segunda-feira, 19 de março de 2018

BRÁULIO AFASTOU A ZEBRA, by Roberto Costa

No Scarpelli, o árbitro Bráulio Machado afastou qualquer possibilidade de zebra. 

O time do Estreito, desfalcado de alguns titulares, mostrava muitas dificuldades no enfrentamento ao Inter de Lages. No primeiro tempo, quando a equipe serrana jogava completa, apesar de estar perdendo de um a zero, o jogo tecnicamente não se definia com superioridade para nenhuma das partes; portanto, qualquer resultado seria ainda possível e plausível.

Iniciada a segunda etapa, transcorridos uns poucos minutos, muito jogo ainda por jogar, o jogador Fernando Belém do Inter comete uma falta sem nenhuma consequência. Lance sem perigo algum, no meio de campo, grau de violência zero, coisa que podia ser resolvida com uma admoestação oral. Não era lance para cartão, mas Bráulio correu pra cima do jogador e brandiu-lhe o segundo amarelo.

Mais alguns minutos transcorridos e de novo, por uma falta comum na intermediária do time lageano, talvez nem falta tenha sido, Bráulio prontamente apresentou segundo amarelo e expulsou do jogo o atleta Rafael Lucas, e com isso tirou do Inter qualquer possibilidade real de virar o jogo, ou até mesmo de empatar. 

Ora, a chamada "falta para cartão" não deve ser uma qualquer, mesmo que o atleta tenha recebido o primeiro, não significa que qualquer outra falta vá lhe acarretar o segundo, e a expulsão.

O árbitro não pode ser um mero robô programado, é imperativo que ele saiba avaliar, pesar a importância do lance, o seu grau de violência, o prejuízo para o adversário, ou para o espetáculo. Nada disso ocorreu, nem lesão nem agressão e risco para ninguém nos dois lances de expulsão. 

Mas entre 27 e 28 minutos do segundo tempo, numa escapada, quem puder conferir no vídeo poderá certificar, jogador do Inter foi empurrado pelas costas, com violência, próximo ao bico da grande área do time do Estreito, zona de perigo, portanto. Bráulio apitou a falta, mas nada de cartão. Dois pesos e duas medidas e um decréscimo na boa avaliação que vinha fazendo do trabalho desse árbitro. Vi um Bráulio Machado estranho, ontem.

E seguiram-se, ao final, através das entrevistas, as justas reclamações do treinador e atletas da equipe Lageana. Enfim, é o Campeonato Catarinense.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: Luiz Henrique/FFC

4 Comentários:

Marcos Aurélio disse...

Por isso q ele não é aspirante a FIFA.No jogo Avaí c Chapecoense, quase quabraram a perna do André Moritz e ele nada festa, sendo q o jogador q cometeu a falta já tinha cartão amarelo.Juiz muito caseiro, cagao,amarela facil.

Sandro Azevedo disse...

Vamos ser realistas. Perdemos para Concórdia e Hercílio Luz na Ressacada e ainda empatamos com o TIME RESERVA do Tubarão...Aí vamos dizer que a arbitragem ajudou eles? O Avai já havia abandonado o campeonato quando disse que o estadual não era obrigação ganhar....

Unknown disse...

Claro que fomos mal no campeonato, com resultados péssimos em casa, contra times sem expressão, jogando um futebol sofrível.
Porém, isto não invalida os comentários sobre a realidade das parcialidades que se vê, há muito tempo, no campeonato catarinense.
Não concordo que pelo fato de não termos conseguido os resultados esperados teremos que aceitar tudo, principalmente os meios heterodoxos utilizados para determinar o sucesso de um dos clubes no campeonato.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Byghal.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo