quarta-feira, 15 de julho de 2015

A LÓGICA INFANTIL, by Roberto Costa

SEMENSATI, ontem, em comentário antes do jogo figayrenC versus Botafogo, pela Copa do Brasil, deu um plá sobre o julgamento que deverá ocorrer hoje, no STJD, que poderá definir o campeão catarinense deste ano.

Para ele, Semensati, entendendo que a FCF errou ao deixar realizar o jogo decisivo, se o Joinville for julgado campeão, o figayrenC vai dizer que a FCF tirou-lhe um título, se o Figueirense for julgado campeão, o Joinville vai dizer que a FCF tirou-lhe um título, então sugere à federação dividir o título entre os dois clubes. Ou seja, seria a FCF reagindo, ou cedendo ao disse-me-disse-me.

A "brilhante", e oportunista sugestão, é notoriamente fundamentada nas práticas educativas de certos pais, ou seja, quando filhos menores brigam por um doce, dividem o doce ao meio, dando a cada um uma metade, assim fazendo calar os dois pequenos. 

Considerando-se que não há dois títulos em disputa, mas apenas um, a manobra faria surgir do nada um outro título e não duas metades, pois teríamos declarados dois campeões. 

Interessante do ponto de vista educativo, fora do mundo infantil a lógica se aplicada ao Direito, é um primor de invencionice. Embora já utilizada uma vez, configurando o mal falado "jeitinho brasileiro" para safar a barra de Armando Marques, quando complicou-se numa soma de um a cinco, é um arremedo, à margem de qualquer concepção de justiça, e só poderia ser concebida na cabeça de um pai injusto, interessado em satisfazer um dos filhos, o protegido, aquele, portador da camisa listradinha em preto e branco.
* Roberto Costa é associado do Avaí FC

12 Comentários:

Anônimo disse...

Roberto eu vou um pouco mais longe: na verdade não está (ou não deveria estar) em pauta o título mas sim a anulação da(s) partida(s) para que outra(s) possam ser realizadas. No meu modesto entender não cabe ao STJD definir o campeão catarinense. Ou o Joinville ganha a parada e mantém o título ou marca-se novos jogos (ou apenas um). Na verdade para a FCF seria mais cômodo o STJD definir o campeão hoje, evitando nova partida.
Por direito e justiça o Joinville deveria ganhar a demanda no STJD, já que o jogador ficou no banco e não participou do jogo (existem precedentes), muito menos levou qualquer tipo de cartão. É o que penso. Vamos ver. Abs do Júlio Melo

Anônimo disse...

O Joinville não merece pois infringiu o regulamento, o Figueirense cumpriu o regulamento e não merece ser punido, contudo, o título e do Figueira para o bem do futebol.

Juca

Anônimo disse...

JÚLIO MELO, a tendência é essa, de validar o resultado em campo se o jogador não entrou a jogar nem recebeu cartão. A turma do Cantinho sabe disso, mas faz esse calor pra ver se a ideia cola e o murrinha ganha mais um no seu velho estilo.

JUCA, onde foi que estudaste direito? - RC.

André Tarnowsky Filho disse...

Júlio Melo,

Sábias palavras.

Vai virar postagem.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Visão distorcida dos fatos...

Em tempo: o Catarinense começou nas coxas, sem regulamento, e permitindo "muitas" coisas...

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

É melhor perguntar lá no Posto Ipiranga...

Anônimo disse...

A história se repete. A vitória do figayrenC sobre o Botafogo da segunda divisão já operou milagres. Marcão deixou de ser bonde, é quase ídolo; dois cabeças de área do time já são os melhores do Brasil e o time está entre os seis melhores do País. - RC

Paulo disse...

Acho que poderia dividir o título, ou seja. Meio para cada..ficaria legao o fiGAYrenC com 16,5 títulos....marcaria muito bem este episódio.... Quanto a Candinha....já achei que tivesse problema mental, mas é apenas mais um que pela incapacidade profissional usa da polêmica para ter audiência...... Apenas mais um em rádio com grande estrutura...

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

16,5 ficaria bem interessante e cômico, bem de acordo com a cara deles...

Sobre a candinha, só esqueceste de dizer "apenas mais um, ruim igual aos outros"...

Anônimo disse...

Segundo os aluguetes, a culpa pelo entrevero ocorrido após o jogo de ontem envolvendo o treinador Argel e o vice-presidente do Botafogo, foi do vice presidente, o qual, segundo os mesmos aluguetes, "não sabe perder."
Seria interessante saber a versão da mídia carioca também.
Sobre a questão de não saber perder, pode ser uma questão de mágoas guardadas, por ter sido o vice-presidente mordido de cobra em 2003, por aquela cobra sensualíssima chamada Ana Paula. - RC.

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Eles sempre conseguem arrumar justificativas...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo