A VOLTA DA PEDRA, by Alexandre C. Aguiar
Existem frases em pára-choques de caminhões, ou ditas em balcões de botequim, que são verdadeiros ensinamentos. Os soberbos e de nariz empinado dão como filosofia barata e os mais humildes olham e refletem, sem coragem de seguir adiante. Mas, de modo geral, muitas delas guardam verdades e a maioria nos faz repensar aspectos do cotidiano, principalmente quando dos momentos de crise. Já diriam os antigos povos que crises são uma opção para gerar oportunidades de melhorias.
Uma das frases mais interessantes que li por estes dias era: se a vida te der um alface, devolva um X-salada.
Curiosa, interessante, comum, banal e cheia de obviedades. Cômica, por sinal. Mas é exatamente a proposta para se tirar da simplicidade algo mais bem elaborado. Chama-se criatividade. Aposta no futuro, no otimismo. É assim que se pode driblar os momentos mais cascudos e enegrecidos em nossas vidas. E olha que não tem sido fácil, viu!
Conta-se uma anedota muito famosa de um pai que tinha dois filhos gêmeos: um otimista e outro pessimista. Num belo dia, no aniversário deles, o pai deu de presente a cada um uma lata de bosta de cavalo. O otimista saiu correndo gritando: “cadê meu cavalo, cadê meu cavalo”. O pessimista largou a lata em cima da mesa e declarou: “que desgraça, não vai ter bosta pra todo mundo”.
É dessa forma que eu vejo comportamento de torcida de time de futebol e, principalmente, da nossa. Majoritariamente, ela lamenta a falta de bosta para todos e ainda quer dividir a que tem com todo mundo. Ai de quem queira pensar diferente. Eu, sinceramente, para o bem do meu fígado, estou fora disso. Eu quero o meu cavalo. Eu pego o alface e devolvo o X-salada. Eu quero que as coisas andem bem e procuro levantar o lado positivo disso tudo.
– Ah, mas a situação não está fácil pra gente ficar aplaudindo isso ou mais aquilo – diria o empedernido que não quer largar o osso da crise.
– Vives num mundo de fantasias – dirá o que se acha mais esperto e lúcido.
Claro que não! Quem disse que está bom? Eu, pessoalmente, ando azedo com tantas bobagens feitas na Ressacada em tão pouco tempo. Com tanta gente metida a esperta, mas incapaz de botar nosso clube nos eixos. Mas, pensando bem, viver apontando isso, dia após dia, resolve? Tens certeza que vai melhorar alguma coisa? Tens feito algo além de viver esbravejando feito cachorro no cio? Ou preferes manter os braços cruzados e ficar com carinha de bravinho? Segundo as leis da Física, a pedra jogada para cima certamente voltará sobre a tua cabeça.
Se alguém de nossa torcida não sabe, para jogar pedras contra a gente existe a mídia local, que adora apontar o nosso lado mais negativo. E tem ainda a torcida rival, que, para quem também não sabe, torce contra tudo o que é nosso. Convocam até jogadorzinho medíocre para fazer videozinhos criminosos contra a gente. Ou seja, já há quem faça este papel que tu tentas fazer, como quem não tapa o sol com a peneira. Tu não sabias disso, virgenzinha vestal? Pois eles estão lá, todos os dias, levantando o que temos de pior para acabar com o resto que ainda temos. E tu fazes igualzinho aos caras e ainda se diz avaiano até morrer? Que papelão!
Se nossa diretoria vive dando topadas e nossos jogadores estão no limite do que podem produzir, apontar isto todos os dias é entregar o ouro para o bandido, sinto muito. Isso não vai ajudar em nada, por mais que se diga que uma crítica tem efeito construtivo e blábláblá. Estamos, tão-somente, nos apequenando, dizendo para todo mundo que não valemos nada. “Eles” querem que não valhamos. Mas parece que nós também. Somos, talvez, o clube mais fraco desta Série A, mas parece que se tornou divertido a alguns avaianos apontar isso. Exercemos o direito de nos desmerecermos bem mais do que a realidade.
Assim, a primeira crise que devemos combater é a nossa interna, a do nosso complexo de inferioridade. E pegar junto. Assumir o time que temos, mesmo com as dificuldades que sabemos existir, e fazê-lo superar todos os problemas. Até porque não temos outro. E, detalhe mais importante: só nós, apenas nós, torcedores avaianos, podemos fazer isso. Os outros, meus caros, vão cuspir e tripudiar sobre nossas sobras, não tenhas a menor dúvida quanto a isso.
Tu entendesse? Entendesse, né? Então acho que posso largar o lápis e deixar pra desenhar mais tarde.







Carlos Avaiano
Socio a 7 anos, e apenas nesse período só tive orgulho desse clube em 2 anos (2008 e 2009)
Dois anos lutando contra o rebaixamento num campeonato estadual que parece um amador melhorado.
Eu só gostaria, xará Carlos Aguiar, ver esse seu pensamento caso tivesse o Avaí, caído pra segundona do Delfim.
Estão tirando do Avai, só tiram e não colocam ou acrescentam nada que possa engrandecer o clube, até parece que a cadeira de presidente está forrada de preto e branco.
2014 quase rebaixado, e nosso maior problema detectado foi a falta do matador.
Errar é humano.
Veio 2015, pra consertar.
Pois conseguiram a proeza de repetir os mesmos erros do ano anterior.
Permanecer no erro é BURRICE.
Empatamos com o Santos e perdemos pro inter.
Motivo: faltou o matador.
Fica a prova que não estamos sendo representados por competentes.
O AVAI FC pertence a nós, sua razão de existir.
Então, temos sim que esbravejar e fazer os caras colocarem o Avai no seu lugar de grande em SC, ou então que saiam e deixem que verdadeiros avaianos, sentem na cadeira azul celeste mais vezes campeã em SC.
DISCORDO DO AGUIAR, as coisas erradas têm de ser combatidas. Enfiar a cabeça num buraco pra não ver a crise é coisa de avestruz. Já tenho idade, já sou chamado de velhinho pelos secadores e nunca vi tanta passividade, tanta gente dormindo sobre os problemas, sem dar a mínima para as críticas que recebem. Uma diretoria sem raça para o time da raça, não se concebe.. Assino o texto do Carlos Avaiano. - Roberto Costa
Carlos Avaiano,
Creio que o grande problema está em quem monta o time e não na falta de din-din...
Ainda que queiram manter uma política de pés no chão, trouxeram muitos "genéricos" e esqueceram outra vez de um matador...
RC,
Não vou entrar nessa polêmica, mas entendo que o Aguiar está se dirigindo aos que tocam o samba de uma nota só...
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.