quinta-feira, 15 de junho de 2017

A INSUSTENTÁVEL NECESSIDADE DE SER MEDÍOCRE, by Aguiar

“É por isto que meu discurso contra a mediocrização é constante. Quem quer se fazer pequeno, que quer apenas participar, quem quer se abaixar para mostrar o rabo, jamais poderá reclamar quando lhe violentarem.”
Vou começar pela frase que usei em minha última postagem, porque acerta no ponto em que o Avaí tem se tornado. Adotou a filosofia do pensar pequeno, do querer apenas ser mais um, sem ambição, sem dar a cara a tapa. O Avaí não faz jus à sua participação numa dos campeonatos mais encardidos do planeta. O Avaí não é pequeno em estrutura e “cofre” no futebol brasileiro, ele é pequeno em mentalidade, sem desejo e sem coragem.
Quando eu dava aulas, tinha bronca de alunos que apenas queriam notas para passar, sem querer mostrar algo a mais, sem esforço ou determinação. E é isto o que eu vejo no Avaí de hoje. Por isto, os resultados não podem ser outros, mesmo que soframos com erros de arbitragem ou com a força dos grandes do futebol. A vida devolve aos que pensam pequeno e sem ambição o fracasso pleno e completo.
– Ah, cara, mas como é que tu queres que o Avaí chegue a algum lugar se não tem dinheiro?
Pois é, alguém me aponte qual clube do futebol brasileiro nada em dinheiro, que consegue fazer super times e derrotar os mais fortes do mundo? A grande maioria, quando entra numa competição, usa o discurso do “queremos vencer”, “vamos vender cara a derrota”, “vamos lutar até o último ponto”.
Quando o tal capitão, ídolo e jogador histórico do clube vai a uma rede de TV dizer que temos muitas dificuldades e vamos jogar para não cair, que ninguém espere de um Zé da Silva qualquer, que jogue no time, uma motivação maior. Se desde a primeira rodada já entregamos os pontos, o ambiente se torna preguiçoso. Ele fará igual a funcionário público boca-mole: apenas bate o cartão e espera a aposentadoria.
A mudança do Avaí, para ele chegar a algum lugar, para ser respeitado, para mostrar ser digno de qualquer esforço dos jogadores tem que vir de uma virada radical de postura. Dos dirigentes ao rapaz que cuida da grama precisamos de gente com vontade de chegar, com gosto pelas vitórias, com ambição e desejo.
Que se faça valer a pena estar jogando numa Série A de campeonato brasileiro, e não apenas uma passagem para ganhar mais uns trocadinhos de maneira a pagar as dívidas.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC e proprietário do blog Força Azurra

4 Comentários:

Marcio disse...

Falando em mediocridade, lembro do ano passado quando subimos, a festa em caminhão até o Coxicos, como se fosse campeão da série B...
Palhaçada... tanta festa, se o prefidente já sabia que dificilmente faria um time pra disputar uma série A.
Idiotas.... não o presidente e o "Juça", mas nós torcedores!

Juarez Ayres disse...

É assustador assistir a essa acomodação que vem se instalando e ainda ver que esse estado de inércia poderá perdurar pelas rodadas seguintes do campeonato. O Avaí precisa deixar de se considerar um ator coadjuvante dentro da competição, como feito em participações anteriores, e atrever-se por algo mais. Concordo com o texto, tem que haver atitude de gente grande, trabalhar dentro da ousadia de investir com precisão e certeza, para que o torcedor consiga ver a existência de horizontes mais promissores. Se continuarem nesse mesmo patamar de pensamento e ideologia, um mesmo filme se repetirá e já sabemos muito bem o seu final.

André Tarnowsky Filho disse...

Márcio,

Efetivamente, por várias vezes, ou até na maioria delas, nós fizemos papel de idiotas mesmo...

André Tarnowsky Filho disse...

Juarez,

Lamentavelmente, tem gente dentro do Avaí que se acostumou a só cantar no próprio quintal, se é que me entendes...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo