terça-feira, 7 de julho de 2015

A DITADURA DO APITO, by Roberto Costa

As novas normas da CBF, destinadas a dar mais força aos árbitros de futebol parecem ser dessas ingerências cheias de boas intenções, mas que na prática se revelam fator complicante. Sempre foram totalmente ditatoriais os poderes outorgados ao árbitro de futebol no seu desempenho em campo, tanto, que uma frase antiga ganhou espaço na cultura do futebol, segundo a qual "o árbitro dentro de campo tem mais poderes que o presidente da República."

Ninguém ignora que os jogadores de futebol têm lá as suas malandragens, as suas simulações, as suas capacidades de colocar uma torcida contra o árbitro, de complicar seu trabalho. Mas este profissional, também chamado mediador, sempre teve a seu dispor todos os meios necessários para contornar os prováveis problemas num jogo de futebol. Pode, desde determinar a expulsão de campo de qualquer atleta, dirigente, ou torcedor até, com um simples aceno, a qualquer tempo e a seu pessoal critério, determinar que o comandante de um pelotão policial de choque entre em ação com seus comandados, ou seja, a lei do futebol consegue transferir alguma parcela da competência funcionai do militar a um civil.

Com o advento dos cartões amarelos e vermelhos, desde a Copa de 70, a administração dos conflitos pelos árbitros ficou mais simples e efetiva, pois a comunicação é feita a todos pelo visual. O amarelo comunica a todo o mundo circundante que o atleta infrator foi advertido e que na reincidência ganhará novo amarelo, entenda-se nova advertência, seguida de inexorável cartão vermelho, o qual comunicará que o referido atleta está fora do jogo, é persona non grata e deve retirar-se de campo, ou ser conduzido manu militari, ou seja pela polícia, na marra em caso de recusa. 
 
O percentual de jogos que não terminam por conta de conflitos sempre foi reduzido em relação ao número de jogos disputados no País. Então parece-me abusiva essa norma nova, que vem deixando jogadores sem direito à palavra, sem direito de contemporizarem, de explicarem-se educadamente. Os árbitros estão sendo radicais, aplicando cartões de forma ditatorial e robotizada a qualquer manifestação de desagrado dos atletas. "Se queres conhecer alguém, concede-lhe uma parcela de poder." Não lembro o autor dessa sábia expressão.

As facilidades para a política da CBF, de preservação na série A dos times dos grandes centros, ou dos privilegiados segundo os interesses de cada federação, ficaram aumentadas com essas normas, mais fácil pressionar atletas, mais fácil, mais seguro e mais cômodo aos árbitros cometerem "erros". 

Embora pertinente, não é somente por causa da arbitragem tendenciosa de domingo, no jogo Avaí versus Sport. No jogo São Paulo versus Fluminense um pênalti vergonhoso em favor do time carioca não foi apitado, agarrão dentro da área, continuado, até o adversário ser jogado ao chão, semelhante àquele sobre Eduardo Costa no clássico. 

Entre nós, já referi em texto muito anterior, o lateral Cereseda, do Figueira, num jogo ganhou cartão amarelo, fez outra falta desclassificante e ganhou advertência oral, fez outra e ganhou nova advertência oral. É claro, à luz da nova e coercitiva postura das arbitragens, nenhum adversário encorajou-se de aproximar-se do árbitro e "lembrá-lo" de que o cartão vermelho já era mais que devido.

Desconheço se os atletas profissionais de futebol têm uma associação que os represente. Em caso positivo, é hora de mexerem-se, porque são os artistas do espetáculo, haja vista que ninguém sai de casa motivado pra ver árbitro apitar e as novas normas estão limitando sempre mais, robotizando sempre mais, estragando sempre mais a grande festa do brasileiro, que é o futebol limpo e bem jogado.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC

14 Comentários:

MIRO disse...

roberto se não me falha a memoria, antigamente quem reclamava para o juiz era somente o capitão da equipe. hoje qualquer jogador quer apitar o jogo, então tem que aplicar cartão sim. se não sabem jogar futebol que fiquem em casa.
quanto ao capitão da equipe a cfb sabe muito bem, que ele tem poder de reclamar ao juiz a hora que ele achar, que a equipe esta sendo prejudicada, concordas comigo ou estou errado.

Anônimo disse...

RC não citou exemplos que o Avaí foi favorecido, deveria citar para enriquecer o texto.

Forte Abraço

Juca

Anônimo disse...

Engraçado, não vi tu chorando após o jogo contra o Flamengo. Lembras de uma bola que saiu meio metro.
Também não vi reclamação quando o jogador do teu time conduziu a bola com a mão para fazer o gol no coxa.
Domingo foi um lance no mínimo duvidoso. Sou eu o juiz também apito e se possível mando prender. Até o torcedor número 1 de vocês (MAL) falou com todas as letras. Por sinal ele deve estar lendo o blog, disse que não era "boca alugada".
TUCA

Jackson Reis disse...

Comemoração de gol junto a torcida também não pode, rende cartão amarelo. É uma vergonha essa ditadura da cbf.
MAL torcedor número 1? De onde tirasse isso seu maluco?

MIRO disse...

juca e tuca o maior favorecido no estado se chama bygueyra, pois quem favorece o teu time e o maior da federeca junto a CBFo DELFIM. então sem argumentos meus caros.

bygueyra o maior time favorecido de santa catarina.

esqueçi dia 15 tem novo jogo contra o jec x tapetão

Anônimo disse...

Carlos Avaiano
Tuca, uca, cuca, xuca, Juca, e assemelhados, seguindo esta linha de raciocínio imbecil de vocês, que uma jogada não vista por visão atrapalhada de um árbitro, ou bandeira, ou uma bola rebatida no lance rápido e inevitável, tem que ser compensada com atitudes que deixam suspeitas entre os comentaristas do Brasil, e aos nossos olhos, pergunto a vocês:
Quando o Avaí será compensado pelo assalto de 1999?
Quando o Avaí será compensado pelo assalto no clássico da falta invertida?
Quando o Avaí será compensado pelo assalto no último clássico ?
Quando o Avaí será compensado pelo assalto no domingo?
Quando teu clube pagará a série B do catarina? A C do brasileiro? A vaga do caxias? Os pontos pro icasa? O título 2014 pro Jec?
Interessante né? Como tem favorecidos e prejudicados reais né?
Foram fatos reais, e não tem como negar.
Um conselho, voltem suas atenções pro clube de vocês, e apreciem o futebol com espírito esportivo, pois espirito de porco não tem vez no esporte.
Quero ver quando o clube de vocês for assaltado e vierem as reclamações, ae a mídia nacional comentar, estão reclamando do que, Sc catarina tem sido ajuda em outros jogos? Ai, vocês dirão: um erro não tem que justificar outro.

André Tarnowsky Filho disse...

Miro,

Errado tu não estás. É assim mesmo, ou deveria ser...

Fica a pergunta: esse "reino da fantasia" que descreveste está acontecendo?

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Segundo o professor Murilo, presidente da República Independente da Barra do Aririú - Jovens Unidos da Coloninha Antiga (JUCA), antiga porque agora é SPE (Somos Patifes Exemplares) -, estás querendo andar de ambulância...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Grande Guto Vieira,

Estavas desaparecido...

O Zé te mandou um abraço!

Enquanto falavas dos bons tempos do estacionamento do Zé Ricardo, até admirava tuas argumentações, mas quando citaste o MAL, um GRANDE FDP, passei a te olhar diferente...

Vocês se merecem!

André Tarnowsky Filho disse...

Jackson Reis,

O Tuca é outro que está bebendo whisky do gordo de Palhoça...

André Tarnowsky Filho disse...

Miro,

A cada julgamento, eles vão acabando com o estoque de Belco!

É o time dos "tribunais"...

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Desse jeito, nem perguntando no Posto Ipiranga!

Magoaste os "ucas"...

Anônimo disse...

TUCA, quando falas que a bola saiu meio metro no jogo contra o Flamengo mostras mesmo que enxergas só o que queres. Consulta um oftalmo.

Agora, Não me viste reclamando coisa alguma na bola que no jogo contra o Sport pegou claramente na mão de um zagueiro deles. A TV mostrou. Muita gente achou que o árbitro podia ter apitado pênalti, mas não falei nada porque foi lance típico de bola na mão, não sou como vocês que não reconhecem nada, não reconheceram nem aquele pênalti imundo que nos tirou dois pontos no clássico e aquela arbitragem nojenta do Celio Amorim pelo clássico da Copa do Brasil. Se aquele lance de bola na mão fosse favorável a vocês seria apitado.
O lance em que quebraram o pé de um jogador do Metropolitano foi abafado, ninguém levou imagens ao tribunal de vocês.
Vocês são imbatíveis em mutreta.
Dá uma lida com atenção no "relatório" que o Carlos Avaiano colocou acima, e olha que tem muito mais coisa que cabe ali.
Também não te vi chorando quando não deram aquela pênalti no clássico, aliás, só vi urubu festejando. RC.

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Creio que serviram uma Belco fora do gelo para o nosso amigo Guto "Tuca" Vieira...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo