segunda-feira, 6 de julho de 2015

Bom dia, Azurras

NÃO DEIXARAM O LEÃO CUMPRIR A MISSÃO
Na Bom dia Azurras de ontem, disse que hoje queria começar escrevendo com um título já definido: MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA. E por poucos minutos, faltavam apenas os acréscimos, o Avaí não conseguiu cumprir sua missão, que era derrubar o líder.

A bem da verdade, o líder do Campeonato Brasileiro da Série A já não é mais o Sport, que tropeçou na Ressacada ao empatar com o Avaí, através de um pênalti inexistente. Menos mal para time pernambucano, único invicto na competição, que venceu todas as suas partidas na Ilha do Retiro e empatou todas foira dela...

Depois de duas derrotas consecutivas, sem somar pontos e por consequência perder duas posições na tabela de classificação, o Avaí precisava da vitória diante do Sport, reconhecidamente uma boa equipe e até então líder. Porém, os resultados desastrosos nos dois último jogos, impuseram essa necessidade ao Leão azul e branco.

Dessa vez, o Avaí do técnico Gilson Kleina mostrou algo diferente na partida. Se saímos atrás contra o Grêmio logo no início do jogo, e ficamos sem condições de recuperação, o gol de Diego Souza, aos 20 minutos do primeiro tempo, numa falha gritante do goleiro Vagner, não abalou o mais vezes campeão de Santa Catarina.

Ainda na primeira etapa, o Avaí chegou ao empate com o bom jogador Renan, aos 37 minutos, e logo em seguida, em outro ataque que começou pelo lado direito avaiano, desempatou com um gol contra de Samuel Xaviaer, que Anderson Lopes comemorou como se fosse seu.

O 2 a 1 da primeira etapa fazia justiça ao bom futebol do Avaí, ainda que o Sport tivesse suas virtudes e boas chances de empatar.

A partida no segundo tempo seguiu no mesmo ritmo, com as duas equipes buscando o gol, com o Avaí tentando ampliar e o Sport tirar a diferença. Num dos bons ataques avaianos, William arrancou em direção à área, venceu o zagueiro e chutou da certo, mas a bola caprichosamente beijou a trave e saiu...

Em uma boa partida, com o Avaí surpreendendo pelo bom futebol apresentado, o castigo veio nos minutos de acréscimo. O bom e jovem zagueiro Jubal, após uma cobrança de lateral para Sport, consegue interceptar a jogada, dominando a bola dentro da área, mas perdeu o controle da mesma e ao perceber a chegada do atacante pernambucano, deu um carrinho na bola, suficiente para André, do Sport, simular que foi atingido e ser premiado péssimo árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva. André cobrou e empatou, 2 a 2.

Até o apito final, restou a revolta da torcida avaiana, que gritou "vergonha" para a atuação da arbitragem, além de lembrarem da "mamãe" de Dewson...

Para piorar, após o apito final, Eduardo Neto foi expulso, um vidro do "aquário" foi quebrado, e, pelo que consta na súmula, uma pilha foi atirada na direção da arbitragem...




O TIME DE GILSON KLEINA
O técnico Gilson Kleina definiu a equipe dentro daquilo de que se imaginou pelos treinos de sexta e sábado. Sem poder contar com Antônio Carlos e Emerson, suspensos por cartões, e Marquinhos, por contusão, colocou em campo aquele time que divulgamos ontem: Vagner; Nino Paraíba, Jubal, Jeci e Romário; Renan, Eduardo Neto e Tinga; Rômulo, William e Anderson Lopes.

Foi com esse time que o Avaí entrou em campo, atuou todo o primeiro tempo, bem como iniciou a segaunda etapa. 




AS ALTERAÇÕES  FEITAS POR KLEINA
Para o banco de reservas, o treinador avaiano contava com 12 jogadores, a saber:  Diego, Philipe Maia, Eltinho, Adriano, Pablo, Claudinei, Roberto, Tauã, Everton Silva, Denner, André Lima e Juninho.

Aos 25 minutos do segundo tempo, Pablo entrou no lugar de Anderson Lopes, que sentiu, saiu de maca, mas levou um cartão amarelo nesse momento. Um pouco mais tarde, aos 29, foi a vez de Everton Silva substituir Rômulo. E aos 30, a última substituição de Kleina, Roberto no lugar de Tinga.




PADRÃO FIFA MESMO
Até o ano passado, ano da Copa do Mundo no Brasil, era comum elogiar qualquer coisa bem feita com o famoso "Padrão FIFA". Esse ano, após a investigação de corrupção feita pelo americano FBI, a coisa mudou um pouco e muitos dirigentes foram parar na cadeia...

Ontem na Ressacada, tivemos a arbitragem do paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, que dizem, é do quadro da FIFA. Porém, assim como coloquei na primeira parte desta nota, o "Padrão FIFA" de Dewson serviria para ele fazer companhia ao José Maria Marin na cadeia...

O que vimos ontem não se resume a erros de arbitragem, mas uma armação ilimitada para cima do time do Avaí. Diferente do que consta no site do Leão, o árbitro paraense fez o Avaí dar uma goleada em cartões amarelos: 6 a 2!

Isso mesmo: seis cartões amarelos, Eduardo Neto, Anderson Lopes, Jeci, Vagner, William e Jubal. Diga-se de passagem, Jubal levou cartão amarelo num pênalti que não cometeu. Desse ritmo, o Avaí seguirá sendo o clube com o maior número de cartões, mas todos esquecem das safadezas que esses caras do apito estão fazendo...




A VEZ DA PILHA... 
Essa extraí da súmula do árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva: um mala que se diz torcedor, depois do jogo, atirou uma pilha na direção do quarteto de arbitragem...

Consta o seguinte na súmula:

"No momento em que estávamos nos direcionando ao túnel de acesso ao vestiário de arbitragem, foi arremessado uma pilha em direção ao quarteto de arbitragem, vindo da arquibancada onde estavam os torcedores do Avaí Futebol Clube, a qual veio atingir o escudo do policiamento."

Se contra o Grêmio, a história da fralda acabou virando piada, essa questão da pilha vai dar muito mais trabalho para o clube...

Lá vem bomba!




PREJUÍZO PARA O AVAÍ
Se o Avaí já pode imaginar o prejuízo que terá com esse arremesso de pilha na direção da arbitragem, cedo ou tarde acontecerá, e provavelmente com perda de mando de campo, um outro prejuízo já pode ser contabilizado hoje: o vidro do "aquário".

Também consta da súmula:

"Após o término da partida foi observado pela equipe de arbitragem que os torcedores da equipe do Avaí Futebol Clube, quebraram uma placa de acrílico utilizada como alambrado, sendo necessário que o policiamento realizasse um cordão de isolamento por medida de segurança"




BOM PÚBLICO NO HORÁRIO NOVO
Levando-se em consideração que o Sport Club do Recife não tem muita torcida em Florianópolis, bem como poucos torcedores se deslocaram de Pernambuco para acompanhar o então líder da competição, pode-se dizer que tivemos um bom público na manhã de ontem na Ressacada.

O público total foi de 8.116 torcedores, e não seria exagero dizer que tivemos 8.000 avaianos. Poderia ter sido melhor, mas ainda assim foi um bom público.




PROMOÇÃO SURTIU EFEITO
O Avaí fez uma promoção para o jogo de ontem, onde cada associado podia pegar um ingresso para um amigo ou familiar e comprar o segundo com 50% de desconto. Ao que parece, a promoção surtiu o efeito desejado, e num público total de 8.116 torcedores, 2.329 não pagaram, fazendo parte da promoção.

Não tenho dúvidas de que boa parte dessa "nova" safra de torcedores, pelo espetáculo que viram ontem na Ressacada, certamente vão querer voltar.

Quiçá pagando ingresso...




SEMANA VERDE
Apesar da revolta da torcida avaiana, nem teremos tempo para lamentar o empate contra o Sport. A semana será cheia e na quarta-feira o Leão volta a jogar, agora contra o Palmeiras, sétimo colocado com 18 pontos ganhos, no belo Allianz Parque, em São Paulo, às 21 horas. Jogo duríssimo, com o Porco vindo de três vitórias consecutivas: 4 a 0 no São Paulo, 2 a 0 na Chapecoense e 2 a 0 na Ponte Preta.

No domingo, de volta à Ressacada, às 18h30min, o adversário será a conhecida Chapecoense, nona colocada com 16 pontos ganhos, que neste fim de semana bateu o Vasco da Gama por 1 a 0.

Semana cheia, de adversários fortes, com o Leão precisando pontuar para voltar à primeira parte da tabela de classificação.




VALE O REGISTRO
Concordo com o meu amigo Alexandre Carlos Aguiar, quando ele afirma que esse cerimonial de entrada em campo é muito chato, com todo mundo andando, recebendo homenagens, conversinhas ao pé do ouvido, perfilando para ouvir dois hinos.

Porém, se a "regra" é essa, o Avaí vem cumprindo. Vale destacar que, depois daqueles incidentes no clássico, quando o "doladelá" se recusou a entrar em campo com mascotes, camisetas e faixas, o comportamento antipático não foi seguido pelas equipes de Grêmio e Sport, que entraram em campo com os mascotes avaianos.

Parabéns aos envolvidos!







Saudações AvAiAnAs!

42 Comentários:

Paulo disse...

Que estranho, veio um árbitro de fora, aprontou com o Avaí e foi embora? Hum..isto não é normal!!!

Paulo disse...

Ah!!! Sabiam que a rede zelotes comprou também o último jornal local..o Notícias do Dia...ta fofa...sem saída..

Paulo disse...

Ah!!! Sabiam que a rede zelotes comprou também o último jornal local..o Notícias do Dia...ta fofa...sem saída..

Fábio disse...

Fala André!
Vou opinar sobre o time do Avaí.
Tem feito bons jogos, mas é o limite do time, não tem nenhum jogador diferente, aquele que assuma o jogo qdo a coisa aperta.
Se o William tivesse em forma de atleta poderia assumir essa responsabilidade no ataque.
No meio não temos ninguém diferenciado também, são todos coadjuvantes. Ressalto o Renazinho, mas ele ainda é uma jovem promessa.
A zaga não demonstra confiança.
Nenhuma formação passou tranquilidade.
Vagner: visivelmente tem problemas pra sair do gol.
Isso é fundamento.

Vamos ser sinceros, o Kleina ainda não tem o time definido.

Resumindo: é difícil, mas o Avaí, ao meu entender, precisa de reforços que cheguem, joguem e assumam a responsabilidade dentro do campo.

Falta pouco, eu apostaria num meia e num zagueiro e cobraria o condicionamento do William.
Seria uma espinha para o time.

Abraço

Anônimo disse...

É só ter promoção de ingressos que acontecem essa fraldas, pilhas , vidros quebrados,etc.
Quem vai pagar o prejuízo das multas e perda de mandos de campo??
Chega dessas promoções que só prejudicam o Clube e aqueles torcedores que sempre comparecem na Ressacada.
Sergio Bayestorff

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Sim, o comportamento simpático de entrar com as crianças-mascotes do Leão tem sido por parte dos adversários, exceto pelo abobado Diego Souza, que se negou a fazer. De onde estávamos vimos o menino levantar o braço e ele dizer que não. Coisa feia pra um sujeito que se diz profissional.

MIRO disse...

andre se o frangueiro vagner e este zagueiro cabeça de merd. não tivesse feito as burrice, teriamos vencido o jogo, quanto ao homen do apito, os jogadores do avai contribuirão para ele fazer o que fez.
voltando ao frangueiro vagner so tenho uma coisa a dizer, ou esta sendo mal treinado pelo trenador de goleiro ou esta de ma FE.antes do gol o frangueiro, saiu mal do gol e colocou a bola no peito do zagueiro do avai , quase gol contra. ja não é a primeira vez que o referido frangueiro faz isso.

o avai tem duas opções ou troca dos goleiros tanto vagner como0 diego ou troca este que se diz terinador de goleiro. eduardo martins veio com,o um baita goleiro, saiu como frangueiro, renann era o goleiro da vez, saiu como frangueiro , diego veio como bom goleiro esta no banco como frangueiro e vagner veio como o melhor goleiro do paulista, esta sendo tachado como frangueiro. culpa de uma unica pessoa . TREINADOR DE FRANGUEIROS.

Anônimo disse...

Bom dia Azurras,


sobre o jogo de ontem, um excelente partida, com os dois times buscando o resultado, bem postados em campo, apresentando um bom nível técnico, porém existia um arbítro...
Mais uma vez erros individuais nos trouxeram prejuízos, o Vagner que é muito bom goleiro não ive seu melhor momento e o jovem Jubal, por mais que não tenha feito o penalti, não pode ser tão juvenil.
Não gosto de falar de arbitragens, pois além de parecer chororo, seremos beneficiados em alguns jogos e prejudicados em outros. Porém a arbitragem do Sr Dewson foi terrível, invertendo faltas, distribuíndo cartões para o Avai, aplicando o famoso dois pesos e duas medidas. O arbitro de ontem interferiu no resultado SIM!!!
Sobre a falha do Vagner, que não é a primeira... Acho que o preparador de goleiros do Avai tem que pegar o Vagner e aprimorar as suas principais deficiências, saída do gol (verdade que este é um mal do goleiro brasileiro, poucos saem com qualidade, mas dá para melhorar) e reposição de bola. Como não tem sombra, parece que o Diego está feliz com a reserva, esta na hora do Avai buscar um novo goleiro ou dar oportunidade para alguém da base, o Duda, por exemplo.
Agora sobre os idiotas que ao invés de ir para estádio "empurrar" o time para uma vitória, acabam empurrando o time em um buraco (vsf!!). Quebrar o acrílico e jogar objetos no gramado? Se é pra fazer merda que fique em casa, pois só o incocente, no caso, o clube, que é/será prejudicado. Tem que pegar um infeliz deste e banir dos estádios, obrigando a fazer serviços comunitários nos dias e horários de jogos (de preferência mostrando ao vivo no telão do estádio o que ele está fazendo na hora do jogo). Mas como estamos no Brasil...

Kadu

Anônimo disse...

André,

É inegável que o árbitro operou o Avaí, completamente mal intencionado!

O time fez uma boa partida, o esquema tático do Kleina funcionou até as saídas de Rômulo e Tinga que mataram o meio campo do Avaí.

Nos últimos 4 jogos sofremos com erros individuais em momentos importantes, mas nunca foi segredo pra ninguém que nosso jogadores são limitados, o que tem que sobressair, e tem acontecido, é a força do grupo.

Espero que o setor jurídico do Avaí consiga nos livrar da pilha arremessada, porque ficar sem ir a Ressacada torcer pelo Avaí por causa de um imbecil é dose!

Abraço,

Daniel Salles

Raniere disse...

André, o rodízio de falhas no Avaí é evidente. Falhas bisonhas, como a do goleiro Wagner e do, não melhor que os da base avaiana, zagueiro Jubal, nos tiraram pontos preciosos nas últimas 3 rodadas. Kleina falou sobre isso na coletiva após o jogo.
Jubal foi DISPLICENTE e sabia que ali e naquele momento não era hora de jogar bonitinho, mas preferiu fazer o que não sabe. Era para ter dado um bico na bola. Faltava pouco mais de 3 minutos.
Sobre a arbitragem concordo que foi mal intencionada, mas o Avaí teve a chance de vencer e não quis, simples assim. Vamos sofrer com arbitragem até o fim do campeonato porque tivemos aquele lance de gol contra o Flamengo. Esse negócio de receber amarelo por reclamação eu acho certo, desde de que ele seja retirado quando for provado, por vídeo, que a reclamação procedia, e que o árbitro seja punido, e de preferência no bolso. Muito autoridade deixa-os mais tranquilos para favorecer este ou aquele. E, por favor, não peçamos que a diretoria do Avaí se manifeste à CBF, comissão de arbitragem ou sei lá o que, pois não o farão. Facilita mais ainda a vida destes canalhas assopradores de apito.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Concordo piamente com o Sergio Bayestorff, essas promoções em que trazem esses torcedores oportunistas sempre acaba mal, primeiro por se acharem os donos da razão e começam a xingar, vaiar os jogadores nos primeiros minutos de jogo, segundo (não pode se dar certeza) fazem essas merdas dde jogarem fraldas (deixamos de ser primários), agora pilha, quebra do alambrado... e Agora, além do prejuízo de não ter vendidos dois mil e poucos ingressos, o prejuízo da placa de acrílico para o alambrado, quem vai pagar o prejuízo dos mandos de campos que vamos perder... Ja tinha comentado isso nas redes sociais até mesmo antes do jogo que sou contra essas promoções para chamar público... LAMENTÁVEL E ESPERO QUE NÃO ACONTEÇA MAIS AS "PROMOÇÕES".
Jaison Novaes

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Diria que operou o Leão sem anestesia...

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Não sabia. Estranho, visto que no RS e em SC estão demitindo muita gente...

De qualquer forma, para quem sonegou tanto, deve ter sobrado algum para investir...

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Enviei uma pergunta ao Carlos Damião sobre o assunto...

André Tarnowsky Filho disse...

Flora,

Mito bem observado. Kleina não tem um time definido, a começar pela zaga, que em todas as formações, decepcionou.

Cansei do Vagner. De pouco adianta fazer uma ou duas defesas salvadoras, se na hora "H" entrega o ouro?

Falta esse cara para o meio de campo, que poderia de o Marcos, mas está visivelmente fora de combate...

Não acredito que o William volte para a forma antiga tão cedo, além de não ser o "cara" em termos de liderança...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Presidente Bayestorff,

Concordo com o amigo. É sempre a mesma encrenca...

Espero que os treinamentos para o Brasileiro estejam dentro do programado. Ontem comentamos sobre essa tua paixão de pegar na vara até em dias de jogos do Leão...

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Esse detalhe eu não vi, mas concordo contigo: as entradas em campo de outrora eram mais empolgantes!

Anônimo disse...

Amigo Andre, prefiro a vara na mão , se é que me entendes.
kkkkkk.
Sergio Bayestorff

Anônimo disse...

Sobre a quebra do acrílico não creio que o problema seja a promoção. Todo jogo do Avaí, tanto no final do primeiro tempo e principalmente no final do jogo, ganhando ou perdendo, tem uns abobados que vão para aquele lugar xingar e juiz, subindo e chutando a placa de acrílico. É rotina, não é as vezes. Creio que alguns destes sejam sócios inclusive, pela repetição destes atos.
Xinguem o cara, se acharem que deve ser xingado, mas detonar o patrimônio do clube é lastimável.
Caso haja perda de mando, perde o clube e também os sócios que pagam mensalmente e não vão poder assistir estes jogos.

Adenilson

Anônimo disse...

Sou avaiano e detesto ter que escrever isto: assisti ontem as 11:00 hs. o jogo do Avai X Sport e, mais tarde as 18:30 hs., Flamengo X Figueirense e concluí o seguinte: são bem poucos os jogadores do Figueirense que não serviriam para o Avai, porém, nenhum jogador do Avai serviria para o Figueirense. Acho isto uma vergonha.
Nelson Andrade Fo.

guilherme disse...

Nelson discordo de você. acho que a dupla de zaga do figayrenC é boa, agora de resto prefiro nosso elenco...

Anônimo disse...

NELSON ANDRADE Fo. - Não entendo tua empolgação com os jogadores do murrinha. Quem ganhou o jogo ontem foi o Argélico. O Flamengo queimou suas energias todas no primeiro tempo, numa correria ensandecida, envolvendo completamente o murrinha. Argel percebeu isso, resistiu atrás e ganhou o jogo no final, com o adversário esgotado.
Esses jogadores do Avaí, que dizes não jogarem no time de lá, empataram com eles por culpa daquele pênalti escandaloso, ou já esqueceste? - RC

Anônimo disse...

Depois da fralda agora foi pilha e vidro quebrado, será que é culpa do França??
E ninguém cala, esse chororooooooooooooô chora bvaiano, chora presidente, chora o torcedor…..

Para né, quando são beneficiados, tudo pode, quando o juiz dá uma penalidade clara contra o bvai, é complô…..o pereba do time do mangue fez uma penalidade escandalosa e a culpa é do juiz ??? esses azuis calcinhas sao uma comedia.
SPE rumo as cabeças e o time do mangue ladeira abaixo. é isso ae, sem a ajuda da arbitragem o time do mangue nao ganha de ninguem.

Marco disse...

André,

Vamos por partes, primeiro o time do Avaí. Ontem jogou bem, mas precisamos ainda de um primeiro volante que dê segurança a zaga. Eduardo Neto é para matar qualquer um do coração. Falha constantemente na marcação, além de não ter equilíbrio emocional. Vagner, cada bola na área é uma incógnita, não sabe se virá uma boa defesa ou uma falha grotesca. Resumindo, com uns 3 ou 4 jogadores para serem titulares e muita, mas muita transpiração conseguimos ficar na elite.
O árbitro foi um capítulo a parte. Desde Ronan Marques da Rosa eu não vi um arbitro tão ruim apitando na Ressacada. Claramente mal intencionado.
Todos os outros esportes convergem para a eliminação do "fator arbitro", ajudando eles seja com recursos eletrônicos ou simplificações de regras, para evitar o subjetivo e favorecer o objetivo. No futebol, especialmente o brasileiro, vai ao inverso disso. Hoje o arbitro pode tudo, fazer o que ele bem entende e não acontece nada com ele. Um esporte profissional que movimenta milhões ser refém de um sujeito amador é f***! Sabemos o porque não muda, é para acontecer "os acertos" do jogo de ontem.

Sempre Avaí.

Anônimo disse...

Engraçado ninguém comentou,oupelo menos não li nada a respeito do pênalti claro(Nova Regra) quando a bola bateu na mão do zgueiro do Sport Matheus Ferraz dentro da área na frente do árbitro, na jogada de linha de fundo do Everton Silva quanto tava 2x1 para o Avaí e definiria o jogo.

Anônimo disse...

Esse que tem preocupações Freudianas com calcinhas azuis parece ter um cérebro, quem sabe um "sélebro" do tamanho de uma noz moscada. O porra louca não diz nada que se aproveite. - RC.

Luís disse...

Nino Paraíba entregando contra o Grêmio; Eduardo Neto entregando contra o Vasco; Vagner e Jubal entregando contra o Sport. Daí fica difícil! São pelo menos 4 pontos jogados fora por cagadas individuais.

O Avai tem que contratar urgentemente um meia de ligação que pegue a camisa e entre em campo para organizar esse meio-campo.

Temos que voltar a ganhar!

Saudações Azurras!

André Tarnowsky Filho disse...

Miro,

Acho que nosso treinador de goleiros não é muito eficiente. Esse problema do Vagner vem desde que chegou...

Quanto ao zagueiro, muita calma nessa hora...

O do apito operou o Avaí sem anestesia...

André Tarnowsky Filho disse...

Kadu,

Nem vou me alongar...

Assino contigo.

Virou postagem.

André Tarnowsky Filho disse...

Daniel Salles,

Também vou assinar contigo. Vai virar postagem.

Sinceramente, não acredito que o Avaí escape de uma punição...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Raniere,

Concordo contigo. É muita margem pára os árbitros "operarem" qualquer time, sem que sejam punidos...

Ontem foi uma vergonha!

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Jaison Novaes,

E não é só o acrílico ou a pilha jogada. É a apurrinhação que tudo isso envolve...

André Tarnowsky Filho disse...

Adenilson,

Concordo plenamente contigo: sempre acontece algum imbecil chutar o acrílico.

A questão é que nas promoções, há um acúmulo de problemas, principalmente daqueles que se acham os "donos da cocada"...

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Acho que o Fernando serviu Belco para o Nelsinho...

André Tarnowsky Filho disse...

Marco Aurélio Hinckel Silveira,

Observações bem pertinentes, principalmente em relação ao Eduardo Neto...

Essa arbitragem de ontem foi vergonhosa, visivelmente mal intencionado.

Não há dúvidas de que precisamos de reforços, principalmente no meio. Só transpiração na Série A, não dá...

Sempre Avaí!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 2,

Poderia ter sido marcado pênalti, sim, bem como naquela bola atrasada que o zagueiro do Sport atrasou de carrinho...

André Tarnowsky Filho disse...

Luis,

Já estamos atrasados...

Saudações AvAiAnAs!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo