terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bom dia, Azurras - nº 2.020

A ASSEMBLEIA GERAL DO AVAÍ
Na semana passada, justamente na terça-feira, publiquei na Bom dia, Azurras o que chamei de "O FATO NOVO", onde enalteci que a demissão do técnico Gilson Kleina não era a notícia do momento, mas o Edital de Convocação dos associados do clube para a Assembléia Geral Extraordinária, marcada para ontem, e publicada na segunda, dia 16.

Achei curioso que, tanto nas redes sociais, quanto no Blog do Tarnowsky, e muito menos em qualquer ouro blog, o assunto não mereceu qualquer repercussão. No entanto, foi chegar o dia da referida Assembleia Geral para que uma avalanche de críticas ao clube e seus dirigentes fossem formuladas...

De minha parte, e acredito que em boa parte daqueles que clamaram por mudanças, enalteci três aspectos básicos, e sobre os quais escrevi muito durante a paralisação do Campeonato  Brasileiro, em função das Eliminatórias de Copa do Mundo de 2018. Confesso que em espaços semelhantes não vi nada...

Dessa forma, e até pelo que comentei após a reunião do Conselho Deliberativo na semana passada, creio que a reunião de ontem tenha sido deveras proveitosa, mas não sei o resultado final, apenas o que foi levado para discussão e votação.

Certamente durante a semana, voltaremos ao assunto...




OS TRÊS ASPECTOS BÁSICOS
Há quem diga que o que foi apresentado ontem tenha sido um "prato pronto", mas também não vi nenhuma movimentação sobre isso até a última sexta-feira, principalmente em ter acesso ao projeto de estatuto...

Ontem, o barulho foi grande, pedindo inclusive, mais transparência e tempo para que tal texto pudesse ser analisado, o que sejamos francos, estão é querendo discutir o sexo dos anjos, tentando ganhar um pouco de brilho em suas figuras tão desbotadas...

Basicamente, existem três pontos que mereciam destaque especial, e TODOS sabem disso: o tempo de mandato do presidente do clube; a forma de eleição, direta ou não; e a reeleição, uma ou várias...

Além disso, talvez se colocando como um quarto ponto, muito se fala sobre a tal Lei que estabelece o PROFUT, mas isso, sejamos sinceros, ninguém vai discutir porque será uma regra imposta aos clubes. Simples assim.




MANDATO DE QUATRO ANOS
Na última reunião do Conselho Deliberativono que concerne ao mandato do presidente, o texto que foi levado à Assembleia Geral Extraordinária de ontem, mantém o atual tempo de mandato da diretoria executiva do Avaí Futebol Clube, de quatro anos

Aliás, não era o que pretendia Nilton Machado, que está na busca de uma forma de encurtar seu mandato. Diga-se de passagem, e apesar das críticas que tem merecido, vale ressaltar a postura firme e exemplar do presidente do CD, Alessandro Balbi Abreu, que disse com todas as letras que qualquer que fosse a alteração feita sobre o assunto, só valerá a partir da próxima eleição, contrariando as intenções do atual mandatário...





REELEIÇÃO
Em relação a reeleição, ao menos em relação ao texto que foi levado à Assembleia Geral de ontem, prevaleceu o bom senso, permitindo que seja realizada apenas uma reeleição de forma contínua.

Dessa forma, o Avaí não passaria pela experiência do saudoso João Nilson Zunino, que permaneceu por três eleições consecutivas, cumprindo 12 anos de mandato, o que é extremamente desgastante para todos, tanto dirigentes quanto para o clube.





ELEIÇÃO DIRETA
A grande novidade para o associado do Avaí Futebol Clube, em 2017, será o fato de poder votar no presidente do clube, diferente do que vem acontecendo nas últimas eleições. 

Hoje, o sócio vota numa chapa para o Conselho Deliberativo, na última foram 200 conselheiros, e o CD eleito vota em quem vai ser o presidente executivo, normalmente por aclamação, ou indicação de um nome, como foi Nilton Machado, que poderia ter sido até o presidente da chapa oposicionista.

A mudança vem da seguinte forma: as chapas serão para presidente e vice do clube, mais os representantes do Conselho Deliberativo. Após a escolha direta do presidente do clube, caberá ao CD eleito, votar em quem vai ser o presidente entre seus pares, mas as chapas concorrentes levam para o CD o percentual de sua votação.

Significa, por exemplo, que dos atuais 200 conselheiros do Avaí Futebol Clube, eleitos em novembro de 2013, a chapa Sempre Avaí obteve 69% dos votos, contra 31% da chapa Avaí Mais Forte, em percentuais arredondados. Assim a chapa vencedora teria 122 integrantes no CD e a chapa oposicionista, outros 78.

Quer queiram ou não, é um grande avanço. 





DANIEL SALLES E O FUTEBOL DO AVAÍ
"Contra-ataque é situação do jogo, não esquema de jogo, armar o time pra "jogar" no contra-ataque é coisa de pseudo-treinador cagão que não sabe nada do ofício! 
Chega disso!
Nossas chances de vencer eram maiores com o time jogando como iniciou a partida ou como iniciou o segundo tempo?"

Creio que nem precisamos ir até o Posto Ipiranga tentar achar uma resposta para o Daniel, certo?

O que me causa espanto nessa situação, é que o técnico Raul Cabral sempre mostrou uma postura firme, bem diferente daquele cagão que veio dos pampas com calça apertada...

O que houve contigo, Cabral?




UMA PRECE PARA NOSSA SENHORA DA RESSACADA
"Nosso time muda o comandante e mantêm os mesmos defeitos.
O problema nunca foi o técnico, foi sempre a letargia com que tudo acontece em nosso time, falta pulso firme!
Não queria a mudança do Kleina, por entender que ele seria um entre tantos culpados. Mas na saída dele e entrada do Cabral, como faço todas as vezes, preferi o Avaí, torci como sempre.
Hoje realmente acho difícil resistirmos a queda, mas tenha certeza, continuarei aqui, sozinho, na minha luta inglória por enquanto pelo menos.
Nossa Senhora da Ressacada, não nos abandone!"

A "prece" é do amigo e médico Márcio Cavalcanti, um ilhéu e avaiano radicado em Campina Grande, Paraíba, sofrendo com essa situação do nosso Leão...




COERÊNCIA
Como disse ontem na nota com esse mesmo título, temos muita coisa pela frente, mas como afirme tempos atrás que se entrássemos na zona da degola, seria um caminho sem volta, todas as simulações me parecem um tanto quanto absurdas, ainda que perfeitamente factíveis.

Para que tudo aconteça, porém, também precisaremos contar com a Nossa Senhora da Ressacada, que como eu, parece ter ficado sem paciência com a covardia do Avaí...

Sem dúvida, poderemos estar fora da zona da degola na próxima rodada, mas o time do Avaí não inspira confiança em quem quer que seja, ainda que muito fanático...








RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!
Saudações AvAiAnAs!

12 Comentários:

ANDRÉ LUIZ disse...

André bom dia, nossa permanência passa pela próxima rodada, precisamos fazer nossa parte, e torcer para que o São Paulo vença o time do estreito, o Palmeiras vença o Coritiba e o Vasco no mínimo empate contra o Santos pq se o Vasco perde para o Santos o coxa joga de sangue doce, ai teremos alguma chance de permanecer na série A, pq ganhar do Corinthians vai ser difícil: Wagner encaminha acerto com Palmeiras, Globoesporte

Roberto disse...

"O que houve contigo, Cabral?" Pergunta o André.

Talvez não tenha havido nada propriamente dito com o Cabral, talvez nada com o Kleina. Se formos recuar um pouco no tempo veremos que as nossas reclamações com respeito às escalações fora do contexto e da lógica do futebol remontam ao período do Geninho.

Então, parece haver uma saia justa para treinador no Avaí, o treinador não é livre para escalar, quem sabe, porque não é de se admitir que esses três treinadores enlouqueceram, perderam o ponto da massa do seu trabalho.
Talvez o alto comando do Clube não se deu o direito ou o poder de cobrar essas coisas, de interferir para dar ao treinador a liberdade de que precisa, enfim questionar os erros, os absurdos.

No Avaí, é provável que o alto comando, assim como a defesa, também marque com os olhos. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Xará Luiz,

Vi várias simulações, e não me espato se der tudo certo para o Avaí outra vez...

Quanto a Vagner, seria dispensado depois do Catarinense, mas em função de uma economia porca, acabou ficando. Já vai tarde!

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Não duvido...
Ao ponto do presidente do clube ter convocado uma AG e não ter comparecido...

Anônimo disse...

O Avaí já não fez a sua parte e faz tempo,o preço a ser pago será alto,esperar que o Palmeiras e Santos focados totalmente na final Copa do Brasil e jogando com time misto vençam seus jogos, é esperar um verdadeiro milagre.Já era....e outra jogador de futebol sem dinheiro não joga.

artur mosca branca disse...

vergonha! de um universo de 9.000, 10.000 sócios, 6.000 aproximadamente adimplentes, e só cerca de 40 comparecendo à assembléia geral para votação do novo estatuto. sem falar que grande parte dos presentes não era composta simplesmente por sócios, mas por conselheiros, funcionários e mandatários do clube.
vergonha também a quem se intitula engajado e atento às coisas do clube, como muitos, ou todos, da blogosfera, que se limitaram a ignorar e acobertar da grande massa a importante reunião de ontem, renegando o poder informativo de que sempre se valeram e de que tanto se apropriam.
enfim, todos contentes com o seu quinhão.. bola pra frente

Anônimo disse...

Se o Avaí ficar na série A, o mesmo será tema de estudo pela igreja, e dos centros de paranormalidade. Edu

Anônimo disse...

Carlos Avaiano
Lugar de presidente e diretor amador é no amador.
Não merece sorte melhor no profissional sério.
Chega de brincarem com a instituição AVAÍ FC e seu maior patrimônio, o torcedor. Fora, fora,nora, forasteiros.

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Coincidência ou não, hoje, dia 25, quarta, foi a data aprazada pelo amado para pagar os atrasados...
De qualquer forma, concordo contigo. Complicou geral!

André Tarnowsky Filho disse...

Artur Mosca Branca,

Sobre a presença, concordo, realmente uma vergonha, mas teus números sobre sócios estão equivocados. Nesse universo de 10 mil associados, há um grande número de menores, o que faz que a redução aconteça.

Sobre a divulgação ou não, creio que vais me "incluir fora dessa", afinal, não lembro de ter visto tanta divulgação sobre o assunto como nesse espaço. Além disso, nunca me apropriei de qualquer informação ou privilegiada ou canal que viesse a proporcioná-la. Creio que teu alvo é para outros espaços.

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Assino contigo. Já encheram o saco...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo