sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O JOGO E O ÁRBITRO, by Roberto Costa

Nada que nos leve ao desespero, mas a apresentação de ontem à noite, (05/02/15) diante do Criciúma, desfez um pouco o encantamento do primeiro jogo, contra o Joinville.

O Criciúma preferiu embolar o meio campo, dificultando nossas ações, e a bola não transitou fácil, de pé em pé, como em nossa primeira apresentação. Por tratar-se de nosso segundo jogo, o treinador adversário contou com imagens dos noventa minutos do anterior, material de estudo que pode tê-lo feito definir-se por essa estratégia. 

Resumindo, o empate interessava ao visitante, e por isso seu treinador adotou postura defensiva, com saturação do meio e apostando nos contra-ataques, disso resultou grande parte das nossas dificuldades.

Quanto à arbitragem, essa função costuma ser influenciada até pelo temperamento do árbitro. Existem árbitros, e aqui se fala dos bons, que conseguem exercer autoridade sem esforço, que conseguem dar dinamismo ao jogo, conseguem aprimorá-lo, não só com o uso do apito, mas também com sua postura, com seu gestual e com isso elevam a qualidade do espetáculo, impõem ao natural que a bola role, sem recorrer a admoestações grosseiras. Esses são os tecnicamente bons e geralmente se enquadram no acertado critério de que árbitro bom é aquele que passa despercebido no jogo.

Por outro lado, existem os precários, os que tremem, os que se complicam, os que não se impõem, até os que se vingam, e nessa linha de precariedade, os piores, os venais.

Não creio que o senhor Célio Amorim alcance altos vôos na profissão, é um dos que se complicam. Se temperamento é importante para o exercício da função, Célio Amorim fica devendo Talvez querendo vender uma postura de imperturbável, de calmo, ele faz na verdade o papel do passivo, do tímido, do sombra inócua. Por essa peculiaridade ontem complicou-se num lance banal, onde demorou a definir-se entre um escanteio e uma bola ao chão. Ou seja, apareceu negativamente, o espetáculo perdendo o seu ritmo. 

Ao final, Célio Amorim acrescentou corretos 5 minutos ao tempo do jogo, o Criciúma de fato abusou da cera, mas por essa sua peculiaridade de postura passiva, deixou que a cera prosseguisse inclusive nos acréscimos, e foi como se nada tivesse acrescentado. Se a sua complacência com a cera adotada durante todo o jogo pelo Criciúma foi intencional, é questão de seu foro íntimo, mas as suspeitas no âmbito do futebol são sempre inevitáveis. Então, melhor seria, para si e para o espetáculo, que tivesse coibido com firmeza esse antijogo.   
 
* Roberto Costa é associado do Avaí FC.  Foto acima: Jangadeiro

24 Comentários:

Anônimo disse...

Além do mais, não anotou os penaltes, em favor do Criciuma e expulsou um carvoeiro, se o Celinho Fosse justo, o Criciuma, venceria a partida.

Juca

Anônimo disse...

JUCA, SÓ TU E PAULO BRANCHIPRETO VIRAM PÊNALTI.
NEM VASEL NEM O JANIFER VIRAM, E ISSO É PROVA QUE TEM FÉ PÚBLICA.
BOM, TAMBÉM NÃO VISTE GOL DE MÃO NAQUELA DECISÃO DO ESTADUAL DO ANO PASSADO, NÉ.
COMPRA UMA LUPA. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

O 'se" não joga... Desse jeito, "se" tivessem anulado o gol com a mão, o JEC teria sido campeão no ano passado...

Além disso, deves ter algum problema de visão: não houve pênalti em qualquer lance. Simples assim.

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

O Juca continua se fazendo de louco para andar de ambulância...

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Não vi o tal Juca falar do pênalti a favor do Avaí contra o JEC. Ou seja, é seletivo e pra isso mando uma banana.

Anônimo disse...

Prezado André,

o cara falou que os cinco minutos de acrécimos foi como de nada fosse acrecentado.

Depois sou eu que me faço de louco, o que ele escreveu é apenas opinião, pois a paixão clubistica o cega, não possibilitando uma anelise com fundamentos.

Boa Tarde e aceitem que dói menos!

Juca!

Anônimo disse...

Roberto Costa,

Durante o primeiro minuto ocorreu um lance idêntico ao lance de Joinville, os dois penaltes deveriam ser assinalados.

Correto? ou você aora, vai dar uma de político brasileiro.



Juca.

Anônimo disse...

Paixão clubística tem este Juca pelo seu Figueira, realmente não é de analisar com a imparcialidade que o fato merece. Quanto ao Célio, só vou contar uma do final do jogo. A turma irritada, eu entre eles no final do jogo, no Setor B, derrepente sai o Juiz jogando beijinho pra torcida. Um absurdo, não é dado ao Juiz provocar uma multidão, já que ele seria o responsável por provocar uma torcida. Pra mim, o cara não tem equilíbrio psicológico e técnico pra ser arbitro de futebol. Mas o culpado pelos 2 empates do Avaí é seu Presidente, que permitiu em 2 clássicos serem colocados árbitros do 5º ou 6º escalão, se este tipinho está em algum escalão. Abre o olho Avaí. Fernando Avaiano.

Sergio Nativo disse...

Roberto Costa disse tudo. "...Se a sua complacência com a cera adotada durante todo o jogo pelo Criciúma foi intencional, é questão de seu foro íntimo, mas as suspeitas no âmbito do futebol são sempre inevitáveis. Então, melhor seria, para si e para o espetáculo, que tivesse coibido com firmeza esse antijogo". Para mim pingo é pingo, letra é letra. Disse tudo.

Anônimo disse...

A FCF complica o Catarinão escalando árbitros despreparados tecnicamente e emocionalmente como o D’ Alonso e o Célio Amorim, o pior deles. A propósito o Careca fez uma muito boa ontem após o fim do jogo entre Avaí X Criciúma, discussões a parte sobre lances e acréscimos. Mandou beijinho para torcida que reclamava em sua saída, ato selvagem de provocação. Com árbitros despreparados deste, com o aval da FCF, estamos ferrados e mau pagos. Temos 2 Ferraris (Heber e o Ricci) e utilizamos um pangaré para nosso melhor produto, os clássicos, nas devidas proporções. Fernando Avaiano.

Anônimo disse...

Aguiar,

Não visse porque não quisestes, pois eu comentei, aqui no blog, que foi pênalti em Joinville e um erro não justifica outros erros.

Só comentei hoje aqui porque vi uma analise absurdamente seletiva do RC.

Tais com uma banana não é, banana de pijamas kkkkk

Fizeram foguetório depois do empate contra o JEC e só esqueceram que o JEC também não ganha de ninguém..


Juca!

Anônimo disse...

JUCA, FOGUETÓRIO MESMO A GENTE FEZ FOI DEPOIS DO JOGO DE VOCÊS COM O MARCÍLIO.
QUE DELÍCIA.. QUE SONO BOM QUANDO O JOGO ACABOU.
VITÓRIA DE REVIRADA, A DO MARCÍLIO, SOBRE A MÁQUINA DO ESTREITO..
Ó, E A FALTA QUE ORIGINOU O PRIMEIRO GOL DE VOCÊS FOI O HEBER QUEM INVENTOU. ATÉ A CRONIQUETA DO MEU CANTINHO CONFESSOU.
O PÊNALTI QUE TU QUERES, CONTRA O AVAÍ, A TV MOSTROU CLARAMENTE, O ZAGUEIRO PISOU SOBRE A BOLA E A PUXOU FAZENDO-A ROLAR E SAINDO COM ELA. É CLARO QUE O ATACANTE IRIA SE JOGAR. OLHA DE NOVO, SEM PAIXÃO.
SE FOSSE BEM CARACTERIZADA A FALTA, E CONTRA O AVAÍ, O CÉLIO JAMAIS DEIXARIA DE APITAR.
TAMBÉM TEVE UM CRUZAMENTO PELA DIREITA, ONDE OCORREU NA ÁREA DO CRICIUMA UM TOQUE DE MÃO, E HÁ JUÍZES QUE APITAM ESSE LANCE. O CELIO MANDOU O JOGO SEGUIR.
JUCA, QUE SORTE A DE VOCÊS, HEIN? PEGAR DE SAÍDA OS QUATRO TIMES MENORES, UM ATRÁS DO OUTRO... VAI VER DEUS É FIGUEIRENSE, hehehehe.
Saúde. - Roberto Costa.

Anônimo disse...

ROBERTO, ESSA SUA ULTIMA RESPOSTA ACABOU COM O JUCAGAY! KKKKKKKKKKKKKKKK DEI RISADA SOZINHO AQUI!
ESSE JUCAGAY É UM FANFARRAO MESMO... O CARA SE DA O PRAZER DE LER O BLOG DO ANDRE FREQUENTEMENTE... ESSE CARA É UM AVAIANO IRRUSTIDO EIN ANDRE!? RSRS! VAI VER ELE AINDA NAO SAIU DO ARMARIO...
Vinicius Avaiano

Anônimo disse...

Rapaziada, o juca e avaiano.

Beto

André Tarnowsky Filho disse...

Prezado Juca,

Com a cera feita pelo Tigre, 5 minutos foi pouco. Só o tempo de paralisação pela expulsão, deu isso...

Sim, a cada dia que passa, indo na marola da raposa felpuda, precisas te fazer de louco para andar de ambulância...

Aqui somos críticos, apesar de termos essa paixão pra toda vida!

Boa tarde!

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Eu estava muito bem instalado em Imbituba, boa TV, cerveja gelada, amendoim, queijo, azeitona e outros acepipes, e posso te assegurar que não houve pênalti em nenhum dos dois lances. Simples assim.

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando Avaiano,

Não vi o Celinho mandando beijinho. Se aconteceu, esse pessoal da imprensa deveria ter denunciado.

Quanto ao presidente, creio que dormiu no ponto nessa escala de árbitros.

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Apenas uma observação: quem não tem estrela é o teu time. Até o JEC tem...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Essa merece uma postagem, com o titulo, "AO JUCA, COM CARINHO"...

André Tarnowsky Filho disse...

Vinicius Avaiano,

É avaiano, mas ainda muito tímido...

André Tarnowsky Filho disse...

Serjão,

Também concordo contigo. Se tivesse coibido o antijogo, um pingo seria um pingo e uma letra seria uma letra...

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando Avaiano,

Procura a postagem "Palavras ao vento", que o Roberto Costa escreveu esta semana. As justificativas do Vayran são vergonhosas...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo