segunda-feira, 9 de novembro de 2015

TREINADOR TEM QUE SER COBRADO, by Roberto Costa

Confesso que na condição de torcedor e sócio adimplente do Avaí Futebol Clube eu estou não só descontente, como também desejoso de entender qual a estratégia, quais as pretrensões do treinador Gilson Kleina, e que objetivos visou, quando escalou e dispôs em campo recuadamente o time que jogou ontem, sábado, contra o Atlético Paranaense. Fosse eu presidente do Clube, chamava-o para uma reunião e pedia-lhe explicações.

Um treinador de clube é empregado, recebe remuneração (geralmente vultosa para os padrões brasileiros) e precisa no mínimo demonstrar coerência no trabalho que executa, coerência que pode e deve ser cobrada.. Não sei se muitos presidentes de clube têm essa preocupação de cobrar explicações, ou se recebem sempre com a mesma passividade qualquer dos três resultados possíveiis em futebol.

Por exemplo, eu perguntaria a Gilson Kleina, por que razão nenhuma proteção foi feita à frente da zaga, com os profissionais adequados, volantes, haja vista que o time sob suas ordens entrara com postura recuada e que por isso seria assediado continuamente em sua retaguarda. Ainda que o objetivo do posicionamento fosse surpreender em contra-ataques, a proteção à zaga tinha que ser feita, a sua falta seria desastrosa, como foi.. 

Eu gostaria, e como gostaria, de obter de Gilson Kleina uma explicação convincente, para sabermos qual era a dele, que objetivos ele visava, deixando uma defesa já frágil e desacreditada, à mercê dos atacantes adversários. O resultado já se desenhara desde os primeiros minutos, o torcedor aflito já esperava, e o que se esperava consumou-se, o jogo perdido, entregue já no primeiro tempo. Diante da TV eu me senti desgostoso, enojado com a passividade do Kleina. Pobres, então, dos que ainda foram a Curitiba pra ver ao vivo a atuação derrotista daquele senhor.

Amanhã, segunda-feira, certamente o time se reapresenta. Kleina comanda o treino. Ninguém vai encostar nele.? 

No próximo jogo, ele vai pôr de novo impunemente os pés pelas mãos, e será o oitavo sem vitória. Nós daremos adeus à série A, e o Vasco será "milagrosamente" salvo.

Há coisas tão estranhas neste campeonato, inclusive dois presidentes de clubes que batalham na zona crítica da tabela de classificação, garantindo publicamente que seus clubes não vão cair. Isso mostra como é importante ser uma pessoa bem informada no mundo do futebol. 

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: Avaí FC

12 Comentários:

Roberto disse...

Jornalista paulista, da RIC São Paulo, infelizmente não sei o nome, mas pela postura em debate é Corinthiano, hoje, segunda-feira, 09/11/15, disse enfaticamente que o Corinthians não vence o Vasco, mas que não se preocupa porque o título pode ser confirmado em outro jogo.
O que pretendeu dizer o jornalista com essa afirmação estilo Mãe Dinah?
Pra bom entendedor uma frase enigmática basta. RC

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Simples. O Vasco vencerá o Corinthians, ou empatará, para seguir vivo, e o Timão confirma o título em sua Arena contra o São Paulo, na 36ª rodada.
Mas que está tudo muito nebuloso, não tenho dúvidas...

Anônimo disse...

Carlos Avaiano

Perguntem pra Chapecoense se estão preocupados com o Vasco, ou com Avaí, ou ainda se o Corinthians vai entregar.

ANDRÉ LUIZ disse...

André o Palmeiras no jogo de ontem colocou em campo jogadores que já sabem que não iram ficar no clube ano que vem, ou vencemos e fizemos o nosso ou série B poque se entrar nw zona não sai mais

Anônimo disse...

No próximo jogo os jogadores do Avaí vão ter que mostrar se merecem a série A. Que o treinador faça o feijão com arroz, que faça o que estava dando melhor resultado. Quando o André Lima entrava no segundo tempo não era melhor? Quando o Buia entro no segundo tempo também não foi melhor? Repita o melhor, não inventa, não adianta! Agora vai ter que ser na raça, na força, porque técnica sem o Marquinhos, é coisa rara de se ver no Avaí!
Edu

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Não, a Chape agora está de turista na competição...
Só curtindo!

André Tarnowsky Filho disse...

Xará Luiz,

É o que venho falando faz tempo: se entrar, não sai...

André Tarnowsky Filho disse...

Edu,

As escalações do Kleina estão tão estranhas, que temo pelo pior...
O feijão com arroz seria o suficiente!

Paulo disse...

Tereria chance do kleina estar forçando uma demissão em função da multa rescisória?

Roberto disse...

Não teria sido mais inteligente uma cláusula de renovação contratual, em bases previamente delineadas, em caso de atingimento dos objetivos? -RC

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo