quarta-feira, 26 de julho de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.630

UM CAMINHO DE LUTA E BEM CONHECIDO
Talvez o torcedor avaiano, em sua maioria, não tenha notado, mas o Avaí está vivendo dentro da competição, o campeonato mais importante do país, dois momentos extremamente distintos, tal qual escrevi na semana passada, mais precisamente na Bom dia, Azurras, nº 2.624, de 20 de julho próximo passado, clique e confira.

Quando falo em dois momentos, refiro-me exatamente ao que vivemos da primeira até a nona rodada, onde tivemos uma vitória, dois empates e seis derrotas, sendo que quatro desses jogos foram em casa...

Na segunda parte, ou no segundo momento, os papeis se invertem, ainda que as dificuldades tenham aumentado. Da décima até a décima sexta rodada, sete jogos realizados, foram três vitórias, três empates e uma derrota. Curiosamente, a única derrota dentro da Ressacada...

De clareza solar, o Avaí encontra-se numa fase crescente, melhorando dentro de competição, ainda que esteja na zona do rebaixamento, onde, numa visão otimista deste blogueiro, deve sair com sobras após a partida contra a Chapecoense, no returno.

Capricha, Leão!




APONTANDO PARA A SAÍDA
Desde que começou o Brasileirão, o Avaí não teve vida fácil, assim como não terá até a primeira semana de dezembro. A campanha não é boa, mas já foi muito pior. Vamos conferir, rodada a rodada, a caminhada do Leão:

01) Avaí 0x0 Vitória - 12º 
02) São Paulo 2x0 Avaí - 17º
02) Chapecoense 2x0 Avaí - 18º
04) Avaí 1x0 Sport - 14º
05) Atlético-MG 1x0 Avaí - 17º
06) Avaí 1x1 Flamengo - 17º
07) Atlético-GO 3x1 Avaí - 19º
08) Vasco da Gama 1x0 Avaí - 20º
09) Avaí 0x3 Fluminense - 20º
10) Botafogo 0x2 Avaí - 19º
11) Avaí 0x0 Ponte Preta - 19º
12) Grêmio 0x2 Avaí - 18º
13) Avaí 1x4 Coritiba - 19º
14) Bahia 1x1 Avaí - 17º
15) Avaí 0x0 Corinthians - 18º
16) Avaí 1x0 Cruzeiro - 17º

Como disse anteriormente, estamos numa fase crescente, até porque é impossível contrariar os números...




DOIS CAMPEONATOS EM UM
Semana passada, como citei acima, escrevi sobre os "dois campeonatos" do Avaí dentro de uma mesma competição. Porém, ontem, o site Footstats foi mais além e chegou à conclusão de que o Leão tem o 2º melhor aproveitamento do Campeonato contra os 10 primeiros colocados e o 20º aproveitamento contra os 10 últimos...

Não deveria ser o inverso? Posagora...

Baseado nos resultados da nota anterior, fica fácil verificar que a constatação do Footstats é absolutamente correta, aina que não garanta o Leão fora da degola...

Vejamos...




APROVEITAMENTO CONTRA OS 10 PRIMEIROS COLOCADOS
Basta verificar a colocação e o resultado. Vamos lá:

1º) Corinthians Avaí 0x0  - Ressacada 
2º) Grêmio 0x2 Avaí - Arena do Grêmio - Porto Alegre-RSº
3º) Santos - ainda não jogou
4º) Flamengo - Avaí 1x1 - Ressacada
5º) Palmeiras - próximo adversário
6º) Sport Avaí 1x0 - Ressacada
7º) Botafogo 0x2 Avaí - Engenhão - Rio de Janeiro-RJ
8º) Vasco da Gama1x0 Avaí - São Januário - Rio de Janeiro-RJ
9º) Cruzeiro Avaí 1x0 - Ressacada 
10º) Ponte PretaAvaí 0x0 - Ressacada

Ou seja, 62,5% de aproveitamento contra os "mais cascudos"...




APROVEITAMENTO CONTRA OS 10 ÚLTIMOS COLOCADOS
Por outro lado, naquele que deveria ser o "campeonato" do Avaí, o Leão ainda não entrou em campo. Vejamos!

11º) Chapecoense 2x0 Avaí - Arena Chapecó-SC
12º) Fluminense Avaí 0x3 - Ressacada
13º) Atlético-MG - 1x0 Avaí - Independência - Belo Horizonte-MG
14º) Bahia - 1x1 Avaí - Pituaçu - Salvador-BA
15º) Coritiba - Avaí 1x4 - Ressacada
16º) Atlético-PR - ainda não jogou
17º) AVAÍ
18º) São Paulo - 2x0 Avaí - Morumbi - São Paulo-SP
19º) Vitória - Avaí 0x0 - Ressacada
20º) Atlético-GO - 3x1 Avaí - Pedro Ludovico - Goiânia-GO

Sejamos francos, inacreditável!




NO MESMO PONTO, by Rodrigo Santos
"Abaixo, gráfico enviado pelo Juliano Fossá, de Chapecó, sobre o rendimento do Avaí em 2017 comparando com 2015, último ano que o clube jogou a Série A. Os números são interessantes, e mostram a diferença dos aproveitamentos, que convergem ao mesmo ponto a esse ponto do campeonato, com 17 pontos conquistados em 16 rodadas. Há dois, anos, o Leão fez apenas um ponto em quatro rodadas nas rodadas 13 a 16, enquanto neste ano, no mesmo período, o time conquistou cinco. Bom lembrar que o time de 2015 chegou na última rodada contra o Corinthians com a possibilidade de escapar, mas acabou empatando em São Paulo e confirmando a sua queda."
O texto e o gráfico foram retirados do blog do jornalista esportivo Rodrigo Santos, de quem vou divergir sobre o texto, basicamente, até porque o gráfico é muito claro...




CRESCENDO
Já comentei nas notas anteriores, creio que o Avaí se encontra num momento crescente, recuperando o péssimo início nas nove primeiras rodadas. Verdade seja dita, o gráfico do Fossá é bem claro neste aspecto, com uma campanha inferior este ano, até então...

Todavia, quando Rodrigo Santos enaltece "NO MESMO PONTO", acaba salientando apenas a coincidência de pontos conquistados nas mesmas rodadas, mas também é visível, basta checar o gráfico, que o Leão está crescendo na competição.

Para completar, em 2015, o Avaí terminou o turno com 20 pontos, os 17 apontados no gráfico, mais uma vitória contra o Fluminense. Faltando Palmeiras e Atlético-PR fora, e Santos na Ressacada, é torcer para que minhas colocações sobre o crescimento do Leão se consolidem.




Saudações AvAiAnAs!

Patrocínio:

2 Comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Bom, tá muito clara a razão de o Avaí ter mudado sua postura no campeonato e se tornado mais competitivo. A primeira foi a entrada do Douglas no gol, cuja capacidade técnica é indiscutível e dando mais segurança à zaga, fato que colabora para que o esquema de retranca adotado pelos técnicos avaianos seja eficiente.
A segunda foi a saída de Marquinhos, o qual não tendo mais condições de jogar um futebol dinâmico e ágil, deixando o time sem arranque, sem marcação e sem efetividade, mantinha o grupo sempre com um jogador a menos.
Observando o time a jogar agora, se constata que não é assim um primor de aplicação técnica, mas ao menos é mais esforçado e decisivo, muito mais do que no catarinense e nas rodadas iniciais do Brasileiro.

Fernando Avaiano disse...

Em relação ao Leão ganhar dos grandes e perder dos pequenos, no melhor estilo Robin Hood. E fora aquele ditado: Esse Avaí faz coisa, mais verdadeiro do que nunca no Brasileirão.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo