segunda-feira, 2 de março de 2015

O jogo que eu gosto, mas que eles desprezam, by Alexandre C. Aguiar

No clássico sem história jogado no pasto de capim esburacado da Ressacada, o excelente time do Real Madrid do Estreito obteve um empate contra o time de série Z do futebol de Santa Catarina. Entre os destaques da partida estavam o insuperável volante França, candidato à Bola de Ouro da Liga dos Campeões, e ídolo histórico da torcida, trajando as majestosas cores preto e branco, e do lado do time que veste azul e preto (!!), mas que também pode ser branco e dourado dependendo da luz em que você olha, nenhum jogador se destacou. Havia um estreante do lado do time da casa, que até fez gol, mas não representa muita coisa para o futebol da Capital.
Ressalte-se a fragilidade com que são construídas as edificações daquele estádio, haja vista que valorosos e inocentes torcedores alvinegrados mal encostavam nas paredes, catracas e vasos sanitários e tudo despencava.
Bom, é assim que a miopia poderia comentar este jogo de domingo à tarde. Miopia e insanidade, haja vista que torcedores honestos e inteligentes, mesmo sendo alvinegros, dificilmente opinariam com tal pacto de mediocridade.
Mas você acha que isso não é possível? Sinceramente, a própria rede que financia o campeonato pode não expor completamente dessa forma, mas ajudou a construir este discurso psicótico.
Não vou entrar nos detalhes técnicos, táticos ou de desempenho dos times que jogaram mais um clássico em Florianópolis. Os jornalistas e articulistas envolvidos e bem pagos da mídia local já esmiuçaram o que devia.
Vou me ater à perda de tempo em desmerecer algo que nos é rico, o nosso clássico. Ora, qualquer pessoa que tenha ao menos dois neurônios, e que esteja em sintonia com a realidade, sabe que só há um clássico em nosso Estado. É Avaí e Figueirense e não se fala mais nisso. Tentar construir rivalidades por aí é insignificância de mentalidade. Temos que voltar a falar disso sempre? Sim, temos. Até porque percebe-se que não compreenderam isso ainda. E o curioso é que os próprios torcedores caem facilmente nesta provocação leviana.
Só para saber, o jogo não acabou. Oficialmente, a partida se encerrou por volta das 6 horas da tarde deste domingo, mas o jogo continua, a pilha tá acesa e a chapa não esfriou.
Buscam-se os lances decisivos, as jogadas duvidosas, as armações de jogada, os gols sofridos e perdidos, um olhar, um bate-boca, um meneio de cabeça e se repetem ad nauseum as declarações de lado a lado.
Isso é clássico! Isso é rivalidade caseira. Isso é a disputa por espaços e marcação de territórios. Há dois grupos rivais em Florianópolis, do ponto de vista do futebol, mas que nunca devem ser inimigos. Adversários de gostos diferentes, sim, mas somos da mesma laia. Somos irmãos, colegas, amigos, vizinhos com opiniões diferentes. Não estamos numa guerra.
Não houve vencedores no campo, por circunstâncias e por causa daquele sujeito que tem uma enorme sobrancelha debaixo do queixo. Mas fora do gramado perfeito da Ressacada (que não é de alfafa, é capim importado, porque parece que alguém não apreciou o sabor!) o clássico encerrou mais uma etapa vitoriosa. Pena que a rede que financia isso não saiba promover devidamente um dos aspectos mais pitorescos e lúdicos de nossa cultura. Perderam eles, porque ganhamos todos nós.
Eu adoro clássicos!
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC e proprietário do blog Força Azurra. Foto acima: Jamira Furlani / Avaí FC

14 Comentários:

Anônimo disse...

Um dia após o clássico as manchetes do clicrbs são. "Uma vergonha o que a diretoria do Avai fez com a torcida do figueira" por Miguel anão livramento, e "franca simula enterrar AVAI depois do clássico".

PATIFES.

Beto

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Já passou da hora de se dar um basta nessa situação. Somos tripudiados dia e noite por uma mídia medíocre.

Anônimo disse...

Carlos Avaiano

Cancelem suas assinaturas do DC, ouçam a guarujá, e assistam a BAND E RECOR.

Anônimo disse...

O VINTÃO CORTOU ENTREVISTA E FALOU GROSSO.
AINDA DISSE QUE NO SEU QUINTAL NÃO IAM INSTALAR CRISE.
NA MESMA HORA FRANÇA PASSOU DE NOTÍCIA POLICIAL A ÍDOLO, COM DIREITO A CAPA DE JORNAL.
ALÔ, RESSACADA, É SÓ COPIAR.
Roberto Costa

Anônimo disse...

Carlos Avaiano

O argélico fuskinha, deixou escapar o porque levou 4 balas de borracha do Marcílio, foi o gramado.

Anônimo disse...

Por mim, se eu fosse Presidente, determinaria Lei do silêncio contra RBS e seus veículos de comunicação. Abç. Fernando Avaiano.

Anônimo disse...

Vou mandar pra vc o que publiquei lá no Castiel, não sei se ele vai colocar, sabe como é né a RBS: O Avaí tem que recorrer e fazer valer o que ajustaram no início do campeonato, que não precisaria de Bid para o jogador poder jogar. Pera aí, o Bid é o que prova que o jogador está escrito no campeonato, que o contrato foi registrado a contendo. Significa, se foi aprovado por todos os clubes está possibilidade, porque o clube iria dar entrada no contrato, se já tem o aval para inscrição. Na minha opinião, o Presidente do Avaí, entre seus erros administrativos, podemos este, o de não recorrer e se manter passivo. Olha, não sou Advogado do Leão, acho que errou, podia ter evitado esta situação, mas o fato de ser desnecessário o Bid, demonstra simplesmente que não era necessário o Registro prévio e sua publicação junto a FCF. Um erro que não pode custar os pontos. Se eu fosse o Avaí, levaria a questão até o STJD, porque o nosso TJD já comprovou que atende a imprensa parda, a mesma que quis a punição do Marquinhos, e não do França agora e publicou aos 4 ventos a perda dos 6 pontos pelo Leão. Como é Presidente Avaiano, vai tomar uma atitude hoje ou não vai, ou vai dar deixar a banda passar mais uma vez sem defesa. Quanto ao clássico, 2 coisas: A primeira, a depredação realizada por torcedores do Figueira. Não vem dizer que não cabia, cabia, eu vi as imagens, na realidade teve gente que comprou os ingressos em outra parte do estádio, atitude reprovável, e foi mandado pra lá pela PM. O clube Figueirense deveria ser responsabilizado, senão daqui a pouco vai a torcida do Avai e faz a mesma coisa, e fica nisso. Ou se pune ou não se pune, a imprensa boca alugada, não pode arrumar desculpa pra tudo. Quanto ao França, ele por acaso não incitou uma torcida com sua atitude. Pra mim, foi algo dentro do campo de jogo. 2 erros, se o arbitro pode expulsar um jogador quando já saiu de campo, por que não expulsou o Frnaça. Ou porque o TJD não pega as imagens e pune este jogador que poderia provocar uma tragédia. Mas isso a imprensa não fala, é só de um lado né.Fernando Avaiano.

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Não podemos esperar nada desses caras.

PATIFES!

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

O Avaí, através de sua diretoria, já está BEM atrasado...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

É assim mesmo! E eles se borram todos, basta ver o efeito "my little corner"...

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

O Roberto Costa já sugeriu trocarmos o sabor do gramado no próximo clássico...

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando Avaiano,

Muito bom!

Vai virar postagem.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo