quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CARTOLA REMUNERADO, by Lugo

Cabe lembrar que a vontade da assembleia de associados deve prevalecer às letras do estatuto. Aquele documento que a Lei exige que seja registrado em cartório, serve, tão somente, como referência, nunca podendo se sobrepor a vontade do todo.

Estatuto só tem vida quando é animado pela vontade, renovada e democrática, de compartilhamento, princípio basilar do associativismo.

Penso que futebol, assim como os esportes, o que não devemos confundir com atividade física, são atividades empresariais e como tal deve remunerar os seus trabalhadores.

A ideia de remunerar a quem presta algum serviço, faz parte da cultura econômica do nosso contexto, devendo ser visto como uma contrapartida pelos serviços prestados, um avanço em relação ao amadorismo com que é visto tão importante atividade econômica.

Dai a importância de o associado exercer o seu poder constituinte, fiscalizador e repressivo sobre abusos que possam vir a ser cometidos.

É muito fácil bradar "ladrão, incompetente....." sem que se efetive a participação.

A ordem deve clamar por transparência e comprometimento.

* Luiz "Lugo" Cordeiro é associado do Avaí FC

6 Comentários:

Unknown disse...

Esse é um assunto interessante e, acho que a maioria da torcida ainda não tem uma posição formada e bem embasada a respeito.
Eu concordo que o presidente e diretores, por exemplo, devem ser remunerados, para que se tenha uma administração profissional, mediante contrato e sob a fiscalização do conselho que, logicamente, teria que ser ativo e atuante, como ocorre nas empresas.
Um dos problemas, me parece, que é, justamente, as condições de arcar com o pagamento, considerando que não deve ser barato ter uma diretoria profissional, com dedicação exclusiva.
Para se ter uma idéia, pelo que escutei, o tal Maringá pediu cem mil reais pra trabalhar no Avai, no Joinville não deve ganhar a metade.
No caso do Avai, contratar uma diretoria e fazer um time de futebol, seriam atividades excludentes, dada a penúria com que vivemos ano a ano.
Eu acho que ter uma diretoria profissional, remunerada, seria excelente, mas acho que vamos demorar um pouco pra chegar lá.
Byghal.

Roberto disse...

Pagar para poder cobrar. Por mais desprendimento que uma pessoa tenha, cá entre nós, trabalhar de graça não é bom nem para quem emprega nem para quem é contratado.
Vá lá que o salário seja mais modesto, mas de graça hoje em dia, já nem injeção na língua se consegue mais. RC

Unknown disse...

Caro Byghal e RC.

A proposta de remuneração da diretoria, especificamente para algumas funcoes que exigem dedicacao exclusiva, foi feita, como ja dito, com a clareza de que a remuneracao seria onselho Deliberativo e, obvio, dentro dos limites orcamentarios do clube.
Absurdo um profissional da area em SC, ganhar 100 mil, Metade disso, na minha visao, ja remuneraria uma boa diretoria. Quando estive la a minha fixada no ultimo ano, era de 4 mil. E naoretirei mais de 10 meses. Pior e nao ter remuneracao da diretoria, mas empregar um monte de aspones ou superintendes, gerentes, o escambau, ou parentes, ou filho para ganhar um monte, o que acabamos agora. Profissionalismo e transparencia. Isso que buscamos.
Desculpem erros, mas estou numa maquina absolutamnete complicada.
Flavio Felix

Guilherme P. Flemming disse...

É uma alternativa interessante, investir em 100% de dedicação

Unknown disse...

Caro Flávio.
Concordo com a tua visão e vejo que em tua época isso já foi uma realidade, mas acho que um presidente, que seja profissional, por excelência, digamos, não torcedor, apenas administrador, não prestaria sua dedicação exclusiva, por um salário modesto.
Considerando aí, também, as dificuldades e a disponibilidade que o cargo exige.
Deixo claro que torço para que isso seja, efetivamente, uma realidade em nosso Avai, apenas não vejo isso como uma condição de curto prazo.
Byghal.

Unknown disse...

Caro Luiz,

Sai do clube absolutamente quebrado, quem convive comigo sabe, Tantos outros presidentes de igual forma. Creio que uma remuneração de 15 a 30 mil remuneraria muito bem um presidente. Não faço hoje em causa próprio, mas em experiência própria, pois a tese é para todo futuro, não para uma gestão. Um dirigente, e dai entendo não ser necessário todos os diretores serem remunerados, mas sim o de futebol e administrativo/financeiro, com certeza, de igual forma com 10/15 mil se pagam. Não passariamos muito do valor citado, a metade que um zé ninguem qualquer ai ganha no futebol. Hoje não pagamos isso, mas temos aspones, gerentes diversos dispensáveis que somados ultrapassam em muito isso. Ninguém vai para lá, avaiano mesmo, para ficar rico, mas também não para ficar pobre. Alguns ficam ricos, outros pobres.Essa é a realidade, atual, onde o clube, por amadorismo fica sempre pobre.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo