quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

UM "BIG JURIS BROTHER" ESPREITA, by Roberto Costa

É possível que os eméritos do TJD/SC estejam julgando com a cara pintada de indevida paixão, e estabelecendo penas conforme seus aleatórios gostos, sem uso do bom senso e sem fundamentos em normas ou princípios pré-estabelecidos.


D`Alonso fez isso domingo, dentro das quatro linhas, quando não puniu como devia, de acordo com a norma, a carga do zagueiro joinvilense dentro de sua área, sobre o atleta Avaiano.


Nenhuma argumento socorre aqueles julgadores. Quando a lei é omissa, não significa que podem os magistrados decidirem com base em seus humores ou paixões. Tem eles por obrigação, de aterem-se a princípios jurídicos, dentre os quais, o da igualdade ou isonomia.


Tivemos o caso do jogador Heber, onde um zagueiro da Chapecoense acabou indiciado por um lance com todas as características de acidente, mas ainda assim, por força de pressão da mídia, foi punido com rigor excessivo.


A punição exagerada de suspensão de dez jogos ao jogador Marquinhos, num campeonato breve como este, também não encontra proporcionalidade, nem guarida em princípio algum de direito, nem no bom senso, mais parecendo um produto da paixão, acrescido a isso o fato de que, pelo mesmo delito, penas menores foram cominadas a atletas da equipe rival.


E agora, chega-nos a notícia dessa punição desmiolada ao jogador Ceará, do Guarani de Palhoça, de só poder retornar aos gramados quando o atleta vitimado também retornar. É demais, ainda que algum dolo presumido possa ser atribuído ao agente. Essa punição que se saiba, não prosperou em tribunal algum.


Curioso e não por acaso, que essas exorbitantes e apaixonadas decisões tenham sido proferidas, as três, contra atletas em litígio com atletas do time barbie do Estreito.


Acautelem-se adversários desse time, que seus jogadores mantenham-se precavidos, evitando choques corporais dentro dos gramados. Um "Big Juris Brother" espreita, muito apaixonado, de olhos muito vivos, e ávido por sentenciar.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Arte acima: Venâncio

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo