com ele. Foi be até ser substituído.

Para quem chegou dando entrevista dizendo que quer fazer dupla com Marquinhos, creio que Edinho ficou devendo, ainda que tenha tido pouco tempo para mostrar seu futebol. Mesmo assim, onde participou, acabou devendo...


CAMISA 9, DOIS GOLS
Muito se tem reclamado do ataque do Avaí, que temos que contratar e coisas do gênero. Ontem, porém, jogando com a camisa 9, Anderson Lopes fez os dois belos gols do Leão. Além disso, tentou varias vezes de cabeça, chutando, enfim, estando presente na partida, como sempre fez.

Quanto ao Rômulo, não teve grande destaque, mas mostrou a conhecida habilidade com bons passes para o companheiro de ataque, e, o que é importante, não se omitindo do jogo. Além disso, aquele toque que deixou Anderson Lopes na cara do gol para empatar, mostra que merece seu espaço no time profissional.
Foto: José Carlos Fornér / JEC


TEIMOSIA
Quem não sabia que Joinville x Avaí era o jogo mais importante da rodada? O jogo mais pesado da rodada? Provavelmente, só a FCF...

Sim, quando ela resolveu deixar Heber Roberto Lopes para arbitrar Criciúma x Guarani, jogo sem qualquer pressão, e a "nova estrela" da arbitragem catarinense, Sandro Meira Ricci, para comandar "doladelá" x Hermann Aichinger, certamente imaginaram "grandes dificuldades"...

Desmereceram Joinville x Avaí, duas da equipes que estão na Série A do Brasileiro, com a presença de Rodrigo D'Alonso Ferreira, que não leva "sorte" com o Leão em campo. A penalidade sobre Ronaldo Alves, não marcada, foi uma vergonha...

Aliás, se o Avaí reclama da arbitragem do prestigiado D'Alonso em Joinville, o Metropolitano, que enfrentou o Marcílio Dias em Blumenau, chegou a lançar nota de repúdio pela arbitragem do desconhecido Eduardo Guimarães Cordeiro. Nota de repúdio na primeira rodada?


SOMENTE EM SC
O Campeonato Brasileiro da Série A tem 20 clubes, cinco de São Paulo (São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras e Ponte Preta), quatro de Santa Catarina (Avaí, Chapecoense, "doladelá" e Joinville), três do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama), dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional), dois de Minas Gerais (Atlético-MG e Cruzeiro), dois do Paraná (Atlético-PR e Coritiba), mais o goiano Goiás e o baiano Vitória.

Em que Estado a primeira rodada envolveu duas equipes de Série A? Nenhum! Apenas em Santa Catarina. Sim, Joinville x Avaí foi o único jogo envolvendo duas equipes de Série A no Brasil inteiro...

Na segunda rodada, outra vez o Avaí pega um clube ranqueado na CBF, o Criciúma, ao passo que todos os outros enfrentarão os times do "baixo clero"...

Interessante, não, Alves?


DIVISÃO EVIDENCIADA
Aquele papo aranha do Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da FCF, de que temos cinco grandes equipes, mas não temos cinco pequenas, não se fez presente na primeira rodada, principalmente em relação aos jogos de sábado, e somando ao empate entre Metropolitano e Marcílio Dias, em Blumenau.

Ainda é muito cedo para apontar favoritos e até rebaixados, mas não há dúvidas de que há uma grande disparidade entre aquelas equipes que disputam o Brasileiro e aquelas que estão apenas na competição doméstica.


MAIOR PÚBLICO DA RODADA
Se alguém tinha alguma dúvida de que Joinville x Avaí era o melhor jogo da rodada, coisa que só consegue passar pela cabeça de alguns iluminados da FCF, a resposta pode ser dada pela presença de público na Arena Joinville, que recebeu 10.802 torcedores, o maior público da primeira rodada do Campeonato Catarinense.

Em Criciúma, sábado, pouco mais de 3.500 torcedores. Em Chapecó, um pouco mais, 5.500. No Estreito, público total de 5.281 torcedores para acompanhar a goelada de 1 a 0 sobre o Hermann Ainchinger. Em Blumenau, público não informado, mas como de costume, não deve ter ultrapassado 2.500 torcedores...
Foto: José Carlos Fornér / JEC





Que venha o Tigre!

Saudações AvAiAnAs!

36 Comentários:

Unknown disse...

Ver o Avaí calar aboca de certo comentarista de TV não tem preço! O time não foi uma maravilha, e nem poderia ser mesmo, mas daí a dizer que é um time sofrível, sem qualidade, que não consegue trocar três passes no meio campo (?!?), só mesmo quem quer empurrar lateral do Grêmio para o Avaí (engraçado que os laterais do Avaí são os mais criticados). Falta de X9faz coisa, e ainda tem coisa que defende que o Avaí deve puxar o saco da imprensa... nada a ver, que cada um seja profissional na sua área, quer a informação, vai trabalhar!!!

Heitor disse...

Geralmente é difícil enxergar algo de bom na primeira partida da temporada. Mas, por incrível que pareça, o jogo de ontem deixou algumas boas impressões.

Primeiro a dupla de zaga, que não havia feito sequer um treino juntos. Os dois se comportaram bem, principalmente o Ronaldo Alves. W. Rocha por mais que tenha falhado no primeiro gol, não se omitiu em momento algum e demonstrou boa velocidade.

Uelliton mostrou boa técnica na frente da defesa, ainda que não seja sua obrigação jogar bonito. Mostrou que entende de bola, mas precisa cortar alguns itens do cardápio...

Edu Neto chamou a responsabilidade, não se escondeu. Deu passe pro primeiro e iniciou a jogada do segundo gol. Bom passe, visão de jogo, Diferente do Claudinei que destoou muito no meio de campo.

Gostei do Renan, se apresenta, vai pra cima, tem boa técnica. Em certos momentos foi o jogador mais adiantado do Avaí, com A. Lopes marcando uma lateral e Rômulo a outra, ele dava bote nos zagueiros. Pro segundo tempo Geninho corrigiu e o time todo melhorou.

O ataque só existiu no segundo tempo, apesar de ter feito um gol no primeiro. Belo gol por sinal, que lembrou o Anderson Lopes do Marcílio. Jogando mais dentro da área, menos peladeiro e mais incisivo.

gostei. abraço



Anônimo disse...

Empatezinho bom para o Figueira!!

Juca!

André Tarnowsky Filho disse...

Xará Rodrigues,

Por distração, deixei o volume da TV alto, ouvindo o cara de areia mijada, a raposa vendida e um comentarista bailarino...

Não aguentei!

Ainda que com certo atraso, preferi acompanhar pelo Premiere, e pasmes, mesmo com o Carlos Eduardo Lino comentando e um narrador de estúdio, via tubo, foi mais agradável...

Esse tal de Moisés, lateral que ele insiste em colocar no Avaí por pedido do velho Koff, poderia ter rendido "algum". Só pode!

André Tarnowsky Filho disse...

Heitor Filho,

Assino contigo, mas faço apenas duas pequenas observações. O William Rocha me pareceu meio "atabalhoado", apesar da velocidade, que efetivamente tem. E o Claudinei não me pareceu tão mal assim.

Creio que o Antônio Carlos vai ter trabalho em seu retorno, e ainda temos o Jeci...

Também gostei.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

No melhor estilo ejaculação precoce, aproveita agora, porque no final do campeonato, estarás atrás do Leão...

Anônimo disse...

André,



embora tenha apresentado certas dificuldades, o que é perfeitamente normal para um início de temporada, gostei do que vi. Acredito que o Avai consiga usar o estadual para montar uma boa base para a série A, que é a intenção da diretoria (o que, no meu modo de ver, está correto). Monta uma base e contrata o que precisar, simples assim, exceto para a mídia, que acha que o Avai já deveria sair torrando um caminhão de dinheiro e trazer jogador top e disputar um campeonato deficitário como o delfinzão.

Abraço

Kadu

André Tarnowsky Filho disse...

Kadu,

Sem dúvida alguma. O Avaí, apesar da falta de entrosamento, fez uma boa partida. Vale lembrar, Ronaldo Alves chegou agora, zaga nova, com 72% do time de novos jogadores.

E o mais importante: mostraram que podem rende mais!

Abraço!

Otavio Silva disse...

André, gostei da goleada. Kkkk! Ontem a saída deles do estádio, parecia de velório, sem buzinasso. Esperavam goleada. Rsrs

Unknown disse...

André, fiquei assustado com os primeiros minutos do jogo. Mas de um modo geral, novo glorioso deu a volta por cima, poderia ter ganho se não fosse o penalti não dado. Ainda temos jogadores a entrar neste time. Promete este ano.
MARCELO AMANTE

Anônimo disse...

Caro André,
Gostei do que vi.
Avaí começou mal e fora de sintonia, o que é normal para um time praticamente novo e desentrosado, deixou o JEC fazer dois gols, mais depois foi se ajeitando em campo, com a liderança do Eduardo Neto, conseguiu fazer um gol no final do primeiro tempo, o que nos deu ânimo e motivação para voltar ao segundo tempo mais organizado pelo Geninho afim de empatar a partida, o que efetivamente aconteceu, e por pouco não veio a vitória.
Minhas avaliações sobre as novas contratações: Pablo (foi um pouco tímido no apoio, mas foi bem na marcação), Ronaldo Alves (fez uma boa estréia, seguro e com boa técnica), William Rocha (um pouco atabalhoado, mas é rápido e chega firme, vai nos ajudar), Uelinton (muito bom jogador, tem técnica, sabe sair jogando, mas também marca firme e tem chute forte), Claudinei (foi razoável, mas precisa demonstrar mair raça e vontade), Renan Oliveira (bom jogador, leve, passes curtos e eficientes, tem mobilidade também, gostei muito).
Quanto aos demais remanescentes, foram muito bem também, Eltinho apoiou, Eduardo Neto mostrou liderança e ótimos passes (para mim, o melhor em campo), Anderson Lopes mostrou raça e eficiência e marcou nossos gols (sem dúvida, foi umas das melhores partidas dele no Avaí, senão a melhor, também vai nos ajudar muito), Rômulo, foi razoável, ajudou muito no lance do segundo gol...mas ainda precisa demonstrar mais movimentação, no entanto, é inegável que o "guri" tem potencial. Veio para ficar no profissional sim.
O Wagner, apesar de acha-lo bom goleiro, ainda vem demonstrando alguma insegurança, precisa ficar mais focado no jogo.
No resumo, gostei muito, ainda vai entrar o "Galego", Roberto, Jeci e André Lima, e o time vai encorpar ainda mais...
Vamô que vamô...
Abraços.
Eduardo

Anônimo disse...

Depois da final do ano passado o Juca já comemora mais um produto de roubo.
Gostou do empatezinho ajeitado em Joinvile. - Roberto Costa

Anônimo disse...

A regra diz que naquele caso ali é pênalti e expulsão, todo mundo viu, menos o árbitro, a quem cabe duas opções: é cego ou mal intencionado, portanto o D'alonso que vá se ocupar com outra coisa, assim não serve. Simples assim. Quanto ao Avaí, precisamos ver mais, muita calma nessa hora.

sergio araujo disse...

Sandro Meira Ricci para apitar Wilfredense x Atlético de Ibirama é sacanagem.

Anônimo disse...

Marquinhos, Eduardo Costa, Jeci, Antonio Carlos, Roberto, André Lima... esses são alguns jogadores que podem vir a ser titular, meio time.
Ontem mesmo sem eles o time jogou muito bem, e pra ser sincero, estes que ficaram de fora vão ter trabalho pra conseguir sua vaga no time titular.
Como já foi falado, um time que está se conhecendo agora enfrentou um JEC na casa deles, entrosado, com a mesma base do ano passado, de igual pra igual, e só não ganhamos pelo azar e pelo já tradicional erro de arbitragem.
Aos que acham que somos o mais fraco dos grandes, que não somos favoritos no campeonato é melhor pensar um pouco mais.

Eduardo Alves

André Tarnowsky Filho disse...

Otávio Silva,

Sim, o Barbiecelona do Estreito prometia a tal goleada, e ela veio aos 35 do segundo tempo... hehehe

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo Amante,

Diria que a virada poderia ter acontecido não só pelo pênalti não dado, mas até pelo milagre que o Ivan fez na cabeçada do Claudinei...

Esse ano promete!

André Tarnowsky Filho disse...

Eduardo,

Muito bem lembrado, que vai ao encontro do que falei semana passada: anotem a escalação de ontem porque ela vai mudar bastante até o final do campeonato.

De uma maneira geral, todos os novos contratados foram bem, ainda que não venham a ser titulares.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

É para começar o ano embalado...

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Apesar de pênalti claro, teve comentarista que engasgou no lance, se é que me entendes...

André Tarnowsky Filho disse...

Eduardo Alves,

Se Geninho optar por quem estiver melhor condicionado, não tenho dúvidas de que os que ficaram de fora vão ter muito trabalho...

Anônimo disse...

Acompanhei o jogo pelo PPV, foi com um narrador no Rio e com comentários do alvinegro Carlos Eduardo Lino. Ambos pelo tubo.

Nos minutos finais do jogo o Lino começou a elogiar a apresentação do AVAI dizendo que o time ainda muito desfalcado e desentrosado promete. Ele manifestou surpresa.

E olha que ele seca o nosso time pra caral...

Beto

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Fiz a mesma coisa na metade do primeiro tempo. Aturar o cara de areia mijada e o Bob Vasel é dose pra mamute...

Paulo disse...

Ontem foi visível a má vontade que o Bob Vasel tem em relação ao Avaí, não sei se a má vontade é pessoal ou faz parte de estratégia do grupo RBS.

O mais bonito, foi ver ele calar a boca, no momento que o "Andiso lopis" fazia o gol, ele estava criticando o jogador !!! e depois ainda não contente, falou que não foi o Avaí que estava bem, e sim que o JEG cansou ... bem JEG cansado é complicado !!
Empatamos jogando contra algumas coisinhas...
Contra o JEG cansado !!
Contra o Bob Vasel, o enVIADO da RBS !!
Contra D'alonço, o enVIADO do Deufim !!!

Putz...quando seres enVIADOS !!!

Anônimo disse...

ALÔ D`ALONSO,

Um bom árbitro ontem em Joinvile teria admoestado verbalmente o zagueiro William Rocha do Avaí, que apenas insinuou a cotovelada e também o jogador do Joinvile, e nada demais teria acontecido, nenhuma expulsão ocorreria, e a arbitragem seria melhor sucedida.

D`Alonso, eu fiz o primeiro ano de odontologia e tão logo me dei conta de que não conseguiria ser um profissional nem razoável naquela área, pulei fora, parti pra outra. Pensa um pouquinho. - Roberto Costa.

Anônimo disse...

Teve mais um equívoco providencial do D`alonso. No primeiro lance do lateral Sander, ele foi à linha de fundo e tocou a bola pra um jogador Avaiano, posicionado em condições de chute a gol, e o soprador apitou falta do Sander. A filmagem detrás da linha de fundo mostrou a lisura do lance.
Vamos ter que jogar muito pra chegarmos em algum lugar. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Ele está magoado por dentro porque não conseguiu colocar no Avaí aquele cabeça de bagre chamado Moisés, que era um pedido do velho Koff, aquele gaúcho...

Além disso, essa bichona enrustida não engoliu a divulgação de novas contratações num jogo treino que esses moleques da RBS não foram cobrir.

Chupa, maricão! E ele é chegadinho mesmo...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Além de teres feito uma bela análise sobre a agressão que não aconteceu, desses um ótimo conselho para o soprador de apito...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

De imediato pensei que a bola havia saído, mas não. Ele errou mesmo!

Anônimo disse...

Teve uma entrada do 10 do jec no joelho do Eltinho no primeiro tempo. Depois, no segundo, o 5 deles veio com o pé alto na canela do Ueliton o que causou revolta no Eduardo Neto, mas o maricão de apito na boca não fez nada no primeiro lance e só deu amarelo no segundo. Se fosse contra o AVAI eram mais duas expulsões no jogo.

Mas o Nilton foi avisado. E também foi avisado da próxima quinta. Pensei que era só mulher de malandro que gostava de apanhar. Passividade mata.

Beto

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Assino contigo. Em momento algum o D'Alonso reprimiu as entradas maldosas dos jequianos...

Anônimo disse...

Não tinha pensado nisto, boa... o penalti ocorreu e o jogador que o cometeu, como sendo o último homem e o jogador Leão ia em direção ao gol, o Jeca merecia ser expulso, seria o Leão com 1 jogador a mais. Fernando Avaiano.

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando Avaiano,

Justamente por isso: depois que dominou a bola, o Ronaldo Alves ficou de frente, só ele e o goleiro Ivan, quando o zagueiro vem e derruba. Pênalti e expulsão!

Anônimo disse...

Carlos Avaiano

Cadê o juiz que puniu os jogadores do Avai com várias partidas suspensos?
Alô sr. juiz, o AVAI foi assaltado em plena luz da tarde.

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

É melhor perguntar lá no Posto Ipiranga...

Senta! Porque ele não vai aparecer...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo