quinta-feira, 27 de julho de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.631

"A", DE AVAÍ, "A", DE ATRAÇÃO
Devido a compromissos particulares, não consegui acompanhar os programas esportivos das 13 horas, quer na Rádio Guarujá, quer na CBN Diário. Porém, soube que na primeira, mais uma vez o convidado "especial" foi o meia Marquinhos, enquanto que na segunda, o convidado de "honra" foi o goleiro Douglas.

Com todo respeito que Marquinhos merece, creio que o lugar dele atualmente não é num estúdio de rádio ou televisão, mas no departamento médico tentando acelerar sua recuperação, clínica e física, visto que está muito longe do que anunciou o diretor de esportes do Avaí, Joceli dos Santos, no início da temporada, de que M10 iria "voar" este ano. Aliás, quando lembro das declarações de Juça sobre isso, me vem à cabeça minha primeira viagem de avião, num Avro, da Varig, por volta de 1975...

Quanto ao goleiro Douglas, está surfando na marola da fama pelas belas atuações que teve desde a vitória contra o Botafogo, principalmente naquele domingo em que o Leão bateu o Tricolor gaúcho em seus domínios. De qualquer forma, ainda que mereça destaque, tenho minhas ressalvas, afinal de contas, TODOS, sem exceção, que foram "picados" pelo mosquito da vaidade do Morro da Cruz, caíram de rendimento. Sem precisar ir muito longe, foi assim com o artilheiro Denilson, o zagueiro Betão...

De mais a mais, convém lembrar, o Avaí não ganhou absolutamente nada até agora e segue dentro da zona de rebaixamento. Portanto, espero que os jogadores, tanto os que estão jogando, quanto os que apenas estão dando entrevistas, tenham consciência de que o caminho a ser percorrido é muito mais longo do que imaginam. Simples assim.

De qualquer forma, bom saber que a mídia boca alugada da Capital voltou a entender quem é a grande atração por aqui...




BABADO FORTE
Na terça-feira, fiz a reprodução de um comentário do narrador esportivo da Rádio Guarujá, Clodoaldo Pereira, clique AQUI e confira, onde ela dava conta de que o atacante Joel, recentemente chegado ao Sul da Ilha, estaria sendo negociado com uma equipe do Japão.

Está bem clara a colocação feita pelo narrador da Guarujá: "...pode estar deixando o Avaí."

Ou seja, não afirmou que estava saindo, mas que pode, pode, ainda que tenham ocorrido algumas manifestações  "violentas" em sentido contrário...




O QUE DIZ A FIFA
Os artigos do Regulamento de Transferências da FIFA, mais especificamente os 5.3 e 5.4,  dispõem:

"Art. 5.3 - Jogadores podem se registrar em um máximo de três clubes durante uma temporada. Durante esse período, o jogador só é elegível para jogar partidas oficiais por dois clubes. Como uma exceção a essa regra, um jogador se transferindo entre dois clubes pertencentes a associações com temporadas que se não se coincidem podem ser elegíveis para jogar partidas oficiais por um terceiro clube durante a temporada relevante, assim que tiver cumprido as obrigações contratuais com seu clube de origem. Devem ser respeitados os períodos de registro (artigo 6) e o tempo mínimo de contrato (artigo 18, parágrafo 2)"

"Art. 5.4 - Sobre todas as circunstâncias, a integridade das competições deve receber a devida atenção. Particularmente, um jogador não pode jogar partidas oficiais por mais que dois clubes que competem na mesma liga nacional ou copa durante a mesma temporada, sujeito ao estrito regulamento individual das competições"

Ou seja, para o Brasil, não poderia, mas para o exterior, sim.





POR AQUI NÃO, MAS...
Ainda que tenham feito um paralelo com o caso de Léo Moura, em 2015, quando o atual jogador do Grêmio não conseguiu se transferir para o Coritiba, há que se considerar o seguinte: Léo Moura estava no Flamengo, foi para o Strikers, dos Estados Unidos, e queria voltar para o Brasil, o que caracterizaria sua terceira transferência.

O caso de Joel, por sua vez, jogou pelo Botafogo e pelo Avaí este ano, mas no mesmo país, sem qualquer transferência externa. Se o Corinthians quiser contratar Joel, não há a mínima condição para que jogue este ano, mas para transferências externas, a "porteira" está aberta...




NOVIDADE NO SUL DA ILHA (Replay de nota da BDA nº 2.623)
Sem aviso prévio, nem deixar vazar qualquer "pista" sobre a contratação, oAvaí apresentou nas redes sociais, o atacante Maurinho, contratação que gerou polêmica, justamente por ninguém ter muita certeza de como está jogando o atleta.

Não vou me alongar nessa análise, até porque ele não vai participar da partida de hoje, seu nome ainda não saiu no BID da CBD, e nem mesmo aquela apresentação formal, com o presidente ou o diretor de esportes, ou até pelos dois, não aconteceu. Pelas características, será mais uma apresentação para Joceli dos Santos fazer em "carreira solo"...

Se dependesse de mim, não contrataria. Porém, reconheço que Maurinho fez um belo Catarinense em 2014, pelo Metropolitano, inclusive marcando contra o Leão. O problema surgiu quando foi para o exterior, onde o clube de Blumenau recebeu um grande calote, bem como o jogador. De lá para cá, nunca mais acertou o pé...

Mais uma "aposta"...




EU JÁ SABIA
A Bom dia, Azurras nº 2.623 foi escrita no dia 19 de julho, semana passada, mesmo dia em que o Avaí enfrentou o Corinthians na Ressacada. Além da nota reproduzida acima, publiquei uma ironia do meu amigo Roberto Costa, que coloco na sequência.

Mas o que me chama atenção é perceber que o Avaí, hoje, é um clube extremamente previsível, principalmente fora de campo, ao ponto de ter colocado na nota anterior o que segue: "Pelas características, será mais uma apresentação para Joceli dos Santos fazer em 'carreira solo'..."

Foi diferente? Não!





BOM, O TOM DE PELE LEMBRA O ROMÁRIO (Replay de nota da BDA nº 2.623)
"Brincadeiras à parte, podiam ter dado mais informações a respeito do histórico do rapaz. Se não me engano, veio do interior para o Criciúma e logo depois foi para o exterior(?).
Segundo a Guarujá, em 15 jogos na Coréia fez apenas um gol, informação que não empolga o torcedor. Mas isso não impede que aconteça no Avaí."


Comentário do meu amigo Roberto Costa sobre a nova contratação do Avaí, principalmente pela falta de informação dada pelo clube sobre o atacante Maurinho, uma contratação que não empolgou quem quer que seja...




AINDA SOBRE MAURINHO
Faço parte de alguns grupos no WhatsApp, bem como estou em todos os jogos do Leão, assim como no entorno da Ressacada, naquela tradicional confraternização das torcida avaiana, e em quase todos os "grupos", quer na mídia social, ou mesmo nos contatos interpessoais, o assunto girou sobre a contratação do atacante Maurinho, muito menos pelo jogador, mas principalmente como ela foi feita...

Num primeiro momento, as "cabeças pensantes" do Sul da Ilha resolveram contratar  o atacante Roberto, aquele mesmo, que marcaria sua terceira passagem por aqui. Porém, a pedida do jogador, atualmente no Ceará, foi alta, R$ 60 mil, e por isso mesmo, surgiu a "alternativa"...

Creio que uma coisa é zelar pelas contas do Leão. Outra, bem diferente, é anunciar por quanto esse ou aquele vieram...

No primeiro gol que Maurinho perder, vai ter gente berrando das cabines de rádio: "É jogador de R$ 1,99!"










Saudações AvAiAnAs!

Patrocínio:

2 Comentários:

Unknown disse...

O Maurinho, provavelmente, foi contratado para substituir o Joel.
Se ele jogar o mesmo futebol do Joel, já estará de bom tamanho, porque teremos trocado, pelo menos, seis por meia dúzia, talvez, com alguma economia.
Em princípio, eu diria que não há muito que se esperar, considerando que o currículo do rapaz não é, digamos, condizente com uma Série A.
Vamos aguardar, sabemos que o Avai faz "côsa", talvez o Maurinho também faça.
Oremos.
Byghal.

André Tarnowsky Filho disse...

Byghal,

Torço para que o Maurinho tenha o mesmo desempenho que teve no Metrô e o levou para o exterior. Apagado nas últimas temporadas, tem a chance se recuperar no Leão.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo