sexta-feira, 10 de abril de 2015

Bom dia, Azurras

ESSENCIAL
O Avaí Futebol Clube, mais uma vez, a segunda em dois anos, fez uma campanha extremamente ridícula dentro do Campeonato Catarinense. Tanto no ano passado quanto este ano, o torcedor avaiano em nada pode se vangloriar da equipe...

Alguns podem até dizer: vencemos o clássico ano passado!

Sim, é verdade, assim como empatamos este ano jogando muito melhor. Mas a essência do Avaí está apenas para disputar clássicos? Creio que não...

Por isso, quando vejo um jogador se achar essencial ao time, pensei com os botões da camisa que cerca esse corpinho bem nutrido: o que é ser essencial?

Não vejo ninguém...



DOIS ANOS INFRUTÍFEROS
Se pegarmos os anos de 2014 e 15, vamos ver que o Avaí teve um aproveitamento pífio, mas a torcida faz questão de acobertar o que lhe convém. Não estou aqui defendendo a diretoria do clube, e pra quem não sabe, falta muito pouco para me tornar "persona non grata" no Sul da Ilha, principalmente porque tenho mostrado as "perfumarias" que esses  caras estão fazendo questão de manter, EM TODOS OS SETORES...

Quantos jogos fizemos em 2014 pelo Campeonato Catarinense? Não sabe? 19 jogos

Quantos vencemos? Apenas 7, 2 na primeira fase e 5 o hexagonal do rebaixamento...

E quantos vencemos este ano? Pior ainda: apenas 4, um na primeira fase e três na segunda, o quadrangular do rebaixamento...



O QUE É ESSENCIAL?
Numa linguagem comum , essencial é o indispensável, algo necessário, que não pode faltar. Do latim essentiale, que se refere à essência, ou seja, a substância, a ideia principal, o que constitui a natureza íntima das coisas.

Essencial é um adjetivo de dois gêneros que qualifica algo ou alguém que é de fundamental importância, que tem um valor significativo, que é vital, imprescindível.

Dessa teoria copiada da internet, tentei enquadrar algum jogador do Avaí como tal, como essencial, mas confesso,não vi ninguém, ou ao menos os números não me permitiram perceber...



O ÍDOLO
Obviamente, que as três notas anteriores tiveram uma razão única, as declarações intempestivas do capitão Marcos. Porém, ao invés de levantar qualquer suposição sobre o meia atacante avaiano, em seu caráter essencial para o time, vejo apenas um: é o melhor jogador do Avaí, mas não é determinante nas vitórias...

Assistências? Para quem cobra todas as faltas, todos os escanteios, natural, que isso aconteça, e até pelos pênaltis cobrados, mas os números seguem sendo cruéis...

Se for para observar apenas o "quadrangular do resto" (Alô, Aguiar!), Marcos é um jogador 100%. Sim, participou em todas as três vitórias (Hermann Aichinger, Marcílio Dias e Guarani), assim como participou das duas derrotas (Guarani e Marcílio Dias)...



PRIMEIRA FASE DE 2015
Como sei que Marcos tinha que cumprir seus 7 jogos de suspensão, que restaram daquela punição do ano passado, tentei isentá-lo de uma injustiça, visto que, de nove jogos da primeira fase, participou de apenas dois...

Assim sendo, com uma vitória, quatro empates e quatro derrotas, posso afirmar com segurança: Marcos teve 0% de participação na vitória única do Avaí, 25% nos quatro empates, e 25% nas quatro derrotas...

Pouco! Muito pouco!



E 2014?
No ano passado, para quem tem memória curta, o Avaí também disputou o rebaixamento, mas naquela oportunidade, era um hexagonal. E sendo bem franco, os números não diferem muito desse ano, e olha que ano passado tínhamos um time mais qualificado...

Nos mesmos 9 jogos da primeira fase, Marcos participou de apenas cinco. Mesmo assim, os números seguem sendo cruéis. Com apenas duas vitórias, verdade seja dita, o capitão avaiano ajudou a derrotar Juventus e o "doladelá", que acabou lhe causando a suspensão, mas esteve 100% presente nas vitórias...

No único empate, 0%, Criciúma, não participou. Mas e nas 6 derrotas? A participação é mediana: 50%, perdeu para Hermann Aichinger, Marcílio Dias e Joinville, mas não esteve presente nas derrotas para Brusque, Chapecoense e Metropolitano...

Pouco! Muito pouco!



E NO HEXAGONAL DO REBAIXAMENTO?
Com mais 10 jogos por disputar, Marcos participou em apenas 70% da disputa, onde o Avaí teve 5 vitórias (Juventus -2- , Hermann Aichinger -2- e Brusque), 2 empates (Brusque e Marcílio Dias) e 3 derrotas (Chapecoense -2- e Marcílio Dias)...

Nos empates, Marcos ficou com 100% de participação, jogou as duas. Nas vitórias, 5, sua participação cai para 60% porque só participou nas partidas contra Hermann Aichinger (2) e Brusque. Nas derrotas, 3, ficou com uma participação de 66,66%, visto que jogou as primeiras contra Chapecoense e Marcílio Dias, mas esteve ausente na última partida em Chapecó...

Pouco! Muito pouco!



SENHORA DO MUNDO
Tive um saudoso amigo argentino, Fernando Daniel Mendes San Martin, que trazia uma frase como seu lema: "A matemática é a senhora do mundo." Mesmo argentino de nascimento, vivia maravilhado com o Brasil e os números que o país era capaz de produzir...

Logicamente,  já naquela época, anos 90, a indústria brasileira deixava a argentina comendo poeira, e ele notava essa disparidade, apesar de também ser incisivo nas nossas diferenças culturais, com o que também sempre concordei e para isso, basta ver o número de bibliotecas que temos no Brasil e comparar ao que eles tem somente em Buenos Aires...

E se baseando em números, sigo na mesma afirmação que fiz na primeira nota: não vejo ninguém no elenco do Avaí que possa apontar o dedo para quem quer que seja. Simples assim.



VAI SER MAIS CEDO
Ontem tive a sorte de encontrar num estabelecimento comercial da cidade, o amigo Márcio Moacir Borges, presidente da ASSTA (Associação Social dos Torcedores do Avaí), e entre os assuntos que conversamos, questionei sobre a próxima Feijoada do Avaí...

Ao que tudo indica, segundo ele, deve acontecer no dia 27 de junho, mesma data do jogo Avaí x Grêmio pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

De qualquer forma, a imagem acima é meramente ilustrativa, na próxima semana deveremos ter notícias mais concretas, como data, hora, preço, atrações e outras coisas mais...

Quem deve estar inconformado é o amigo Sérgio Prazeres Júnior, o Sérjão Nativo, que sempre comemorou seu aniversário, 22 de agosto, junto com a feijoada...





Saudações AvAiAnAs!

58 Comentários:

Murilo disse...

André

Primeiro valeu pelas estatísticas que derrubam qualquer tese de que dependemos de qualquer jogador, e de números eu conheço um pouquinho.
Essencial no Avai é a torcida o resto passa.

abraços

Murilo

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Análise primorosa, meu camarada. Até porque, como diz o melhor fabricante de liquor de butiá da Barra do Aririú, the numbers don't lie, né, sô Murilo?
Meu caro, na verdade, na verdade, queria que fosse diferente. Quando comecei a elogiar este sujeito, que hoje depende dos recadinhos de blogueiros oportunistas e se vale de elogios furados de ex-professores de categorias de base fracassados, achava que teríamos um novo Adilson Heleno, um novo Zenon, quem sabe. Estes, sim, são ídolos. São, ainda, porque quem é rei jamais perde a majestade. Nas épocas em que jogavam estes dois não havia a estrutura que temos hoje, embora ainda haja problemas de ordem administrativa. Eles comiam o pão que o diabo jogava fora. E nunca soube, em momento algum, que tivessem sequer opinado contra o Avaí, quanto mais fazer o que o seu Marcos faz.
Então, se eu o elogiava no passado, coisa que muito abobado por aí gosta de pegar aquelas palavras para tentar me enquadrar, era porque achava isso, que teríamos mais um ídolo.
Na verdade é um coitado que quer aparecer, porque aqueles que são bons mesmo não precisam de auto-elogios. Nem próprios, muito menos de seus mensageiros. Ele chuta uma melancia? Também chuto. Muito guri da várzea por aí também. E nem por isso se chama a atenção para tal coisa.
A pior situação para um ser humano é quando ele chega ao final de sua carreira e ainda precisa chamar a atenção dos outros que é "o cara".
Nem preciso lembrar aos incautos que jamais vi Adilson Heleno ou Zenon dizerem "joga nim mim que eu resolvo pra vocês". Mas se sabe que nos vestiários de hoje a coisa rola em torno disso.
E segue o baile porque este papo já ficou chato.

Anônimo disse...

Eu diria que de tudo que se vem falando, só uma frase se sustenta indiscutível:

O AVAÍ PERDE PRA ELE MESMO. - Roberto Costa

JulioAzzurra disse...

Pra mim, o essencial no Avaí sempre foi a raça dos 11 em campo. A torcida reconhece fácil e ama isso no time.
Nos últimos campeonatos estaduais a raça coletiva não apareceu. Fato!

ManoelNilson disse...

Andre, não deixa o ranço do teu amigo te contaminar. Marcos Santos é apenas um jogador do elenco, o melhor, sem duvida. As mazelas pelas quais passamos devem ser cobradas por quem tem poder de mando no clube.Por favor desvirtuem as coisas. Não transfirem as responsabilidades que cada um tem no contexto geral.

Rafael F. Botelho disse...

oh André

Esse números são falsos né??

Esses dados não sairam no Trofeu Avaí?

Poxa...Acho que é síndrome da Cheiracueca Dependencia

Abraço

Anônimo disse...

André tire os números do "essencial" do time e veja onde o resto da cacalhada iria nos botar. Só para dar um exemplo, enquanto a Diretoria acobertava as bebedeiras do Bocão e do Felipe e as entregadas deles durante os jogos ano passado, os caras so tiraram eles do time qdo o "essencial" abriu a boca lá em minas. E foi o "essencial" que decidiu todos os jogos finais quando ninguém mais acreditava

Se ele com um sapato na boca é um poeta, e realmente é, ainda assim fez/faz muito mais pelo clube que muito Conselheiro chapa branca que nunca questionou as cagadas do zunino e ficava quietinho quando estas cagadas afundavam financeiramente o clube. Pior, ainda destratava quem as apontava. É meia dúzia é verdade. A grande maioria da torcida ja pesou o custoxbenefício.

Se o comportamento não é exemplar, não é o único, e tem blogueiro ai que tem a vida uma zona mas posa de moralista.

Ou seja, é uma opinião diferente da sua, mas que tem a hombridade de posta-la e respeita-la, diferente de outros que usam da baixeza da zombaria para menosprezar opiniões contrarias.

Luciano

Rafael F. Botelho disse...

Luciano,

Porque ele não decidiu em 2013? Será que foi porque 20132 não tinha premiação de MEIO MILHÃO por acesso do time??

Por um "quinhentão" desses eu "pastava" o gramado da Ressacada todinho.

Abraço

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Legal quando os caras começam a dar "recadinhos", mas são uns cagões sem coragem de dizer ao que se referem.

guilherme disse...

Botelho decerto ele preferia jogar a série B então...

Boto disse...

Vocês estão atirando pedra pro lado errado... Concordo 100% com o que disse o Luciano e o Manoel Nilson.
O desvio de foco nessa altura do campeonato por causa de uma entrevista infeliz é a coisa mais desnecessária que vocês blogueiros podem fazer.

André Tarnowsky Filho disse...

Professor Murilo,

É verdade. E dizer que nem estamos disputando o título, mas ainda temos a terceira melhor média de público...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

O que o Marcos tem que fazer é jogar futebol. Na medida em que se deixa levar pelo lado eleitoreiro do clube, cabe na vala comum, se doendo pelo professor amigo e pelo irmão, que não estão mais no clube...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Sim, concordo contigo. Como disse na BDA, Marcos é o melhor jogador do Avaí, mas não é determinante nas vitórias e por vezes se esconde quando pode decidir...

André Tarnowsky Filho disse...

JulioAzzurra,

Perfeito. Foi o que disse: dois anos infrutíferos.

André Tarnowsky Filho disse...

Manoel Nilson,

Logo se vê que não me conheces...

Estou aqui diariamente, não preciso que ninguém me paute...

Porém, concordo contigo numa coisa: devemos cobrar muito mais da diretoria, até para que se evite esse tipo de situação.

André Tarnowsky Filho disse...

Luciano,

O espaço está aqui para que todos coloquem suas respectivas opiniões. Quanto ao que foi dito pelo Marcos, entendi e entendo como intempestivo. No mais, um comando firme teria evitado tudo isso.

Anônimo disse...

Tá "serto" seu Aguiar... Concordo que Zenon e Adilson Heleno tem o seu lugar na história, mas jamais irás apagar o lugar de destaque do galego na história do Avaí pós ressacada... Os dois acessos, a melhor campanha de um catarinense na série "A", semifinal da copa do brasil e a praticamente consolidada liderança no quadro de artilheiros da ressacada falam por si...
Se fosses recriminado por alguns em época passada, deverias direcionar tuas mágoas aos que te flagelaram e não sair desferindo teu rancor a ermo...
Thiago.

André Tarnowsky Filho disse...

Botelho,

Sobre 2013, o que não me conformo é a postura do professor Ênio Gomes, que presenciou as lambanças e deixou quieto...

HM e Rondinelli entraram em atrito com alguns jogadores a partir dali e o racha foi inevitável...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Gui,

A história é bem mais longa do que possas imaginar...

Paga uma gelada que te explico! hehehehehe

André Tarnowsky Filho disse...

Boto,

Concordo contigo, realmente uma entrevista infeliz...

Bola pra frente!

André Tarnowsky Filho disse...

Botelho,

Pelo que entendi, preferiu jogar a Série B de 2014...

André Tarnowsky Filho disse...

Thiago,

Ninguém está apagando absolutamente nada na história do Avaí, nem os feitos do Marcos. Infelizmente, como disse o Boto, a entrevista não foi uma Brastemp...

E ele está se perdendo no que fala. Simples assim.

Como disse acima, uma administração mais firme teria evitado tudo isso e o galego iria apenas jogar futebol...

guilherme disse...

André,

independente de opiniões divergentes a respeito do Marcos, te pago umas geladas com prazer. é só marcarmos!
Abs

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Thiago, obviamente que não me conheces e muito menos lês o que escrevo, ou o que tenho escrito ao longo destes anos. Não sejas seletivo, é feio.
Ah, e a relação de amor e ódio é muito fina, portanto, como não "adoro" boleiros, também não tenho mágoas, como dizes.

Anônimo disse...

ANDRÉ, o que o Marquinhos falou é intempestivo? Se tudo estivesse correndo às mil maravilhas, sim, concordaria. Mas o momento é dos piores da história do Clube e acho que criticar agora é perfeitamente válido.

Se as críticas vão ter reflexo em 2017, ainda longe, e a diretoria teme essas críticas, que se mexa, que reaja com soluções, que valorize sua imagem medíocre a fim de merecer reeleição, melhor que tapar bocas. Ou vai querer seguir jogando mal e querendo massagem?

Outra coisa, reconheço Zenon como um autêntico ídolo, mas Adilson Heleno, craque sem dúvida nenhuma, aplaudi muito esse cara, mas foi um dos que entregaram o título de 92 ao Brusque, e ídolo não faz isso, ou então não sei o que é ídolo. Apenas três dormiram na concentração e Adilson Heleno não foi um deles.. Entregaram o título visivelmente, sem luta, apenas por uma diferença de valor no "bicho" prometido pela vitória - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Grande Gui,

Gelada na terça, antes e depois do jogo contra o Operário-MT.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

O que considero intempestivo não é pelo teor, mas por ter sido no momento equivocado. Não tenho dúvidas que se tivéssemos um poder central forte, tudo isso seria evitado. Respeito tua opinião, mas criticar agora e onde foi, não considero válido.

Como já colocaste oportunamente, não queres o cara pra casar com tua filha, mas também não quero alguém que apague fogo com gasolina...

Quanto a 2017, me desculpes, temos uma Série A pela frente e o amigo professor do M10 foi muito safado. Simples assim.

Se te reportas a 92, certamente tens memória suficiente para lembrar de 2013, e se não tiveres, posso relembrar, inclusive sob as mesmas argumentações colocadas por ti, apenas mudando os personagens, se é que me entendes...

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

É verdade. cada um no seu quadrado...

Anônimo disse...

ANDRÉ, exatamente, a crítica só pode ser tempestiva se ocorre no momento certo, no momento da crise. Criticar quando tudo vai bem, sim, aí é intempestivo, sem sentido. - Roberto Costa

guilherme disse...

A gelada antes eu to dentro, já a de depois... sabes como é, vence o indulto com a patroa kkkkkkkkkkkkkkkkk

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Não sou contra críticas, muito pelo contrário, basta ler o blog.

Porém, como já colocaste oportunamente, não queres o cara pra casar com tua filha, mas também não quero alguém que apague fogo com gasolina...

Melhorou alguma coisa?

Damian disse...

"Quanto ao que foi dito pelo Marcos, entendi e entendo como intempestivo. No mais, um comando firme teria evitado tudo isso." então acho que o galego apenas cobrou comando da diretoria, que se tivesse, a declaração dele sim seria intempestiva !!!

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Com a "folha corrida" que tem o Marcos, ele poderia ter feito isso tranquilamente sem queimar o clube e dar pauta para a mídia boca alugada. Simples assim.

Anônimo disse...

Eu gostaria que o sr Aguiar, um notório arrogante reconhecido até por familiares, dissesse de verdade o que diz saber sobre os vestiários do clube. E que prove as insinuações, caso contrário não passam de leviandades jogadas ao ar para sustentar sua fala de perseguição.

Fala aí prova o que levantas de suspeitas. Não eras o primeiro a levantar o dedo querendo que alguém provasse o que falava sobre o zunino?


Barreto

André Tarnowsky Filho disse...

Barreto,

Não conheço nenhum familiar que tenha criticado o Aguiar e olha que conheço vários...

Não existem insinuações, mas fatos.

Creio que estás te fazendo de doido para andar de ambulância...

Everaldo disse...

André, a polêmica foi boa, rendeu muitos "clics". Concordo contigo e vou tirar da minha lista de Ídolo para um bom jogador apenas.
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." já dizia Aristóteles.
Everaldo

Anônimo disse...

Vamos focar em melhorrar todas as areas do clube e comportamento de suas lideranças, Presidente, Vice, Departamentos e Atletas. Ofensas, ironias, ou acusações entre torcedores não vão levar a nada

Bora pra Ressacada!

Beto

Anônimo disse...

Pessoal, intempestivo é inoportuno, extemporâneo, fora do momento que deve acontecer, se o protesto do Marquinhos é intempestivo, o de todos nós que vínhamos criticando a diretoria também é. Ora, os problemas estão aí, são atuais, não resolvidos, vamos criticar ano que vem, quando estiverem resolvidos? Aí, sim seremos intempestivos.
Enquanto isso o doladelá segue resolvido.- Roberto Costa.

Fábio disse...

Só pra lembrar que não foi a primeira entrevista do Marcos falando exatamente a mesma coisa, ou seja, ele teve a oportunidade de pensar antes de repetir a cagada.

André Tarnowsky Filho disse...

Everaldo,

Pra mim, apesar de ser o melhor jogador do elenco, peca nas besteiras de se "achar"...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Acho mais fácil perguntar no Posto Ipiranga...

Aproveita e compra mais uns litros de gasolina e vamos ajudar a pagar esse incêndio...

André Tarnowsky Filho disse...

Flora,

Muito bem lembrado...

E posso te garantir que ele recebeu as devidas explicações sobre o caso...

Anônimo disse...

Minha última participação nesta conversa sem fim, que não aguento mais, em forma de sugestão:

Punir com mais 7 dias de suspensão o Marquinhos e

Uma gratificação pros caras que fizeram o time perder 6 pontos, junto a um pedido formal de desculpas.
Roberto Costa


Anônimo disse...

Para tentar acabar com essa DR , começo dizendo que sou muito fã do Marquinhos e do futebol dele mais ainda. Lembro do primeiro gol dele na ressacada, na comemoração batia no peito dizendo que ele era o cara, com 17 anos. Já jogava muito e fiquei muito decepcionado com aquilo. Com o tempo e os jogos que ele fez(como lembrou o outro leitor) aprendi a aceitalo e respeitalo. Ele é assim intempestivo, se acha o cara e é TORCEDOR, ele nunca consegui separar as coisas. Joga muito e faz muita merda, mas quem nao gosta das tiradas dele contra os doladela? Errou e muito na entrevista como em muitas vezes, mas agora passou e ficar remoendo isso é quase igual ele fez. Não estou criticando o BA com suas estatísticas, apenas acho que deu! A hora agora é criticar quem nao deve ficar para o brasileiro, assim começo uma enquete: Quem voces acham que deveriam sair, que nao servem nem pra banco? Começo eu entao: pablo, eltinho, uelinton, claudinei, edu neto, tinga, renan olivzzzzz, edinho, bruno nao sei oque, e mais os outros que nunca foram usados e estao no come/dorme. Segue agora com voces... Abraço Andre e sempre parabens pelos textos. Christian sempre pelo nosso leão e nunca por jogadores. Ídolos temos poucos no Brasil inteiro, e todos já partiram para o além. Abraço e bora pra ressacada!

Anônimo disse...

CARLOS AVAIANO

SABEM PORQUE NÃO TENHO ESTA DOR DE CABEÇA EM RELAÇÃO A ÍDOLO? SIMPLESMENTE NÃO IDOLATRO OUTRO SER HUMANO IGUAL A MIM, QUE SENTE DOR FRIO CALOR CHORA RI SE EMOCIONA, ETC.
SOU FÃNZAÇO DE SER HUMANO QUE SE DESTACA NO ESPORTE, MUSICA, TEATRO, ETC, MAS APENAS FÃ, E SE PASSAREM POR MIM, JAMAIS PEDIREI UM AUTÓGRAFO, POIS ÍDOLO É COISA DE POVO LÁ DO INÍCIO DA HISTÓRIA HUMANA QUE IDOLATRAVAM CACHORRO GATO ELEFANTE E TUDO QUE DAVA IDEIA DELES.
E CÁ PRA NÓS, TEM GENTE QUE TEM UM GOSTO PRA CERTOS "ÍDOLOS" QUE DÓI NA RETINA.

Paulo disse...

ESTE GALEGO VENDE JORNAIS !!!

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Como quiseres, mas acho um pouco exagerada essa gratificação. Teriam que ser demitidos. Simples assim.

André Tarnowsky Filho disse...

Christian,

Apesar de não concordar com algumas das tuas colocações, sempre terás o direito de expô-las por aqui. Aliás, até concordo em boa parte dela.

Em relação ao Marcos, prefiro que ele jogue mais do que fale...

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo