domingo, 1 de fevereiro de 2015

FIM DA VIOLÊNCIA, FIM DA IMPUNIDADE NO FUTEBOL

Esta semana, a OAB/SC, em parceria com várias outras instituições da maior credibilidade, como o Tribunal de Justiça, Ministério PúblicoPolícias Militar e Civil, e também as ligadas ao futebol, lançou na última quarta-feira a Campanha Contra a Violência no Futebol, que o amigo leitor pode conferir AQUI.

A campanha é interessante e as peças publicitária trazem os mascotes dos times de Santa Catarina com os seguintes dizeres: "A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS ENFRAQUECE SEU TIME - A violência afasta torcedores dos estádios, mancha o esporte e prejudica muito os times de futebol, que, sem o apoio da torcida, perdem a força. Diga não à violência, vá ao estádio para torcer." Temos divulgado dia a dia cada uma dessas peças, assim como faremos com todas até a próxima sexta-feira, e que podem ser conferidas AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

No entanto, há um aspecto tão importante quanto o combate à violência, que não pode passar impune pelas mesmas autoridades constituídas que abraçaram essa causa: a impunidade!

Recentemente,  no último dia 19 de janeiro, tivemos na paradisíaca Guarda do Embaú, o assassinato do surfista Ricardo dos Santos, cometido por um policial militar, que estava de férias. O caso adquiriu repercussão internacional, e hoje, o criminoso não só está preso, como também já virou réu num processo-crime, que resultará em seu julgamento através de um Juri Popular.

Ou seja, em menos 15 dias, o caso ocorrido na praia de Palhoça tomou o rumo que deveria tomar, mas, já que estamos falando de violência em futebol, não temos como esquecer a morte do torcedor avaiano João Augusto Grah, morto ao ser atingido por uma pedra na BR 101, em Balneário Camboriú, quando voltava da partida Paraná x Avaí, realizada em Curitiba, pelo último Campeonato Brasileiro da Série B

Como se sabe, os criminosos do caso em tela foram integrantes da torcida do Marcílio Dias, e o caso de João Grah ocorreu em 23 de setembro de 2014, e passados praticamente 5 meses do fato, ele está caindo no esquecimento, entrando para as estatísticas, sem que esses bandidos sejam punidos...

Sim, creio que como torcedor que vai ao estádio apenas para torcer, todos nós devemos abraçar a campanha da OAB/SC. Porém, as mesma autoridades constituídas que se fizeram presentes no evento de lançamento, devem cumprir com seus respectivos papeis. Não basta apenas combater a violência, mas acima de tudo punir seus responsáveis para que a impunidade não prepondere entre os torcedores de bem.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo