quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bom dia, Azurras - nº 2.021

VITÓRIA DO AVAÍ FUTEBOL CLUBE
Não estive na Assembléia Geral Extraordinária do Avaí Futebol Clube, que aconteceu na noite de segunda-feira, invadindo a primeira hora da terça, mas pelo que pude acompanhar pelas redes sociais, o Avaí superou mais uma etapa de sua gloriosa história.

Finalmente, o estatuto do clube, discutido ao longo dos últimos dois anos, foi alterado e aprovado, numa reunião marcada por um quorum baixíssimo, mas que permitiu ampla discussão sobre a nova peça institucional, que regerá o futuro do Avaí Futebol Clube.

Dessa forma, após passar por uma rigorosa revisão, o estatuto será registrado, e na sequência, divulgado para todos os torcedores avaianos, através do site, como acontece com o que foi devidamente alterado.

Não tenho dúvidas de que com as alterações feitas, tivemos apenas um vencedor nessa história, o próprio Avaí Futebol Clube.




PRINCIPAIS DISCUSSÕES
Como havia escrito na Bom dia, Azurras de ontem, as principais discussões seriam norteadas em três pontos básicos: o tempo de mandato do presidente do clube; a forma de eleição, direta ou não; e a reeleição, uma ou várias.

Além disso, vale salientar, o novo estatuto está todo dentro das normas da Lei que estabelece o PROFUT, mas isso, como coloquei ontem, ninguém discutiu porque é uma regra imposta aos clubes. Simples assim.




MANDATO DE QUATRO ANOS
A proposta levada pelo Conselho Deliberativo, em relação ao mandato do presidente, mantém o atual tempo de mandato da diretoria executiva do Avaí Futebol Clube, de quatro anos.

Na Assembleia Geral Extraordinária de segunda, chegou-se a defender posicionamento por um período de três anos, mas na votação prevaleceu o tempo do atual mandado, que também defendi aqui semanas atrás.




REELEIÇÃO
Como era de se esperar, no que concerne a reeleição, o texto que foi levado à Assembleia Geral permite que seja realizada apenas uma reeleição de forma contínua, o que demonstra bom senso.

Independente de erros e acertos, creio que a experiência na gestão do saudoso João Nilson Zunino, que permaneceu por três eleições consecutivas, cumprindo 12 anos de mandato, mostrou-se extremamente desgastante para todos, tanto dirigentes quanto para o clube.




ELEIÇÃO DIRETA
Como havia comentado ontem, o grande avanço para o associado do Avaí Futebol Clube, em 2017, será o fato de poder votar no presidente do clube, diferente do que vem acontecendo nas últimas eleições. 

As regras para a próxima eleição são bem claras: as chapas serão para presidente e vice do clube, mais os representantes do Conselho Deliberativo, num número mínimo de 150 integrantes. Após a escolha direta do presidente do clube, caberá ao CD eleito, votar em quem vai ser o presidente entre seus pares, mas as chapas concorrentes levam para o CD o percentual de sua votação.




ELEIÇÃO EM FIM DE SEMANA
Se ainda não temos a data da próxima eleição, ao menos já sabemos que ela será realizada até o dia 20 de dezembro de 2017, e que será num fim de semana, o que efetivamente facilita a participação do associado.

Outras regras importantes para a eleição de 2017: para ser conselheiro, o associado precisa ter dois anos de clube e estar com a mensalidade em dia, e além disso, para votar, basta estar associado há um ano, também com mensalidade em dia.




PROPORCIONALIDADE NO CD
Para a composição do Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube, ficou estabelecido que, a chapa que obtiver 30% dos votos, terá sua representatividade na composição do CD. Caso haja mais de duas chapas concorrendo às eleições,  assegura a participação no CD a chapa que atingir um mínimo de 20% dos votos.

De uma maneira mais simples para ser entendida, basta citar o exemplo que dei ontem em cima do resultado das eleições de novembro de 2013: dos atuais 200 conselheiros do Avaí Futebol Clube, eleitos em novembro de 2013, a chapa Sempre Avaí obteve 69% dos votos, contra 31% da chapa Avaí Mais Forte, em percentuais arredondados. Assim a chapa vencedora teria 122 integrantes no CD e a chapa oposicionista, outros 78.




RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE
A vida do clube vai mudar também em relação ao seu orçamento, e principalmente sobre os gastos. Agora, o mandatário do clube fica diretamente responsável pelas dívidas, sendo vedado aqueles costumeiros abusos decorrentes de antecipações de receitas.

Não significa que não possa antecipar absolutamente nada, mas os exemplos vindos dos clubes cariocas, principalmente, estão proibidos. Até porque, a peça orçamentária mostra o que pode entrar no cofre do clube, e até por isso, toda a cautela é necessária.




AUSÊNCIA
Levando-se em consideração que era uma Assembléia Geral Extraordinária do Avaí Futebol Clube, ainda que dirigida pela presidência do Conselho Deliberativo, a convocação foi feita pelo presidente executivo do clube, Nilton João de Macedo Machado, mas que não estava presente.

Todos sabem que Nilton Machado é dono de um prestigiado escritório de advocacia, com uma agenda muito ocupada, mas creio que por razões óbvias, sua presença seria importante num momento histórico como foi o de segunda-feira.




PRESIDENTE SEM REMUNERAÇÃO
Quem esteve presente na Assembléia Geral Extraordinária do Avaí na segunda-feira foi o ex-presidente Flávio Ricardo Félix, com ativa participação nos debates sobre as alterações feitas ao estatuto do clube.

No entanto, uma de suas sugestões, que o presidente executivo do clube fosse remunerado, acabou não prosperando. Diga-se de passagem, em seu mandato, já se havia feito essa alteração, que posteriormente caiu na gestão de João Nilson Zunino.




CHURRASCO DA TURMA DA BA
A cena da foto acima vai se repetir no sábado, não exatamente com os mesmos personagens, nem no mesmo dia do mês, mas da semana. É que sábado, dia 28 de novembro, ocorre mais um churrasco de confraternização da turma da Barraca do Alemão, no entorno da Ressacada em dia de jogos, e da galera que a frequenta. 

Ano passado, ela também ocorreu num sábado, dia 22, e por uma incrível coincidência, também dia de jogo do Leão, que ano passado venceu o Santa Cruz por 1 a 0, gol de Marquinhos, de pênalti, também pela 37ª rodada, mas pela Série B...

No próximo sábado, a partir das 11 horas da manhã, essa galera se reunirá outra vez nas dependências do condomínio do Rafael Botelho, do blog TV Blogueiro, em Bom Abrigo, numa "preliminar" da partida que acontece à noite, Avaí x Ponte Preta, 37ª rodada, pela Série A...

Churrasco de primeira qualidade, muita gelada e uma batidinha de maracujá do "Vô Doidão"... 

Não vai ser fácil chegar ao Sul da Ilha!




AAU - AMIGOS AVAIANOS UNIDOS
A passagem já estava comprada com destino ao Rio de Janeiro, com o objetivo maior de assistir e torcer pelo Leão na partida contra o Fluminense, no último domingo. Ocorre que, como todos sabem a CBF deu uma "forcinha" e transferiu a partida para Cariacica, no Espírito Santo...

Restou aos integrantes da AAU (Amigos Avaianos Unidos), Serjão Prazeres Júnior, professores Hermes da Fonseca e Antônio Coelho, o chuleteiro André Vieira Couto, entre outros, curtir o que a Cidade Maravilhosa tem de melhor, como a Lapa, Mangueira, Santa Teresa...

Nota-se a "solidariedade" dos amigos para com aqueles que tiveram o "alvará de viagem" caçado. Ao menos levaram a foto...




FOI SEM NUNCA TER SIDO
Ao que tudo indica, o Grêmio vai levar mais um jogador avaiano, que a bem da verdade, no Avaí só defendeu a base. Trata-se do paulista de Tatuí, o lateral direito Rodinei, de 23 anos, atualmente na Ponte Preta, que começou sua carreira no Leão, em 2011, sendo emprestado ao Marcílio Dias naquele mesmo ano.

Lembro que o então presidente do Marinheiro, Abelardo Nunes Lunardelli, afirmou que Rodinei tinha feito mais pelo clube na primeira partida dele do que o lateral trazido pelo técnico Jamelli...

Em 2012, quando todos esperavam que fosse aproveitado pelo Avaí, o "gerentão" Marcelo "arroz" Paulista arrumou um empréstimo para a base do Corinthians e Rodinei nunca mais voltou...

Corinthians, CRAC-GO, Penapolense, Ponte Preta e ano que vem Grêmio, numa das negociações mais nebulosas do Sul da Ilha. Bom para os empresários do jogador, Fernando Garcia e Guilherme Miranda.
Foto: Gazeta Press




LIMPEZA GERAL
Achei interessante o comentário feito por Carlos Cereto, no programa Redação SporTV, sobre o São Paulo: disse que o Tricolor do Morumbi é o time que possui o maior número de jogador descompromissado com o clube que ele conhece, visto que a grande maioria não ficará por lá em 2016.

Posteriormente, li uma entrevista do presidente são-paulino, Carlos Augusto de Barros e Silva, mais conhecido como Leco, onde ele enumerou vários jogadores que devem deixar o clube, caso do goleiro Rogério Ceni, por aposentadoria, Luis Fabiano e Alexandre Pato.

Fiquei ainda mais impressionado com o elevado número de jogadores que voltam de empréstimo no final de ano, mas que também não devem seguir no Morumbi, entre eles, alguns com passagem pela Ressacada, como Luis Ricardo, Carleto e João Filipe, assim como Cortez, que andou "passeando" pelo Criciúma...

Além deles, muitos outros formam a "moeda de troca" do São Paulo...




FOCO NA LIBERTADORES
Apesar de ter sido massacrado pelo rival Corinthians na última rodada, 6 a 1, o São Paulo segue no G4, mas não pode bobear, visto que o Internacional colou com os mesmos 56 pontos ganhos.

Se o Tricolor tropeçar e ficar sem a vaga da Copa Libertadores, certamente haverá um enxugamento no elenco, bem como nos altos salários de alguns atletas, que devem ser negociados.

Até bem pouco tempo atrás, o São Paulo Futebol Clube era uma referência para qualquer clube no Brasil. Hoje está afundado num mar de lama, e devendo uma verdadeira fortuna. No Sul da Ilha, o foco é na permanência na elite do futebol brasileiro e a dívida nem é tão grande, mas o que temos de boleiros descompromissados é uma grandeza...




PRÊMIO PELA INCOMPETÊNCIA
Quem esteve na Ressacada na última quarta-feira na partida Avaí 2x1 Joinville, ficou horrorizado com a atuação do comerciante paulista, Luiz Flávio de Oliveira, principalmente com aquela marcação de dois toques dentro da área avaiana, no minuto final da partida.

Nem vou falar dos dois pênaltis que ele não marcou a favor do Leão, e do gol legal que anulou, por indicação do auxiliar, mas a verdade é que o árbitro é fraco, e pela comportamento, altamente tendencioso...

E apesar disso tudo, Luiz Flávio de Oliveira será o árbitro da primeira partida da final da Copa do Brasil, Santos x Palmeiras, esta noite, no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. É pacabánéoooooooooo!









RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!
Saudações AvAiAnAs!

36 Comentários:

Unknown disse...

Se no campo não temos tantas alegrias e vitórias, no CD parece que fomos campeões.
As decisões tomadas foram, sem dúvida, as que esperava, pelo menos, a maior parte da torcida.
Esta noite de decisões deve representar uma nova era para um Avai fortalecido e mais organizado, com uma participação mais efetiva e valiosa, por parte da torcida.
Poderemos caminhar com passos mais firmes e seguros.
É o nosso Avai crescendo.
Byghal.

André Tarnowsky Filho disse...

Byghal,

Um avanço, sem dúvida alguma.
Espero que tal crescimento não seja interrompido, nem haja retrocesso...

Anônimo disse...

E O GOLEIRO WAGNER? JA ARRUMOU UM BOM TIME PRA JOGAR EM 2016,(PALMEIRAS), E O AVAÍ,QUE NÃO ME VENHA COM PROMESSAS DA BASE,DE PROMESSAS JA ESTAMOS FARTOS!!!FAXINA NESSES COME E DORME... VANDERLEI.

André Tarnowsky Filho disse...

Vanderlei,

Muita calma nessa hora...
O Vagner seria dispensado após o Catarinense, juntamente com mais 12, mas "forças ocultas"fizeram com que todos permanecessem. Já vai tarde!
Quanto ao goleiro da base, te asseguro que o Duda é muito melhor que o atual titular.

Anônimo disse...

Digo ao Flávio Felix que de dirigentes tipo ele já estamos cheios, haja vista, vários exemplos cometidos em sua gestão, entre eles renúncia e instituição de salário para si mesmo. Está pensando em voltar? Já pensou que coisa ridícula, ter que sair de pires na mão pedindo dinheiro para cobrir o próprio salário? No Avaí não,né!

Miro disse...

Andre sobre o estatuto novo do Avaí, papel aceita tudo, mais na pratica é dificiel. Tira um exemplo lei Pelé, diz que presidente de clube não pode deixar divida, para o próximo. Algum presidente de clube já pagou o que gastou a mais.
Quanto ao time se tem que chamar de time, já estamos na serie b. Não tem volta.

Anônimo disse...

Falta oposição....o pessoal reclama mas no fim os envolvidos são sempre os mesmos.Quem diria Chapecoense a grande força de SC,e digo mais no início do ano já era muito fácil de ver o bom elenco que foi montado,no Avaí todos já comentavam que o time era muito fraco,naquele amistoso contra o time baiano já estava evidente.O torcedor em geral tem memória curta.......quem esteve envolvido diretamente na montagem desses últimos 2 fracos elencos? Quem foi responsável pelo VERGONHA de não registrar o contrato do AC? Todos continuam la ganhando seus polpudos salários e NUNCA foram questionados,o resultado esta ai.NILTON,BATISTOTI,CHICO,ARINI,PREPARADOR DE GOLEIRO,PREPARADOR FÍSICO,URAM QUE FEZ DO AVAÍ SEU CLUBE PRÓPRIO,VÊ SE NO FIGÃO ELE SE CRIOU.FORA CAMABADA DE SANGUE SUGAS INCOMPETENTES!

LUGO disse...

Cabe lembrar que a vontade da assembleá de associados deve prevalecer às letras do estatuto. Aquele documento que a Lei exige que seja registrado em cartório, serve, tão somente, como referência, nunca podendo se sobrepor a vontade do todo.
Estatuto só tem vida quando é animado pela vontade, renovada e democrática, de compartilhamento, princípio basilar do associativismo.
Penso que futebol, assim como os esportes, o que não devemos confundir com atividade física, são atividades empresariais e como tal deve remunerar os seus trabalhadores.
A idéia de remunerar a quem presta algum serviço, faz parte da cultura econômica do nosso contexto, devendo ser visto como uma contrapartida pelos serviços prestados, um avanço em relação ao amadorismo com que é visto tão importante atividade econômica.
Dai a importância de o associado exercer o seu poder constituinte, fiscalizador e repressivo sobre abusos que possam vir a ser cometidos.
É muito fácil bradar "ladrão, incompetente....." sem que se efetive a participação.
A ordem deve clamar por transparência e comprometimento.

Unknown disse...

Caro André,
Para seu conhecimento de minha versão. Fica a critério a publicação ou não.

sds
Flávio Félix

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

O Flávio Félix deve ter lido teu comentário. Vou aguardar a manifestação dele.

André Tarnowsky Filho disse...

Miro,

Muito bem lembrado!
A coisa complicou de vez...

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 2,

Para teres um ideia, a tal lista dos 13, que seriam dispensados após o Catarinense, foi abortada e boa parte dos jogadores terminarão o ano como titulares...

André Tarnowsky Filho disse...

Caro Flávio Félix,

Não tenho qualquer problema em publicar tua versão. Porém, até o momento não recebi qualquer texto. Se colocaste como anexo, não veio. Se enviares por email, publico assim que receber.

Saudações AvAiAnAs!

Anônimo disse...

O Flavio é o único que quer pegar essa bomba e ainda reclamam.

Unknown disse...

André,

Tinha feito um texto específico, mas o perdi e estou sem tempo a tarde para refazer. Segue este, com algumas esplicações e justificativas para as mudanças aceitas ou não. Fica a seu critério publicar ou somente colher o que interessar.

sds


Bom dia,

Algumas notícias circulando dão conta de que o eleitor avaiano, nas próximas eleições votarão numa chapa tão somente para eleger a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Nada disso. O artigo 80 prevê eleições para os dois casos, em separado, como nas melhores democracias. O eleitor poderá votar para a Presidência e Vice do Executivo e para a chapa do conselho separadamente, podendo optar por chapas distintas. Melhor e mais democrático impossível.

Divulgam, também, que tive a tese rejeitada do Presidente ser remunerado. Que tive uma tese rejeitada, correto, faz parte da democracia, mas minha tese era no sentido de que TODA A DIRETORIA EXECUTIVA "pudesse" ser remunerada, e não como colocado, "fosse", com a remuneração fixada pelo Conselho Deliberativo, se fosse esta a pretensão. Seria opicional para escolha dos gestores.

Explico. Quando presidi o clube, tínhamos quase uma dezena de diretores, todos sem remuneração. Quase todos, sem remuneração e sem tempo para dar expediente no clube. Apareciam de vez em quando, como hoje acusam o atual Presidente. Meros diretores de carteirinha, que serviam mais para entrar gratuitamente nos jogos e colocar amigos e parentes estádio adentro . Amadorismo puro que não cabe mais hoje. Defendo o total profissionalismo, que demanda cobrança e obrigações, principalmente mais dedicação ao clube.

Acho que deu certo. Em 3 anos fomos: campeões estadual depois de 10 anos, campeões brasileiro, campeões de dois turnos em 98 e em 99 vice estadual roubados. sem falar de dezenas de outras conquistas. Tínhamos cerca de 15 equipes de esportes olímpíco, diretoria comandada pelo Hercilinho, este um grande abnegado sem remuneração. Colocamos o clube noutro patamar no Brasil. Construimos uma bela sede social com 500 metros quadradas onde fazíamos todas nossas festividades e inexplicavelmente foi fechada, dois campos de treinamentos, denominados CT João Salum, numa justa homenagem para o Presidente que nos entregou nosso estádio na sua gestão. Hoje querem destituir para colocar o nome de outro Presidente, que melhorou, é verdade, o CT, mas o outro nos entregou o Estádio e já tinha sido homenageado.

Voltando,.fizemos sem qualquer recurso de televisão, sem recursos públicos, com parcos sócios e receitas dos jogos, mesmo com muitas dívidas herdadas. Tínhamos que vencer para ter dinheiro. E como vencemos!

Sem botar do bolso, remunerando parte da diretoria e quando entregamos não tinha nenhum abnegado com dinheiro dentro do clube. Em resumo, fizemos mais, com muito menos e pagamos dívidas, não as criando. O Avai, desde que visto e administrado com dedicação, competência e profissionalismo, é viável. Não precisamos de agentes, agiotas e empresários.

A tese não foi acatada pela maioria na Assembléia, com argumentos até jurídicos, que serão devidamente estudados buscando alternativas, pois de minha parte não vejo melhor caminho senão o total profissionalismo. Essa coisa de entrega, de abnegado, cabe até em algumas funções. Mas o tal amadorismo, muitas vezes vem travestido por negociatas com empresários para suprir prejuízos pessoas, ou familiares ao lado ganhando dinheiro. Pode vir, ainda, com a terceirização do clube, como hoje é realidade no outro lado e como aprovado no nosso estatuto. Sim, foi aprovada a possibilidade de terceirização, passou batido, o que jamais concordarei quando quiserem efetivar.

O mais importante é que tivemos enormes avanços e a luta continua.

Anônimo disse...

se esse tal de duda, é o melhor porque nunca apareceu no time do Avaí? Colocaram até o Diego faustão pra jogar e nunca puseram esse tal de Duda!!! A base do Avái é uma comédia.kkkkkkk!!!! Juliano.

Roberto disse...

ENTÃO APROVARAM A POSSIBILIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO DO CLUBE, A EXEMPLO DO TIME DO ESTREITO?!

CONFORME AS COISAS SE INCLINEM NESSE SENTIDO É POSSÍVEL QUE EU PASSE ENTÃO A TORCER PELO TRÊS COQUINHOS QUANDO ISSO ACONTECER, PASSANDO A DEPOSITAR TODO MÊS O DIN-DIN DA MENSALIDADE, HOJE DO AVAÍ, NUMA POUPANÇA.
COMO O TRÊS COQUINHOS NÃO CAI PRA DIVISÃO NENHUMA, PASSAREI CADA ANO NA MAIOR TRANQUILIDADE E COM MAIS DINHEIRO NO BOLSO. - RC

Anônimo disse...

Sim RC, foi aprovado a possibilidade de terceirização.

Parece que o três coquinhos também vai terceirizar..... Da uma lida na documentação antes de mudar de time.

Juca

Anônimo disse...

Onde fica a sede dos três coquinhos,perto do pau do meio?
Juca Pato

Paulo disse...

Juca, você torce para o fiGAYrenC ou para a empresa do vintao?

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 3,

O Avaí hoje não de pende de um nome que queira assumir o clube. O buraco é bem mais embaixo...
Dá uma lida no que o próprio Flávio escreveu...

André Tarnowsky Filho disse...

Flávio Félix,

Publicado e devidamente explorado.

Saudações AvAiAnAs!

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Muita calma nessa hora. Quando estiver com o estatuto em mãos, abordarei o assunto...

André Tarnowsky Filho disse...

Juca Pato,

É melhor perguntar no Posto Ipiranga...

André Tarnowsky Filho disse...

Juliano,

Comédia é esse comentário feito por ti, aliás, comédia bem sem graça...
Se não conheces o cara, melhor ficar quieto.

Roberto disse...

JUCA PATO, Pau do Meio não é aquele tronco que o escudo de vocês apresenta no meio de uma roda? rsrsrsrs. - RC

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Pode ser, mas até como ilustração, é o nome do salão de baile onde existia o zoológico do Capistrano, ao lado do TICAN...
Grandes domingueiras! hehehehehehe

Anônimo disse...

Perfeito André,sabes das coisas.Os comentários são ótimos e o conteúdo do blog excelente,parabéns pelo blog.O Juca seria uma espécie de oposição dentro do blog,acho ótimo pois ele nunca falta com respeito.Ps. Sou avaiano de corpo e alma.
Juca Pato

André Tarnowsky Filho disse...

Juca Pato,

Sei disso. O RC não deve ter lembrado da tua "estreia"...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo