sábado, 18 de novembro de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.742

ESTÁ CHEGANDO A HORA
Estamos entrando no sábado, véspera do prazo final para as inscrições que quiserem participar das eleições da nossa paixão pra toda vida, o Avaí Futebol Clube. Até o momento, nenhuma chapa foi inscrita, mas como é de conhecimento de todos, Francisco José Battistotti encabeça a chapa "AVAÍ PARA O FUTURO".

Através das redes sociais, e isso vem de algum tempo atrás, há também a chapa "AVAÍ MAIS FORTE", que basicamente deve reunir boa parte daqueles que formaram a chapa de oposição na eleição de 2013, porém, sem que até o momento se saiba quem será o candidato a presidente executivo do clube, ainda que alguns nomes tenham sido citados como eventuais candidatos.

Uma coisa é certa, e voltaremos ao assunto na próxima semana, o Avaí Futebol Clube passa por um momento ímpar, onde pela primeira vez em sua história, os torcedores associados elegerão o seu presidente, fruto das mudanças feitas no estatuto avaiano tempos atrás.

Algo inédito em Santa Catarina, onde a imensa maioria dos clubes delega aos seus respectivos Conselhos Deliberativos tal incumbência. Mais importante que isso, as reformas efetuadas no estatuto avaiano tiveram a participação efetiva dos torcedores, tornando esse momento ainda mais especial.

Na eleição passada, o torcedor associado elegeu a chapa "Sempre Avaí", encabeçada por Alessandro Balbi Abreu, teve 628 votos, o que representou 68,71%. A chapa opositora, a "Avaí Mais Forte", liderada por Flávio Ricardo Félix, que foi presidente do clube entre 1997 e 2001, recebeu 282 votos, ou 30,85%. Foram ao todo 914 votos, três brancos e um nulo.

Naquela oportunidade, foram eleitos os membros do Conselho Deliberativo, que por consequência, elegeu o presidente executivo. Naquela oportunidade, um universo de pouco mais de 900 associados participaram do pleito, mas para esse ano, cumprimento o que estabelece o estatuto, serão de ao menos 4.000 eleitores, avaianos que decidirão o futuro da nossa paixão pra toda vida, o próximo presidente do Avaí Futebol Clube!




QUEM PODE VOTAR
Poderão votar no dia 9 de dezembro de 2017, dia da eleição, os associados que atenderem às exigências do art. 77 do Estatuto, que dispõe sobre o fato do associado ser maior de 16 anos e que tiverem um ano completo de permanência ininterruptas no quadro associativo do clube.

Por isso mesmo, vale lembrar, o associado que estiver inadimplente com o Avaí, pode regularizar sua situação até 72 horas antes da votação. Cumprida essa formalidade, esse prazo, uma lista completa de quem poderá exercer seu direito de voto será entregue à Comissão Eleitoral, bem como estará disponível no site do clube.




CAMPEONATO CATARINENSE
A FCF publicou ontem, sexta-feira, dia 17, a tabela do Campeonato Catarinense da Série A 2018, bem como seu regulamento. Por questões óbvias, a tabela divulgada aparece com os jogos de turno e returno, em pontos corridos, sem final, sendo campeão o time que somar mais pontos nos 18 jogos, datas fornecidas pela CBF.

Porém, como se sabe, a FCF ainda tenta conseguir mais uma data, para uma final, ou mais duas, com semifinais e final. São três hipóteses, sendo a primeira, colocada acima, sem final. A segunda, com duas datas, jogariam o primeiro colocado contra o quarto e o segundo contra o terceiro, com os vencedores fazendo a final em jogo único. E a terceira, com uma data, final entre os dois primeiros colocados em jogo único.

O Campeonato Catarinense da Série A 2018 começa no dia 17 de janeiro.




AVAÍ COMEÇA FORA DE CASA OUTRA VEZ
Como vem acontecendo nos últimos anos, o Avaí fará sua estreia no Campeonato Catarinense longe da nossa bela Ressacada, mas dessa vez o adversário não será o Criciúma, e sim o Internacional do Lages, partida marcada para o dia 17 de janeiro, às 20h30min, no estádio Vidal Ramos Júnior, o "Tio Vida".

Na mesma semana, domingo, dia 21, às 17 horas, será a vez do Leão receber o Joinville no estádio Aderbal Ramos da Silva. O primeiro clássico do ano está marcado para o dia 28 de janeiro, domingo, às 17 horas, na Ressacada.

Resumindo, no turno, o Avaí joga quatro partidas em casa: Joinville, "doladelá", Concórdia e Tubarão; e cinco fora dela: Internacional, Hercílio Luz, Criciúma, Brusque e Chapecoense. No returno, os mandos de campo se invertem, mantendo-se a mesma sequência de jogos.

A tabela dos jogos do Avaí, completa, na postagem das 10 horas.




KOZLINSKI, ABRE OS OLHOS
Ontem, às 12 horas, publiquei uma postagem intitulada "Sem espaço para erros", clique AQUI e confira. Na verdade, depois de escrevê-la fiquei um pouco mais preocupado do que já estou com esse horizonte nublado para o Sul da Ilha...

Como se sabe, o técnico Claudinei Oliveira terá que colocar alguém no lugar de Douglas, que recebeu o terceiro cartão amarelo num pênalti inexistente, marcação equivocada por parte do gaúcho Leandro Pedro Vuaden

O problema é que o substituto será Maurício Kozlinski, aquele que fez lambança contra o Fluminense na Ressacada, ao tentar driblar um dos artilheiros do Brasileirão, Henrique Dourado.

Parece que Kozlinski não aprendeu com seu erro. Segundo o amigo e xará André Alexandre Teodoro, o goleiro conseguiu cometer a mesma lambança no treino realizado no treino de ontem...

Outro detalhe: ao que parece, Luan Pereira vai mesmo ter que crescer um pouco mais. No treino, segundo o xará, conseguiu irritar seus colegas com a falta de objetividade...




QUEM VAI PARA A SÉRIE B?
Baseado na tabela apresentada pela Gazeta Esportiva, que acabou indo ao encontro com o que escrevi da Bom dia, Azurras de ontem, creio que efetivamente temos cinco times brigando para fugir do rebaixamento, ainda que alguns matemáticos vejam pequenas chances para Coxa e Flu caírem.

No meu entendimento, Vitória, Ponte Preta, Sport, Avaí e Atlético-GO, são e serão os protagonistas da parte baixa da tabela até a 38ª rodada. E na minha torcida, o Leão consegue escapar dessa degola, por isso mesmo a primeira nota após o empate em Belo Horizonte recebeu o título de "EMPATE DA ESPERANÇA".

E tu? Quem achas que vai para a Série B em 2018?




QUEM VAI PARA A LIBERTADORES?
Da mesma forma que analisamos o rebaixamento, vale dar uma "ispiada" em quem vai alcançar a Copa Libertadores. Afinal de contas, faltando três rodadas para o término da competição, o Avaí enfrenta dois candidatos à vaga da competição Sul-Americana, Palmeiras e Santos, ainda que o Porco já esteja garantido e o Peixe quase lá...

Por enquanto, garantidos mesmo, temos Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, Corinthians, campeão do Brasileirão, Grêmio e Palmeiras, matematicamente classificados. Os outros postulantes são Santos, Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama, como candidatos mais fortes, e com alguma chance, Bahia Chapecoense e Atlético-MG. Outros percentuais, mesmo a matemática admitindo, são desprezíveis.




BOLA COM O GRÊMIO
Quem pode dar um fôlego para o Atlético-PR, outro adversário do Avaí neste reta final, é o Grêmio. E explico: o Tricolor gaúcho começa a decidir a Libertadores deste ano na próxima quarta-feira, dia 22, contra o argentino Lanús, em Porto Alegre. Se conquistar a taça, o Grêmio também estará classificado como o último campeão, abrindo outra vaga para uma equipe brasileira.

Assim, teremos o campeão da Copa do Brasil, os quatro melhores classificados no Brasileirão, tirando o Grêmio, que entrariam diretamente na fase de grupos, e mais dois para disputar a pré-Libertadores.

Ou seja, no momento, baseado na tabela da Gazeta Esportiva acima, do Corinthians ao Vasco da Gama, todos estariam na Libertadores, mas até o dia 3 de dezembro, algumas posições podem ser alteradas...




BRIGA COMEÇA AMANHÃ
Para escapar do rebaixamento, bem como para chegar na Libertadores, a briga começa amanhã, já que não teremos jogos da Série A neste sábado. Especificamente no "campeonato do Avaí", que só entra em campo na segunda-feira, precisamos estar de olhos bem abertos nos seguintes jogos:

1) Sport x Bahia, em Recife;

2) Vitória x Cruzeiro, em Salvador;

3) Atlético-GO x Chapecoense, em Goiânia;

E na segunda-feira:

4) Fluminense x Ponte Preta, no Rio de Janeiro.

Vale lembrar, quando o Avaí entra em campo para enfrentar o Palmeiras, já saberá o resultado de todos os seus concorrentes...




RUMO À LIBERTADORES
Da mesma forma que precisamos estar de olhos abertos nos nossos concorrentes diretos, é necessário prestar muita atenção naqueles que estão buscando uma vaga à Copa Libertadores, principalmente nesses jogos:

1) Flamengo x Corinthians, no Rio de Janeiro;

2) São Paulo x Botafogo, em São Paulo;

3) Atlético-PR x Vasco da Gama, em Curitiba;

E além desses, principalmente esse aqui:

4) Santos x Grêmio, em Santos.

Sim, o time da Vila famosa está passando por uma crise, deve perder sua estrela Lucas Lima, e se vencer o Tricolor gaúcho, certamente vai carimbar seu passaporte para a Libertadores, e ficará sem muito compromisso para quando enfrentar o Avaí na última rodada. 







Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo