terça-feira, 4 de agosto de 2015

O 8 Com do Avaí, by Gilberto Rateke Jr.

Não entendeu o título? Daqui a pouco eu explico!

Uma viagem no tempo:

Primeiro quero te convidar a retroceder um pouco no tempo. Lá em 11/12/2004.

Neste dia, o Avaí viajou até a capital cearense para enfrentar o Fortaleza, onde jogava por um empate para se classificar para a série A de 2005. Você deve lembrar que houve problema com contratos de alguns jogadores. E que o time não segurou o ímpeto do time da casa, perdendo de 2 a 0 e permanecendo na série B.

De volta para o futuro:

O futuro daquele passado, pode ainda ser passado para o dia de hoje.

E pararemos no dia 06/05/2015. O time do Avaí estava para entrar no estádio para enfrentar o rival Figueirense em partida válida pela Copa do Brasil. O primeiro de dois confrontos. Antes de entrar no gramado o grupo de jogadores se reuniu no túnel e alguém disse algo mais ou menos assim: “Fomos para a mer.. juntos e da lá saímos juntos [lembrando do quadrangular do rebaixamento no campeonato catarinense]. Vamos continuar unidos mostrando a nossa força!”

Retrocedamos de novo no tempo:

Olhe! Paramos no dia 15/07/2009. O técnico Silas muda o esquema do time e passa a jogar no 3-5-2 e neste dia o Avaí na lanterna, “com três derrotas consecutivas (duas delas em casa), sem a dupla de zaga titular e com seus atacantes sem  marcar há 45 dias“, como bem lembra o site Memória Avaiana, o time venceu o Goiás e iniciou a melhor campanha de um clube catarinense na série A.

De volta para o futuro 2:

Daquele futuro que ainda é passado, você sabe.

E nem vou te precisar a data. O mês foi outubro. O ano? 2013! Naquele mês algo ocorreu no vestiário (e/ou concentração) avaiano. É provável que nunca se saiba o que realmente aconteceu. Somente a consequência: um provável acesso para a série A foi aparentemente descartado.

Retornando ao presente:

Não há crise! E saiba que vão criá-la. Você ouvirá muito sobre ela nos rádios, nos sites, nos jornais e na TV. Não estou falando do sistema político / econômico brasileiro (quem sabe até poderia, mas não é este o momento).

Mas o sinal de alerta foi ligado. Ser porteiro da Zona pode não ter sido motivo de incômodo para um certo time. Porém, o Avaí hão de incomodar.

E é mais do que isso. Nós precisamos ficar incomodados. Os jogadores precisam se indignar! A diretoria também! Inclusive, e principalmente, o treinador!

E por isso, o título deste texto: O 8Com do Avaí!

O 8Com(com timoneiro). É uma das formas de disputa no remo, onde num mesmo barco há um remo para cada um dos oito atletas, além do timoneiro.

Como está sendo remado o barco avaiano? Há sincronia entre os remadores? Há respeito e obediência às ordens do timoneiro? Quem realmente é o timoneiro?

Qual o papel dos jogadores, do treinador, do responsável pelo preparo físico, da diretoria, do gerente de futebol, do departamento médico, da torcida, do marketing, do/a nutricionista? E tantos outros …

Se o barco for remado com vigor, responsabilidade e eficiência será possível colher bons frutos neste campeonato tão igual. Afinal, tirando o primeiro e os três últimos, não vejo muita diferença entre os demais times. (Detalhe: O Avaí perdeu para o Joinville e o Vasco)

E em nossa viagem no tempo observamos exemplos de remadas que deram certo e outras não. Tudo por pura sintonia ou a falta dela! Ou, ainda, correção de rota, quiçá a frequência da remada!

Ainda não é o fim:

Mas ao Avaí falta amadurecer!

E o futuro?:

O futuro é incerto. E isso é lógico, não precisava ser dito.

Mas, definido o timoneiro (ou esclarecido quem seja) alguns pontos precisam ser observados:

1) O time do Avaí chuta pouco no gol adversário. Não treina? Os jogadores não são incentivados e/ou cobrados? O chute pode e também deve ser feito de fora da área. Falta força e/ou explosão muscular? Coragem? Ousadia?

2) Kleina precisa rever suas convicções com determinados atletas. E isso serve para todos os setores do campo.

3) Recentemente, o treinador deixou claro que não recebe interferências na sua escalação. Mas é ele quem indica (ou participa da) a contratação de jogadores? [Sobre este ponto, um dia poderemos ampliar o debate sobre escalações]. Afinal, se o Camacho foi indicado por ele ou teve o seu aval, por que não jogou hoje?

O Avaí não pode se dar ao luxo de contratar um jogador para ficar no banco de reservas. O time não precisa de atletas para compor elenco. Precisa de jogadores que venham para ser titulares.

4) O marketing do Avaí marcou dois golaços nas últimas semanas. Espero que o fato do Camacho não ter jogado hoje, não tenha sido para criar marketing para a próxima partida (afinal, uma vitória contra o Joinville atrairia muito mais torcedores para a Ressacada). Que tenha sido apenas mais uma daquelas convicções do Kleina que precisam ser revistas: jogador contratado pode e deve jogar!

5) Será que o Marquinhos, quando recuperado, também precisará esperar a oportunidade para ser escalado?

6) Por fim, se o Avaí realmente quer contratar um atacante que seja alguém que esteja num bom momento. Portanto, segue a lista dos artilheiros da série B:
Artilharia da Série B: 9 gols - Anderson Aquino (Santa) 8 gols - Pipico (Macaé) 8 gols - Kayke (ABC) 8 gols - Zé Carlos (CRB)

O Pimentinha, do Sampaio Corrêa também parece ser uma boa opção. Ou um atacante argentino, com raça e muita vontade.

Mas, sobretudo, quem for contratado tem que vir para jogar. Nada de ficar no banco. Se não render e precisar ir para a reserva depois, é outra história!

Por isso a importância de saber quem é o timoneiro. Além de ser preciso que saia do barco quem não ouve o timoneiro e que não está remando pelo clube!

* O avaiano Gilberto Rateke Júnior é proprietário do blog Alameda 1976


18 Comentários:

ney.lf disse...

Zé Carlos, apesar de ser uma encrenca que deverá ser bem administrada, acredito ser um nome forte para a posição afinal, já atuou em série A e sempre foi fazedor de gols.
Não deve ser difícil tirá-lo do CRB e, deve ter alguma cláusula que o libere em caso de interesse de times da série A então, é só ir a luta e não esperar a banda passar.

Ney Lúcio Félix

Roberto disse...

RATEKE, "De volta para o futuro 2" -

O que aconteceu no vestiário naquele dia de outubro de 2013, um jogo imediatamente após uma vitória com apresentação de gala sobre o Bragantino, foi certamente uma decepção do plantel relativamente a coonversa sobre premiação pela conquista do acesso. Negou, perdeu. Infelizmente a era do amor à camisa virou nostalgia.
Sem os dispensáveis 700.000 do Fluminense, certamente não teremos esse problema este ano. Dinheiro rola no em torno do aeroporto, é o que parece. Roberto Costa

Roberto disse...

TAÍ UM SUPERVISOR PRO GILSON KLEINA. RC

Anônimo disse...

Ótima a sugestão de RateJEC, em transformar o Avaí em clube de Remo, talvez teria mais sucesso.

Juca!

Paulo disse...

juca, o que se sabe, é que o seu fiGAYrenC já virou uma imobiliária, e quem falou isto foi seu ex-presidente. mas para lembra-lo, a origem do uniforme do Avaí vem do Riachuelo, assim como o Vasco, o Flamengo e o Botafogo também tiveram suas origens em clubes de regata.

Roberto disse...

JUCA, já temos o ciclismo, não sei se sabes. -RC

Anônimo disse...

CARLOS AVAIANO
JUCA GOSTEI DA IDEIA, AVAI REMO E O TEU (VÔLEI)
QUE TAL ?

Roberto disse...

CARLOS AVAIANO, estão mais pra peteca. - RC

Paulo disse...

Aliás, a cada vitória do figayrenc, cai um treinador..... Ou seja, jogar contra o figayrenc, quem vorrr risco é o treinador!

André Tarnowsky Filho disse...

Ney LF,

Pode ser, mas esse é o tipo de contrato de risco...
O Zé não é fácil!

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

A coisa foi muito além da premiação...

Lamentavelmente, nossos dirigentes preferira calar e o único queimado foi este blogueiro que te responde...

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Vamos reforçar o Riachuelo!
As cores tem muita história!

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

O Juca é como aquele triatleta: corre, pedala, e NADA!
hehehehehe

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Sim, o ginásio da PMF fica ao lado do nosso Parque de Diversões.
Vão se sentir em casa.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo