segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Avaí, campeão de 1924, o primeiro Campeonato Catarinense

O Campeonato Catarinense de 1924 foi disputado em turno único, com todos jogando entre si e com todas as partidas sendo realizadas no campo do Ginásio Catarinense, hoje Colégio Catarinense. Participaram cinco equipes: Atlético Catarinense, Avaí, Externato, Internato e Trabalhista, todos de Florianópolis. O Figueirense, então vencedor do Torneio Início, chegou a disputar dois jogos contra Internato e Externato, mas foi punido pela liga com a perda de pontos pela inscrição irregular de atletas, retirando-se da competição. O time alvinegro acabou desfiliado e teve anulada sua participação. A tabela  da competição foi refeita e o título do Torneio Início deveria ser dado ao Avaí, o vice-campeão, mas na época o clube não fez valer o seu direito.

De 1924 a 1926, pela ausência de times do interior, o vencedor do campeonato era automaticamente campeão citadino e estadual. Como a LSCDT ainda não havia construído o seu estádio, todos os jogos foram realizados no campo do Ginásio Catarinense. A histórica primeira partida oficial foi disputada em 29 de junho de 1924, com uma vitória do Internato sobre o Florianópolis por 3 a 1 A estreia do Avaí ocorreu no dia 20 de julho, vitória por 2 a 1 sobre o Internato. A formação do Avaí nessa partida histórica foi: Boos, Loureiro, Silva, Zanzibar, Zé Macaco, Joel, Accioly, Maciel, Mambrini, Arnaldo e Carlos Pires.

Em seguida, o Avaí venceu o Trabalhista por 3 a 1. Uma curiosidade é que o jogo contra o Externato, em 28 de setembro, acabou, em campo, com o placar real de 5 a 2 para o Avaí. Mas, atendendo solicitação do árbitro, de acordo com o relatório da partida, a liga anulou três gols marcados pelo Avaí, homologando o placar final em 2 a 2. Na época, era comum tirar ou colocar gols de acordo com a súmula. Às vezes, um gol legal era anulado em campo por força da pressão da torcida ou do time adversário e depois revalidado pelo árbitro na súmula. O contrário também acontecia, com gols irregulares em campo sendo anulados posteriormente na súmula.

O Avaí manteve a liderança da competição, tornando-se campeão invicto com três vitórias e um empate, marcando dez gols e sofrendo cinco. Abaixo, a campanha do clube em seu primeiro título estadual: 
20/7/1924 – Avaí 2 x 1 Internato
24/8/1924 – Avaí 3 x 1 Trabalhista
28/9/1924 – Avaí 2 x 2 Externato
12/10/1924 – Avaí 3 x 1 Atlético Florianópolis
A classificação final do primeiro Campeonato Catarinense ficou assim constituída: 
1º – Avaí
2º – Trabalhista
3º – Internato
4º – Externato
5º – Atlético Florianópolis

A última partida do Avaí n competição foi contra o Atlético Catarinense, em jogo revestido de grande animação e ansiedade entre os sportmen e amantes do football da Capital. A vitória por 3 a 1 deu ao time avaiano o primeiro título oficial de campeonato em Santa Catarina. A diretoria do clube recebeu congratulações de todos os tipos, inclusive um telegrama da diretoria do Riachuelo:

“Fpolis, 12/10/1924. Ao denodado campeão de 1924, o do remo em 1923 apresenta felicitações [pela] brilhante vitória alcançada [pelo] distinto clube na partida de hoje.
Fonte: O TIME DA RAÇA: Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube / Adalberto Jorge Klüser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras - Blumenau : Nova Letra, 2014, p. 27-29.

4 Comentários:

Unknown disse...

Naquela época eles já eram chegados no ilícito?
Pelo menos, por aqueles tempos, eles não tinham tudo a favor.
Byghal.

Roberto disse...

ANDRÉ, Já imaginou se a federação pudesse anular gols depois do jogo encerrado, ou o TJD/SC? O time do Wil não perderia um jogo. -rsrsrsrsrsr. RC

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo