Bom dia, Azurras - nº 2.669
BEM SEMELHANTE A 2013
Só achei estranho..."
No sábado, além de fazer a tradicional postagem do "CARNÊ SOCIAL" do Blog do Tarnowsky, onde entre os aniversariantes estava meu primo Rafael Lenzi Tarnowsky, de Blumenau, mas radicado em Balneário Camboriú, também fiz uma postagem sobre o aniversário da Cidade Jardim, a cidade da Oktoberfest.
Faço esse pequeno preâmbulo para voltar ao que abordei ontem, sobre a crise do Sport e as colocações de Vanderlei Luxemburgo, porque encontrei nelas algumas semelhanças, ou consequências, do que vivemos em 2013...
Em 2013, o Avaí esteve na liderança da Série B, assim como o Sport chegou a estar na quinta colocação de Série A este ano. No Leão, alguns alegaram que "faltou suporte", como eu afirmo que faltou caráter. No Sport, a briga de egos pode ter consequências ainda mais sérias, e independente de vencedor, técnico ou jogador, quem perderá é o clube.
Citei meu primo porque desde aquele ano, deixou de ser associado do Avaí, mesmo morando em BC e se revezando em o balneário e Blumenau, por não ter gostado daquele espetáculo dantesco em 2013...
E olha que estamos em 2017, e o nosso Avaí já teve tempo suficiente de "limpar a área", mas parece que preferem surfar na marola da incompetência...
CONTRATADO
Ainda que nada tenha sido publicado nas redes sociais pelo Avaí, o colombiano Bryan Eduado Urueña Diaz, mais conhecido no mundo do futebol como Bryan Urueña, teve seu nome publicado no BID da CBF e está à disposição do técnico Claudinei Oliveira.
O que conheço dele, vi por DVD, nada mais. Porém, creio que a comissão técnica do Avaí tenha tido tempo suficiente para analisá-lo, para saber se merece ou não ficar no clube. Até pelo contrato firmado, com vigência até dezembro de 2018, creio que deve jogar alguma coisa, né?
EXPECTATIVA
Estamos entrando no dia 5 e o prazo para novas contratações para jogar o Brasileirão encerra na sexta-feira, dia 8. Não quero ser pessimista, até porque já teci meu comentário sobre o assunto, mas sendo bem objetivo, nos falta meio de campo e um bom volante.
Se o Avaí insistir em jogar a competição até seu final em dezembro, creio que os resultados podem não ser dos mais agradáveis, ainda que esteja torcendo e indo a todos os jogos, mas não me iludo com o que estou acompanhando...
FILA OU UMBRO?
"Semana passada dei uma passada pela Ressacada e pelo CT, e um fato me chamou a atenção: as categorias de base do Avaí estavam treinando com material da Fila. Só achei estranho..."
O comentário acima é do avaiano Gabriel Müller Loch, de Santo Amaro da Imperatriz, e tem sua razão de ser. Ontem, no Blog do Tarnowsky, fiz a reprodução de uma matéria do site do Avaí, onde o clube havia renovado seu contrato com a Umbro, clique AQUI e confira, fazendo parte da programação de aniversário do Leão.
Verdade seja dita, Umbro e Fila saem do mesmo "forno", em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, marcas do Grupo Dass, e creio já passou da hora de sentirem o quanto o torcedor avaiano consome o material do clube...
Como disse o Loch, muito estranho mesmo...
NÃO É NOVIDADE
Ainda que haja essa colocação feita pelo Gabriel Müller Loch, e como disse a ele, não há novidades nisso. Semana passada, por exemplo, a equipe Sub 15 do Leão, que participou da Copa da Amizade Brasil e Japão, no CT do Zico, no Rio de Janeiro, também jogou com material da Fila.
Um pouco antes, uma outra equipe do Avaí, que foi para a França, também viajou e jogou com material da Fila...
Uma coisa é certa e o Loch tem razão: só fica muito estranho...
A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE
É o que devem estar pensando o pequeno Pedro e a bela Rafaella, que "debutaram" na Ressacada no empate Avaí 1x1 São Paulo, quando foram ciceroneados pelo gente boa Dagmar Silva, uma figura ímpar, amigo de longa data.
Aliás, Dagmar é pai das belas Eduarda e Mariana, e esta última ajudou a enfeitar nosso espaço no "Simplesmente AVAIANA" de ontem. Seja na Trindade ou na Toca do Leão, Dagmar sempre ostenta orgulhosamente nosso manto sagrado, além de dar um verdadeiro show com seu pandeiro...
Grande Dagmar!
PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES
Não ouvi a entrevista da Rádio CBN Diário, mas não posso ficar imune aos comentários que li nas redes sociais, onde mais uma pesquisa do Instituto MAPA, do ex-presidente avaiano José Nazareno Vieira, o Zeno, falando do tamanho das torcidas, é questionada e jogada no ralo...
Diga-se de passagem, o Zeno é muito gente boa, foi meu professor em época de colégio, mas "data vênia", as pesquisas que tem feito, assim como aquela baboseira do Top da Bola, ou seleção do Campeonato Catarinense, estão caindo no ridículo...
Pelo que parece, o "MAPA" foi cooptado por "forças ocultas", por isso combina tão bem com o pessoal da zelotes...
PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES
Não ouvi a entrevista da Rádio CBN Diário, mas não posso ficar imune aos comentários que li nas redes sociais, onde mais uma pesquisa do Instituto MAPA, do ex-presidente avaiano José Nazareno Vieira, o Zeno, falando do tamanho das torcidas, é questionada e jogada no ralo...
Diga-se de passagem, o Zeno é muito gente boa, foi meu professor em época de colégio, mas "data vênia", as pesquisas que tem feito, assim como aquela baboseira do Top da Bola, ou seleção do Campeonato Catarinense, estão caindo no ridículo...
Pelo que parece, o "MAPA" foi cooptado por "forças ocultas", por isso combina tão bem com o pessoal da zelotes...
Saudações AvAiAnAs!

SE não contratar com certeza estaremos em 2018 na Série B.
Independente de contratação acho que não cairemos, das posições mais reclamadas creio que fora a posição de matador o resto temos no elenco, volante acho que Lucas Otávio merece uma sequência, meia armando Luanzinho, trazer por trazer não adianta, a não ser que venha o cara, mas não temos condições financeiras para tanto é o mercado também não oferece muitas opções, vamos acreditar, menos pessimismo.
Quanto custa o não investimento em dois jogadores até final do ano?
Pode valer, no mínimo, 30 milhões de reais que é a nossa cota de TV.
Será que não seria mais prudente gastar um milhão até o final do ano do que perder no mínimo 30 milhões ano que vem?
Será que vale a pena levar a ferro e fogo o orçamento sem investir um centavo a mais só para mostrar que é austero, que tem responsabilidade?
Ou não seria irresponsabilidade e falta de capacidade de administr de um gestor que não consegue enxergar que seu planejamento poderá causar um grande prejuízo futuro.
Todo planejamento em algum momento deve ser rediscutido para ver se segue seu curso ou deve fazer um realinhamento devido as perspectivas atuais que estão visíveis, claras e cristalinas, em busca do sucesso de se manter na série A, que é o objetivo final.
Querer bater pé, mostrar que é um gestor austero e responsável e ao final levar o clube a um prejuízo incalculável fará com que sempre seja lembrado como um mau ex-presidente.
Batistoti, ou muda seu conceito ou ficarás marcado pela queda do clube a série B e o fracasso financeiro do clube levando-o a vala comum dos seus antecessores.
Onde está escrito que a contratação de dois jogadores fará o Avai permanecer na série A?
A matemática não é simples assim: gasta 1 milhão agora, garante 30 no ano que vem. Pode até ser bem o contrário: traz um jogador de 100 mil agora, que não seja o cara, pode "$$tumultuar$$" o grupo.
E se gasta 1 milhão que não tem e cai? Não dá mais pra fazer essas aventuras no futebol.
Ah, e esse time que vai cair está entre os 10 nas últimas rodada e é o líder do returno.
Adenilson.
Adenilson,
Em lugar algum. O que escrevo nesse espaço, e não é de hoje, que precisamos de um volante voluntarioso, que jogue mais dos que temos à disposição, e um meia, visto que não vejo em M10, nem Pedro castro, muito menos Juan, alguém que possa ser titular na equipe.
Concordo contigo que a matemática não é tão simples. Porém, muito mais complicado é inchar o elenco com jogadores de R$ 1,99, como tem feito o Avaí.
Aliás, já tiveram tempo de escolher um bom meia, ainda que dos mais baratos, mas a acomodação da direção é impressionante...
Quanto a fase atual, tenho feito vários registros nesse sentido, até estou otimista sobre a possibilidade de seguirmos na Série A, mas não deixo de estar preocupado...
Sebastião RS,
Depende de quem contratarem. Maicon, por exemplo, ainda não aconteceu. Juan é outro que está devendo, assim como Pedro castro...
Xará Luiz,
Creio que o Luan Pereira merecia uma chance no lugar de P.Castro ou Juan. Jogar com Lucas Otávio dependeria muito de quem escalaríamos na frente da área, mas já mostrou que sabe jogar.
Sigo otimista, mas muito preocupado...
Ney LF,
Algumas equipes da Série B já mostraram conseguem contratar bons jogadores, mas no Avaí é sempre um parto...
Aliás, todas as contratações com "grife" ainda não surtiram o efeito desejado...
Nesse aspecto concordo com o Adenilson: parecem que se preocupam mais com figurões do que com quem efetivamente jogue, o que pode acabar saindo ainda mais caro para o clube.
Precisamos de contratações pontuais, mas nosso dirigentes parecem não enxergar tal fato, basta ver o tempo que Douglas levou para merecer uma chance...
Sempre disse neste blog que o Avaí precisa de um cabeça de area com experiencia em série A e com boa saída de bola e um meia rápido .
Sebastião RS,
Sei disso, mas como te disse, se continuarem nesse "padrão" que trouxeram até agora, vamos dançar...
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.