PATINANDO E OSCILANDO, by Fernando TS
Embora eu tenha certa simpatia pelo Claudinei, algumas atitudes eu não entendo. Na oportunidade em que o treinador avaiano foi entrevistado no programa “Boa noite, Azurras”, encaminhei uma pergunta que foi gentilmente repassada pelo blogueiro ao treinador. Questionei sobre a possibilidade de atuar no sistema 3-5-2 com a entrada de Airton no time. O técnico foi enfático e afirmou que não teria tempo para treinar tal sistema. As rodadas foram passando e do jogo do Criciúma para cá, deparamo-nos com mudanças que alteram bastante a forma da equipe jogar. A primeira delas foi ao segundo tempo do jogo em Criciúma em que o treinador avaiano promoveu a entrada de Airton para atuar no 3-5-2. Então eu pergunto, arrumou tempo para treinar, já vinha treinando ou inventou na hora? No jogo contra o Ceilândia na tarde de ontem, péssima atuação por sinal, Claudinei mexeu na lateral direita (mais uma vez) colocando o Alemão nesse lado do campo e compôs a zaga com Airton e Betão. Pergunto novamente: teve tempo para treinar essa nova formação em um ou dois dias? Ainda sobre essa última alteração, penso que o melhor jogador do sistema defensivo seja justamente o Alemão na função de zagueiro. Ou seja, deslocamos o melhor do setor para uma função que ele desacostumou a jogar, mantendo o Betão – aqui corroboro com o meu amigo Jô que afirma que o zagueiro é hoje o nosso maior problema na defesa, além do Kozlinski – no miolo da zaga.
Em uma atuação irregular, cabe uma observação sobre o Marquinhos: sou uma das tais “viúvas” do jogador, contudo, não podemos ser cegos. O ataque do time não vem funcionando e o camisa 10 e “cérebro” do time tem sim que ser responsabilizado. O que não dá é para “metralhar” atletas da base como Rômulo e Lourenço e deixar passar a falta de criatividade do nosso experiente meia.
Concluindo, estamos em fevereiro e o Leão da ilha está patinando e oscilando de uma forma assustadora. Falta muito para pensarmos em título e ainda mais para pensarmos em acesso.
Forte abraço aos Avaianos.
Fernando TS
* Fernando Torquato Silveira é associado do Avaí FC. Foto acima: reprodução da TV
Em uma atuação irregular, cabe uma observação sobre o Marquinhos: sou uma das tais “viúvas” do jogador, contudo, não podemos ser cegos. O ataque do time não vem funcionando e o camisa 10 e “cérebro” do time tem sim que ser responsabilizado. O que não dá é para “metralhar” atletas da base como Rômulo e Lourenço e deixar passar a falta de criatividade do nosso experiente meia.
Concluindo, estamos em fevereiro e o Leão da ilha está patinando e oscilando de uma forma assustadora. Falta muito para pensarmos em título e ainda mais para pensarmos em acesso.
Forte abraço aos Avaianos.
Fernando TS
* Fernando Torquato Silveira é associado do Avaí FC. Foto acima: reprodução da TV
Muito bom o comentário do Fernando. Também sou partidário do 3.5.2, inclusive, pra quem precisa manter o Marquinhos no time, fica mais fácil tendo um meio campo saturado com 5 jogadores.
Eu vejo o sistema 3.5.2 como o mais equilibrado, permite eficiência tanto defensiva quanto ofensiva, nunca é retranqueiro, nem escancarado. Silas descobriu isso e fez o nome. Claudinei, não custa tentar. - RC.
Boa noite a todos.
Ano passado, quando "estávamos bem" na seria (invencibilidade se 4 ou 5 jogos), comentei que o elenco era bom para um 3-5-2.
Continuo acreditando que essa seria nossa melhor formação.
Sou partidário do 3 X 6 X 1, sem um centroavante fixo. O Barça joga assim. O que falta de verdade ao Avaí é qualidade e um treinador menos teimoso.
Chega-se a conclusão que o único que não dá certo é o atual com 3 jogadores na meia cancha e ainda mais com Moritz e Marquinhos, sem velocidade para contra-ataques e recomposição defensiva.
Muda Claudinei!
RC,
Concordo contigo, mas só faço uma pequena e importante observação: nosso laterais são fracos tanto no apoio quanto na marcação...
Gláucio,
É verdade, lembro disso, mas faço a mesma observação que fiz ao RC: não temos laterais com essas características.
Antônio Bernardes,
Pode ser, mas ainda acho que nos falta qualidade para isso, com Claudinei sendo o menos culpado.
Ney LF,
Não concordo contigo. A jogada do segundo gol saiu de uma arrancada de André Moritz, que serviu Getúlio na direita, para acionar Luan Pereira. Creio que M10 é que está devendo nesse meio de campo, contra o Ceilândia foi muito mal.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.